Coisas Frágeis

Neil Gaiman
Neil Gaiman

Resenhas - Coisas Frágeis

VinAcius49 18/02/2021

Não há nessa seleção de contos algo que não tenha me entretido. Neil Gaiman é um autor que agora eu quero, ainda mais, consumir de sua obra.

Leonardo.Heffer 09/01/2021

Oscilante
Neil Gaiman ainda é uma incógnita pra mim. Em Coisas Frágeis esse sentimento só se reforça. Uma coletânea de contos que não possuem necessariamente uma linha temática que os comete e justifiquem estar unidos em uma.punlicacao, a não ser o fato de serem do Neil Gaiman, as 9 histórias aqui cobrem uma imensidão da sua capacidade mutavel de escrita, e infelizmente, pra mim, sua capacidade de ir do espetacular ao meia boca até chegar ao ""sim e daí?".

Ok, contos não precisam ter finais fechados. Ok, contos não precisam ter moral de história (mas se tiverem, vai ser um combo perfeito) porém também não precisam ser apenas um recorte de uma realidade fantasiosa do qual não chega afetar a sua vida - e o pior, ainda ser um texto razoável, nada surpreendente.

Não falo aqui da capacidade criativa de Gaiman, nem mto menos da sua capacidade de brincar com as palavras, porém existem histórias que não me afetaram. E no caso desta coletânea, boa parte não fizeram isso. Nem mesmo o conto maior do livro, que é um resgate do mundo criado por ele em seu livro "Deuses americanos".

Pra mim os melhores foram apenas dois: "Lembranças e Tesouros" e "Golias" (conto esse desenvolvido para o site do filme Matrix e que conseguiu até me emocionar. menção honrosa do qual não sei ainda se gostei do final, porém foi agradeço em determinados momentos: A Vez de Outubro.

Aos fãs de Gaiman, daqueles que lêem até lista de supermercado do cara, sejam bem vindos. A todos os outros, leiam apenas esses dois contos que falei e sigam suas vidas para outras leituras. Esse é o melhor conselho que posso dar.

Jessica Alves 02/12/2020

Neil ??
Neil Gaiman aqui reúne alguns de seus contos para nos lembrar da fragilidade existente até no mais durão. Cada conto traz uma história que entrelaça realidade e fantasia e nos mostra mais uma vez seu talento para nos cativar através da sua escrita.

Jacqueline.Carvalho 31/10/2020

Muito místico e fantasioso
Primeiro livro lido do autor e fiquei muito curiosa em ler outros pois achei seu estilo limpo e fluido, muito gostoso de ler. O livro reúne 9 contos, bem distintos entre si, mas onde a fantasia e o suspense para mim foram bem marcantes.

Lavínia Hanna 27/10/2020

Explêndido!
Esse é o tipo de livro que embarquei sem nenhum tipo de expectativas e me surpreendi. A obra constitui uma coletânea de vários contos escritos pelo Gaiman com os temas de terror, suspense, ficção científica e dentre outros. Foi meu primeiro contato com o autor e me apaixonei do início ao fim. A criatividade, autenticidade e desenvoltura conquistam o leitor a cada conto.
Meus preferidos – com toda certeza – foi “lembranças de tesouros” e “o monarca do vale”, eles possuem conexão dentre si e apresentam um tema mais de suspense.

Dani 25/08/2020

Primeira vez lendo contos do Gaiman e é muito bom. É uma coletânea de nove contos de gêneros diferentes que ressaltam a criatividade de Neil Gaiman. O conto Um estudo em esmeralda é tão interessante e traz uma versão de dois mundos tão diferentes juntos que se virasse um livro leria com certeza.

