Coisas Frágeis

Neil Gaiman
Neil Gaiman

Resenhas - Coisas Frágeis

Andrea 05/04/2012

Mais para não gosto do que gosto
Ao pensar nos nove contos de Neil Gaiman a primeira palavra que me vem à mente é: estranho. Mesmo passados alguns dias após o término da leitura, ainda não sei se gosto ou desgosto.

A escrita é rápida, algumas vezes subentendidas, outras escandalosamente diretas. Mas uma coisa é certa: não é leitura para quem gosta de histórias bonitinhas, mas também não chega a surpreender fãs de contos fantásticos em algumas de suas histórias.

Meu conto favorito foi “A Vez de Outubro”, ao relatar a decisão do filho caçula ao se sentir inferior aos seus irmãos mais velhos. O que parecia uma birra de pré-adolescente, mostra o quanto às comparações podem influenciar nos caminhos de quem não tem força para lutar contra.

A ironia, na minha opinião, ficou no conto “O Pássaro-do-Sol”, onde o desejo pelo diferente parece uma maldição que atinge gerações das mesmas famílias. Já o “Monarca do Vale” coloca ação, mitologia e uma certa lição de moral.

Resenha completa em: http://literamandoliteraturando.blogspot.com.br/2012/03/coisas-frageis.html

Sal 21/02/2012

Bom!
Textos criativos, ligeiramente obscuros e inteligentes.
Talvez por limitação minha, não me contento com histórias que não tem um fianal conclusivo e amarrado. Algo como tudo mundo fica feliz, ou todo mundo morre, enfim, que termine de fato. A ausência disto em alguns contos é o único porquê que não dou a nota máxima.

Camila(Aetria) 17/02/2012

Diferente
Os contos são extremamente perturbadores.
E houveram alguns que honestamente me trouxeram à mente a escrita de Stephen King. Principalmente os do Sr. Alice e o do "Como conversar com garotas em festas".
E digo honestamente que quando li o Lembranças e Tesouros não gostei. Sei lá o porque. Mas quando cheguei no O Monarca do Vale, mudei de opinião e fiquei com vontade de ver mais histórias sobre o Sr. Smith e o Sr. Alice, tanto que julgo esse conto meu preferido, juntamente com o Como conversar com garotas em festas e O Pássaro-do-sol.
Em algumas partes me irritou um pouco não ter uma chave para uma conclusão mais clara, mas ao mesmo tempo achei incrível o fato de logo após ler a gente ficar pensando freneticamente em soluções para os tantos mistérios presentes em cada conto. Em alguns as conclusões são muito mais fáceis, em outros um quase nada de ajuda lhe é dado.
E me encantou muito a introdução de cada conto. Ela ajuda muito a saber um contexto, uma explicação, a origem de cada coisa.

Pandora 31/01/2012

As "coisas frágeis" são, na verdade, perturbadoras. A capacidade do autor de se colocar na pele das personagens e construir narrativas tão diferentes entre si - como diversas são as pessoas que retrata - é um dos grandes trunfos do livro. Sem contar que os contos são interessantes a ponto de te envolver, sem que você tenha tempo de se cansar deles.

Lucas 30/01/2012

Um excelente livro de um dos autores mais celebres que já li nos últimos tempos, um conto atrás do outro ao qual você têm vontade de não parar da primeira a última página. Recomendo a todos que gostam de contos mais adultos, sombrios, intrigantes e até engraçados.

Gandarella 05/01/2012

Delicioso
Que leitura deliciosa, passear entre os melhores contos de Neil Gaiman e me sentir dentro de cada história.
O jeito, todo especial, de que Gaiman tem para nos contar suas historietas realmente nos transporta para dentro de cada conto, como se estivéssemos ali junto aos personagens.

