Coisas Frágeis

Neil Gaiman
Neil Gaiman

Resenhas - Coisas Frágeis

Bruno 13/10/2011

Ótimo livro de contos fantásticos, lembrei da série Amazing Stories que via quando era criança e dos contos de Edgar Allan Poe.

Luciano 17/09/2011

Sensacional! Neil Gaiman é um genial contador de historias, seus contos são extremamente envolventes e, como dito na introdução, são frageis e, na verdade, fortes! E muito fortes. Gosto também do estilo de não se preocupar em explicar as coisas estranhas que acontecem, são ditas ou faladas. O objetivo é a historia em si, não o porque das coisas.

Apesar de todos serem otimos, destaco como meus preferidos A Vez de Outubro, Como Conversar Com Garotas em Festas e o Passaro do Sol.

MENINALY 15/09/2011

Não é o melhor do Gaiman
Como o titulo já diz não é a melhor obra, mas ele consegue (como sempre), levar nos leitores para um mundo fantastico. Este livro traz 9 contos de diversos assuntos. Mais do que recomendado...é Gaiman Forever!!!

Diego Piovesan 09/08/2011

"Essa gente deve saber quem somos e contar que estamos aqui!"
Gaiman escreve com a sutileza de um pássaro-do-sol, a perspicácia de um famoso Sr. Alice e beira a inocência de um garoto que teve a sua história contada no mês dez daquele ano.

Nesse livro (quebrado em dois pela Editora Conrad), temos o contato com nove contos que mostram a qualidade da escrita linear de Gaiman e as nuances magníficas realizadas em seu método de escrever. Estes motivos, por si só, já me faz acreditar que ele tem uma gama imensa de gêneros textuais que domina com facilidade.

Em uma análise pessoal, acredito que o conto mais impactante e emocionante é, sem dúvida, "A vez de Outubro". Com a inocência e a simplicidade do personagem principal desse conto, Gaiman consegue emocionar facilmente e criar um enredo reconfortante e, ao mesmo tempo, agoniante.

Outros contos bastante interessante foram: "Lembranças e Tesouros" e "O Monarca do Vale" que, de certa forma, se completam e explicam determinada parte um do outro, como uma jogada de mestre colocá-los naquela ordem de posicionamento do livro e na forma como os enredos são apresentados.

Já "O Problema de Susan" é impossível não amar e se deliciar com o enredo bem traçado.

Na verdade existem dois tipos de pessoas no mundo: as que amam Gaiman e as que não o conhecem.

Robson Souza 04/08/2011

Um conto melhor que o outro!
Neil Gaiman é único! Um verdadeiro mestre da narrativa e da literatura fantástica. Para quem não conhece, este autor inglês revolucionou os quadrinhos nos anos 80 e vem estendendo seu talento para outras áreas, como a literatura.
Este livro é a compilação de nove contos. Todos ótimos! É até difícil dizer qual é melhor que o outro. Vários deles fazem referência a personagens de outras obras, tanto de outros autores, como dele próprio. Como é o caso de "O Monarca Do Vale", que traz de volta Shadow, personagem principal de "Deuses Americanos", primeiro romance de Gaiman. Outros personagens que ressurgem em seus contos são Sherlock Holmes e Susan de "As Crônicas De Nárnia".
Há também uma história inspirada no universo Matrix chamada "Golias". Mas a minha favorita é "Como Conversar Com Garotas Em Festas" que é um exemplo de como Neil Gaiman consegue levar um leitor de um estilo a outro sendo perfeitamente natural. Ultra recomendado!

Mais em robsonbatt.blogspot.com

Léia Viana 30/07/2011

“Essa gente deve saber quem somos e contar que estamos aqui!”
Eu nunca abandonei um livro, sempre fui até o fim porque acredito que em algum momento o autor conseguirá salva-lo. Entretanto, pensei em deixar esse livro de lado uma porção de vezes, por causa dos contos que eu achei um tanto truncados e por isso a leitura não evoluía.

No início acreditei que a proposta fosse outra, por causa do título “Coisas frágeis”, acreditei que o autor iria explorar o ser humano em todas as suas esferas, já que o ser humano é também uma “coisa frágil”. A introdução me conquistou logo de cara: “Acho... que prefiro me lembrar de uma vida desperdiçada com coisas frágeis, a uma vida gasta evitando a dívida moral. As palavras surgiram num sonho e eu as escrevi quando acordei, sem saber ao certo o que significavam ou a quem se aplicavam.” E acredito que foi este o meu erro, por achar que os contos falariam de abstração com foco no ser humano, no entanto, tive dificuldades em entender alguns contos, acho que não era o meu momento de ler Neil.

Fiquei horrorizada em “Lembranças e Tesouros”, não gostei nem um pouco do protagonista da história e o senhor Alice me causou náuseas, mas gostei de como se desenrolou o conto para um assunto tão assustador e atual.

