Crooked Kingdom - Vingança e Redenção

Crooked Kingdom - Vingança e Redenção Leigh Bardugo

Resenhas - Crooked Kingdom

Juliete 09/01/2021

!
Meu Deus que jornada M A R A V I L H O S A!
Já tô com saudades de todos eles puta merda só espero que a Leigh escreva sobre eles de novo.

Trechos que gostei:

?Um bom ladrão é como um bom veneno, mercantezinho. Ele não deixa vestígios.?

Ela inclinou a cabeça para um lado. ?Você não parece um monstro.?
?Vou te contar um segredo, Hanna. Os monstros realmente maus nunca se parecem com monstros.?

Não disse a si mesma que não estava com medo. Tempos atrás, depois de uma queda séria, seu pai tinha explicado que só os tolos não sentiam medo. Nós encaramos o medo, ele disse . Cumprimentamos o visitante inesperado e escutamos o que ele tem para nos dizer. Quando o medo chega, algo está para acontecer.

?Tudo o que sei é que homens como você não merecem o ar que respiram.?
Bajan pareceu ofendido. ?Não fui nada além de gentil com você. Não sou nenhum tipo de monstro.?
?Não, você é o homem que fica assistindo parado, congratulando-se por sua decência enquanto os monstros se refestelam. Pelo menos um monstro tem dentes e espinha.?

Sempre ataque onde o alvo não está olhando.

A paciência deixaria todos os seus inimigos de joelhos no momento certo.

?Você me verá mais uma vez, e mais uma vez somente.?

?Zoya costumava dizer que o medo é uma fênix.
Você pode vê-lo queimar milhares de vezes e mesmo assim ele voltará.?

?Que tipo de mãe eu seria para o meu filho se escondesse meus talentos? Se eu deixasse o medo me guiar nesta vida? Você sabia o que eu era quando pediu que eu ficasse com você, Colm. Pois não sugira agora que eu seja menos do que isso.?

Sem luto, sem funerais. Outra maneira de dizer boa sorte. Mas havia algo além. Uma piscadela mórbida para o fato de que pessoas como eles não ganhavam enterros caros, lápides de mármore para lembrar seus nomes, coroas de mura e rosas.

?Quando as pessoas veem um aleijado andando pela rua, apoiado em sua bengala, o que elas sentem??. Wylan desviou os olhos. As pessoas sempre faziam
isso quando Kaz falava de sua perna deficiente, como se ele não soubesse o que era ou como o mundo o
via. ?Sentem pena. Agora me diga, o que eles pensam quando me veem me aproximando??
Wylan deu um sorriso sutil de canto de boca. ?Eles pensam que é melhor atravessar para o outro lado
da rua.?
Kaz devolveu o livro-razão ao cofre. ?Você não é fraco porque não sabe ler. É fraco porque tem medo
de que as pessoas vejam sua fraqueza. Está deixando a vergonha decidir quem você é. Agora ajude-me
com o quadro.?

Podemos enfrentar todo tipo
de dor. Mas é a vergonha que devora o homem.?

?É aí que você se engana?, Kaz disse. ?Eu não me agarro ao rancor. Eu o embalo. Eu o mimo.
Alimento-o com cortes finos de carne e o envio para as melhores escolas. Eu cultivo meus rancores, Rollins.?

?Pare de tratar sua dor como se fosse algo que você imaginou. Se perceber que a ferida é real, então conseguirá repará-la de verdade.?

?Esta é a cidade pela qual sangrei. E se Ketterdam me ensinou alguma coisa, é que você sempre pode sangrar um pouco mais.?

?Você não pede por perdão, Kaz. Você o conquista.?

Ele queria dizer a Nina que era possível amar algo e ainda assim enxergar suas falhas. Pelo menos, ele esperava que isso fosse verdade, ou estava realmente ferrado.

Ela imaginou todos eles ? Kaz, Nina, Matthias, Jesper, Wylan, Kuwei, que tinha tido tão pouco controle sobre os rumos da própria vida ? empoleirados lado a lado sobre um fio, seu equilíbrio precário, suas vidas conectadas pela esperança e pela fé um no outro.

Os cantos da boca de Kaz se curvaram. ?Isso, Kuwei, é o som da morte quando ela vem nos visitar.?

Mas não era esse o sonho de toda garota? Acordar e descobrir que era uma princesa? Ou abençoada com
poderes mágicos e um destino grandioso? Talvez houvesse pessoas que quisessem essa vida. Talvez essa
garota fosse uma delas. Mas e quanto ao restante de nós? E as fulanas e sicranas, as garotas invisíveis?

Eu não me arrependo, ela se deu conta. Tinha escolhido viver livremente como uma assassina em vez de morrer silenciosamente como escrava, e não se arrependia disso. Iria ao encontro de seus Santos com o espírito pronto, e torcia para que eles a recebessem.

