Entre Cabras e Ovelhas

Entre Cabras e Ovelhas Joanna Cannon

Resenhas - Entre Cabras e Ovelhas

Michele 26/11/2020

Uma boa surpresa
A sutileza das metáforas que demonstram o quanto as pessoas estão imersas em hipocrisia é o que torna esse livro um grande achado. Basicamente, mostra como é muito mais fácil apontar nos outros defeitos que pertencem a si próprios. E o fato das percepções se darem por duas crianças, com certeza, é a cereja do bolo.

Vale mencionar também a edição da Morro Branco que está impecável.

Gilda.Mayumi 08/12/2021

Amei demais
Amei demais esse livro! Tô muito feliz por ter feito essa leitura, agradeço à Laura do canal Literapia e uns Buquês de Etc pela indicação!

Cheguei a pensar em parar a leitura pq achei confuso o começo, tem muitos personagens e as vezes eles se tratam pelo primeiro nome e as vezes pelo sobrenome. Mas fiz uma lista e fui anotando os personagens e assim ficou mais fácil. Depois disso a leitura fluiu bem e eu não conseguia mais largar o livro! Vou sentir falta da Grace e da Tilly

Foi uma leitura que me lembrou um pouco o livro O Sol é para todos. Tem o ponto de vista das crianças, as contradições dos adultos e nesse caso ainda tem mistérios a serem desvendados

Recomendo muito, gostaria que mais pessoas conhecessem esse livro!

Carol Mayara 04/01/2021

Divertido e Sombrio!!
Com uma narrativa extremamente perspicaz e envolvente, Entre Cabras e Ovelhas traz um mistério digno de fazer o leitor devorar as 470 páginas em menos de 24h. É sensacional como a autora conseguiu derramar algumas das piores mazelas da natureza humana em uma história divertida,inocente e ao mesmo tempo sombria.

Fernandho7 12/01/2021

Jesus mora aqui?
Todos somos ovelhas é temos um pastor, bom...Mas, se uma ovelha se perde, pq não ir procurá-la?
Essa é a pergunta que move duas garotinhas a buscar o pastor dessas ovelhas na casa das próprias ovelhas, ou será que o pastor não estar presente na casa das mesmas?
Descobriremos que existem muitos outros segredos e que muitos levam a um único lugar a casa número 11.

Math 04/02/2021

Bom, mas falta uma conclusão melhor
Entre Cabras e Ovelhas é um livro sobre julgar e ser julgado, e a necessidade de se sentir dentro de um grupo. Ele tem uma leitura rápida e agradável, que em vários momentos você se vê preso para saber o que é que aconteceu afinal. Apesar da sinopse, este não é um livro de investigação criminal ou algo do gênero, longe disto, ele é sobre histórias cotidianas dos moradores de uma pequena vila, seus segredos, medos e erros. Não leia este livro procurando algo grande e emocionante acontecendo, pois nesse caso você irá se decepcionar. No entanto se decidir ler, as questões que o livro aborda porém trás um cenário tão palpável que os acontecimentos do livro não são difíceis de de realmente acontecer afinal . . . o que é o assustador.

Minha maior critica à respeito do livro é o seu desfecho, que foi tão inconclusivo que beirou a ser decepcionante, deixando várias questões em aberto. Não me arrependo de ler o livro, mas esperava um pouco mais do final pelo menos.

Murilo 05/04/2021

"E parecia ser o fim do verão."
Este com toda certeza é um dos meus queridinhos. A escrita da Joanna Cannon é maravilhosa, muito bem explicada e ainda simples de entendimento. A história é muito boa, me peguei totalmente absorto na história. Grace e Tilly são muito amáveis e é fácil se apegar a elas. Joanna conseguiu fazer uma crítica social ser divertida, adoro esta história e recomendo muito.

Paulo 15/07/2017

Quem mora em cidades pequenas sabe o quão prazeroso é habitar tais lugares: clima fresco, tranquilidade, uma certa liberdade. Mas, ao mesmo tempo, o ambiente de uma cidade pequena pode ser opressivo. Todos controlam a vida de todos. E esse pequeno núcleo fica desconfiado quando existe um elemento estranho coexistindo com eles. É esse cenário idílico, porém opressivo que a autora conseguiu representar de maneira incrível em seu romance.

Gostei demais da escrita da autora. O que ela faz na narrativa é incrível porque ela alterna entre uma escrita em primeira pessoa e outra em terceira pessoa. Não é algo simples de ser feito e exige técnica e experiência. Os capítulos narrados em primeira pessoa são do ponto de vista da Grace apresentando suas aventuras ao lado de sua companheira Tilly. Nesses capítulos a autora precisa mostrar o mundo através dos olhos de uma jovem menina de dez anos. Toda a ingenuidade e a leveza de uma menina que está se encontrando com o mundo, se maravilhando e se desiludindo. Já os capítulos em terceira pessoa são apresentados de diferentes pontos de vista dos moradores da cidade. A dificuldade aqui é apresentar o mundo nos olhos destas pessoas. Mesmo que não esteja em primeira pessoa, a narrativa é uma em terceira pessoa muito próxima, ou seja, nós continuamos a enxergar apenas o que a pessoa está vendo e pensando.

