Coisas Frágeis

Neil Gaiman
Neil Gaiman

Resenhas - Coisas Frágeis

Jéssica 04/03/2024

Essa nota é mais sobre meu gosto literário
Acredito que o gênero de leitura, me levou não apreciar essa obra como tantos outros.
O autor é muito talentoso sim. Porém, não foi um livro que me agradou ou que recomendaria.

Alle_Marques 07/02/2024

"Afinal, existem tantas coisas frágeis. Pessoas se despedaçam tão facilmente, sonhos e corações também."
...
[...] Do alto da arvore dava pra ver o mundo todo. Um fio de luz começava a despontar no céu, ao leste.
Tudo esperava. A noite estava terminando. O mundo prendia a respiração, preparando-se para recomeçar. [...]
...
Tem contos bons, outros medianos, uns de fantasia, outros mais engraçados, outros mais tensos, mas todos bem escritos, rápidos e imersivos. Todos fazem jus ao título.
-- 1. UM ESTUDO EM ESMERALDA - 4,5/5
É um conto surpreendente, bem escrito, criativo e imersivo, ambos os mundos utilizados pelo autor, "Lovecraft" e "Sherlock Holmes", são completos opostos, mas Gaiman conduz a história de um jeito que faz com que ambos os mundos funcionem muito bem juntos e ainda consegue nos entregar uma história de detetive única e memorável, além de um suspense cósmico muito bem feito.

É claro que, de tanto que gostei dessa mistura de mundos, adoraria ver mais disso, um livro inteiro talvez ou até outras histórias, outros contos, em ambientes semelhantes, mas a história teve o fim que merecia, termina quando tem que terminar e não se estende além do necessário.
-- 2. A VEZ DE OUTUBRO - 4/5
O conto mescla muito bem o mórbido com a inocência infantil, a estranheza das situações com as brincadeiras das crianças, e o final é corajoso, diferente do esperado, é fácil ficar reflexivo depois dele, se perguntando o que realmente aconteceu e o que aquilo tudo significava.
Os "narradores", contadores de histórias, são interessantes também, no início foi difícil deixar de lado a sensação de serem duas histórias em uma e fácil considerar que a primeira parte, dos tais "narradores", era descartável, mas o final afastou essa impressão, pelo menos o suficiente para conseguir aproveitar o conto como um todo.
-- 3. LEMBRANÇAS E TESOUROS - 3/5
O protagonista é detestável, assim como todos os outros personagens, é uma história cheia de coisas revoltantes e situações quase absurdas, mas que beira ao realismo, deixando tudo ainda mais incomodo, a escrita mais informal também funcionou muito bem com o clima da história.
-- 4. OS FATOS NO CASO DA PARTIDA DA SENHORITA FINCH - 3/5
É uma história divertida e interessante, com um humor áspero e situações criativas, o circo é uma coisa curiosa, difícil de entender, mas que abre espaço para muitas teorias, especialmente sobre seu objetivo com tudo isso. Terminamos tão confusos quanto os protagonistas, mas considerando a personalidade da Senhorita Finch, não o suficiente para querer que alguma coisa mude.
-- 5. O PROBLEMA DE SUSAN - 3,5/5
É uma boa forma de refletir sobre as questões da personagem e mostrar a injustiça da sua situação.

Me deixou pensativa e morrendo de vontade de reler "As Crônicas de Nárnia", agora, se funciona tão bem para quem nunca leu os livros e não sabem do destino da Susan neles, aí eu duvido, infelizmente.
-- 6. GOLIAS - 3/5
Pra mim, a ideia foi melhor do que a execução. É meio confuso e o "grande objetivo final" poderia ter sido melhor trabalhado, assim como o protagonista, é muita loucura e assim como os personagens da história, eu também dificilmente acreditaria nele, mesmo lendo já foi difícil.
-- 7. COMO CONVERSAR COM GAROTAS EM FESTAS - 3/5
Meio confuso as vezes, especialmente no início, se fosse melhor explicado, melhor aprofundado, não prejudicaria em nada na história, mas não é ruim, a estranhezas das situações, das conversas e das meninas, mais a normalidade na qual os meninos tratam tudo, beiram ao absurdo, mas deixam a história divertida, única e curiosa.
-- 8. O PÁSSARO-DO-SOL - 3/5
O excesso de personagens e a forma rasa como foram apresentados me tirou bastante da história, ela, por sua vez, é diferente e criativa, mas até o final foi difícil gostar.

