O escravo de capela

O escravo de capela Marcos DeBrito

Resenhas - O Escravo de Capela

Bruno 09/04/2023

Estou em choque com essa leitura.
Cuidado com gatilhos, não esperava por uma releitura sombria e pesada de uma de nossas lendas. Foi de arrepiar, o autor não economizou no gore e na realidade quis passar. É bem escrito e qualquer leitor vai precisar ter estômago para algumas cenas.

Thaise @realidadeliteral 21/12/2022

Um dos melhores livros de terror que já li
Me perdoem começar com um clichê, mas não sei como dizer de outra forma que eu não sei nem por onde começar a falar sobre esse livro.
Eu sabia que estava diante de um livro de terror, muito bem indicado por pessoas de confiança e de um autor que não decepciona, mas eu não tinha ideia de como essa história iria mexer comigo. Não exagero em dizer que foi um dos livros mais difíceis de ler de toda a minha vida! Foi perturbador acompanhar essa história, mas calma, não estou falando que o livro é ruim. Muito pelo contrário!

Na verdade o autor conseguiu transmitir de uma forma tão genuinamente crua, viceral e dolorida como era a realidade desse período tão cruel da nossa história que foi a escravidão, que cada página causava um desconforto maior. DeBrito soube usar com genialidade as ferramentas que o só a literatura de horror possui para criar uma história totalmente diferente e muito mais sombria de algumas de nossas lendas do folclore mais conhecidas.

E fez isso tudo com uma escrita belíssima, um enredo que prende o leitor - apesar do desconforto que causa - e com plots de deixar a gente de queixo caído.

Nem preciso dizer que desejei mortes lentas e dolorosas para alguns personagens e meu desejo não foi frustrado! Saio dessa leitura apaixonada pela escrita do DeBrito, mas com o psicológico abalado! 😅😂

Com tudo isso posso dizer que este, foi um dos melhores livros de horror que já li, sempre digo que a literatura é feita do que ela nos causa e esse livro cumpriu muito mais do que prometeu.

Recomendo demais essa leitura, mas só aos fortes, porque não tem como você ler esse livro e sair ileso!

site: https://www.instagram.com/realidadeliteral

Mauricio 13/12/2022

VIVA O FOLCLORE BRASILEIRO
Eu tô impressionado, sem dúvidas é um dos melhores livros do Marcos DeBrito. Aqui nós temos uma releitura em tom macabro de duas das mais famosas lendas do nosso folclore brasileiro.

O livro se passa no Brasil Colônia, 1792 na fazenda Capela onde a família Cunha Vasconcelos prospera com o plantio e venda da cana-de-açúcar explorada pelos negros escravizados.

O início já é bem pesado, o Marcos não poupa nos detalhes e somos capazes de sentir na pele a crueldade visceral do feitor da fazenda, Antônio segundo, filho do patriarca Antônio Batista cuja ações são desaprovadas pelo filho caçula Inácio, recém formado em medicina que acabara de chegar da Europa para uma visita temporária.

Sabola é um dos novos escravos que chega à fazenda Capela, por desobediência ele é açoitado pelo feitor em seu primeiro dia. Akili, um velho aleijado da senzala cuida dos seus ferimentos e juntos, os dois começam um plano cauteloso de fuga, porém o plano vai por água abaixo e Sabola acaba sendo executado sadicamente em frente aos demais escravos. A partir desse momento meus amigos o sobrenatural ganha forma e o livro fica tenebroso.

E ainda temos a segunda narrativa que aborda os conflitos familiares, brigas entre irmãos, amores proibidos e o segredo guardado a tanto tempo sobre o paradeiro da sinhá, mãe de Inácio.

Gostei bastante, o plot também é genial. Recomendadíssimo, aliás, aconselhado para quem tem estômago forte.
LavAnia 14/12/2022minha estante
Adicionado na minha lista ?

Mauricio 14/12/2022minha estante
??

Valner.Wasilewski 16/11/2022

Sanguinário e eloquente
Debrito narra de forma pungente e agoniante o sofrimento das pessoas negras nesse livro. Um excelente adaptação em relação ao folclore do Saci. Uma ótima forma de conhecer o trabalho do Marcos, ansioso pelas próximas leituras e espero que sejam tão pesadas e sanguinolentas, que me façam parar para tomar fôlego, sentir o gosto amargo da revolta na boca e ainda assim querer encarar para entender a resolução do livro.
Kleilson.Torquatto 16/11/2022minha estante
Eu comprei um box que vem dois livros dele, e um dos livros é esse. Estou muito curioso por essa leitura.

Valner.Wasilewski 18/11/2022minha estante
Leia! Vai valer MUITO a pena!! Foi muito bom poder conhecer o Debrito em um trabalho MUITO bom!

Planells 11/11/2022

MA-RA-VI-LHO-SO!
Primeiro livro que leio de Marcos Debrito e não conseguia parar de ler-lo. Maravilhosamente escrito e com uma história cheia de reviravoltas. Um livro de terror-ficção punçante, abordando cruéis eventos históricos do nosso país e dando um novo significado à origem de personagens célebres do folclore brasileiro. Sem dúvidas conhecer essa obra do autor foi uma grande surpresa de 2022!

