Coisas Frágeis

Neil Gaiman
Neil Gaiman

Resenhas - Coisas Frágeis

Junno 28/07/2013

Um livro de vidas e coisas distintas
Cada autor tem uma pequena história para contar, não importa se é um best-seller ou um conto engavetado ou ainda está em seus sonhos e pensamentos, todo autor tem uma pequena história e esse é o objetivo da profissão, contar essas histórias. Nesses dois volumes de Neil Gaiman, é o que ele faz, ele conta as histórias de personagens distintos, feitas em épocas distintas de sua vida em ocasiões e pedidos diferentes.
Na primeira página do livro você vê a primeira tentativa que seria o título deste livro, que seria, Essa gente deve saber quem somos e contar que estamos aqui, título grande, mas em homenagem a HQ Little Nemo, mas como certas coisas não saem do Mundo das Ideias, essa saiu e se tornou Coisas Frágeis devido à um sonho de Neil Gaiman, neste ponto, ao ler a introdução do livro, eu senti não como se estivesse a ler apenas contos e histórias que talvez nem pudessem se unir ou entrelaçar, mas senti como se fosse realmente uma parte de Gaiman, seus gostos, seus sonhos, seu talento. Assim como qualquer romance seu, Coisas Frágeis é espetacular.
Então, na introdução, você encontra uma introdução de como ele chegou a fazer o conto, às vezes ele fala de algum premio de recebeu, mas isto de cada conto. Vou falar dos contos que mais me chamaram a atenção neste volume:
Coisas Frágeis Vol. 1
Um Estudo Em Esmeralda, eu sempre leio os capítulos e geralmente, não a sinopse e fiquei muito intrigado pois, o título, se o modificar Esmeralda por Vermelho, temos o primeiro romance com Sherlock Holmes por Sir Arthur Conan Doyle, Um Estudo Em Vermelho e eu adoro o Sherlock (haha), mas então descobri algo melhor, este conto é uma mesclagem de Sir Arthur Conan Doyle e H.P. Lovecraft, outro autor que merece um comentário separado. Então, o conto é muito bem esquematizado e o Gaiman faz uso o típico "Show, Don't Tell", ele não explica o mundo em que vivem os personagens, apenas mostra fragmentos e espera que você junte, o que é muito legal para fãs de H.P. Lovecraft.
O Problema de Susan, tenho que dizer que o livro Coisas Frágeis Vol. 1 te faz pensar em livros antigos e autores célebres. Prefiro não comentar muito e acho que se você pular o parágrafo dele falando sobre o conto, se torna muito mais divertido.
Golias, este é um dos melhores, mas também mais confuso por ter sido pedido para se fazer sendo baseado em Matrix, o primeiro filme, mas não deixa de ter um início, um meio e um fim muito bem feitos. É como se você estivesse vivendo na cabeça de um habitante da Matrix, que nem ao menos sabe ser a Matrix, o que o torna muito interessante, recomendo para fãs deste filme, mesmo que não curtam o autor, tentem achar na internet.
Como Conversar Com Garotas Em Festas, o título é incrivelmente estranho e te faz pensar "Como assim, Neil?" e eu pelo menos pensei, um conto adolescente romântico talvez, mas como eu digo "Nunca julgue um livro pela capa ou sinopse", você se arrepende. Esse conto não é perfeito, mas é engraçado de certa forma, por que ele junta dois caras, um festa e garotas bizarras e faz um conto de ficção, meio dramático que chega a ser cômico.