Também existe uma alternância entre capítulos no presente e no passado. Nesse ponto a escrita se encontra com a narrativa pela necessidade de completar o quebra-cabeças que é essa história. A cada novo flashback novas informações, mesmo que sutis, são apresentadas ao leitor. A escrita da autora é muito gostosa e na metade da história eu já devorava oitenta ou cem páginas de uma só vez só de curiosidade de saber o que viria a seguir. Alguns capítulos são bem curtinhos tornando a leitura veloz. Outros capítulos são maiores fazendo com que o leitor penetre a fundo na mente dos personagens e reflita sobre as decisões que eles tomaram para si.

Para aqueles autores que desejam aprender a como desenvolver bem seus personagens, fica a dica desse livro. Joanna Cannon dá uma aula de como construir personagens com vozes diferentes. Tirando Grace e Tilly que são as duas gracinhas dessa história, todos os personagens são humanos demais. Todos tem seus contornos bem delineados: qualidades, defeitos, trejeitos, tiques. A autora desenvolve subtramas para todos tocando em elementos como xenofobia, preconceito, bullying, alcoolismo, casamento, adultério, velhice. O que mais me surpreendeu foi o crescendo desses personagens ao longo da história. No começo, a narrativa se foca mais na duplinha Grace e Tilly, mas depois os outros personagens acabam pedindo passagem e tomam conta da história.

Aqui novamente vemos como os três elementos da resenha que eu apresento (escrita, personagens e narrativa) se fundem em uma coisa só. Não dá para dissociar uma coisa da outra nesse livro. A construção de personagens é intrinsecamente ligada à escrita e à narrativa. Por exemplo, Brian é um personagem que sofre ao viver com uma mãe que o cerca de todos os lados. Acabou por formar um personagem que é inseguro o tempo todo na história. Ou Sheila que é o estereótipo da mulher fútil. A quantidade de tramas que são apresentadas ao longo da história é fascinantes e todas se ligam ao plot principal.

Minha única crítica é a falta de desfecho para alguns personagens. Senti que a autora poderia ter finalizado algumas narrativas de uma maneira melhor. Ou o surgimento de novos personagens na metade final da história que só serviram para a construção de algumas situações. O que aconteceu a esses personagens? Algumas subtramas como a doença da Dot (apesar da revelação no finalzinho) ficam para trás. Eu entendo o que a autora quis fazer ao deixar muita coisa em aberto, mas me deixou um pouco frustrado.

Ah, tem uma situação no finalzinho que eu acho que ficou ruim quando foi traduzido. O "Ela está chegando" se refere ao pronome it em inglês. It pode ser tanto ele como ela, mas é normalmente usado para coisas. Fica essa observação para quem já terminou de ler o livro e vai entender porque eu fiz essa observação a respeito de uma frase que vem poucas linhas a seguir. E a frase não se refere ao ônibus e nem a quem está chegando. É uma metáfora.

Bem, quanto a narrativa, ela é muito gostosa. Raramente eu consigo me divertir e me emocionar tanto ao mesmo tempo. A história começa de um jeito tão doce e gentil com as duas meninas e depois ganha ares de complexidade e tensão que acabam trazendo o leitor para dentro daquele mundo. Algumas frases da Grace e da Tilly são tão bonitinhas. O que eu vou falar não é spoiler porque acontece nas vinte primeira páginas... Elas procurando Deus é muito bonitinho. E a forma como a autora consegue construir frases tão profundas com a inocência das duas meninas é de uma doçura ímpar. Também é legal como são criados alguns plots bem interessantes para as duas meninas, lidando com a amizade das duas e a relação que ambas tem com suas respectivas famílias.

Sobre o lado mais adulto, a construção de mundo feita pela autora é de suma importância. Ela conseguiu reproduzir bem o ambiente de cidade pequena na história. Em alguns momentos da narrativa, a impressão é que eu estava em um ambiente claustrofóbico e que todos na rua e em suas casas estavam me observando. Me lembro de ter conversado rapidamente com a representante da editora e ela havia me dito que a comparação com A Garota no Trem era exagerada por causa das meninas. Olha, digo o contrário. Parece sim com um thriller principalmente quando as coisas começam a serem reveladas. O leitor fica se perguntando: quem fez isso? quem fez aquilo? Digno de uma boa história desse gênero. E novamente... o final não me agradou. Aberto demais... inconclusivo demais. Fiquei um pouco chateado, mas não tirou nem um pouco o brilho da narrativa criada pela autora.