De qualquer forma, talvez esse seja um daqueles casos em que releituras futuras sirvam para entender, gostar e apreciar a história da forma como ela merece.
-- 9. O MONARCA DO VALE - 3/5
Foi apenas confuso, mas como ainda não li "Deuses Americanos", então deve ser por isso. Deve funciona bem melhor pra quem já leu essa outra obra e conhece os personagens, mas pra mim, infelizmente, isso não foi possível.
...
Não é uma coletânea para todo mundo, infelizmente. Está cheio de histórias que você precisa conhecer a "base", o original, para entender e aproveitar, como conhecer o trabalho do "H. P. Lovecraft", "As Crônicas de Nárnia" e alguns dos trabalhos do próprio Neil Gaiman, quem tem todas as referências irá consegue aproveitar a obra como um todo, quem não tem, infelizmente, pode achar isso bem difícil.
2° Livro de 2024, 2ª Resenha de 2024
Desafio Skoob 2024

Aifos12 03/01/2024

A genialidade do Neil Gaiman
Esse livro é de contos, então, lê-lo foi bem rápido. (um dia )Quando eu li resenhei cada conto separadamente, então vou transcrever minhas opiniões aqui:
UM ESTUDO EM ESMERALDA (5 ESTRELAS)
Amo mistério e Sherlock Holmes, a escrita do Neil se aproximou bastante ao que consumi de Conan Doyle, ao mesmo tempo nos fazendo acreditar que sabemos quem são os personagens, mesmo com seus nomes jamais mencionado, a mistura de elementos fantasiosos adicionou uma ambientação sombria e a perspectiva do Sherlock mal é genial.
A VEZ DE OUTUBRO ( 3,5 ESTRELAS)
Talvez eu não tenha compreendido completamente o conto, mas a minha interpretação é: muitas vezes na infância somos colocados a sombra de outras crianças e as vezes dentro da nossas própria família, nesses locais onde somos moldados as circunstâncias e não necessariamente escolhemos o que fazer (resumo da infância).
LEMBRANÇAS E TESOUROS (4,5 ESTRELAS)
Isso sim foi surpreendente, a mudança abrupta de escrita do Neil, a história perturbadora desse personagem desprezível. Obscuro, sujo, envolvente e pesado. Achei realmente muito bom, Neil é muito versátil.
OS FATOS NO CASO DA PARTIDA DA SENHORITA FINCH (3,5 ESTRELAS)
Que viagem foi essa, doido? Eu achei aquele humor bem tragicômico, principalmente por tratarem o final como se nada tivesse acontecido.
OS PROBLEMAS DE SUSAN (2 ESTRELAS)
Não vou comentar (não li crônicas de Nárnia)
GOLIAS (4 ESTRELAS)
Começou vibe guia dos mochileiros das galáxias, depois foi maluquice tipo A Origem e terminou com um final muito real e trágico.
COMO CONVERSAR COM GAROTAS EM FESTAS (3,5 ESTRELAS)
Homem não escuta o que mulher fala, é a minha conclusão. O final me deixou curiosinho.
O PÁSSARO DO SOL (5 ESTRELAS)
Esse foi muito divertido de ler, além de ter uma história super fofa do porque foi escrito. Me senti super envolvido e amei os personagens.
O MONARCA DO VALE (2,5 ESTRELAS)
Não li Deuses Americanos, ache bah.

vivz_zi 28/12/2023

Ótimo pra conhecer o autor?
Eu comprei esse livro de uma moça da faculdade sem pretensão nenhuma só por causa da capa e do título, quando eu descobri que eram contos fiquei um pouco desanimada, porém, surpreendentemente eu gostei de todos os contos, poucos me entediaram no começo, e a maioria despertou aquele interesse de sempre continuar lendo.
As histórias são mais puxadas pro mistério e amplificam o espaço de reflexão, achei que a maioria dos contos entregou o que propôs, algumas coisas eu li sem guardar grandes ensinamentos nem nada mas a leitura em si foi bem agradável, acho que é um ótimo livro pra quem quer recuperar o hábito de ler.

jacarepaguá_blues 21/12/2023

Intrigante. Repulsivo. Mágico.
O texto é fácil de ler e flui que é uma beleza. Cada história (curtinha) te apresenta um retalho diferente do universo. É uma imaginação que transborda e te leva pra situações loucamente distantes entre si. Por vezes perturbadoras, em outras tantas, mágicas.

De modo que, mesmo que um conto ou outro não te pegue tanto, quando um deles te pega, meu amigo, vale totalmente a pena.