[...]

site: Continue lendo sobre o 2° Volume: http://lugarnenhumnopais.blogspot.com.br/2013/07/resenha-3-coisas-frageis-vol-1-e-vol-2.html

Jussara 11/07/2013

Coisas frágeis
O livro é fantástico, envolvendo fantasia e subtendendo personagens já conhecidos em outras obras como Susana de "As crônicas de Nárnia", além disso, a leitura flui muito bem e lhe deixa intrigada pelo poder de persuasão do escritor que tem o dom para criar histórias. Nesse livro de Neil Gaiman temos a divisão de 9 contos com histórias muito originais e fantásticas. Um dos contos que me chamou bastante atenção foi o "A vez de Outubro" que me deixou querendo saber mais, realmente os contos estão todos ligados a coisas frágeis como o próprio título sugere. Um livro lindo por fora e dentro de suas páginas também. Recomendo a leitura.

site: jurealdreams.blogspot.com.br

Camila Pataki 04/06/2013

Nesse vai-e-vem de promoções no submarino, resolvi comprar Coisas Frágeis, que me chamou atenção em vários aspectos. Primeiro pela capa, segundo pela sinopse, e por fim, depois que comecei a pesquisar mais sobre o autor, Neil Gaiman. É o primeiro livro dele que li, e devo admitir que estou impressionada com seu talento em criar histórias tão reais e ao mesmo tempo tão fantasiosas, com uma narrativa um tanto quanto perturbadora de vez em quanto.

O livro reúne a primeira parte de uma coletânea de contos que foi dividido em dois livros (Coisas Frágeis e Coisas Frágeis 2) sendo que este é composto de nove contos.
Meu preferido foi de longe "Os Fatos no Caso da Partida da Senhora Finch", que é uma história genial, contada de 'trás pra frente'. Sim, ele começa pelo fim, e então conduz para o começo e o meio. Intrigante e surpreendente. Assim como a maioria dos contos nesse livro, a história se passa numa antiga Londres, com alguns amigos tentando decidir o que fazer em relação ao sumiço da Senhora Finch (apesar do senhora, ela não era idosa, e sim uma bela jovem com uma beleza escondida), depois de terem ido à uma misteriosa apresentação de circo.

Além desse, tem contos inspirados em Sherlock Holmes e também uma suposta continuação para a vida de Susan, de 'As Crônicas de Nárnia'. A narrativa alterna entre primeira e terceira pessoa, e é impecável. Único ponto negativo é o fato dos contos serem muito curtos, e quando você finalmente se acostuma com a história e os personagens... puff... acabou.

Não é uma boa opção quando você quer algo tranquilo, só pra relaxar. É uma leitura complexa e profunda, e que vez ou outra, faz a gente parar e refletir. Mas se você estiver disposto e com tempo, garanto que não irá se arrepender.

Leia a resenha inteira aqui:
José Carlos 07/09/2013minha estante
Como são as capas?

André 28/05/2013

Contos
Gostei muito do livro as historias são fantásticas e o final bem esse fica a gosto do leitor. Mais um livro para se tornar fã de Neil Gaiman

Tielle | @raposaleitora 18/04/2013

resenha do blog Mantendo a Esperança
Coisas Frágeis é uma coletânea feita pelo consagrado autor Neil Gaiman, esse foi o primeiro livro que li de sua autoria e sinceramente, eu percebi o quanto sua narrativa é boa. Não que seja um dos meus autores favoritos, já que só li esse livro de contos, mas já quero ler os outros livros publicados pelo autor.

Para quem já acompanhou algumas resenhas de coletâneas que fiz, sabe que não sou muito fã de contos. O motivo é um só, não curto conhecer certos personagens e do nada eles desaparecerem sem deixar vestígios. (drama) Na verdade prefiro ficar umas boas 300 páginas com os mesmos personagens, assim fica mais fácil dizer "Tchau" para eles.. rs Então fica aqui registrado o motivo de não ter 5 estrelinhas no skoob.

Como são muitos contos eu decidi comentar apenas daqueles que mais me chamaram a atenção, o que irei fazer daqui a pouco, mas antes gostaria de comentar sobre a narrativa do livro. Gaiman realmente sabe escrever uma boa história, não só isso, ele consegue nos levar para o seu mundo (seja ele qual for) e acreditar que tudo aquilo pode ser possível. Impecável, é o que posso dizer da narrativa do autor.

