O Mapa do Tempo

O Mapa do Tempo Heidi Heilig

Resenhas - The Girl From Everywhere - O Mapa do Tempo

Jeff.Rodrigues 16/01/2018

Resenha publicada no Leitor Compulsivo.com.br
Entre as muitas coisas que fascinam o ser humano, o poder de viajar no tempo com certeza está entre as mais almejadas. É tentador pensar na possiblidade de se deslocar pelos anos/séculos a fora e, quem sabe, tomar uma outra decisão ou corrigir algo feito sem pensar. Como isso é impossível (pelo menos dentro do que conhecemos hoje), a literatura se encarregou de imaginar os diversos cenários possíveis para uma viagem pelo passado ou pelo futuro. Bem-vindos, então, a bordo do Temptation, um navio capaz de navegar pelo tempo com a simples ajuda de um mapa.

Em The Girl From Everywhere – O Mapa do Tempo descobrimos que basta ter o mapa correto para que possamos nos deslocar para qualquer época, real ou imaginária. Ah, mas não é tão simples assim. São raríssimas as pessoas com o dom de “ler” esses mapas de forma a atravessar as barreiras do tempo. Uma delas, claro, é o capitão Slate. A outra, é sua filha Nix, uma jovem de 16 anos que cresceu a bordo desse navio sem porto certo. Só que para além das aventuras de desvendar as diversas facetas do mundo, a vida real assombra esse navio. O motivo? A mãe de Nix morreu no parto e ela carrega a “culpa” por essa morte. Já seu pai desenvolveu uma obsessão: conseguir o mapa que o leve de volta ao tempo em que a esposa ainda era viva.

Velas ao vento…. É em cima deste drama familiar que a trama do livro, construída com elementos originais e criativos, e recheada de referências e inspirações históricas e mitológicas, se desenrola. O tempo é o grande fio condutor que se esconde por trás da história. Os personagens são seduzidos pela oportunidade de voltar atrás e, talvez, reescrever algo ou reverter situações. Como lidar com essa tentação? Essa é a pergunta que Nix precisa responder para decidir se ajuda ou não seu pai. Afinal, quais as consequências de retornar a uma época em que ela ainda não existia?

Heidi Heilig nos entrega um livro leve, descompromissado. A ordem aqui é nos entregarmos aos caminhos da imaginação. A fantasia desenvolvida na obra me lembrou muito os clássicos consagrados do gênero, algo como Peter Pan, de J.M. Barrie, por exemplo. A história tem uma pegada mais rara nas produções atuais. Literalmente é o momento nos vestirmos para grandes aventuras e desvendarmos mundos passados e vindouros.

A narrativa é 100% linear, ou seja, não há um clímax. Com isso, em alguns momentos, sente-se falta daquele “algo a mais”, uma injeçãozinha de adrenalina que pudesse dar mais movimentação para a história. A autora acabou gastando um número excessivo de páginas para criar um flerte juvenil entre os personagens Nix e Blake e, com isso, deixou para segundo plano a ação que poderia compor melhor a obra. Entretanto, esse ponto negativo acaba sendo compensado pelo conjunto geral da originalidade e pelos simpáticos personagens apresentados.

The Girl From Everywhere – O Mapa do Tempo pode ter sido ofuscado por obras de maior qualidade do gênero fantasia que foram lançadas ao longo de 2017. Infelizmente, no comparativo, o livro acaba deixando muito a desejar e provavelmente não agradará à maioria dos leitores. Porém, reforço a indicação de que, havendo oportunidade, não deixem de mergulhar nessa leitura. Ainda mais que vem vindo por aí um volume II e provavelmente a história ganhará mais corpo e maturidade. A conferir!

site: http://leitorcompulsivo.com.br/2018/01/05/resenha-the-girl-from-everywhere-o-mapa-do-tempo-heidi-heilig/

Laís 10/01/2018

Uma viagem surpreendente!
The Girl From Everywhere – O mapa do tempo é um livro surpreendente! São muitos pontos positivos: a aventura, os cenários, o empoderamento da nossa personagem principal, a Nix, muita ação e, pra completar, uma pitadinha de romance! ⠀ ⠀

Pensem em viagem no tempo. Agora junta isso em um navio pirata + mapas de qualquer lugar e civilização. Combinação no mínimo muito excitante, né? 😌⠀ ⠀

Slate é o capitão do navio Temptation. Ele quem é o Navegador – ou seja, quem consegue atravessar os mapas e chegar ao destino que deseja. ⠀ ⠀