Agora o que eu mais gostei foram “A vez de Outubro” – que encontramos os meses do ano como personagens em uma narrativa criativa, que faz a imaginação ganhar asas – e o conto “Como Conversar com Garotas em Festas” – achei muito divertido o que descontraiu a leitura.

Tenho a impressão que perdi muita coisa neste livro, e, pretendo reler em outro momento de minha vida.

Márcia 29/07/2011

“Coisas Frágeis”

Para me fazer ler – e terminar – um livro de contos, é preciso que o autor seja muito bom. Odeio estórias curtas e não sei porquê. Me irritam. Mas os contos do Gaiman me consquistaram – alguns mais que outros, mas o resultado foi o mesmo.

O primeiro conto, que ilude ao Sherlock Holmes é tão fraquinho que me desanimou logo de início. Mas o segundo conto, “A vez de Outubro”, é tão interessante que me reanimou e me mantive assim até o fim. Além de me lembrar de um livro do Gaiman que tenho e estou louca para ler “O Livro do Cemitério”.

Destaco o perturbador conto de Suzan – Nárnia para mim é meio que “intocável” e me choquei um pouco com o desfecho do conto, mas ao ler a introdução compreendi a intenção do autor. Até mesmo me chamou a atenção para o fim de Suzan em seu próprio livro.

Também gostei do conto “ O monarca do vale”- um conto de “Deuses Americanos”, com o protagonista do livro. Passei todas as páginas com medo de algum spoiler e acabei ganhando alguns mesmo, mas o que ficou foi uma vontade louca de ler o livro. E ter sido o último e o maior contribuiu para que o livro deixasse uma boa impressão no final. Inteligente, Gaiman. Apesar disso, não vou fingir que entendi o final do próprio conto, ou que fez algum sentido.

Além de “Nárnia” e Sherlock Holmes, outra inspiração famosa presente no livro é “Matrix”. Esse conto “Golias” é o mais confuso, em minha opinião. Nunca vi “Matrix” (e também fiquei com medo de spoiler), mas espero que não seja mesmo preciso ver os filmes para entender o conto (seria um absurdo), mas o fato é que não entendi muito bem.

O conto do Pássaro de Fogo, que Gaiman diz ter escrito como um presente para sua filha – o presente mais brochante que eu poderia ganhar, aliás, preferiria ganhar um livro todo, ora - também é louco, não parece ter pé nem cabeça, e para falar a verdade me incomodou um pouco o fato do Gaiman ficar pegando no pé do personagem americano, o acadêmico.

Em “Lembranças e Tesouros”, tive meu 3º conto preferido. Apresenta 2 personagens interessantíssimos e para mim é o que mais fez sentido. Acho que porque a bizarrice não voou para o sobrenatural; o conto trata de assuntos fortes sim, mas “normais”, “reais”.
“Os fatos no caso da partida da Senhorita Finch” é o conto mais sem-graça e sem sentido que já li. Não começa bem, não continua bem e termina muito mal.

Somando as impressões de todos os contos, o resultado foi um livro repleto de estórias bizarras. Esperava algo mais, é verdade; eu tenho aquela imagem do Gaiman como “O” autor fodão; como aquele tipo de escritor louco que fica martelando numa máquina de escrever tentando organizar suas idéias loucas. E tem mesmo que ser louco para imaginar personagens tão bizarros, com estórias tão bizarras e finais por vezes tão chocantes.

Pretendo guardá-lo e relê-lo, porque tenho certeza que perdi muita coisa. Não são contos para ler superficialmente. “Coisas Frágeis” guarda alguns segredos para mim ainda.

Júliah 27/07/2011

Muito fraco. Contos que não tem sentido nenhum. Mesmo o sobrenatural precisa fazer sentido, o último conto não tem nenhum.. nenhuma razão, nenhuma explicação. Os finais de todos são fracos. Os contos não engrenam. Alguns até são bons mas chega no fim e ficam ruins.

Nunca li nada no Neil Gaiman e acredito que ele deve fazer muitas coisas boas mas Coisas Frágeis na minha opinião não foi uma delas.

Pandora 25/07/2011

Meia-boca
Mais resenhas em www.trocaletras.wordpress.com

O livro consiste em contos, todos inspirados em histórias já criadas, com inspiração em Matrix, Nárnia, Beowulf, a lenda da Fênix, Sherlock Holmes, entre outros.

Vou falar um pouco sobre cada conto:

UM ESTUDO EM ESMERALDA: Inspirado no universo sombrio de H.P. Lovecraft e tendo como personagem uma espécie de Sherlock Holmes. No geral é um bom conto, gostei particularmente do final, embora eu não goste do personagem de Holmes.