Igor 28/10/2022

O folclore de uma forma aterrorizante
Em O Escravo de Capela, o autor nos leva a uma viagem recriando um dos maiores mitos folclórico: o Saci.
A história é repleta de cenas tensas e horripilantes, é visceral.
A forma que o mito do Saci é contado nessa história é formidável. Além da parte sobrenatural acompanhamos também uma trama familiar que ocorre em paralelo e que, de alguma maneira, é o principal motivo para levar ao surgimento do monstro.
O autor nos apresenta bons personagens, que são construídos rapidamente, sem enrolação, o que ajuda demais na fluidez da história.
A escrita também é ágil, o texto rola pelas páginas com enorme velocidade e acaba nos prendendo a história, nos fazendo devorar o livro.
É uma leitura que eu recomendo muito para quem gosta do tema sobrenatural, ou para quem simplesmente quer ler uma boa história.
Viva a literatura nacional, viva nosso maravilhoso folclore.

Ernane 06/10/2022

Brasil
O livro no inicio parece uma novela, e apesar de nao ter mt nada admiravel, o que faz eu ter gostado bastante dele é a base de folclore brasileiro.
Depois dos primeiros capitulos a historia 'desanda', foge do convencional, e dá lugar um dos folclores mais incriveis que o Brasil tem.
É um livro que nao sairá da minha estante.
E deixa um desejo de mais livros de suspense ou terror com a tematica Brasil.

Fernando1355 24/09/2022

Simplemente incrível
Muito interessante do começo ao fim, um mar de sangre e dor escorre pelas páginas que de deixam com ódio e revolta. O autor foi incrível com as viradas na história. É uma obra prima da literatura contemporánea.

César Augusto 23/08/2022

Releitura
Brasil Colônia, 1792. Na fazenda Capela, a família Cunha Vasconcelos vive do cultivo e colheita da cana de açúcar, explorando de forma sádica negros escravizados, entre eles um comprado recentemente pelo patriarca Antônio Batista, que fez de seu primogênito Antônio Segundo o feitor que executa com prazer os piores castigos contra escravos que tentam fugir ou que julga estarem fazendo "corpo mole" na atividade diária. Chega ao lugar o caçula Inácio, vindo de Portugal, onde estuda medicina, com ideais abolicionistas que confrontam a arrogância e atraso cultural dos familiares. O jovem estudante sente-se atraído por Damiana, bela mulata que serve como mucama do pai e do irmão perverso, e a recíproca logo se percebe. Uma execução brutal de um escravo recapturado, no entanto, lança sobre a fazenda uma maldição que, além de trazer medo e morte, acaba provocando a descoberta de segredos guardados com temor pelos Cunhas Vasconcelos, culminando numa vingança horripilante. Segundo livro que leio de Marcos DeBrito que me fascina, sobretudo pela original e violenta releitura de duas lendas do folclore brasileiro. Sem poupar detalhes violentos e com uma trama angustiante e cativante, é uma leitura ágil e repleta de reviravoltas.

Andrea238 13/08/2022

Incrível, leitura impressionante e muito impactante
O livro faz uma incrível releitura as lendas folclóricas, obra original e surpreendente. Você com certeza nunca viu nada parecido relacionado ao Saci e a Mula Sem Cabeça, a leitura é fácil, apesar de ter momentos brutais tornando a leitura bem pesada, a ação é constante e o romance bem implícito e magnífico.

Jessica852 21/06/2022

A leitura de O Escravo de Capela é mais do que necessária para quem quer conhecer o horror nacional que está vindo com força! Vale também ressaltar essa edição da editora Faro Editorial, com um corte trilateral vermelho está linda!

Matheus.Soares 17/06/2022

Marcos DeBrito sendo Marcos DeBrito ?
Quanto mais eu leio os livros do Marcos DeBrito, mais eu quero ler. Não canso de dizer como ele consegue prender o leitor com sua escrita hábil e dinâmica. Aqui, mais uma vez ele entrega uma história com a dose certa de terror e de drama, com personagens muito bem construídos, muito bem desonvolvidos e com desfechos bem críveis.
O autor faz aqui uma maravilhosa releitura de um dos maiores ícones - quiçá o maior - do folclore nacional, o Saci Pererê. A forma como ele costura e constrói os detalhes da lenda, como ele faz do terror um elemento presente e essencial na história desde o início, é uma aula de narrativa.
Outro elemento importantíssimo presente na obra de DeBrito é a crítica social sobre o racismo e as desigualdades sociais. Por mais que o livro se passe na época do Brasil escravocrata, infelizmente é possível notar situações e atitudes e comportamentos de personagens que são terrivelmente verossímeis com os dias de hoje, com o Brasil do século XXI.
O Escravo de Capela apresenta o que de melhor um livro de terror pode ter e o que de melhor a literatura nacional tem nos dias de hoje.

L.P Weber 17/04/2022

Simplesmente Perfeito!
Sem dúvidas um dos melhores livros que já li. Marcos Debrito está na minha lista de autores favoritos do momento!