Geada e Noite

Geada e Noite Sara Raasch

Resenhas - Geada e Noite

Debs 25/09/2020

Final emocionante demais. Foi um dos melhores que li nos últimos tempos.
Me deixou curiosa e totalmente presa ao livro até o último minuto.

Embora o início tenha sido meio arrastado, logo já engrenou.

Meira é uma protagonista forte e destemida. E gostei do casal, embora tenha ficado surpresa... No primeiro livro imaginei outra coisa.

Teve algumas mortes bem tensas... Mas senti que acabaram sendo necessárias. Tipo, é uma guerra, né? Não dá pra todo mundo sobreviver.

Enfim, acho que é uma trilogia, porém, gostaria muito que tivesse contos sobre alguns personagens. Contos, hein! Não livros inteiros de 300 páginas... Isso já acho desnecessário, pois teve um bom final

Finalizei essa série com uma grata surpresa S2

Cerutti 29/08/2021

"Incendeie este mundo , Rainha de inverno "
Finalização bem coerente com a proposta do livro mas eu esperava mais .
Sinto que faltou o Tchan na finalização, esperava uma Querra mais corpo a corpo e muito mais elabora .
De novo a autora fez TUDO ser muito conveniente e bem previsível, faltou a exploração dos personagens , faltou motivação, faltou um final digno pro vilão ...... Faltou TUDO !!
Estou decepcionada!!!
Toda evolução que senti no livro anterior foi pro ralo nesse volume .
O poder do protagonismo nesse livro foi surreal , Meira piscava e tudo , TUDO , se resolvia numa facilidade , não consegui me apegar direito a ela , nem ao Mather ....... gosto mais dos personagens coadjuvantes que os principais .
( algo que poderia ter sido mudado caso a autora tivesse explanado a personalidade deles melhor no primeiro livro ) .
Enfim , achei o livro okay , poderia ter sido melhor ? SIM, mas vida que segue .
Recomendo pq mesmo a finalização ter sido meia boca amei a ambientação e universo .

Wash7PR 04/06/2021

Terminei em fim
Li os outros 2 dessa série e sinceramente não gostei. Nenhum personagem memorável, poucos que se possa dizer bons. Meira era chata demais e mather insuportável. Praticamente tinha abandonado, mas depois da recomendação de uma pessoa resolvi terminar. Esse é claramente melhor que os outros. Meira fica melhor depois que treina, mather um pouco menos chato, tem algumas mortes "importantes" mas para por aí. A escrita da autora não prende, os personagens se perdem em pensamentos toda hora... muita descrição e pouca coisa acontecendo de verdade. A autora estragou o melhor personagem tentando usar ele pra mostrar como o vilão é ruim e distorce todos, mas ela esqueceu de desenvolver o próprio vilão então foi um desperdício incrível. O último capítulo foi desnecessário, tornou o fim horroroso. Vou desconsiderar e levar em consideração só o fim da batalha, pra poder dar uma nota melhor pra esse aqui.

Anne 13/08/2017

Depois de muita dor de cabeça, somos Primoria!
Por onde começar?
Bem, Angra - que por sinal foi um vilão maravilhoso e deixava todo mundo com medo quando aparecia e não aparecia e causou dor de cabeça em três livros. O mínimo que ele merece é parabéns. - resolve destruir os bonzinhos e criar um mundo novo onde todo mundo é possuído pela Ruína. Então, naquele desespero de "Precisamos pará-lo", conheceremos um pouco mais sobre os moradores de Paisly e suas peculiaridades - vale muito a pena. Rares e sua esposa, Oana, ajudarão nossa querida Rainha de Inverno a descobrir mais sobre si mesma e como destruir todo tipo de magia para parar o nosos querido Cachinhos Dourados.
No meio disso tudo, a folha cordelliana, nosso querido (não mais) Theron, fará coisas horríveis e vai se meter nessa guerra da pior maneira possível. E, em contrapartida, nosso maravilhoso (que homem, que guerreiro, que líder!) floco de neve, Mather, ajudará não apenas Inverno, mas os demais reinos de Primoria a lutarem contra a Ruína.
Esse livro traz muitas lágrimas porque ele é repleto de verdades dolorosas (mesmo que a gente tente enxugar, não tem para onde correr). A autora aprofunda bastante os sentimentos dos personagens e a história é contada em três pontos de vista: Meira, Mather e Ceridwen. Achei a princesa veraniana monótona e inútil, diferente de sua primeira aparição.
O interessante é que se pode conhecer um pouco mais de cada Reino e dos monarcas de cada um. Tem muita perda. Morre gente que eu NUNCA achei que fosse morrer nesse livro. Odiei a autora e amei-a pelo mesmo motivo, pois não se escolhe quem morre ou não. Nosso casalzinho preferido (Meira e Mather, óbvio) têm uns momentos de interação um pouco mais avançada - finalmente - tornando a trama agridoce, pois, nós, tanto quanto eles, não queremos que eles se separem.
É uma aventura que envolve magia, guerra, força, lealdade, coragem, humildade, perdão, liderança, romance, amizade, superação e reconstrução de cada um deles, dos reinos e do leitor.
Imperdível.
Manon 08/02/2019minha estante
To nervosa e preciso saber: Mather morre?

