Coisas Frágeis

Neil Gaiman

Resenhas - Coisas Frágeis

Leo Rosas 25/10/2017

Coisas Frágeis
Livro de contos de Gaiman de leitura fácil e envolvente. Os contos te prendem facilmente. O autor consegue criar histórias fantásticas que poderiam muito bem serem reais. Fascinante!

Azahua 29/09/2017

Um excelente livro de contos!
Gostei muito da leitura deste livro. É claro que alguns contos foram meio cansativos mas outros que valeram muito a pena, então vamos as notas em ordem crescente:

Um estudo em esmeralda: 3

Golias: 5

Nota geral: 3.8 - 4.0

Clarisse 14/07/2017

COISAS FRÁGEIS
"A peculiaridade da maioria das coisas que consideramos frágeis é como elas são na verdade fortes", com esta frase do autor, reflito que a ideia principal do livro é retratar a vida, e as coisas pela qual passamos, algumas que nos permitimos, outras que negamos, ou que parecem malucas demais para serem concretizadas. E pensando desta forma, noto que apesar de ser um livro curto foi bem organizado, e os contos que estão presentes aqui, não se encaixariam tão bem outra obra. Resenha completa no blog.

site: https://asvantagensdeterumblog.wordpress.com/

L 13/06/2017

A fragilidade das histórias

Coisas frágeis é um livro fantástico a começar pelo título. O que são coisas frágeis afinal? O que esse título realmente abrange? Até mesmo coisas que parecem genuinamente fortes, dependendo da luz sob a qual são observadas, são frágeis! E as histórias? Punhados de letras organizadas com a ajuda de pontuações, acentos e a mente de um autor? Seriam elas, de maneira geral, uma miscelânea de coisas frágeis? Enfim, um título fantástico para um livro de contos, todavia, o que importa é o conteúdo; e Neil Gaiman não decepciona com as suas narrativas, mostrando porque se referem a ele como um mestre da fantasia moderna. O livro te leva para lugares que seriam dificilmente visitados através de romances. Gaiman alça voo em seus contos e a única coisa que podemos fazer e nos segurar bem e abrir nossa mente para o que está por vir.
Como esperado, alguns contos são melhores que outros, mas todos tem o seu toque especial para o leitor (ao menos foi o meu caso). Citando, de maneira breve, alguns contos que me trouxeram uma experiência fantástica de leitura:
Em “A Vez de Outubro”, personificações dos meses do ano narram histórias ao redor de uma fogueira. Um conto sobre contos. Quando é chegada a vez de Outubro, algo sombrio e misterioso esta por vir.
“Lembraças e Tesouros” brinca com os sentimentos do leitor e questiona a forma como julgamos as pessoas. É onde conhecemos Smith e o Sr. Alice.
“Golias” trouxe Matrix de volta a vida em minha mente. A experiência de ler esse conto foi avassaladora.
“O Pássaro-do-Sol” é estranho e nos apresenta o grupo de um clube epicuriano. Eles já comeram de tudo. Ou quase tudo.
Agora, faça um favor a si mesmo e leia Coisas Frágeis. Afinal, é melhor se “[…] lembrar de uma vida desperdiçada com coisas frágeis, a uma vida gasta evitando a dívida moral”.

Thais 03/05/2017

Neil Gaiman, que homem da porra
Meu livro de contos favorito da vida, de longe! That's it

Rod 17/03/2017

Gaiman não é pra qualquer leitor
Não é qualquer pessoa que consegue mergulhar tão profundamente no mar que este maravilhoso homem constrói. Apesar de a simplicidade de suas palavras darem uma conotação frágil às suas histórias, cada uma delas possui uma alma, aquele toque de verdade que invade aqueles que se permitem invadir.

Em um mundo dominado pelo entretenimento, a arte acaba passando despercebida e quando finalmente é encontrada é criticada e empurrada para se assemelhar ao entretenimento. É válido ressaltar que o entretenimento tem o seu lugar, assim como a arte, mas é óbvio que são diferentes em valor e profundidade.

A ótica das pessoas hoje em dia não é trabalhada para identificar a arte contida nos contos de Neil Gaiman.

Todos eles são preenchidos de sentidos e pensamentos, convidando o leitor para uma viagem além das dimensões do pensamento, sentimento e o universo, mas sem deixar de construir uma conexão entre eles. É arte para aqueles que tem fome de verdade e não conseguem respirar nesta realidade morna e "ordenada" que nos acerca. Uma de muitas, como Gaiman faz questão de nos mostrar com seus contos.

Fiquei me sentindo vivo e emocionado ao perceber que existe um autor que constrói uma atmosfera para pessoas como eu, do contrário não conseguiria respirar e assim não teria como viver.

Leia Neil Gaiman para se desprender deste mundo, das convicções alheias, dos desejos que os demais insistem em nos injetar, de sua personalidade, do ego... enfim de você mesmo. Pois o você de verdade é o que você sente e não o que conhece e idolatra.

Gaiman, o melhor pensador artístico deste tempo. Temos sorte por podermos conviver com este homem.

