Geada e Noite

Geada e Noite Sara Raasch

Resenhas - Geada e Noite

Anne 13/08/2017

Depois de muita dor de cabeça, somos Primoria!
Por onde começar?
Bem, Angra - que por sinal foi um vilão maravilhoso e deixava todo mundo com medo quando aparecia e não aparecia e causou dor de cabeça em três livros. O mínimo que ele merece é parabéns. - resolve destruir os bonzinhos e criar um mundo novo onde todo mundo é possuído pela Ruína. Então, naquele desespero de "Precisamos pará-lo", conheceremos um pouco mais sobre os moradores de Paisly e suas peculiaridades - vale muito a pena. Rares e sua esposa, Oana, ajudarão nossa querida Rainha de Inverno a descobrir mais sobre si mesma e como destruir todo tipo de magia para parar o nosos querido Cachinhos Dourados.
No meio disso tudo, a folha cordelliana, nosso querido (não mais) Theron, fará coisas horríveis e vai se meter nessa guerra da pior maneira possível. E, em contrapartida, nosso maravilhoso (que homem, que guerreiro, que líder!) floco de neve, Mather, ajudará não apenas Inverno, mas os demais reinos de Primoria a lutarem contra a Ruína.
Esse livro traz muitas lágrimas porque ele é repleto de verdades dolorosas (mesmo que a gente tente enxugar, não tem para onde correr). A autora aprofunda bastante os sentimentos dos personagens e a história é contada em três pontos de vista: Meira, Mather e Ceridwen. Achei a princesa veraniana monótona e inútil, diferente de sua primeira aparição.
O interessante é que se pode conhecer um pouco mais de cada Reino e dos monarcas de cada um. Tem muita perda. Morre gente que eu NUNCA achei que fosse morrer nesse livro. Odiei a autora e amei-a pelo mesmo motivo, pois não se escolhe quem morre ou não. Nosso casalzinho preferido (Meira e Mather, óbvio) têm uns momentos de interação um pouco mais avançada - finalmente - tornando a trama agridoce, pois, nós, tanto quanto eles, não queremos que eles se separem.
É uma aventura que envolve magia, guerra, força, lealdade, coragem, humildade, perdão, liderança, romance, amizade, superação e reconstrução de cada um deles, dos reinos e do leitor.
Imperdível.
Morigan 08/02/2019minha estante
To nervosa e preciso saber: Mather morre?

Anne 09/02/2019minha estante
Não. Seria muita maldade.

Morigan 09/02/2019minha estante
Ufa! Obrigada por responder. Fiquei preocupada.

Anne 14/02/2019minha estante
É que esse livro deixa tudo tão incerto durante tanto tempo. Mas vale a pena cada página.

Isabela Porto 19/06/2020

O último e melhor livro da trilogia. Foi realmente bom e me surpreendi com isso. Conseguimos conhecer um pouco de cada reino e cada governante e aprender mais sobre a magia, além de vermos muita luta, guerras, mortes de doer o coração, superações e a evolução dos personagens e das relações entre eles. O final foi incrível e deixou um sentimento de esperança para o futuro, depois de tanto sofrimento, tudo deu certo!

Lauraa Machado 04/12/2018

Um ótimo final para a trilogia
Nota verdadeira: 4,5

Essa trilogia, Neve e Cinzas, é outra prova de que livros bons não têm tanto espaço quanto livros ruins. Durante ela toda, desde o começo do primeiro livro, me lembrei de outra que é muito mais famosa e que não fez praticamente nada direito. Os três livros de Neve e Cinzas são muito bons, muito bem trabalhados e desenvolvidos, durante os quais a autora aproveita toda sua ideia e explora todo o mundo e os limites que ela criou. Como essa trilogia não ficou mais famosa até hoje?

Não vou falar que é uma série perfeita, mas dá para ver que a autora realmente trabalhou e muito em cima de todos os elementos da história. Amei poder ver pelo menos um pouco de todos os reinos durante os três livros. Fica muito mais fácil sentir que eles existem quando a gente os vê diretamente (tá, através do livro, mas vocês entenderam). Apesar da história ter alguns elementos mais "infantis", que fazem muito sentido quando você descobre que a autora teve a ideia dos livros aos 12 anos, (como, por exemplo, a divisão de reinos entre estações e ritmos) eles são tratados com um confiança que te faz levá-los a sério sem problema e nunca parecem aleatórios.

