Nunca Vi A Chuva

Nunca Vi A Chuva Stefano Volp

Resenhas - Nunca Vi A Chuva

Karinabelarmino 10/06/2024

Bom, mas faltou alguma coisa
Lucas descobre, aos 19 anos, que tem um irmão gêmeo. A partir daí há uma reviravolta em sua vida e de toda sua família.
A leitura é fluida e gostosa, acredito que tinha tudo pra ser ótimo, mas a visão a partir do diário do Lucas se torna meio cansativa.
Também senti falta de desenrolar melhor personagens grandes, como por exemplo a mãe do Rafael, que é uma figura importantíssima e foi pobremente descrita.
Os plots não são bons nem ruins, fica no meio do caminho pro óbvio.
Por ser um livro curto e que aborda um tema importante como a deficiência visual, vale a leitura!

julhiasz 10/06/2024

Simplesmente não sei definir o que esse livro me causou, fiquei emotiva desde o início da leitura. É tão forte, tão íntimo, existem tantas reviravoltas, tantas emoções.
Com toda a certeza posso afirmar que é um dos melhores livros nacionais que eu já li, mudou a minha percepção de vida, como eh enxergo os outros e como enxergo a minha vida. Leituras são assim né? Mexem com gente.

lusfreittas 10/06/2024

LINDO E FRUSTRANTE
Esse livro é lindo demaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaais.

Não tem um erro, um nadica de nada pra falar mal desse aqui. ele é perfeito de todas as maneiras, mas é muito frustrante no final galera, vao preparados para chorar um pouquinho

Julianne30 09/06/2024

Nunca vi a chuva é um livro sensível e de fácil leitura, é muito bonito ver o crescimento do personagem Lucas e a riqueza da simplicidade.
Ele nos ajuda a enxergar a forma que vemos nossos problemas como grandiosos sendo que há tanto para ser grato, dificilmente paramos para olhar a dor e a dificuldade do próximo, o livro retrata isso com leveza.

Nestor14 08/06/2024

Como algo tão comum pode ser tão inovador?
É um diário! Não me recordo se isso fica explícito na apresentação da obra. Então, por se tratar de um diário, os eventos descritos já ocorreram, e antes de ser passado aos leitores (nós) é passado por Lucas (quem escreve). Ao decorrer da obra me questionei quanto à fidelidade de Lucas ao narrar os fatos, e em alguns momentos ele parecia ser congruente, por muitas vezes ser contraditório e fiel à personagem "Lucas".
Então, não recomendo que leve muito a sério críticas sobre eventos que parecem não ter um desfecho ou informações duvidosas, é apenas o diário do Lucas e como ele enxerga as coisas. Isso vale para as minhas críticas!
O fato de eu negar a quinta estrela se dá pela minha incapacidade de confiar em determinadas situações que são muito simples de lidar, sendo pouco convincentes ou "fiéis à realidade" como muitos costumam criticar obras de... ficção. Entretanto, mesmo a ficção requer um pouco de senso de realidade, então para tudo há um limite.
Em poucas palavras, me admira a mente de Stefano Volp e as situações que fomos postos tendo como única direção a maneira de enxergar e refletir da personagem Lucas.

Fernanda 07/06/2024

Gostei
Assim não é o livro que eu costumo ler mas eu gostei da escrita e talvez eu releria o último capítulo a "conversa con o leitor " achei bem importante. Claro que eu tb queria um final melhor do livro mas não podemos ter tudo que queremos kkkkkk

Elis Miranda 06/06/2024

?A chuva lá fora. É, a chuva?
A história é envolvente, os personagens cativantes e o final é emocionante, delicado. Foi uma leitura leve e muito boa, o livro é lindo demais!!

Silmara Rodrigues 05/06/2024

Assim é a vida
A princípio, "Nunca vi a chuva" me deixou receosa, uma história narrada em um diário onde o protagonista tem tido frequentemente pensamento su*cidas... No entanto, aos poucos a narrativa foi criando leveza, intimidade, humildade e, principalmente, envolvimento. Uma história sobre amizade, família, relações e resignificação.

Thalia Plaine 05/06/2024

Não gostei da leitura, achei tudo meio sem pé nem cabeça.
O autor não teve criatividade nem pra inventar alguém no final do livro pra ser o responsável pela mensagem que o Lucas recebe.
Vários acontecimentos corridos e jogados lá pra tentar dar uma emoção que não funcionou.
Acho que minha pior leitura do ano até agora!