Entre Cabras e Ovelhas é um romance incrível que vai te colocar frente a frente com o que há de pior nas cidades pequenas: o ser cidade pequena. Grace e Tilly conquistaram o meu coração como as minhas protagonistas preferidas. E esse livro tem uma cara de série de TV; aquela carinha simpática, aquele rostinho posudo de série. Queria demais ver esse livro ganhando outras mídias porque essa é uma história que fala a todos nós. Que fala de amadurecimento, de casamento, de preconceito e de tantas outras coisas. Você vai se divertir e se emocionar com os personagens dessa pequena cidade do interior da Inglaterra.

site: www.ficcoeshumanas.com

@solitude_e_books 18/05/2021

Instagram @Solitude_e_books
De todos livros que li este ano de 2021, se fosse para indicar um deles certamente seria "Entre cabras e ovelhas" por se tratar de uma história contada pela perspectiva de uma criança, mas não se enganem pois esta nem de longe se trata de um livro infantil.

É em meio ao verão inglês de 1976 que a Sra. Creasy desaparece sem deixar vestígios e a pequena vila onde morava se torna um verdadeiro alvoroço. Muitos são aqueles que culpam a sufocante onda de calor pelo acontecido, mas Grace e Tilly após uma conversa com o vigário não ficam convencida disso, pois o religioso diz que Deus está em todo lugar, sendo assim as duas crianças logo pensam que Ele pode saber do paradeiro da tão querida Sra. Creasy e assim começa uma jornada investigativa e inocente mas com um toque de sabedoria para encontrar Deus.

"Uma criança pode fazer perguntas que um homem sábio não pode responder"

Com o sol escaldante suspenso no céu, as pequenas detetives decidem bater em cada porta da vila em busca de pistas, e logo percebem que todos na vila tem algo a esconder e esse passado obscuro começa a assombra-los.

?Ele não parece um assassino?, disse Tilly. "Qual é a aparência de um assassino?" ?Eles geralmente têm bigodes?, disse ela, ?e são muito mais gordos?.

Essa foi uma leitura super agradável que mesclou o humor e o mistério de uma forma leve e encantadora.

Isa Maravilha 19/05/2021

entre cabras e ovelhas
Estou apaixonada!!! A história, os personagens, os diálogos, tudo muito muito bem construído e me ganharam de cara.

A introdução da história é excelente. Grace e Tilly nos ganham já na primeira conversa.

Tempos diferentes, muitos personagens (tratados cada hora de forma diferente, ora nome, pra sobrenome) me confundiram bastante, mas nada que atrapalhe o prolongar da leitura.

Muito bom e me fez refletir sobre nossa forma de ver o mundo. Somos todos cabras e velhas. Nem inteiramente um, nem inteiramente outro ??

Leti 30/05/2021

Eu amei!!!! me prendeu muito mais acho que o final foi um pouco decepcionante podia ter sido melhor.

Isoldinha 13/06/2021

"Deus está por toda a parte"
Livro INCRÍVEL! Só gostaria que o final tivesse sido mais trabalhado, mas foi um suspense perfeito! Amei como Grace, a protagonista e narradora em todas as partes que a citavam, enxergava o mundo e como ela e sua amiga Tilly tentavam resolver o mistério da Sra. Creasy e a busca por Deus!

Kha 16/06/2021

Entre cabras e ovelhas
Uma história surpreendente, cheia de mistérios e surpresas. Uma vila em que todos estão envolvidos numa trama que se iniciou com um equívoco e foi virando uma bola de neve. Muito interessante como diversos problemas da atualidade na sociedade são apontados de forma muito clara pela autora, de forma a fazer refletirmos sobre nossos julgamentos em relação ao outro

Eni 30/07/2021

Que história encantadora
As personagens principais, são as mais cativantes, que tive o prazer de conhecer. O livro(pra quem não é religioso, principalmente) trás uma mega crítica social (de forma respeitosa) a igreja católica. Essas garotinhas trazem as complicações e os segredos dos adultos na visão de criança, e é maravilhoso. O tanto que esse livro me acresseu como ser humano, não está escrito. Com certeza mais um favorito

rafaela 18/09/2021

Decepcionada com o final.
Adoro livros com mistérios e suspense, e esse é cheio deles. Por conta disso, estava adorando a leitura desde o início e ávida pra descobrir o que tinha acontecido com a Sr. Creasy.
Ao longo do livro fiquei com a expectativa alta para o final mas, ela não foi correspondida. Terminei o livro pensando: ?É isso? Não tem mais nada? Sério mesmo, só isso??.
Adorei a narrativa, o enredo, os personagens, o cenário, o livro em si. Mas o final me decepcionou bastante.
A verdade é que, esse livro é mais sobre passar uma lição de moral para as pessoas que julgam os outros e, nesse quesito, gostei bastante. Mas, no geral, esperava um final mais bem trabalhado.
Apesar de tudo, recomendo bastante.