Em Nome dos Pais

Em Nome dos Pais Matheus Leitão

Resenhas - Em nome dos pais

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Daí 13/03/2022

Fiquei sensibilizada com a sensibilidade que o autor, Matheus Leitão, conduziu a narrativa de alguns momentos tão difíceis para seus pais e acontecimentos históricos para o Brasil, de uma forma madura e direta, vale muito apena ler o livro.

RALPH 16/05/2020

Um livro por amor a verdade e aos Pais.
Como tema de fundo o período mais negro da história politica brasileira Matheus Leitão o autor, busca respostas sobre a estória de seus pais durante a repressão da ditadura. O livro é escrito em primeira pessoa, é a exibição dos sentimentos do autor, com relatos impactantes dos envolvidos, de um lado os agressores e do outro os agredidos seus pais. Uma historia de amor, dor e redenção em busca da verdade.

Livrocitose 27/05/2020

Para todas as gerações
Que trabalho incrível Matheus fez! Só tenho a agradecer! Devorei o livro muito rápido. Me surpreendeu bastante, um misto de biografia, jornalismo e até mesmo um romance se estrutura quando estamos lendo. Eu que comprei em uma promoção maravilhosa em 2018, me arrependo de não ter lido antes. Acreditei que o livro retrataria os tempos de prisão de forma minuciosa, que seria como uma denuncia, mas me surpreendi e fiquei um tanto aliviada de que não seria assim. Nem tenho o que dizer, só leiam! Se em algum momento a leitura ficou cansativa (o que eu acho difícil visto que os capítulos são bem curtinhos, fazendo com que a leitura deslanche) vale a pena insistir. Obrigada, Matheus. A minha geração, dos nascidos no finalzinho do século, agradece!
@livrocitose

Eduarda.Colognesi 11/01/2022

No livro Matheus - jornalista e filho de Miriam e Marcelo que foram torturados durante a ditadura- faz uma busca insistente atrás do passado dos pais.
Desde pequeno demonstra muito interesse na luta que era comentada pelos pais, ao crescer busca através de documentos, relatos de militantes, amigos, familiares e até mesmo de militares, reconstruir a memória de seus pais e eternizar uma história que até hoje instem em esconder.

Da mesma forma que seus pais foram importantes durante a luta contra a a ditadura, Marcelo é importante no mesmo cenário anos depois ao mostrar/relembrar os resultados desse período conturbado que muitos insistem negar até hoje.

VdeVeruska 10/01/2022

Necessário.
Geralmente livros sobre com temas de guerras, nazismo, ou ditadura militar não são livros que ao final vc vai dizer que ótimo, adorei essa leitura, estou feliz...etc e tal. Mas são livros que te fazem pensar, questionar e isso é muito necessário ainda mais nos dias de hoje!

Ane 30/12/2022

Nos 45 minutos do segundo tempo de 2022, eu finalmente terminei esse livro. A demora para finalizá-lo não tem relação com a qualidade do livro, pelo contrário o livro é muito bem escrito e estruturado, mas tem relação com o peso do período da ditadura e das suas historias.
A busca por respostas não é completa, o que já era de se esperar de um país que não julgou os crimes do período ditatorial. Entretanto, o legado que ele nos deixa de revisitar a nossa história é essencial. Apenas conhecendo nossa história, não repetiremos os mesmos erros... e isso é mais que urgente no Brasil da atualidade.

Noemy.Nayara 27/07/2021

O livro é narrado em uma linguagem clara, contando fatos históricos de maneira muito envolvente.

Matheus nos conta a história não apenas dos seus pais, mas parte da história do Brasil.

A narrativa nos é apresentada assim como foi ao autor, portanto, é intercalada entre o passado e o presente.

Deixando várias perguntas sobre os acontecimentos da ditadura, e curiosidades sobre o desfecho da história.

Como ele irá descobrir os responsáveis por condenar e torturar seus pais na prisão.

As descrições das torturas que eles sofreram são terríveis e de partir o coração.

Em pensar que nosso país passou por tantos horrores e não falamos disso o suficiente para ainda ter pessoas defendendo o regime militar.

O interessante é que durante o livro você pode ir pesquisando sobre os fatos e tendo ainda mais conhecimento.

ericahmachaddo 18/07/2021

Necessário
É um livro pesado apesar da escrita ser fácil. Livro extremamente necessário. "Aqueles que não conseguem lembrar o passado estão condenados a repetí-lo".

Francielly 22/06/2017

A busca pela história dos pais.
A busca de um filho pela história dos pais, que também é uma parte da história do Brasil. Entrevistas emocionantes com militantes, militares e familiares, onde Matheus Leitão, procura mostrar os dois lados da história ouvindo a todos que puderem dizer uma palavra sobre essa terrível época que foi a ditadura, e podendo de alguma forma, perdoar os torturadores e delatores de seus pais e de muitos outros.
Um livro que deveria ser leitura obrigatória, para não esquecermos o passado e, não cometermos os mesmos erros.