Anne 09/02/2019minha estante
Não. Seria muita maldade.

Manon 09/02/2019minha estante
Ufa! Obrigada por responder. Fiquei preocupada.

Anne 14/02/2019minha estante
É que esse livro deixa tudo tão incerto durante tanto tempo. Mas vale a pena cada página.

elisarazera 13/03/2021

Valeu a pena, mas podia ter sido melhor
Nota: 3/5.

Em geral foi uma boa leitura, principalmente quando se compara com o segundo livro da saga. Nesse segundo a autora pecou um pouco, se alongando muito em coisas que, apesar de fazerem sentido pra história, não eram tão necessárias.
Nesse livro a gente acompanha bem o desenvolvimento dos personagens; porém de uma muito maneira acelerada. O espaço ocupado no segundo livro poderia ter sido usado para um desenvolvimento melhor da Meira e Mather, mas isso acabou ficando tudo pra esse livro. O desenvolvimento individual deles é muito rápido e o do relacionamento entre eles mais ainda.
A leitura é ótima comparada com Gelo e Fogo, tem momentos muito emocionantes e muito bonitos, rendeu boas tags, a história em si é muito boa. Mas, na minha opinião, faltou algo a mais. Quando se compara os 2 últimos livros com o primeiro da saga, deixa um pouco a desejar, já que o primeiro é muito bom.

Nathan Soares 03/10/2020

Nesse último livro da trilogia Neve e Cinzas, Meira terá um longo caminho a percorrer para aprender o quanto antes como acessar o abismo de magia e a usar os seus poderes. Com os reinos todos de Primoria em guerra, a Rainha de inverno tem de enfrentar o seu maior inimigo que, tomado pela Ruína, deseja dominar os reinos Estação e Ritmo. Meira tem de lutar contra seus medos e inseguranças para conquistar a libertação do seu povo e dos outros reinos da dominação da magia maligna de Angra.

Thai 08/08/2021

Um bom fechamento
Um bom fechamento para está incrível trilogia.

Os caminhos até aqui levaram a um grande crescimento e amadurecimento dos personagens, o quanto Meira cresceu como monarca e pessoa foi maravilhoso de acompanhar.

Algumas partes do livro se mostraram bastante arrastadas, mas no geral valeu muito a pena ler cada linha escrita pela Sara.

Ao longo dos 3 livros é possível perceber a evolução tanto do universo criado pela autora, quanto da escrita da mesma.

Recomendo a leitura, muitas lições são possíveis de aprender e refletir através das aventuras e caminhos trilhados pela Meira, seu reino e amigos.

Mand 08/08/2021

Nossa gente, QUE LIVRO! Não, sério mesmo, o nível dessa trilogia foi aumentando a cada livro, até que chegasse a esse final (que não é um final épico, porém não deixa de ser maravilhoso).

O que mais me fez gostar da trilogia é que que a autora não fica enchendo linguiça com coisas desnecessárias, a escrita dela é clara, coesa e bem fluida.

O final foi emocionante, o desenvolvimento da Meira foi perfeito e gostoso demais de se ler, amei o desenvolvimento do casal, enfim livro maravilhoso.

O desfecho de toda a questão do vilão foi meio previsível, mas não deixou de ser incrivelmente bom.

Jubs.Badaró 01/10/2020

Finalmente terminei essa trilogia e estou apaixonada, principalmente por esse livro. Ri com ele, chorei com ele e passei muita raiva kkkkk. Para mim, sem dúvidas,foi o melhor livro da trilogia e fiquei satisfeita com o final, em partes. Meus personagens favoritos da vida com certeza são: Meira, Oana, Rares e Ceridwen. O desenrolar da história foi bom, apesar de em alguns momentos, lento. Angra se mostrou um vilão surpreendente, e Meira, algo que vi desde o primeiro livro, uma mocinha forte mas insegura. Fiquei feliz em poder acompanhar o crescimento dela, uma garota tão insegura finalmente se vendo capaz, sabendo que pode conquistar o que quiser, conhecendo suas fraquezas e forças, suas falhas e suas vitórias e aceitando todas essas coisas, as partes boas mas também as ruins de si. Não sei muito o que dizer desse livro, além de que fiquei feliz por lê-lo, principalmente porque me identifiquei com Meira, alguém que sabe que pode fazer algo para ajudar outros, ao mesmo tempo não se vendo capaz para fazê-lo. Se você está aqui procurando uma indicação, sim, recomendo que leia este livro, pois ele me ensinou muito.
Para você, que de fato o lerá, boa leitura. ?