Nix, filha de Slate e tripulante dessa embarcação, sonha em um dia descobrir o segredo do pai e conseguir Navegar também. Ela quer ser capitã da sua própria vida, longe das vontades de seu pai. ⠀ ⠀

Não é que ela não goste dele. Pelo contrário, ela o ama! Mas seu pai está determinado a encontrar um único mapa em especial: o mapa que o levará para Honolulu, no ano de 1868 – ano em que sua esposa, mãe de Nix, ainda está viva. E, para obtê-lo, ele está disposto a qualquer coisa! ⠀ ⠀

No meio dessa aventura nós conhecemos Kashmir, que também é tripulante do navio e que, em minha opinião, tem uma grande contribuição para essa história ser o sucesso que é. Meio místico e muito carismático, ele me encantou logo nas primeiras páginas. ♥️⠀ ⠀

Mas quem roubou meu coração mesmo foi a Nix. Que força, que paixão essa personagem tem! Uma sonhadora desde sempre - ela deseja ser livre, explorar, conhecer mapas e outras épocas... viver! Devo dizer: fiquei bastante emocionada com o relacionamento dela com seu pai. ⠀ ⠀

O que falar dos cenários? Gente, uma cena em especial, que se passa numa tumba antiga, além de ter me despertado muita apreensão, também foi a minha favorita. Ali ficou clara a habilidade da autora em encantar e enlaçar o leitor. Narrativa que prende e que excita: a gente vê por aqui! ⠀ ⠀

Preciso falar? Me encontro muito ansiosa pelo próximo volume: The Ship Beyond Time!

site: https://www.instagram.com/_maniadelivro/

Duda - @dudabooks 10/01/2018

#ResenhasDudaBooks | THE GIRL FROM EVERYWHERE: O Mapa Do Tempo
No livro somos apresentados a protagonista Nix. Ela é uma garota de dezesseis anos e é uma viajante do tempo. Assim como o seu pai, Capitão Slate, ela navegou por muitos anos no navio Temptation à destino de muitos lugares diferentes (e tempos também), mas para isso, devem possuir o mapa certo de cada determinado destino.
Mesmo sabendo que pode visitar muitos outros lugares, o pai de Nix é obcecado por somente um mapa: Honolulu, 1868.
O ano em que sua filha nasceu e o mesmo em que o amor de sua vida morreu. Com esse mapa, Slate poderá rever sua amada, nem que para isso, tenha que sacrificar tudo, inclusive Nix.
Nix fica apreensiva com a possibilidade de não existir mais. Qual será a atitude que ela tomará? Será que Slate vai conseguir o mapa certo? (Até porque muitos outros já falharam...) Essas foram as dúvidas que passaram pela minha cabeça durante a leitura.
?The Girl From Everywhere: O Mapa do Tempo? é uma fantasia incrível! Adorei o fato da autora ter incluído fatos reais, lendas e mitos no enredo. Fez com que a trama ficasse ainda melhor!
Não sou muito fã do gênero, mas com certeza, foi um dos melhores livros que eu li em 2017! Aliás... o livro não é somente focado na própria Fantasia, ainda existe uma pitada de romance! Minha única ressalva foi o fato do livro conter um triângulo amoroso.
Por fim, foi o meu primeiro contato com a escrita da autora e eu achei excelente! Ela arrasou nesse primeiro volume - já quero o segundo para ontem -.
Recomendo o livro para os amantes de fantasia. Mas claro, para todos também!
RebekaOnlinne 16/01/2018minha estante
Resenha Maravilhosa

Nath Correia @bibliotecadanath 09/01/2018

The girl from everywhere – O mapa do tempo l @heidi.heilig l @editoramorrobranco l 4’
“Às vezes, é preciso abrir mão de uma coisa para ter outra.”

Nix é uma viajante do tempo. A bordo do navio pirata Temptation, a garota navega com seu pai – o capitão Slate -, Rotgut, Kashmir e Bee através dos anos com a ajuda de mapas que os levam a qualquer lugar, real ou imaginário. Apesar de ter todas as possibilidades em suas mãos, Slate está obcecado em voltar para Honolulu no ano de 1868 – ano em que Nix nasceu e onde sua esposa foi vista viva pela última vez. Quando o tão sonhado e desejado mapa aparece, Nix vê seu futuro correr perigo pois seu pai está disposto a sacrificar tudo e todos para conseguir o que tanto almeja.