Agora vou comentar sobre os meus contos favoritos. Um Estudo em Esmeralda que é o primeiro conto, me deixou tão embasbacada que eu não conseguia acreditar, logo no início encontro um dos meus personagens favoritos de todos os tempos, sim estou falando de Sherlock Holmes. Acho que o autor conseguiu criar um enredo incrível para esse conto, sem mais.

Outro que eu me espantei e amei foi O Problema de Susan, que nos remete à querida personagem de As Crônicas de Nárnia. Não direi nada do porque da escolha dela em vez dos outros para caso alguém ainda não tenha lido os livros do C.S. Lewis. Mas acredito que quem tenha lido e gostado tanto quanto eu da série, também irá amar esse conto feito pelo Gaiman.

A vez de Outubro foi uma maravilhosa surpresa, logo pelo título eu pensei, o nome do cara é Outubro, mas depois que entendi que na verdade os meses são considerados como personagens que contam histórias em uma reunião. E essa é a vez de outubro narrar e foi uma história fantástica que me encantou e gostaria muito de poder saber mais sobre..

Outros que gostei mas que não irei comentar por aqui são: Como conversar com Garotas em Festas, Os Fatos no Caso da Partida da Senhorita Finch (muito criativo!) de e O Monarca do Vale.

Para aqueles que nunca leram nada do autor só posso dizer para não perderem mais tempo, pois vale super a pena e com certeza eu estarei lendo outros livros do autor em breve. E tem o segundo volume de Coisas Frágeis que além de conter contos, também tem poesias.

Leitura recomendada para todos.

Fernanda 13/04/2013

Coisas Frágeis
Coisas frágeis se resume em contos. Cada conto com um tema diferente. Achei a leitura muito prazerosa e fácil. Alguns contos prendem muito, vale a pena conferir.

Dose Literária 20/02/2013

me atraiu pelas capas e me conquistou pelo conteúdo
É impossível não ficar deslumbrado, com a capacidade imaginativa de Gaiman em criar tantas.histórias.diferentes. Gaiman é cheio de nuances. Cada estória é seu próprio mundo, assim como cada situação, cada personagem, todos são universos paralelos em si mesmos. Ele não se repete - pelo menos, não neste livro.

Uma coisa que ele faz que achei interessante, é que Neil faz uma introdução onde explica a origem, a motivação (e até os prêmios ganhos) de cada conto. Mas como eu evito spoilers inclusive em livros, eu só lia as explicações dele ao final de cada conto.
Continue lendo... http://www.doseliteraria.com.br/2013/01/coisas-frageis-1-e-2.html

Katsumi 08/02/2013

Intrigante...
São raras as oportunidades que podemos ver tantos modos de narrativa, do mestre Gaiman, de uma só vez. Algumas histórias terminam com um gostinho de quero mais, com aquela sensação "Ei,como assim já acabou?" e outras terminam de uma maneira mágica.

Thays 08/02/2013

Empolgante, leve e com selo de qualidade Gaiman
Coisas Frágeis é uma bela coletânea de contos, com a narrativa soturna e lírica, cheia de elementos e referências mitológicas e literárias tão característica de Neil Gaiman.

“Acho que prefiro me lembrar de uma vida desperdiçada com coisas frágeis, do que uma vida gasta evitando a dívida moral. […] E me perguntei a que me referia com ‘coisas frágeis’. Parecia um belo título para um livro de contos. Afinal, existem tantas coisas frágeis. Pessoas se despedaçam tão facilmente, sonhos e corações também”.

Há uma introdução do próprio Gaiman, apresentando cada conto, como e porque o escreveu e até alguns detalhes de seu processo criativo que nos familiariza e nos ambienta com cada um.

Uma leitura absurdamente leve e divertida e uma aula de como um autor pode ser versátil em sua linha narrativa, pois há contos de fantasia, contos de suspense e, ainda, alguns que conseguem ter um toque maior de realidade.