Lane 10/08/2020

Que livro custoso, foi tão difícil de acabar de lê ele que estou me sentindo vitoriosa.

Lauraa Machado 04/12/2018

Um ótimo final para a trilogia
Nota verdadeira: 4,5

Essa trilogia, Neve e Cinzas, é outra prova de que livros bons não têm tanto espaço quanto livros ruins. Durante ela toda, desde o começo do primeiro livro, me lembrei de outra que é muito mais famosa e que não fez praticamente nada direito. Os três livros de Neve e Cinzas são muito bons, muito bem trabalhados e desenvolvidos, durante os quais a autora aproveita toda sua ideia e explora todo o mundo e os limites que ela criou. Como essa trilogia não ficou mais famosa até hoje?

Não vou falar que é uma série perfeita, mas dá para ver que a autora realmente trabalhou e muito em cima de todos os elementos da história. Amei poder ver pelo menos um pouco de todos os reinos durante os três livros. Fica muito mais fácil sentir que eles existem quando a gente os vê diretamente (tá, através do livro, mas vocês entenderam). Apesar da história ter alguns elementos mais "infantis", que fazem muito sentido quando você descobre que a autora teve a ideia dos livros aos 12 anos, (como, por exemplo, a divisão de reinos entre estações e ritmos) eles são tratados com um confiança que te faz levá-los a sério sem problema e nunca parecem aleatórios.

Tem duas coisas que eu acredito que poderiam ter sido melhores nesse terceiro livro. A primeira delas pode trazer algum spoiler para quem não leu o primeiro e o segundo livros antes. Sobre a segunda, eu falarei no próximo parágrafo.
A ideia de Meira ir treinar e aprender a dominar seu poder no começo desse livro parece um pouco atrasada em relação à história. Teria preferido ver ela antes do último livro, principalmente porque ela teve que se desenvolver muito rápido e fácil aqui para dar tempo de todo o resto que ainda teria que vir.

A outra coisa que não pude evitar notar foi a falta de coragem da autora de assumir o que Meira tinha que fazer. E é tudo que vou falar sobre, super aceito conversar a respeito, mas só em mensagens particulares de quem já leu também.

Esse terceiro livro mantém o ritmo rápido dos anteriores, tem mais ação do que o segundo e não deixa a desejar a quem já adorou os outros. Gostei bastante da narração da Ceridwen, mas confesso que não foi tanto quanto eu esperava depois do segundo livro. Mas Mather ficou cada vez melhor e ele é um verdadeiro tesouro nessa história, junto com a Meira que é maravilhosa e provou até o final que merecia ser a protagonista dessa série.

Se você gosta de livros de alta fantasia YA, com reinos, magia, batalhas e culturas diferentes, essa trilogia vai ser perfeita para você. Eu estava tão apreensiva para o segundo e o terceiro livro, mas agora posso finalmente dizer que os três são ótimos e deveriam ser mais conhecidos. Super recomendo!
Nati 05/12/2018minha estante
Eu li o primeiro e amei, mas nunca dei continuidade. Agora com certeza tá na meta terminar essa trilogia!

Lauraa Machado 05/12/2018minha estante
Eu dei um tempo entre o primeiro e o segundo também, mas é bom ler o segundo e o terceiro direto!

Larissa.Oliveira 16/07/2019minha estante
Estou no terceiro agora, mas não consigo engolir o Mather por algum motivo rsrs

Pri Cerridwen/@ladypribooks 21/07/2019minha estante
Qual foi a outra que te lembrou ?

Isa 19/06/2020

O último e melhor livro da trilogia. Foi realmente bom e me surpreendi com isso. Conseguimos conhecer um pouco de cada reino e cada governante e aprender mais sobre a magia, além de vermos muita luta, guerras, mortes de doer o coração, superações e a evolução dos personagens e das relações entre eles. O final foi incrível e deixou um sentimento de esperança para o futuro, depois de tanto sofrimento, tudo deu certo!

Igor.Marques 12/04/2021

O último livro da série perfeita "neve e cinzas". Uma trilogia que consegue te envolver, querer abraçar os personagens, querer estar ali junto. Uma escrita tão leve, gostosa para ler... maravilhoso!
E que final, da uma agonia e uma ansiedade mas é lindo!