Viúva Negra: Vermelho Eterno

Viúva Negra: Vermelho Eterno Margaret Stohl
Marvel Comics

Resenhas -

ell_coliveira 21/03/2024

Sinceramente, eu acho que nem esperava tanto assim desse livro.
mas ele acabou me surpreendendo demais. não é exagero dizer que eu realmente o amei ele.
é uma história autêntica da marvel, é possível observar a essência do que realmente esse universo de super-heróis é. mas ao mesmo tempo, o livro engloba tantas outras coisas que não são tão comuns na marvel, mas deixaram a história ainda melhor e mais interessante.
o único ponto é ser ressaltado, é que se alguém for ler a história única e exclusivamente pela Viúva Negra, talvez se decepcione um pouco, visto que a história não é totalmente centralizada nela, mas sim parcialmente.
o livro conta a história da natasha, ava e alex simultaneamente e como elas se interligam. ainda conta com breves participações de personagens conhecidos do universo marvel.
eu particularmente amei muito a ava e o alex. são personagens bem desenvolvidos, com personalidade, e fundamentais para a história. para mim eles roubaram o foco, e eu amei ver uma perspectiva mais ?adulta-madura? da natasha lidando com eles, dois adolescentes.
quando eu engrenei no livro mesmo, eu não consegui mais parar de ler, e a história me envolveu muito.
o final me surpreendeu, definitivamente não esperava por isso. comecei pensando que seria um livro tranquilo, mas eu me acabei de chorar.
o plot twist do livro é muito bom, é realmente uma reviravolta na história, em um bom sentido.
e literalmente na última página, temos um outro possível plot twist?
terminei um pouco meio confusa, mas acho que é justamente essa a intenção, levar o leitor a pensar num ?e se??.
sabe quando você lê um livro sem esperar muita coisa, mas no fim, a leitura te surpreende demais e você acaba descobrindo um livro incrível? foi exatamente isso que aconteceu comigo durante essa leitura!

killemwithgrace 09/11/2023

Estou destruída.
Eu sou fã da Viúva Negra há anos, sempre foi a minha personagem favorita da Marvel, mas eu não esperava que eu fosse gostar TANTO desse livro como eu gostei.

Como a maioria das pessoas da minha geração, conheci a Natasha já nas telonas, quando o MCU já tomava conta de popularizar os personagens das HQs da Marvel através dos filmes. Desde então, me frustrava muito não saber mais coisas sobre a minha vingadora favorita - e a única mulher. Por esse motivo, comecei a procurar as histórias em quadrinhos dela, pra ver se assim eu poderia me sentir mais próxima de uma figura tão distante como Natasha Romanoff. E devo dizer que foi a melhor coisa que eu fiz!

De fato, acompanhar a história "crua" da Natasha nas HQs é um tanto frustrante, por conta da quantidade de informações e arcos que percebemos que foram ridiculamente e injustamente desperdiçados no MCU. Tantas problemáticas interessantes e relevantes que foram completamente ignoradas e com isso deram menos justiça na representação de uma personagem tão complexa e intrigante quanto a Viúva Negra.

E era basicamente mais uma adaptação rasa o que eu esperava desse livro, imaginando que se aproximaria muito mais dos filmes do que dos quadrinhos, mas de fato foi justamente um equilíbrio perfeito entre os dois. A intensidade da narrativa desse livro, apesar de não contar com recursos visuais, dão à história a mesma atmosfera dos quadrinhos. Por vezes, eu me via imaginando as cenas ilustradas se formando na minha mente, quando eu esperava que fosse enxergar mais da Natasha que tem o rosto da Scarlett Johansson. No decorrer da leitura, ambas as imagens foram se mesclando, como se criassem uma ponte entre elas, uma em que eu fiquei completamente viciada.