Dois desses contos fazem referência a outros livros de Gaiman, como A vez de Outubro, segundo o autor ‘uma espécie de treino’ para O livro do cemitério, e O monarca do vale, uma seqüência de Deuses Americanos. Acho que não tirei tanto proveito quanto poderia desse conto justamente por não ter lido ainda Deuses Americanos, embora o conto seja muito bom e perfeitamente entendível lido separadamente. De qualquer forma, assim que ler Deuses Americanos irei reler este conto.

Não vou especificar cada um dos contos aqui, entretanto, vou destacar o conto A Vez de Outubro, por ser meu conto preferido, apresentando uma metalinguagem (uma história dentro de outra história) e tendo uma criança como seu protagonista, dá até um friozinho na barriga e uns arrepios à medida que o conto vai se desenrolando; também devo destacar aqui O Problema de Susan, que sugere o que aconteceu com a Susan de As Crônicas de Nárnia depois do fim do livro, embora o autor não dê certeza que seja realmente ela, de qualquer forma, pra quem, como eu, não leu As Crônicas de Nárnia, mas pretende, se preparem para um spoiler!

Bom, pra concluir, só tenho a dizer que este é um livro realmente encantador e cada vez que leio algo de Neil Gaiman reafirmo minha admiração por ele bem como confirmo o talento excepcional dele como contador de histórias, seja lá qual for o gênero dela.

René 31/01/2013

Bom livro para descansar e muito mais...
Leitura rápida, interessante, fantasiosa que nos prende em todo conto fazendo querer saber o que vai acontecer.

O livros tem pontos altos como "O Pássaro de Sol" e pontos baixos como "O Problema de Susan". Cada conto é uma narrativa interessante e esse livro me conveceu de como o Neil Gaiman é um ótimo autor!

morganarosana 23/01/2013

História de um mestre dos sonhos
Coisas Frágeis foi dividido em dois volumes e é uma seleção de contos que Gaiman escreveu e publicou em outras antologias ou que ele tenha escrito avulsos e tenha deixado em sua gaveta. Este volume conta com 9 contos e é ligeiramente mais grosso que o segundo volume. Há uma introdução do próprio autor apresentando cada conto, como e porque ele escreveu. E alguns detalhes de seu processo criativo.
Acho que este livro de contos é um exemplo ótimo de como este autor pode ser criativo e eclético em sua linha narrativa. Há contos fantásticos, estilo que o consagrou, contos de suspenses e contos com uma linguagem crua e sem frescuras que realmente me surpreendeu.
Nunca pensei que ele, um autor que muitas vezes escreves fantasias para crianças, pudesse utilizar-se de uma linguagem muito mais dura e sem eufemismos como nos contos de Lembranças e Tesouros e O problema de Susan,por exemplo. Este último, por utilizar uma personagem injustiçada de As crônicas de Nárnia - e acredito que muitos ficaram também descontentes e revoltados com seu destino na última crônica - achei que seria muito mais voltado para a fantasia e purpurinas e coisa e tal. Mas me enganei totalmente. Aliás, vale um conselho: nunca se deixe enganar por Neil Gaiman. Você pode cair em um erro bobo como este. O conto mescla certas passagens da infância para a vida madura, e como elas se interligam, e há sexo, e há culpa, e também uma discussão sobre literatura infantil. Fiquei um tempo refletindo sobre as coisas que aparecem neste conto, e cheguei a conclusão que um dia preciso reler As crônicas de Nárnia, principalmente esta última história.
Um de meus contos favoritos é O Pássaro-do-Sol que ele escreveu - segundo palavras do próprio autor - para sua filha mais velha, Holly. Este sim, é um conto de fantasia no sentido mais literal da palavra. Não leio muito contos, sou uma pessoa que fica meio com raiva com os seus finais, que por não serem romances, normalmente ficam em aberto ou muito menos claros do que deveriam ser. Tenho um pouco de raiva de finais em aberto. Minha cabeça sempre fica imaginando milhões de possibilidades e eu sempre meio que enlouqueço com isto. (O que na verdade era meio que a intenção do autor).
O conto, sem sombra de dúvida, deve ser uma das fantasias mais gostosas que já li e acho que ela merecia ser transposta pra outra mídia, como os quadrinhos ou então se fizessem um curta-metragem eu não acharia ruim. Aprendemos um nome também que devemos colocar na nossa listinha de autores a conhecer: R.A. Lafferty. De acordo com Gaiman este conto tem grande influência do escritor, então mais do que motivo pra se procurar tudo o que se puder saber sobre o cara.
Há outros contos como Golias, uma ficção-científica, baseada no universo do filme Matrix e que foi lançado como uma promoção para o filme. Gaiman pega um acontecimento isolado do filme, que pouco tem importância no filme, mas que é o mote central deste conto. É demais. Os personagens não são os mesmos do filme, mas é muito bom mesmo assim. Um estudo em esmeralda também um conto de mistério que reúne a racionalidade da histórias de Sherlock Holmes e o fantasiosa das histórias de Lovecraft.
Dois contos também fazem referência a outros livros de Gaiman, como A vez de Outubro, uma espécie de ensaio para O livro do cemitério. E O monarca do vale. Não posso dizer que pude aproveitar muito este, pois ele é uma sequência de Deuses Americanos, e teve influências também do roteiro para o filme Beowulf. Como não li o livro, acho que não pude me identificar muito com Shadow a personagem principal. Quando ler o livro, vou reler este conto.
Não vou especificar conto a conto aqui, eu não sei muito bem como fazer resenha de livros de contos. Mas acho que deo dizer, que este meu reencontro com Gaiman foi ótimo e confirmou minha admiração pelo cara.