Tem duas coisas que eu acredito que poderiam ter sido melhores nesse terceiro livro. A primeira delas pode trazer algum spoiler para quem não leu o primeiro e o segundo livros antes. Sobre a segunda, eu falarei no próximo parágrafo.
A ideia de Meira ir treinar e aprender a dominar seu poder no começo desse livro parece um pouco atrasada em relação à história. Teria preferido ver ela antes do último livro, principalmente porque ela teve que se desenvolver muito rápido e fácil aqui para dar tempo de todo o resto que ainda teria que vir.

A outra coisa que não pude evitar notar foi a falta de coragem da autora de assumir o que Meira tinha que fazer. E é tudo que vou falar sobre, super aceito conversar a respeito, mas só em mensagens particulares de quem já leu também.

Esse terceiro livro mantém o ritmo rápido dos anteriores, tem mais ação do que o segundo e não deixa a desejar a quem já adorou os outros. Gostei bastante da narração da Ceridwen, mas confesso que não foi tanto quanto eu esperava depois do segundo livro. Mas Mather ficou cada vez melhor e ele é um verdadeiro tesouro nessa história, junto com a Meira que é maravilhosa e provou até o final que merecia ser a protagonista dessa série.

Se você gosta de livros de alta fantasia YA, com reinos, magia, batalhas e culturas diferentes, essa trilogia vai ser perfeita para você. Eu estava tão apreensiva para o segundo e o terceiro livro, mas agora posso finalmente dizer que os três são ótimos e deveriam ser mais conhecidos. Super recomendo!
Nati 05/12/2018minha estante
Eu li o primeiro e amei, mas nunca dei continuidade. Agora com certeza tá na meta terminar essa trilogia!

Lauraa Machado 05/12/2018minha estante
Eu dei um tempo entre o primeiro e o segundo também, mas é bom ler o segundo e o terceiro direto!

Larissa.Oliveira 16/07/2019minha estante
Estou no terceiro agora, mas não consigo engolir o Mather por algum motivo rsrs

Pri Rose Cerridwen 21/07/2019minha estante
Qual foi a outra que te lembrou ?

Vladia 14/03/2020

Geada e noite ****
Meira parte em busca de treinamento para derrotar Angra. Ela e seus amigos precisam se unir para a batalha final, em que retomarão seus Reinos. Só que para Meira o desafio será maior e poderá custar sua vida. Bom!

Viviane.Campos 09/04/2020

Ótima estória. Confesso que comprei pela capa, mas a historia me surpreendeu. As cidades, os poderes, os casais formados. Gostei muito.

Além das Páginas 18/04/2018

"Geada e noite" é o desfecho de Neve e Cinzas e tem como protagonista Meira, uma jovem que já superou inúmeros obstáculos até se tornar essa líder extraordinária que é atualmente.Conforme a sinopse explica, Angra está vivo e seu novo mundo está se expandindo. Como consequência, a Ruína está se espalhando e destruindo tudo de bom no mundo.

É difícil falar da trama quando a sinopse é tão explicativa e qualquer outra informação pode trazer um spoiler. Então, optei por falar um pouco mais dos personagens e suas evoluções do que da história em si.

Meira sem dúvida é a personagem que mais amadureceu durante o decorrer da trama. Inicialmente era uma jovem sem graça, que não se destacava mesmo sendo a protagonista da história, mas que aprendeu a lidar com os percalços e como consequência se tornou mais pró-ativa e valente, demonstrando seu verdadeiro caráter.

Angra é o vilão perfeito, pois consegue aterrorizar a todos mesmo quando não está presente. Apenas por ouvirem seu nome, todos ficam verdadeiramente assustados e suas ações, apesar de vis, tem um objetivo claro e não se desvia dele.

Mather e Ceridwen são personagens interessantes, pois também apresentam certa evolução (não da mesma forma que os outros dois). Mather é o tipo de personagem que faz com que o leitor se apaixone por sua personalidade e ações. Ceridwen, apesar de não ser tão querida, também demonstra que está disposta a defender seu povo custe o que custar.