A VEZ DE OUTUBRO: Esse conto começou bem estranho, com uma reunião entre os meses do ano, até que Outubro toma a palavra e conta sua história sombria. Parece uma espécie de prelúdio para o livro de Gaiman "O livro do cemitério" onde há um garoto vivo e um garoto morto. O final foi legal, bem sombrio.

LEMBRANÇAS E TESOUROS: Um dos meus preferidos, também é um dos mais fortes e repugnantes. Sr. Alice e Sr. Smith são dois personagens extremamente interessantes e maléficos. Gostei muito desse conto.

OS FATOS NO CASO DA PARTIDA DA SENHORITA FINCH: Srta. Finch é uma personagem bizarra, inserida em um conto bizarro com um final bizarro. hahahaha Não gostei desse conto, e acho difícil dar uma resumida sem spoiller.

O PROBLEMA DE SUSAN: Inspirado em Nárnia, Gaiman deu sua versão para o fim das crônicas (e de Susan). Eu já não gosto das Crônicas de Nárnia e não gostei dessa visão de Gaiman também. Mas é um conto forte.

GOLIAS: Um conto futurista, escrito para o site do filme Matrix. Pra quem curte ficção científica, universos paralelos e afins, é um prato cheio. Mas não é a minha praia.

COMO CONVERSAR COM GAROTAS EM FESTAS: O conto retrata uma viagem turística à Terra, mas eu o achei sem pé nem cabeça. E o final foi, no mínimo, broxante.

O PÁSSARO-DO-SOL: Em quase todas as resenhas, esse conto figura como o preferido. É um conto estranho e não deixa de ser interessante, mas falta algo para que ele seja realmente bom. É um grupo de epicuristas que rodam o mundo comendo todos os tipos de especiarias e animais. E partem em busca do Pássaro do sol. Acho que faltou desenvolver um pouco a história.

O MONARCA DO VALE: O meu preferido. É uma releitura de Beowulf, novamente com os personagens mais detestáveis (e por isso mesmo marcantes) sr. Alice e sr. Smith. Gostei muito desse conto e o fato dele ter fechado o livro me fez ficar com uma melhor impressão do livro em geral.

Resumindo, é um livro meia-boca. Gaiman é um gênio, mas não acho que seja um bom contista, precisando de mais tempo para organizar e expor suas idéias doidas. Em livros longos, ele se dá melhor.
Fiquei um pouco chateada, eu esperava realmente um livro foda.

"Acho que prefiro me lembrar de uma vida desperdiçada com coisas frágeis, a uma vida gasta evitando a dívida moral". O nome do livro é poético e veio dessa frase =)

Multinverso 08/07/2011

"Acho... que prefiro lembrar de uma vida desperdiçada com coisas frágeis,a uma vida gasta evitando a dívida moral."
Foram essas as palavras que Neil Gaiman escutou em seu sonho, certa noite, e que não saíram de sua cabeça. Ele passou um bom tempo tentando desvendar o que eram, afinal, essas tais coisas frágeis.

Resenha Completa:

Mih 03/07/2011

Simples e fantástico
Os contos são fácies de ler, porém intensos, cada um prende de uma forma diferente, e nos toca de maneiras incríveis. Foi o meu primeiro livro do Neil Gaiman, mas lerei outros com certeza.

Gabriela 26/06/2011

Dica
Antes dos contos, há uma introdução, na qual o autor explica como surgiu cada conto. Sugiro que primeiro você leia os contos, e depois leia a descrição de como cada conto surgiu. No mais, as histórias são excelentes.

William 25/06/2011

Contos paratodososgostos!
A diversidade dos temas tratados aqui por Neil Gaiman dá ao autor uma maleabilidade precisa como contista. Por isso, o livro pode ser qualquer coisa, exceto maçante. Definitivamente, são contos de uma fantasia inovadora, do tipo que não fazemos a menor ideia do que há de vir nas próximas linhas. Isso nos faz lê-los com certa ânsia e expectativa hipnotizante...

Continua em:

LIVROS VÁLIDOS - http://livrosvalidos.blogspot.com/2011/06/resenha-coisas-frageis.html

Chega mais!

cid 18/05/2011

C S Lewis, Susan e outras estórias
Achei gostoso de ler o livro de contos. Mas, nenhum dos contos achei particularmente memorável, embora tenham toques interessantes. Gostei bastante de O pássaro do sol, que foi o preferido dessa coleção. Mas, todos os contos tem um toque interessante.Lembranças e tesouros chamou muito a atenção com o “tesouro dos shahinai”. O monarca do vale nos traz a Escócia , Grendel e uma fada das florestas. Mas, o que me fez pensar foi O problema de Susan, e porque afinal ela ficou fora da ultima batalha em Nárnia....Talvez se livro fosse escrito num outro tom ou de maneira mais gentil eu o tivesse amado. Mas, talvez seja porque esse foi o primeiro livro de Neil Gaiman que li, e alguns personagens me eram desconhecidos.