EddyBrown 30/07/2023

Livro de fato agradou-me...
Há contos interessantes e intrigantes e outros nem tanto. Mas gostei ainda mais do último conto ... desfecho que elevou minha espectativas!

Sandro 17/06/2023

É um livro muito gostoso. Sua leitura é muito prazerosa, daquela que você sente orgulho de ter concluído. É interessante a sensação de “ler uma obra que poucos lerão” (falo das pessoas que não gostam de ler, obviamente). A narrativa lhe dá milhões de idéias e possibilidades ao seu término. Existem muito “sés” que quase me derão uma vontade gigantesca de sentar na frente do computador e começar a escrever.s. Leitura recomendadíssima para quem gosta de aventura, fantasia, ficção científica, histórias de detetive e tantos gêneros que estão presentes neste livro e aparentemente despretensiosos, porém sublime e mágico!

Mariana 29/04/2023

Alguns contos muito bons.
A vez de Outubro, O problema de Suzano, Golias.
Outros bem mais ou menos
Um estudo em esmeralda, O monarca do Vale, O pássaro do Sol.
Outro beeem ruim.
Como conversar com garotas em festas,
Gosto muito da Gaiman, seus contos são ótimos para passar o tempo.

Ricardo.Estevez 17/04/2023

Contos
Por ser uma coletânea de contos é difícil avaliar de forma geral, alguns foram bem legais enquanto outros, principalmente Lembranças e Tesouros, que são bem aleatórios

baradam 04/03/2023

Vários contos bons, alguns perfeitos
O conto sobre Sherlock é muito divertido, mas os que se destacaram para mim foram "a vez de outubro" incrivelmente fofo e macabro. Em "O problema de Susan", Neil Gaiman corrige o final de as crônicas de Nárnia do CS Lewis kkkkkkkkk. "Golias" é um deleite para os fãs de matrix e ficção científica no geral. E o meu favorito desse livro "O monarca do vale" é um spin off maravilhoso de deuses americanos, me deixou nostálgico.
EddyBrown 27/07/2023minha estante
Tô lendo e confesso que de fato não tô curtindo muito. Há contos aí que beleza mas outros já são meio que desanimam. Mas vamos la até o fim do livro né!

Claudio Fly 25/01/2023

A mente obscura de Neil Gaiman
Neste período fiz a seleção de algumas leituras que infelizmente estavam paradas na estante, o corre-corre diário tem contribuido com esta realidade. Porem neste ano pretendo me dedicar mais na leitura diária. Assim resolvi seguir as minhas metas de leitura com Coisas Frágeis (Neil Gaiman), até pelo prestígio que tenho pelo autor. Acho formidável suas narrativas e contos de prender a atenção até o final da história.

Em Coisas Frágeis, Neil Gaiman retrata uma ambientação medonha com histórias que beirão da realidade à ficção, do mistico ao apoteótico. Sempre adaptando diálogos e situações que são marca registrada de uma leitura que vai ser prolongar de uma forma tão agradável que o devoramento da obra é inevitável.

A obra e composta por dois livros de aproximadamente duzentos à duzentos e cinquenta páginas, capas lindíssimas feitas pelo artista Rod Simeon. Achei legal que alguns contos tem referências diretas de outras obras literarias inclusive de livros do próprio Neil Gaiman, como "Deuses Américanos".

Destaque para o conto "A vez de Outubro", umas histórias super interessante que em determinados parâmetros lembra "Deuses Américanos ". Ao melhor estilo Neil Gaiman, tem uma particularidade muito agradável de ler é empolgada de forma positiva a leitura que só melhora.

Fica a indicação para uma ótima opção de leitura rápida, onde se pode absorver as criações de Neil Gaiman, e pensamentos que fazer deste um dos meus autores favoritos da vida.

Boa leitura!

Mayara945 21/12/2022

Estranho
Segundo livro do autor que leio. O primeiro foi Coraline.
Uma coletânea de contos curtos. No geral, não gostei. O autor traz um clima de sobrenatural em todas as histórias, as vezes de macabro. Mas até para ser estranho é preciso ter sentido. Algumas histórias até me prenderam por um momento, mas no final, não havia sentido algum e nem uma ?lição? pra ensinar.
EddyBrown 27/07/2023minha estante
To lendo e tá tipo assim: uma coisa agrada e outra não... desanima até mas vamos até o fim né kkk

Emi 09/07/2022

Tem contos ruins e chatos e outros bem legais...
achei interessante ter a historia por trás dos contos no começo... pq ou como foi o contexto da criação...
Não é um livro que eu indicaria a leitura..