Existem algumas considerações a se fazer em relação ao final. Honestamente, esperava um pouco mais, especialmente ao grande desfecho. Com a construção da história, a expectativa de uma batalha excepcional foi criada desde o primeiro livro, mas tudo o que conseguimos é uma luta morna, sem muitas reviravoltas ou ação. Talvez tenha sido realmente uma questão de expectativa, mas esperava mais desse final.

Carolina Durães

Gabbie 10/05/2018

??#ResenhaLonghi?? GEADA E NOITE | @harpercollinsbrasil | @sara_raasch | 5 estrelas?
?Meira fará de tudo pra salvar Primoria. Angra está vivo e tentando derrubar suas barreiras. Então Meira terá que aprender a controlar sua magia desesperadamente, o que um líder de uma misteriosa Ordem em Paisly oferece, e a rainha agarra a oportunidade. Ela terá que enfrentar os labirintos subterrâneos embaixo dos Reinos. Simultaneamente, Mather e Ceridwen tem suas próprias tarefas que serão fundamentais para a salvação de Primoria. ???

~Angra tem um plano para destruir os bons, convencer alguns a se aliarem e espalhar a Ruína. Nesse desespero todo conhecemos o último dos Reinos, Paisly, que era o único e mais misterioso a aparecer.

~Sobre os personagens conhecemos novos - de Paisly - que irão ajudar muito nossa protagonista. Em relação aos antigos, temos o nosso - nao tão mais - querido Theron, que vai mudar de uma maneira terrível e se metendo nessa guerra da pior forma possível. Em contrapartida Mather ajudará não apenas Inverno, mas os demais reinos.

~O terceiro livro da série é narrado por três pessoas - Meira, Mather e Ceridwen. É ótimo isso, porque todas as lacunas são preenchidas, e podemos ver a estória de diferentes ângulos e pontos de vista.
???
~ Este livro parece ser o mais intenso da trilogia e traz muitas lágrimas porque ele é repleto de verdades dolorosas. Ah, e temos muitas perdas. Perdas que eu NUNCA imaginei que fossem acontecer. ???
~
Em relação ao - pouco - romance que temos durante a trilogia, nosso casal (finalmente) têm algum avanco, o que traz à trama um toque doce em meio ao caos da política. ???

Esse livro com certeza mexe muito com a forma que você age e pensa, e vai envolver um tópico bastante delicado. O perdão. Com você mesmo e com os outros. ???
???
Xx

Lanny 05/01/2019

O melhor
Depois da chatice que foi o volume dois, fui pra esse livro meio desconfiada, mas que bom que me enganei. O livro tem tudo que faltou nos outros: emoção, supresa, ação, evolução e amor, sobretudo o amor. O romance demorou a fluir nessa história, mas quando o fez, fez de forma brilhante e me deixou com a pergunta POR QUE NÃO FEZ ISSO ANTES?
Foi empolgante assistir Meira evoluir e finalmente fazer algo que abalasse as estruturas de Angra. Nos outros livros ela sempre dizia que estava pronta, para logo em seguida fazer alguma merda e querer correr pra um canto escuro e chorar. Mas agora ela realmente fez e com um baita guerreiro ao lado.
A escolha que ela fez foi a correta, mas o outro não é 100% culpado do que ocorreu, então acho que ele merecia um fim mais feliz do que aquela solidão terrível.
No fim valeu a pena, só gostaria que os outros tivessem um pouco mais desse para que a trilogia inteira tivesse sido melhor.

Man 18/04/2019

Esse terceiro livro me surpreendeu, não sei gostei porque os dois últimos foram devagar ou se porque foi bom mesmo. Confesso que li eles porque já os tinha comprado.
O último livro tem toda ação necessária, romance e emoções na medida correta.
Conhecer Rares foi bem legal.
Meira, Mather e Theron são um triângulo amoroso até o último minuto.
Chorei em alguns momentos, os autores tem esse péssimo hábito, aff!

Nanda {@talvezumaleitura} 01/09/2019

Geada e noite
Final previsível mas gostei bastante, os persongens, a história me consquistou!
Marcela.Ellen 16/09/2019minha estante
Meira acaba o livro com o Mather? Não consegui gostar dele durante os dois primeiros livros, fiquei triste com o rumo que o Theron tomou no segundo livro.