Diego Oliveira 23/08/2020

Um ótimo livro para quem curte histórias antológicas e realismo fantástico
Eu que já gosto bastante de filmes de antologia, achei que ia gostar desse livro também. São contos bem narrativos e lineares, não são tão descritivos, vão direto ao ponto. Quase todos contos possuem seu próprio universo. Achei bem interessante. São contos que se transportados para alguma série de TV antológica, ficariam ótimos, talvez em algum especial de "terror de halloween". Todos os contos são meio que "realismo fantástico". Muitos são como se acontecessem nos bastidores do nosso mundo, como é o caso de "A vez de outubro", no qual os meses do conversam sobre suas histórias na terra. Mas eles sempre caminham nesse sentido: de haver anjos, criaturas de outros mundos, a existência de outras realidades.
Meu preferido foi "Os Fatos no Caso da Partida da Senhorita Finch", pela forma como escala do real para o final fantástico. Golias também é interessante, foi como ver um novo episódio de Animatrix (até porque o conto foi escrito como material promocional do filme matrix na época). Minha única crítica talvez seja o último conto, pois como ele é baseado em Deuses Americanos, acredito que faltou informações pra mim já que não li Deuses americanos. Mas o resto acredito que todos estejam no mesmo nível e não possuem pré-requisitos.

Fabielli.Rocha 23/08/2020

Meio termo
Não é o melhor livro do Gaiman que já li, e também acredito que não seja o melhor para começar a conhecê-lo.

São pequenos contos, de universos variados que podem agradar as preferências mais diversas.

Walk 03/07/2020

Incrível. Neil é sempre genial e quando é necessário contar contos ele sempre surpreende e se supera em cada linha.

wagnergs 03/06/2020

Livros de conto do mestre Neil Gaiman. Uma ótima versão de Sherlock Holmes, o retorno ao mundo de deuses americanos. Vale a leitura.

Bia 13/04/2020

Incrível
Posso dizer que Neil Gaiman é um dos meus escritores favorito da atualidade, esse livro é incrível, sendo o conto premiado "Um estudo em esmeralda" o meu preferido, por é claro, ser uma clara referência a uma certa história de um detetive famoso.

A.Wesendonck 07/04/2020

Gaiman consegue reunir em um só livro, diferentes gêneros literários. Ele passeia da ficção científica a mitologia nórdica, mantendo o leitor instigado do começo ao fim.

Alves229 03/04/2020

Não é recomendável para uma primeira leitura
Sempre tive curiosidade em ler algo do Gaiman e esse livro surgiu como uma oportunidade, mas não sei se foi uma boa escolha.

Por se tratar de uma coletânea de contos, a diferença e a versatilidade encontradas na narrativa de cada conto torna um pouco difícil desenvolver um apego pela escrita do autor ou a compreender facilmente e isso pode desmotivar alguns leitores que não o conheçam ainda.

Mas, o livro em si, é bem interessante e deixa você instigado a ler mais obras do Gaiman para se aprofundar mais em seu estilo de escrita e na criatividade da sua mente.

Ceecii 04/03/2020

Esperava mais...
Comecei a ler o livro por uma recomendação da minha amiga. Eu esperava muito mais dos contos. Felizmente, apesar de ser o meu primeiro contato com Neil Gaiman, posso afirmar que ele sabe como contar histórias. Algumas realmente prende a atenção mesmo quando você não curte muito o rumo que ela vai dar, outras são tão chatas que tudo o que você faz é ler para ir logo pro próximo.

Os contos que eu mais gostei foram:
- A Vez de Outubro
- Lembranças e Tesouros
- Os Fatos no Caso da Partida da Senhorita Finch
- Como Conversar com Garotas em Festas
- O Monarca do Vale

Fiquei meio dividida em relação a Um Estudo em esmeralda por causa das várias vezes em que quis simplesmente passar as páginas e não me envolver muito com a trama, mas perto do final até que curti bastante.

Se você deseja um livro com vários contos curtos criados pela mente de um escritor meio doidinho e referência em literatura fantástica, então leia, não vai se arrepender.

Sabrina320 16/02/2020

Segundo contato
Fui procurar os livros de Neil por ter lido um livro da esposa dele, realmente nunca tinha prestado atenção a esse aclamado autor.
É meu segundo contato com ele, comecei com "oceano no fim do caminho" e vim para esse de contos... Acho que vou tentar um terceiro, só por insistência, mas até agora não conseguiu fazer de mim, uma fã.