O livro consegue trazer uma nova cor para a história de Natasha, ao narrar a perspectiva de dois adolescentes se contrastando com a frieza de uma alma calejada e amargurada de uma Viúva Negra. Trazer Ava e Alexei para a narrativa foi uma escolha brilhante e que funcionou tremendamente bem no contexto geral da obra. Ainda que o final fosse um pouco previsível, não se tornou nem um pouco desinteressante. Foi arrebatador assistir a um (ou mais) corações conhecendo o amor, só para terem que se despedir dele no final das contas. Os diálogos e a narração da autora foram simplesmente fenomenais e esse livro se tornou um dos meus preferidos de sempre.

Se é que isso fosse possível, fiquei ainda mais emocionada e apegada à Viúva Negra. É um prazer admirar a figura complexa e, ao mesmo tempo, tão resiliente da Natasha.

Que mulher foda, meus amigos... Merecia o mundo. Talvez tenha sido por isso que não quiseram dá-lo a ela, não é?

Leitura obrigatória.

Maria 19/09/2023

é mt bom, mas demorou dms p me prender na leitura
é tanto q comecei ele no início do ano passado e só consegui terminar agora KKKKKKKK

Gabriel.Apolonio 11/09/2023

Apenas bom
A Viúva Negra é uma personagem que eu só conhecia através dos filmes, então decidi conhecer mais sobre ela por este livro escrito pela Margaret Stohl, que prometia revelar seu passado. E ele cumpriu a promessa, mas algumas coisas no livro me desagradaram.

Inicialmente, parecia que a história seria exclusivamente sobre a Viúva Negra, mas acabaram surgindo outros dois personagens, Ava e Alex. E tipo, eles não são personagens ruins, mas o problema foi que o livro se concentrou tanto nesses dois que a Viúva Negra basicamente se tornou uma coadjuvante em sua própria história.

Outro ponto foi a pouca quantidade de cenas de ação. Tem apenas 3 ou 4 cenas, e elas foram meio superficiais, com a Viúva Negra sendo deixada de lado para dar destaque aos outros dois personagens, com o ponto de vista deles nas partes da ação.

E o romance na história aconteceu de forma abrupta, não sendo algo natural.

Mas, o livro também teve pontos positivos. Ele explorou o passado da Viúva Negra, revelando detalhes sobre a Sala Vermelha e o tratamento horrível das crianças por lá. Também trouxe a participação super divertida do Tony Stark e criou um mistério interessante, com algumas reviravoltas legais.

No geral, a história foi boa, mas esses pontos negativos me levam a dar três estrelas.

beIinha 04/09/2023

MUITO RUIM
Esperava um monte e nao entregou nada. o livro poderia ter qualquer outro nome e capa, pq nele aparece tudo, MENOS a natasha. e pra completar ela ta TOTALMENTE descaracterizada: tomando atitudes que nao têm NADA A VER com a personagem, falas que ela nunca falaria. esquisito demais.

e o pior de tudo: o roteiro eh preguiçoso, que tenta ser grande - tenta enfiar um monte de plot twist um atrás do outro sem nexo ALGUM, totalmente jogado ali, solto, só pra tentar agregar algo na história.

algumas cenas de luta e detalhes sobre espionagem, táticas sao interessantes, a participação do tony foi boa também, então dei 2 estrelas.

a protagonista eh mal escrita e totalmente ambígua: uma hora ela ta "eu nao confio em ninguem eu sou uma máquina de matar" outra hora ta deitada agarrada com alguém que ela ACABOU de conhecer, recebendo carinho na cabeça, abraçando. e na MESMA cena, ela do nada se afasta "ai pq sou fria e nao confio em ninguem" patetico. nao gostei mesmo.

criadeapolo 24/08/2023

IMPECÁVEL
Acredito que esse seja um dos melhores livros que já li, um 5 estrelas que COM CERTEZA será favoritado.

Viúva Negra: Vermelho Eterno é um livro que explora mais a fundo a história de Natasha Romanoff, Ava Orlova e Alexei (confidencial).
A dinâmica do livro, os pequenos trechos de relatórios da shield e a alternação da narrativa tornam a história incrível e completa, mas ao mesmo tempo, impede que você descubra tudo antes da hora.