Núbia Acioly 03/03/2017

Quando se compra um livro pela capa.
Em matéria de Neil Gaiman sou quase que uma leiga, mesmo sabendo que se trata de um autor renomado, quando comprei o livro (a muuuito tempo atras) assumo que comprei simplesmente pela capa, não apenas por ela ser incrível como de fato é, mas porque um titulo como este unido a uma capa tão marcante, me fez pensar em um perfeito drama, coisa que eu gosto, e finalmente depois de varias tentativas e desistências conseguir ler o livro por inteiro, embora tenha quase desistido(mais uma vez).

Coisas Frágeis é um livro de contos divido em dois volumes, onde o primeiro contem 9 contos que abordam vários gêneros.

Não sou a maior fã de contos, o que já começa a desmerecer minha opinião por ai, mas digamos que Coisas Frágeis não foi um livro ruim em si, para mim, o real problema é que a maior parte dos contos terminam com um final em aberto, quase como um "Dê o final que achar melhor" o que por sinal, não me agrada, se comecei uma historia quero saber como ela termina,simples. Alguns contos são levemente confusos e outros quase dispensáveis, poucas historias me pareceram de fato relevante, o que salvou o livro para mim foram quatro contos no total, sendo eles: Lembranças e Tesouros, Golias, O Pássaro-do-sol e principalmente O Monarca do Vale, que chega a ser de longe o melhor conto do livro.

O livro não me agradou tanto até porque não é lá meu estilo de leitura, mas para quem é fã do gênero e quem não se incomoda com finais em aberto, quem sabe pode se transformar em uma leitura muito agradável, ate porque o autor sabe nos prender quando quer, não gostei muito de Coisas Frágeis, mas pretendo dar uma chance para o segundo volume e quero muito ler outros trabalhos do autor.

Thales.Petry 17/11/2016

Contos variados
O conto que vale mais a pena é "Como falar com garotas em festa", que será em breve adaptado ao cinema.

Alynne Scott 31/08/2016

Diversas faces do Gaiman
A reunião de nove contos em "coisas frágeis" já começa maravilhosamente bem na introdução que o Neil faz para o livro: "histórias [...] também são coisas frágeis, feitas de nada mais forte ou duradouro do que 26 letras e um punhado de pontuação".
O leitor se depara com histórias diferentes, com estilos diversos, mas tendo sempre a marca do autor.
Meu preferidos são "Lembranças e tesouros", "O monarca do Vale" e "A vez de outubro".
Vale a leitura não só para aqueles que querem conhecer a obra do Neil Gaiman, como para os fãs que gostariam de ver novas facetas da escrita do autor.

Bruno Dorigão 30/08/2016

Coisas Frageis
Livro de contos sensacionais com traços característicos da literatura de Neil Gaiman, Vale muito a pena ler!

odsh 25/08/2016

Sobre "Coisas Frágeis"
O livro tem os traços característicos da literatura de Neil Gaiman. São nove contos que transitam entre o leve e bem humorado até o denso e, as vezes, cruel.
É um livro que pode, muito bem, ensinar aos seus leitores sobre como há transitoriedade tanto nas chamadas coisas importantes quanto nas coisas cotidianas e corriqueiras. Enfim, é um livro de leitura agradável para quem curte ver a vida por outros pontos de vista.

raonypimentel 28/07/2016

Excelente coletânea de contos!
Coisas Frágeis reúne vários contos escritos para publicações em diversas parcerias com outros autores, onde Neil Gaiman surpreende seus fiéis leitores com histórias que misturam fatos reais com o imaginário de uma maneira fantástica e única, remetendo seus espectadores a narrativas impressionantes e surpreendentes.
Dentre os vários contos deste primeiro volume, destacam-se: “A Vez de Outubro”, “Lembranças e Tesouros”, “Os Fatos no Caso da Partida da Senhorita Finch”, “O Problema de Susan”, e, o meu favorito de todos, “O Pássaro-do-Sol”.
Contendo vários universos dentro de poucas páginas, a obra passa por aventuras entre o universo de Sherlock Holmes e o mundo de H. P. Lovecraft, com direito à um momento próximo de Nárnia e as desconhecidas terras do Egito.
Neil Gaiman traz contos que abordam sentimentos verdadeiros e complexos em cada um de seus personagens, transpondo o medo e os sonhos, rancores e paixões, desejos e emoções de uma maneira bastante sutil e encantadora.
Dentre os dez contos da obra, os mais atrativos, na minha opinião, são “O Problema de Susan”, que traz a visão pessoal do escritor para o destino de uma das personagens principais d’As Crônicas de Nárnia; e “O Pássaro-do-Sol”, escrito pelo autor como presente de aniversário atrasado para sua filha, que traz um clube epicuriano em busca do grande pássaro que vive no Sol.
Se você ainda não teve a oportunidade de conhecer o incrível trabalho de Neil Gaiman, Coisas Frágeis é capaz de te impressionar pela diversidade de temas, da mesma forma que os fãs conseguem se surpreender cada vez mais com o talento deste autor.

Dênison T. 18/07/2016

Neil Gaiman é conhecido por escrever fantasia sempre com um tom sombrio, o que acho de mais original e encantador em sua obra.
"Coisas Frágeis" reúne 9 contos, cada um com sua introdução e o autor explicação de onde veio sua inspiração para escreve-los.
De um modo geral não é um livro bom, poucos contos se salvam. Talvez porquê Neil Gaiman tenha buscado em outras histórias e autores, inspiração para criar essas.