Os despossuídos

Os despossuídos Ursula K. Le Guin

Resenhas - Os Despossuídos

Laura.Thais 02/01/2022

Começarei pelo final kkkkk achei muito corrido. Não me incomodo em não ter um final cheio de explicações porque acho que a intenção da autora é mais gerar discussões do que responder perguntas, ou fazer um final bem detalhado que explique tudo que foi abordado no livro.
Em questão de gerar discussões achei fantástico. Ela trás esses dois mundos de uma forma bem construída e obviamente da pra fazer um paralelo gigante entre Urrás e o planeta em que vivemos hoje. Ela mostra a vivência em Anarres de uma forma que gera curiosidade e nós faz refletir. Pelo menos me fez refletir.
Eu gostei de acompanhar a trajetória do Shevek, mas a onde isso levou? Eu gostaria que tivesse levado a algum lugar, mas isso fica para nossa interpretação...

jotaefesanchez 31/12/2021

Vencedor dos maiores prêmios de ficção científica na época de seu lançamento, esta obra se encaixa perfeitamente no estilo de histórias apresentadas no que é chamado de "Ciclo de Hainish" (ou "Ciclo Hainiano").
Enquanto lia este livro, não pude deixar de traçar diversos paralelos com "A Mão Esquerda da Escuridão", uma vez que em ambas obras existe a observação e crítica a sistemas políticos e econômicos através da visão de um forasteiro que não se enquadra (e muitas vezes não entende) aqueles padrões impostos na sociedade.
"Os Despossuídos" apresenta um estilo de narrativa bastante lento e cadenciado, alternando longos capítulos entre o presente e o passado do protagonista. Isso pode tornar a leitura um pouco mais pesada e cansativa para quem esteja à beira de uma ressaca (quase aconteceu comigo).
Algo muito interessante na análise crítica que o protagonista desenvolve a respeito dos sistemas políticos e econômicos dos planetas e nações, é o fato de que nenhum dele é apresentado apenas com aspectos positivos ou negativos. Todos parecem ter seus prós e contras. Mesmo o anarquismo de Anarres, apresenta desvantagens críticas em relação ao capitalismo massacrante da principal nação de Urras.
É uma obra reflexiva e profunda. Muito interessante e atual, inclusive do ponto de vista das discussões sobre inclusão e representatividade (principalmente feminina).

Victor.mcrv 30/12/2021

Essa autora
AMO ler coisas que essa mulher escreve, ela sempre aborda temas difíceis e delicados através da ficção científica, já tenho alguns livros dela na bagagem mas os temas e o e o mundo não se repetem, é incrível como a imaginação dela é enorme e maravilhosa.

Carol 28/12/2021

O livro explora aspectos sociológicos da vida coletiva em uma sociedade com uma escassez de recursos. Uma boa leitura!

day t 24/12/2021

Um exercício de imaginação
Ufa! Que leitura!
Os Despossuídos é um ótimo exercício de imaginação. Primeiro por se tratar de um cenário novo, com características (doidices) próprias de uma obra de ficção científica, etc. Depois, pelos mundos/sociedades novos que são oferecidos pra gente.
O livro conta a história de Anarres, um planeta anarquista (todas as utopias e também problemáticas), ao mesmo tempo que nos apresenta Urras, um planeta com sistemas diferentes entre suas nações, mas basicamente/quase completamente com base em ideais capitalistas.
Comecei com certa dificuldade. A leitura é um pouco arrastada no início, até pegar o embalo... depois a magia acontece. Várias (V Á R I A S) coisas a serem pensadas sobre linguagem, individualidade, afetos, trabalho, relacionamentos, família, intelectualidade, arte, liberdade, poder, enfim... Reflexões maravilhosonas!
Adorei! Um excelente ajudante pra pensarmos na utopia que queremos concretizar.