resenha originalmente publicada em: www.estranhomundinhoinsano.blogspot.com

Núbia Selen 15/01/2013

Na introdução, o autor revela que ao começar a selecionar os contos que seriam publicados nesta coletânea, pensou em usar a frase que está em destaque acima, mas logo que as histórias foram sendo escolhidas, ele viu que teria que dar outro título. “Acho… que prefiro me lembrar de uma vida desperdiçada com coisas frágeis, a uma vida gasta evitando a dívida moral”, foi isso que Gaiman, criador de um quadrinho de sucesso sobre o senhor dos sonhos, sonhou. Não entendeu o que estas palavras queriam dizer, no entanto as deixou anotadas. Certo dia, o autor recebeu o CD As Smart as We Are, da One Ring Zero, e o verso de uma música falava de “coisas frágeis”, ele se perguntou o que queriam dizer com aquilo? E então resolveu chamar a coletânea com este título.
Os contos de Gaiman associam fantasia à nossa vivência atual, nossas cidades ou tempos. Confesso que tenho uma queda pelo estilo.

Cléber Vaz 10/01/2013

Coisas frágeis é uma leitura tão frágil que dá pena de largar
Em Coisas Frágeis, Gaiman não se resume somente em mostrar seu universo fabuloso, ele vai muito além. Denota contos de ficção cientifica e até refaz novas histórias (ao seu modo) do que esperava sobre outras obras.

Para quem gosta do autor, essa obra garante novidade sobre um traço diferente de Gaiman. Com personagens antigos, novos, e até de outros autores, estes contos garantem uma boa leitura numa grande viagem.

RoFolDo 02/01/2013

Contos nada frágeis!
Confira a resenha no blog Elhanor:

luizmerino 25/12/2012

Bom livro.
Coisas frágeis é um livro de contos onde teve seus bons momentos.

Não se pode negar que Gaiman tem um diferente tipo de escrita que simplifica o entendimento do leitor com o conto, mas algumas histórias em minha opinião poderiam ser bem mais trabalhadas do que foram.

Destaco o conto " A vez de Outubro " que para mim se superou e foi o melhor conto do livro.

É um bom passatempo para se ler em um dia de tédio.