Em Nome dos Pais

Resenhas - Em nome dos pais

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Jon 26/04/2024

Recomendo
Um self-documentary que busca resgatar as memórias dos pais de Thiago, filho de Mirian Leitão, ele faz uma série de entrevistas e levantamentos documentais da época da ditadura militar. Um registro incrível é detalhado

Bruna 07/12/2020

Raiva, medo, angústia, revolta e admiração
Obra que inspira, porque não fala só do passado, mas também do presente e do futuro, por conta das consequências daquele tempo extremo que não deve ser esquecido e nem retornar, jamais.

danda 14/12/2020

Em nome dos pais foi um livro um tanto difícil de ler... Embora o autor tenha narrado a história de forma amenizada é impossível não se sensibilizar tanto com os jovens que sofreram torturas como as angústias do autor na busca por respostas.
O livro de forma geral traz uma narração muito interessante de forma não linear dos fatos somada a uma perspectiva positiva não dos acontecimentos mas do crescimento espiritual que a busca por respostas levou o autor e seus familiares.

vivimaciell 01/05/2021

Em nome de todo uma geração
Eu já conhecia a história de prisão e tortura da Miriam Leitão, mas esse livro é muito mais do que isso é um mergulho em memórias duras e sofridas, que precisam ser lembradas, ditas e conhecidas. Como jornalista, eu aprecio muito o self journalism, é isso Matheus faz com maestria.

Rafa 21/12/2022

É tão importante que não esqueçamos. Essa é uma obra jornalística fenomenal e fundamental para compreensão dos anos de chumbo

andrealog 14/08/2021

Corajoso
Um relato corajoso de um jovem repórter tentando entender quem são os pais em sua juventude e a busca pela verdade distratos de um período sombrio e das feridas ainda abertas da ditadura militar brasileira

Isis.Piasson 01/09/2021

Um relato em detalhes muito importante para sabermos mais sobre a ditadura do Brasil. Escutar os relatos do que aconteceu naquela época, me deixou revoltada e muito triste. A que ponto o ser humano pode chegar.

Wolsey 14/10/2022

Sensível e diferente. Gostei!
Bem diferente do que eu esperava.
Apesar do tema, consegue ser delicado.
Em um mau resumo, trata da busca de um filho pelos envolvidos no episódio da prisão e tortura de seus pais. Mas não é somente isso. O livro consegue expor claramente que aquele período não só marcou a trajetória dos envolvidos como ainda reverbera na vida de seus descendentes... de ambos os lados.
Gostei!

Emilly1245 16/09/2022

Surpreendente
Acabei e que livro forte! Muita coisa que foi falada aqui e que nunca foi mostrada pra minha geração, acredito ate para a anterior. No início capenguei pra ler, achava meio chato, mas depois fluiu

Laura 07/09/2022

O livro pelo que representa é importantíssimo e tem um conteúdo muito bonito porém a maneira da escrita, como a história foi se desenrolando e a religiosidade do matheus leitão não falaram diretamente comigo, talvez eu não seja o público pra quem ele escreveu mas o seu conteúdo de pesquisa me fez ler até o final.

Bruna 19/10/2021

Assim como biografias são meu estilo literário favorito, livros com uma abordagem jornalística não me agradam e transformam minha leitura eu uma ação sem nenhum dinamismo. Essa é uma obra escrita por um jornalista e quem tem exatamente as características de sua ocupação. O tema é muito interessante, assim como as informações contidas, mas a forma como é apresentada não flui para mim.

Fernanda 22/05/2022

Em nome dos pais
Uma obra imperdível para quem sem interessa pelo tema ?ditadura de 64?. Não somente pelo aprofundamento histórico, mas principalmente pelo viés humano trazido pelo autor.
Um livro extremamente forte, a ponto de ser necessário pausar a leitura em alguns momentos para respirar. Poderia ser um livro carregado de raiva, o que seria escusável, considerando a posição do autor, mas na realidade é um livro carregado de esperança e tolerância.
Qualquer outra coisa aqui escrita não refletirá a intensidade dessa obra.
Por favor, leiam!

Maria.Clara 19/04/2022

Necessário.
Esse livro veio a mim através de várias amigas que disseram que era um trabalho de pesquisa maravilhoso. Fui sem nenhuma expectativa e sem ler nada sobre ele. Quando descobri que o descobri que esse seria um livro sobre a ditadura militar e sua tortura, principalmente sobre a tortura que os pais do Matheus Leitão sofreram(sendo a sua mãe a jornalista Míriam Leitão). Pensei que seria o livro perfeito para começar os meus estudos sobre o assunto, felizmente estava certa sobre isso.
Há todo tempo pensei se eu como uma jovem de 19 anos de idade daria conta de sofrer o que Míriam sofreu com essa mesma idade, será que se houvesse outra ditadura conseguiria passar por tudo isso com bravura? Eu certamente, não me calaria e tentaria lutar com todas as minhas forças contra o sistema opressor.
Cada relato, cada entrevista, cada frase marcada ficará comigo guardado, como símbolo que isso deve ser falado por mais doloroso que seja, por mais intimista que pareça. A história, os livros históricos tem como dever relembrar o passado e não deixar que a gente repita ele. Quem esquece da sua própria história, está condenado a repeti-la.

Frase favorita do livro entre tantas outras:

?[...] Quem tem direito ao esquecimento são as vítimas ou os parentes da vítimas, que, por problemas próprios que não cabe aqui discutir, não querem ver mais o assunto ser debatido e os nomes trazidos de novo à discussão. no que se refere aos algozes, o direito é ao contrário, é o direito à verdade. A sociedade brasileira tem que saber o que se passou para que num futuro, que eu espero inexistente, mas se houver, possamos analisar quão grave é a quebra de um regime democrático e a implantação de um regime totalitário[...]?

Arthur.Maciel 17/03/2022

Duvidosos
Achei a leitura boa porém não gostei de algumas partes do livro mais o livro por um todo é bem aceitado

1 | 2 | 3 | 4 | 5