The girl from everywhere é um livro de fantasia que mistura fatos históricos reais, um toque de magia, lendas e mitologia, aventura e romance para criar uma história inovadora sobre viagens no tempo. Narrado sob o ponto de vista de Nix, o leitor é apresentado a carismática e diversificada tripulação do navio Temptation e ao relacionamento conturbado entre pai e filha. A escrita simples, fluida e inteligente da autora conduz o leitor pela história do Havaí com suas lendas e mitos e por toda a efervescência política da época que levou ao fim da monarquia e sua anexação aos Estados Unidos. A paisagem descrita é rica e cheia de detalhes, o que faz com que o leitor se sinta inserido naquele paraíso havaiano.

Nix é uma protagonista inteligente, destemida e cheia de dúvidas e questionamentos. A garota luta para entender o que deseja fazer com sua vida – continuar no Temptation ou fugir e seguir sua vida – e descobrir que ela é e seu verdadeiro lugar no mundo. Kashmir foi meu personagem preferido, o ladrão persa consegue encantar e divertir com seu jeito ousado e livre de viver e ver a vida. Entre os pontos fracos estão o triângulo amoroso e a falta de uma melhor explicação em algumas passagens do livro. Apesar de seus pequenos defeitos, recomendo a leitura para os fãs de fantasia e que gostam de desbravar novos e maravilhosos mundos.

Instagram: @bibliotecadath
milla.pitalugatavares 30/01/2019minha estante
Ele é um livro que tem um final próprio ou fica em aberto para o próximo livro?

Thalia | @proximocapitulo 21/12/2017

Nix já viveu aventuras fantásticas viajando para destinos inimagináveis à bordo do Temptation.
Ela e o pai, o Capitão Slate, são capazes de viajar no tempo. Desde que tenham o mapa certo, eles podem visitar qualquer lugar e época, sejam eles reais ou imaginários.

As possibilidades são infinitas, mas apenas uma move a tripulação do Temptation; Slate busca por um mapa específico: Honolulu, 1868.
Esse foi o ano em que Nix nasceu, e também o ano em que sua esposa morreu ao dar a luz a filha.
O que Slate quer mais do que tudo é voltar para o ano em que viu sua amada pela última vez, e ele está disposto a sacrificar tudo para conseguir salvá-la da morte, mesmo que isso ponha em risco a existência da própria filha.

Nix sabe que Slate está cada vez mais perto de encontrar o mapa certo, também sabe que precisa decidir o realmente que quer para si; se é entrar de cabeça nessa missão - que provavelmente será a última da qual fará parte, já que existe a possibilidade de ser apagada da linha do tempo - e ajudar o pai a salvar a mãe que nunca teve a oportunidade de conhecer.
Ou se é fugir enquanto ainda pode, e quem sabe navegar no tempo comandando o seu próprio navio.
Nix precisa descobrir o que seu coração deseja antes que seja tarde demais para fazer uma escolha.

Tudo em The girl From EveryWhere é mágico, desde as viagens pelo tempo, até as maravilhosas descrições do cenário havaiano.
É a primeira vez que leio uma história ambientada no Havaí e eu gostei muito desse diferencial, ainda mais porque a autora descreve a região, as lendas e os mitos locais de uma forma muito bonita, o fato dela ter nascido no país deve ter contribuído muito para a riqueza de sua narrativa.
Heidi também usou acontecimentos históricos em meio a ficção, essa dose de realidade somada a fantasia ficou incrível de se ler.

Nix é uma protagonista forte que, além de inteligente, também é uma ótima estrategista. O relacionamento entre ela e Slate não é o dos melhores, na verdade é bem conturbado, e a obsessão do homem pelo tal mapa é o maior causador da tensão entre eles, é interessante ver o desenrolar dessa relação pai e filha.
Os demais personagens também são ótimos, especialmente o Kashmir, um ladrão persa que faz parte da tripulação do Temptation. Ele é de uma personalidade que encanta logo de cara, o senso de humor então nem se fala.

O livro ainda tem um sutil romance que gostei muito de acompanhar, até certo ponto. Achei desnecessário acrescentar um triângulo amoroso à trama, ficou um tanto forçado, na minha opinião.
Mas calma, esse fato não atrapalha nem um pouco, até porque a autora não foca muito nesses romances, como eu eu disse, é uma coisa bem sutil.

As viagens no tempo são o ponto alto do livro. Para que uma viagem seja possível, o navegante com o dom precisa do mapa certo, original e com todos os detalhes da época para qual deseja viajar. Também é preciso acreditar, ter fé de que ela possível, e tcharam.

Ah! Eu amei muito esse livro.
Heidi criou uma fantasia tão maravilhosa, cheia de lendas, itens mitológicos, aventuras e muito magia; tudo que eu gosto em um só livro.