Eu (como marvete e compeltammente OBCECADA pela nat) indico MUITO esse livro, sendo marvete ou não. Um livro muito gostoso de ler, com mistérios que não te deixam desgrudar, mas que ao mesmo tempo permite que você feche em qualquer momento e continue depois como se nunca tivesse parado de ler. I-N-C-R-I-V-E-L. O jeito como a história é muito bem introduzida, nada viajada, plausível e não conflita com o MCU torna a narrativa especialmente maravilhosa.

Esse livro cumpre absolutamente todos os requisitos que eu preciso para favoritar um livro: eu ri, chorei, fiquei curiosa e senti MUITAS emoções fortes.

Xulica 01/08/2023

Recomendo
Viúva Negra e Capitã Marvel são as personagens que eu mais gosto, então quando a teve uma oferta na Amazon, adquiri o ebook por dez reais.
O livro entra mais a fundo sobre quem é a Natasha e o mistério da sua família, tem luta, tem discussão, tem amor e tem lavagem cerebral. Recomendo a leitura.

Lígia 14/07/2023

Viúva negra não sexualizada
Um ponto bem positivo para o livro é que a autora é uma mulher, então a história é muito focado no passado dos personagens, seus sentimentos, seus medos, suas habilidades e nas lutas de ação que temos ao longo da obra. Focando bem pouco na parte de descrição do corpo, não possuindo uma viúva negra descrita extremamente sexualizada igual em outras HQs e filmes.

Wender.Carlos 29/06/2023

Viúva Negra: Vermelho Eterno
Não a como resistir a uma leitura Marvel, um universo que amo de coração. Tive meus receios ao ler este literatura por se tratar da viúva negra talvez um herói que não curtisse muito... mas como posso dizer essa história é maravilhosa.

Aqui temos um pouco mais de profundidade sobre a nossa querida heroína dos vingadores, uma grande espiã russa treinada em sua infância na sala vermelha. E como apresentar essa história se não com grandes mistérios e muita ação.

Além de Natasha acompanhamos também Ava e Alex que são muito bem explorados e possuem um grande impacto narrativo. Além disso podemos ver alguns dos personagens famosos do universo como Tony/Coulson e muitas citações o que se torna torma em um universo que os heróis são reais.

A narrativa é envolvente e empolgante não me senti desanimado em nenhum momento da leitura, a curiosidade se torna a grande arma desta leitura Além de podermos ver um pouco como funciona a mente desta grande espiã.

Sestra

Não podia deixar de mencionar um pouco sobre o final do livro então nesta área possui spoiler: Se emocionar com esta literatura é algo incrível, onde pude sentir o amor se desenvolvendo dentro dela. Alguém treinado a matar e não ter sentimentos, para no fim aceitar que não precisamos ser fortes sempre somos humanos.

Marida da Nat 21/06/2023

INCRÍVEL, não é bem porque a Viuva Negra é a minha favorita, mas o livro praticamente não tem defeitos.

Isadora.taylors 31/05/2023

Gostei
Apesar de eu ter demorado a ler eu amei muito esse livro , mas tenho que admitir que gostaria de ter visto mais a Natasha no livro, principalmente de ter a relação dela é do Alex mais desenvolvida? pra mim esse livro é 4 estrelas, pq comprei um livro achando q ia ser só uma história da viúva negra, mas na verdade teve mais um romance entre a ava e o alex, enfim é isso?S2

Rê Bastos 28/04/2023

O livro gira em torno de três personagens: Ava, Alex e Natasha.

Embora muitas resenhas falem que a Natasha aparece muito pouco no próprio livro, eu não achei. Embora Ava protagonize o livro, Natasha está lá praticamente sempre.

Em cada capítulo, denominado pelo nome de um dos personagens, acompanhamos o pensamento daquele que se refere ao capítulo e eu achei isso bem interessante porque conseguimos enxergar o que os três estão pensando.

Foi brilhantemente desenvolvido e eu amei cada pedacinho. É envolvente e intrigante. E amei a participação do Tony Stark (meu super-herói favorito desde sempre).