Emilly1245 16/09/2022

Surpreendente
Acabei e que livro forte! Muita coisa que foi falada aqui e que nunca foi mostrada pra minha geração, acredito ate para a anterior. No início capenguei pra ler, achava meio chato, mas depois fluiu

Jon 26/04/2024

Recomendo
Um self-documentary que busca resgatar as memórias dos pais de Thiago, filho de Mirian Leitão, ele faz uma série de entrevistas e levantamentos documentais da época da ditadura militar. Um registro incrível é detalhado

Eliana230 15/10/2017

O livro narra a jornada de pessoas reais com foco nos pais do autor que lutaram contra a ditadura e que acabaram sendo presos por isso.
Para (re) construir o enredo ele entrevistou os militantes do então PCdoB e também militares ou seus descendentes, buscando analisar a história pelos dois lados e isso foi um ponto interessante na narrativa. Enquanto os militantes foram unânimes sobre as sessões de tortura os militares não chegaram a um ponto comum. Inclusive, há quem negue que isso tenha acontecido, embora haja confissões de militares perante a Comissão da Verdade reconhecendo a prática da tortura durante a ditadura militar no Brasil.
O livro nos faz refletir sobre a atual situação do país e a pensar no que queremos para o futuro.
Considero uma leitura obrigatória, pois aborda um tema difícil de forma clara, deixando o juízo de valor ao leitor.

Fernanda 22/05/2022

Em nome dos pais
Uma obra imperdível para quem sem interessa pelo tema ?ditadura de 64?. Não somente pelo aprofundamento histórico, mas principalmente pelo viés humano trazido pelo autor.
Um livro extremamente forte, a ponto de ser necessário pausar a leitura em alguns momentos para respirar. Poderia ser um livro carregado de raiva, o que seria escusável, considerando a posição do autor, mas na realidade é um livro carregado de esperança e tolerância.
Qualquer outra coisa aqui escrita não refletirá a intensidade dessa obra.
Por favor, leiam!

Maria Faria 07/01/2018

Em busca do passado
Confesso que a foto de Miriam Leitão e o sobrenome do autor na capa chamaram minha atenção na livraria. Acompanho os comentários de Miriam no podcast Rádio CBN diariamente e fiquei interessada em conhecer sua história.
Em Nome dos Pais é um livro reportagem narrado por Matheus Leitão, filho de Miriam e seu único objetivo é resgatar a história dos pais que sofreram nas mãos da ditadura. Sua busca durou muito tempo e teve como base os papeis do processo aberto na época da ditadura e depoimentos de Miriam e Marcelo e também de amigos e familiares que vivenciaram os dramas da época.
É um livro por vezes dramático que traz muitos relatos revoltantes. Apesar de alguns brasileiros negarem, é sabido que o período da ditadura foi violento com aqueles que não simpatizavam com o regime militar. Miriam e Marcelo, antes do nascimento de Matheus, foram presos e torturados. Em 1972, Miriam foi torturada fisicamente e psicologicamente, sendo possível lermos relatos muito fortes de cenas que não aconteceriam num regime democrático, tal como um evento em que ela foi colocada nua em uma sala escura com uma cobra.
Matheus passou muito tempo tentando conseguir informações dos próprios pais que tinham dificuldade de falar sobre o período. Mais desafiante ainda foi conseguir entrevistar os algozes e colegas que entregaram os amigos de partido para a ditadura. No livro, duas passagens são marcantes: a entrevista de Foedes que confessa ter dedurado todos os colegas de partido e uma carta escrita por Miriam onde ela relata uma de suas noites de tortura.
O livro é válido para conhecermos fatos e relatos sobre o período do regime militar e para nos fazer valorizar a liberdade de expressão que temos atualmente. A escrita do autor é fluida, mas carregada de uma dramaticidade pessoal. A leitura por vezes foi cansativa, pois Matheus floreava e relatava com muitos detalhes sua busca por informações.
Preferi concluir que seu cuidado no relato dos fatos e a excessiva dramatização de seus pensamentos podem ser explicados pelo cuidado em trazer à tona informações tão doloridas para quem as vivenciou. Para o leitor, são apenas informações que confirmam os absurdos praticados por militares que governaram o país naquele período, mas para os envolvidos foram fatos sentidos de perto.
Para quem gosta da jornalista Miriam Leitão é um relato interessante para conhecer melhor sua história.

vivimaciell 01/05/2021

Em nome de todo uma geração
Eu já conhecia a história de prisão e tortura da Miriam Leitão, mas esse livro é muito mais do que isso é um mergulho em memórias duras e sofridas, que precisam ser lembradas, ditas e conhecidas. Como jornalista, eu aprecio muito o self journalism, é isso Matheus faz com maestria.

1 | 2 | 3 | 4 | 5