Jandira.Antunes 05/06/2024

A alegria de imaginar .
Bom eu sou suspeita de falar sobre este tipo de livro, mas confesso que estou extasiado com essa história. Primeiro lugar eu lido com muita gente sofrendo de ansiedade e depressão.
Já recomendo pra todos, porque é uma excelente ferramenta para ouvir sem julgamento e óbvio indicar a pessoa a um profissional de saúde específico.

Por incrível que pareça recebi uma visita a mesma me contou que ela tinha um vazio dentro dela com o abandono do pai.

A situação dela é igual do Lucas com todo dinheiro e mesmo assim havia um vazio

Ela disse que depois do nascimento do filho, continua, mas após passar por terapia aquele bloqueio foi desaparecendo, começou a sentir amada pelo esposo e filho, pois antes sentia que não era amada por homem algum, por causa do bloqueio que tinha dentro dela que foi abandonada pelo pai ,esse relato,e com o livro me fez refletir bastante sobre a vida.

O livro inteiro é magnífico, o final me fez chorar deixei aqui pra você ler .

Hoje, me sinto pronto para me reencontrar com a doutora Paloma e perguntar a ela por qual motivo estou ali. Quero falar mais sobre tudo o que sinto desde que ouvi aquela conversa porque, no final das contas, estou entendendo o quanto isso é bom para mim, me derramar para alguém, como quando faço com você. Se tenho depressão, quero que me digam de verdade e que me ensinem o possível sobre lidar com a doença. Se meu irmão consegue con- viver com a cegueira, poderei enfrentar esse problema também. Sinto muito, mas nunca irei te contar quem foi a pessoa da mensagem. Não seja curioso demais! A vida não precisa de tan- tos segredos, eu sei. Mas o que seria de nós se não pudéssemos proteger as virtudes que nos deixam vivos?

Apesar de ser um amigo compreensível o suficiente, você nunca me entenderia nesse ponto. Então... arrisque um chute. Tente adivinhar. É o máximo que você vai poder fazer.

Enquanto isso, vou continuar olhando para as minhas cicatri- zes e sorrir por dentro ao saber que elas me ensinam sobre mim. E que tudo o que eu fiz comigo mesmo não tem mais um efeito negativo aqui no peito. As coisas vão ficar melhores.

Obrigado, doutora Paloma, pelo incrível presente... o diário, é claro.

Incrível eu amei o livro simples assim.....

iwantedtobeabird0 02/06/2024

Nunca vi a chuva
Imagina o quão chocante é descobrir depois de 19 anos que você tem um irmão gêmeo. Eu fiquei chocada com a estória, e sem dúvidas o nosso protagonista também.

A mensagem que o livro passa é muito bonita, a conexão que os dois irmãos possuem é muito linda e emocionante. Gosto da forma como o autor retratado o sentimento de algo incompleto, pois mesmo sem saber da existência um do outro, o sentimento de vazio sempre existiu em ambos, como se mesmo que as coisas estivessem boas, algo ainda faltava. A relação dos irmãos é muito bem construída ao longo do livro, ambos são personagens bastante cativantes. E quando descobrimos o significado do nome do livro, tudo se torna ainda mais sensível.

Porém como nem tudo são flores, o desenvolvimento do resto da estória deixou muito a desejar. O início é interessante, mas do meio para o final parece que o autor se perdeu, talvez se tivesse mais páginas o desenvolvimento do enredo fosse melhor. Também não me agradou a forma que a depressão do Lucas foi retratada, como se bastava ele encontrar seu irmão gêmeo que iria se curar.

Isabela.L 02/06/2024

É sobre isso....
Cheguei a ver algumas resenhas, e pessoas falando que o livro poderia ter se desenvolvido mais...mas acho que ficou dentro do que esperava. Uma história linda de dois irmãos gêmeos, se reencontrando por acaso, se descobrindo. Mundos diferentes, desafios vividos diferentes. E o amadurecimento de um deles é lindo, emocionante. E o amor de irmãos mostrando que a ligação foi além da genética deixa tudo melhor.
Marcelo1119 02/06/2024minha estante
Esse livro me marcou profundamente, o amor entre dois irmãos que foram separados e cada um com uma vida diferente, um era rico e morava fora do Brasil e o outro pobre e cego. Como o amor e a empatia faz com que eles se unam cada vez mais. Amei o livro.

Isabela.L 02/06/2024minha estante
Também adorei!!! A escrita dele é super cativante também!