Thaís 21/12/2021

Romance político
"Os Despossuídos" é uma obra de ficção científica que aborda temas filosóficos. Através da criação de uma nova civilização, num planeta diferente, isolada, com diretrizes bem definidas, Le Guin aborda temas como organização e liberdade do indivíduo perante a sociedade. A questão de quem é mais livre, se uma sociedade anarquista, sem estruturas de poder bem estabelecidas, que nega a propriedade seja em relação aos bens físicos ou aos parentes, ou uma sociedade baseada no consumismo, que oferece luxos e mordomias a quem está disposto a pagar por elas, com governantes poderosos, quase que ditatoriais. É uma discussão sobre o bônus e o ônus de cada situação. Uma das passagens mais marcantes trata da censura de massa, ou seja, tudo aquilo que a maioria rejeita é ignorado, censurado, não de forma direta, mas pelo desejo comum. Sendo assim, a manipulação da opinião pública passa a ser uma forte arma nas mãos dos influenciadores. Cabe aos revolucionários lutarem em seus ambientes para defender seus interesses.

Lucas.Silva 12/12/2021

Magnífico
Para completar o ciclo de sci-fi de Ursula, finalmente li Os Despossuídos, um livro que tanto adiei. Bom, como sempre, a autora trouxe um livro perfeito. Trazendo um universo fictício, consegue explicitar críticas fortes à nossa sociedade, que muito se assemelha à Urrás. Em Anarres, percebemos uma vivência anarquista que é muito interessante que possamos pensar e refletir sobre sua aplicabilidade e possíveis problemas. Para além disso, a escrita dela é muito acolhedora, fazendo que nos sintamos apegados aos personagens e suas histórias. A própria construção dos capítulos faz luz à Teoria da Simultaneidade de Shevek, Ursula foi muito perspicaz em tratar o tempo dessa forma na estrutura de sua obra. Enfim, essa obra é magnífica e recomendo que todos leiam, não apenas ela, mas todo o ciclo de Hanish. Os Despossuídos é, acima de tudo, um livro sobre esperança.

Bella 11/11/2021

Um sci fi pra refletir
Os despossuídos é um excelente livro que traz a tona muitas questões sociais e políticas para refletirmos. É um daqueles livros que te deixam pensando horas a fio sobre os temas discutidos. Mas preciso confessar que por vezes o ritmo é lento. Ansiosa pra conhecer mais obras da autora.

Lukas 05/11/2021

Uma leitura lenta, mas uma lentidão muito interessante ?
Os Despossuidos com certeza é um livro que merece releituras, o estilo da narrativa é focado no Shevek e o mais interessante é a percepção de uma pessoa que vive em uma sociedade onde não existe posse, justamente vivendo em uma sociedade que onde o capital é o lucro
Livro bom demais ?

felipelima857 30/10/2021

Bem mais ou menos (pra menos).
Fui cheio de expectativa pra ler esse livro e acho que isso prejudicou um pouco a minha experiência. De fato as reflexões que a Ursula traz sobre liberdade, posse, lealdade, relacionamentos, entre outras, são maneiras pra caramba mas eu estava esperando um pouco mais, muitas dessas reflexões me pareceram "jogadas" e não dentro da história em si. Outras coisas me incomodaram também como o protagonista ter um caráter bem duvidoso, os capítulos alternados (tudo bem que isso tem a ver com a Teoria da Simultaneidade mas cortava o meu fluxo de leitura legal), as longas reflexões sobre a tal física alienígena, pra chegar e correr com a história nos últimos capítulos.
Enfim, tive mais pontos negativos pra destacar do que pontos positivos nesse momento, talvez em uma releitura daqui um bom tempo eu tenha uma experiência melhor.

GreiceG 03/10/2021

Despossuidos
Um livro que ultrapassa a classificação de ficção científica e nos faz pensar na sociedade na política, na desigualdade de gêneros. Uma história muito mais profunda do que aparenta ser. Com certeza lerei novamente, pois desperta muitas reflexões. Ainda fico pasma como livros escritos há tanto tempo ainda são atuais.

Natalia Reis 02/10/2021

"O que enlouquece as pessoas é tentar viver fora da realidade. A realidade é terrível. Ela pode matá-lo."
Ursula é espetacular nesse livro! Ela traz ao leitor duas sociedades com regimes opostos, um capitalista e outro anarco-comunista, sem enaltecer nenhum dos dois. Usando de discurso filosóficos, políticos e científicos, ela coloca personagens com visões antagônica em debates que duras parágrafos no qual o leitor vai sempre tirar algo proveitoso.
Recomendo a leitura para aqueles que não considerem histórias arrastadas chatas ou ruins.