Diego Matos 22/12/2011

Uma lição de criatividade
Nos contos que compõem o Mémorias Frageis, Neil Gaiman mostra sua versatilidade ao escrever diversos contos com supreendendo pela qualidade de cada dos mesmos.

cleitonmaranhao 15/11/2011

Surpreendentemente incrível!
Coisas Frágeis reúne diversos contos escritos por Neil Gaiman. A narrativa é completamente alterada a cada conto e a sensação ao acompanhar o livro é a de ficar com o coração na boca.

Thyeri 05/11/2011

www.restaurantedamente.com
Esse é o segundo livro de contos que leio de Neil Gaiman, e posso dizer que não deixou a desejar em relação à Smokes and Mirrors. Gostaria, primeiro, de comentar sobre a capa do livro, que achei perfeita (!!!), ela transmite exatamente o que será vivenciado quando o leitor imergir na narrativa de Gaiman. A beleza dos olhos, contrastando com a pele envelhecida se descascando, e por trás aparecendo outra nova e delicada; e o sangue escorrendo pela narina, apenas um filete...

E de maneira geral é isso o que os contos nos transmitem, pois vemos uma mistura de temas que o autor consegue juntar como só ele é capaz. Em "O Problema de Susan", ele consegue fazer com que a trama leve de C.S. Lewis se transforme em algo assombroso quando analisa o destino de Susan e o fardo que esta carrega.

Meu conto predileto foi "Golias", quando Gaiman nos apresenta um homem vivendo e revivendo sua vida de formas diferentes, e aos poucos descobrindo como tudo é efêmero e ilusório, e que é possível viver uma vida inteira em apenas 20 minutos. É revivendo a alegoria trazida em Matrix que Neil Gaiman nos traz essa belíssima e aterradora estória.

Outro destaque é "O Fatos no Caso de Partida da Senhorita Finch", onde primeiro nos é relatado o desfecho da estória para depois conhecermos seu início e meio. Nela somos levados à apresentação, junto com os personagens principais, num circo um tanto quanto diferente. No subterrâneo de Londres os personagens entram em nove salas, cada uma guardando "um pesadelo, um deleite, uma maravilha diferente (...)".

São estórias bem diferentes, pelo menos as que estou acostumado de ler, mas muito bem escritas e construídas. Uma ótima leitura para quem quiser sair um pouco de seu lugar comum. Afinal, com Neil Gaiman, não existem lugares comuns, e se você achar que sim, é por que não está olhando direito...

"Acho... que prefiro me lembrar de uma vida desperdiçada com coisas frágeis, a uma vida gasta evitando a dívida moral." (Neil Gaiman)

Yasmin 23/10/2011

Perfeito

"(...) Me ocorre que a peculiariedade da maioria das coisas que consideramos frágeis é o modo como elas são, na verdade, fortes. Corações podem ser partidos, mas o coração é os mais fortes dos músculos, capaz de pulsar durante toda a vida, setenta vezes por minuto. Até os sonhos, que são as coisas mais intangíveis e delicadas, podem se mostrar incrivelmente difíceis de matar..."

Tudo o que você espera de Gaiman está ai. São contos de diferentes fases da vida do escritor e na introdução o próprio fala um pouco de como cada um surgiu e que época. A sinopse de ambos já deixa tudo muito explicado e funciona como uma resenha. Uma boa resenha. Não dá muito para descorrer sobre um livro de contos, mas posso deixar aqui a sugestão expressa: leia!

Os meus contos favoritos no livro 01 são: "A Vez de Outubro", onde os meses se reunem para contarem histórias e acontecimentos, "Lembranças e Tesouros", "Os Fatos no Caso da Partida da Senhorita Finch", uma ida ao circo, ilusionismo ou realidade e acontecimentos muito estranhos ao fim, "Golias", uma ficção cientifica muito boa, máquinas, computadores, dois mundos, juro que esse daria um livro e "O Monarca do Vale", que é um conto de Deuses Americanos, com Shadow na Escócia,

Continue lendo: http://cultivandoaleitura.blogspot.com/2011/10/resenha-coisas-frageis-i-e-ii.html