Amanda Ferreira 15/12/2017

The Girl from Everywhere - Heidi Heilig
{ Às vezes, é preciso abrir mão de uma coisa para ter outra }

Nix Song é uma viajante do tempo. A bordo do navio pirata Temptation, viaja com seu pai - o capitão, e alguns outros tripulantes que foram se juntando ao longo do caminho. Inclusive o jovem ladrão, Kashmir, que se tornou um grande amigo, talvez mais.

Eles podem navegar para qualquer lugar em qualquer época, real ou imaginária, desde que possuam o mapa certo. Mas o pai dela não deseja isso, ele está obcecado por um determinado mapa: Honolulu, no Havaí, ano de 1868. O ano em que a filha nasceu, o mesmo em que sua amada morreu. Seu único desejo é reencontrá-la, mesmo que para isso precise sacrificar tudo.

Nix sempre fica secretamente aliviada quando um mapa para Honolulu não funciona, vários já falharam. Quando o tal mapa se torna uma possibilidade bem real não consegue evitar o medo. É possível mudar o passado? O que exatamente vai acontecer com ela se voltarem lá? Vai simplesmente desaparecer? No fundo, quer aprender a navegar, fazer seu próprio destino e conhecer o mundo todo. Nix tem dúvidas envolvendo essas possibilidades, principalmente, a qual lugar pertencer.

The Girl from Everywhere é uma fantasia incrível. Além de um navio que pode viajar no tempo, existem várias criaturas e artefatos mágicos nessa história. Um pássaro que cura, dragão que come pérolas e até uma bolsa com fundo infinito. Tudo muito fascinante desde a primeira página! A trama é repleta de detalhes, mitos e lendas. A leitura não perde o ritmo em nenhum momento, impossível largar Nix e essa tripulação antes do fim. Este livro é uma mistura super bacana de romance, fantasia e aventura. Minha única ressalva é o triângulo amoroso, que não prejudica em nada no geral, mas particularmente não curto. Junte-se a bordo do Temptation também!

site: https://www.instagram.com/mandy_itbook/

@retratodaleitora 08/12/2017

Livro jovem de fantasia onde magia, história e mitologia andam de mãos dadas.

The Girl from Everywhere: O Mapa do Tempo é o livro de estréia da autora Heidi Heiling, nascida em Honolulu, no Havaí, cenário paradisíaco onde se passa boa parte dessa história. Lançado em 2016, seu livro logo conquistou milhares de jovens leitores, apresentando Nix, uma adolescente que viaja no tempo e espaço à bordo de um enorme navio.

O Temptation é comandado por Slate, pai de Nix, e é ele quem possui o dom da Névoa, sendo capaz de viajar no tempo e para qualquer lugar, seja real ou fictício, desde que tenha um mapa original em mãos. E sobre mapas Nix entende muito bem.

A tripulação do navio já viu de tudo, e juntos passaram pelas mais incríveis aventuras, algumas das quais foram alimentadas pelo maior desejo de seu pai, algo pelo qual ele daria tudo: um mapa que o levasse para o ano de 1868 em Honolulu, Havaí, onde ele conheceu a mãe de Nix, que morreu pouco depois de dar à luz. Slate tem certeza que, se ele voltar àquele ano, pode reencontrar sua amada e protegê-la, mas parece não entender, ou não querer entender, o que está bem claro para sua filha: a viagem poderia reunir sua família e lhe dar a casa e o amor materno que nunca conheceu, mas também, e mais provavelmente, pode colocar sua própria existência em risco.

"Quando eu era jovem, aprendi a contar com a perda. Cada vez que dormia, alguma coisa desaparecia. Cada vez que acordava, alguém tinha ido embora. Mas... também aprendi que criamos alguma coisa nova todos os dias. E seja o que for, vivemos essas coisas enquanto elas duram. (...) Paraíso é uma promessa que nenhum deus se incomoda de cumprir. Só existe o agora, e amanhã nada será igual, gostemos disso ou não."

Quando o desejo de seu pai parece perto de se realizar, a maior aventura da vida de Nix tem início, e um dilema a acompanha durante todo o processo: ajudar Slate em seu plano mesmo que isso coloque sua vida em risco, ou escapar enquanto há tempo.

O Mapa do Tempo é um livro jovem adulto de fantasia narrado em primeira pessoa pela protagonista, Nix, que tem 16 anos e não conhece outra vida além da que tem ao lado de seu pai e da tripulação do Temptation, cortando mares e viajando no tempo através dos mapas que possuem.

A autora introduziu no enredo várias lendas, mitos e seres fantásticos, o que dá a essa narrativa um tom mágico extraordinário. A ambientação foi, em minha opinião, um ponto forte no livro, pois a autora não economiza ao descrever os cenários paradisíacos do Havaí, seus mares, florestas e costumes. Me senti dentro da história e minha vontade de visitar o estado americano só aumentou!

Além da Nix e do Slate, outros personagens também vivem no Temptation: Bee, uma mulher que convive com o fantasma da falecida esposa, Ayen; Rotgut, um ex-monge fugitivo e Kashmir, um jovem ladrão Persa. Senti falta de mais sobre esses personagens, suas histórias e como eles chegaram ali. A autora os apresenta de forma muito resumida, e espero reencontrá-los nos próximos volumes da série.

Nutri um carinho especial pelo Kashmir, melhor amigo da Nix, corajoso e sempre disposto a proteger sua amiga, o navio e seu Capitão, além de lutar e defender o que acredita. Claro, existe aqui um possível interesse amoroso. Na verdade, um possível triângulo amoroso com um outro personagem que aparece mais adiante no livro. Quem acompanha o blog sabe que não gosto de triângulos amorosos, e, infelizmente, não foi diferente com esse aqui.

Lembrando que esse é um livro jovem escrito de forma leve e simples que e possui sim alguns dilemas adolescentes, que a autora costura muito bem e não pesa a mão na hora de desenvolvê-los.

The Girl from Everywhere: O Mapa do Tempo é um livro de fantasia onde magia, história e mitologia andam de mãos dadas. Certamente uma leitura que indico a todos!

A editora Morro Branco criou uma capa original para o livro e ela está ainda mais bonita que a americana. A revisão está impecável e também a tradução. No meio do livro encontramos alguns mapas, lindíssimos, que deixam o leitor ainda mais próximo e ligado à trama.

Leiam! :)

Resenha com fotos da edição e mais detalhes no blog:

site: http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/2017/12/resenha-girl-from-everywhere-o-mapa-do.html#more

Nicoly Mafra 29/11/2017

#ResenhaNickMafra: THE GIRL FROM EVERYWHERE: O Mapa do Tempo | @heidi.heilig | @editoramorrobranco | Nota: 5.
Nix é uma garota de dezesseis anos que viveu sua vida inteira a bordo do Temptation, um navio pirata que já navegou por muitos mares e tempos diferentes. Nix e seu pai, o Capitão Slate, são viajantes do tempo, e tudo que eles precisam é do mapa certo para viajar a qualquer tempo e lugar, real ou fantástico.

Mesmo podendo ir para qualquer lugar do mundo, ou da imaginação, o Capitão Slate está em uma missão para achar um certo mapa: Honolulu, 1868. Com esse mapa, Slate poderá viajar no passado, até o momento em que Nix nasceu, e salvar o amor de sua vida; porém, poderá pôr fim à existência de Nix.

Em uma aventura épica entre águas desconhecidas, Nix terá que decidir qual caminho deverá tomar, antes que seu pai encontre o mapa e o tempo de Nix termine. Serão muitas provações, mas as recompensas serão únicas.

"The Girl From Everywhere: O Mapa do Tempo" possui todas as características que eu gosto em um livro de fantasia. A autora, Heidi Heilig, utilizou fatos históricos reais, adicionou aquela pitadinha de magia, criou personagens incrivelmente carismáticos e uma protagonista maravilhosa e desenvolveu um enredo super intrigante, que me deixou imersa nesta fantasia épica!

Outro ponto que eu adorei neste livro foi o romance! Embora seja bem leve e sutil - a história não foca muito neste ponto -, e role um pequeno triângulo amoroso, o romance neste livro é fofo, deixou meu coração quentinho e fez com que eu torcesse muito para que meu ship desse certo. Não vou me prolongar neste ponto, por motivos de spoilers, mas AMEI!

Este foi meu primeiro contato com a escrita de Heide Heilig e estou apaixonada! A fantasia criada para este livro é fascinante, os personagens são envolventes, e a autora soube concluir muito bem este primeiro volume - quero logo o segundo livro, @editoramorrobranco!

Recomendo muito este livro aos fãs de fantasia; uma história épica com viagem no tempo, ladrões, criaturas mágicas e muita aventura!

site: www.instagram.com/nickmafra
@donzelaobscura 30/11/2017minha estante
Amei sua resenha!!!

Nicoly Mafra 30/11/2017minha estante
Muuito obrigada! Amei esse livro!

@livrosmundofantastico 01/08/2018minha estante
Parece ser uma história bem envolvente.São quantos livros?

KATH DOURADO 28/12/2018minha estante
Depois de ver sua resenha, vou ler com certeza!!! Eu sempre olho suas opinioes sobre os livros, pq temos o gosto mto parecido. bjs!!!!