?Que traga mais do que sofrimento na sua próxima vida?

?Sofrimento é como qualquer outra coisa. Basta viver com ele por um tempo e acabará aprendendo a gostar do sabor.?

?Que Djel cuide de você até que eu possa fazê-lo novamente.???

Ele estava no gelo mais uma vez, e em algum lugar podia ouvir os lobos uivando. Mas, dessa vez, sabia que eles estavam dando as boas-vindas de volta para casa.

?Conheço seu jogo agora, Brekker. Minha astúcia está mais
afiada...?
?Você só pode afiar uma lâmina até certo ponto?, disse Kaz enquanto se juntava aos outros na frente da igreja. ?No fim das contas, tudo depende da qualidade do metal.?

?Ketterdam é feita de monstros. Acontece que eu tenho os dentes mais afiados.?

Seu coração se sentia tão pleno, um leito de riacho seco mal preparado para tamanha chuva.

sue 18/02/2024

Redenção
Encerrou a história com chave de ouro. A evolução de todos os personagens é impressionante, todos eles tem seu momento para brilhar e enfrentam seus demônios em alguma hora nessa história.

A sensação de perigo nesse livro é muito maior do que no primeiro, os planos são mais elaborados e as chances de dar errado também são maiores. Me senti conectada com a história e tensa em vários momentos.

O livro fala bastante sobre amor e trauma, de diversas maneiras, o amor familiar e também romântico; sobre como tentar reconstruir sua vida depois de passar por diversos traumas é muito difícil. Adorei ver a evolução de cada um dos personagens e ver eles descobrindo mais sobre si mesmos e sobre seu lugar no mundo.

O saldo final é extremamente positivo, a construção de mundo é ótima, amei rever personagens de Sombra e Ossos; esse livro merece todo o hype existente. Sentirei saudades de todos os personagens.
Gabyz.z 18/02/2024minha estante
P-E-R-F-E-I-T-O

Lari 27/03/2021

Tijolo por tijolo
• Pontos positivos:

- Ação do início ao fim: Na minha resenha de Six of Crows eu decidi dar 4.5 estrelas pois tinha achado o início um pouco arrastado, porém, não vi esse problema em Crooked Kingdom. Aqui, o que não falta são cenas eletrizantes e muitas reviravoltas na trama, o que deixa o ritmo do livro quase que impossível de largar. Devo ressaltar as últimas 100 páginas que foram simplesmente sensacionais: Jan Van Eck sendo enganado de uma forma FENOMENAL, a tão esperada vingança de Kaz sobre Pekka Rolins, e até mesmo o último capítulo do livro teve uma cena de tirar o fôlego. Assim, devo confessar que Leigh Bardugo se superou ao criar um ritmo de narrativa tão intenso e hipnotizante do início ao fim.

- Mais aprofundamento ainda (se é que é possível) dos personagens: Eu já tinha falado que o maior acerto da autora em Six of Crows foi a construção do passado dos protagonistas, e aqui não é diferente. Quando eu pensei que já não tinha como Leigh Bardugo enriquecer ainda mais os seus personagens, ela me mostra nesse livro que eu estava completamente enganada. Em Crooked Kingdom nós vemos novas facetas e conhecemos ainda mais da história de cada um dos corvos, e fico muito feliz em ver que, nesse livro, a autora se deu o trabalho de aprofundar o passado do Wylan e do Jesper, deixando que cada um dos protagonistas tivesse um pouco de destaque ao longo da duologia. Mais uma vez, o trabalho de Bardugo na construção dos personagens é simplesmente magnífico: Todos eles são complexos, humanos, e definitivamente muito carismáticos.

- Conexão com a trilogia Grisha: Algo que me surpreendeu positivamente nesse livro foi rever personagens tão caricatos do Grishaverso. Reencontrar Genya, Zoya e Nikolai me deixou totalmente nostálgica, além de mostrar que a autora está mais do que capacitada em conseguir construir uma ponte entre todas as suas sagas. Aqui, todos eles tem um papel fundamental no sucesso do plano do Kaz e meu coração ficou quentinho ao ver todos eles trabalhando juntos.

• Pontos negativos: Não tem. É isso kkkkkk

- Conclusão: Eu amei essa duologia com TODAS as minhas forças. Por mais que eu tenha achado a trilogia Grisha boa/ok, tenho que admitir que Leigh Bardugo se superou nessa nova saga, entregando uma trama instigante e protagonistas completamente complexos e bem construídos: Aliás, Kaz Brekker se tornou um dos meus personagens favoritos da vida. Ademais, achei que todos eles tiveram um final digno em Crooked Kingdom, e parte minha está triste por ter finalizado dois livros tão incríveis. Definitivamente sentirei saudades.
Bea 27/03/2021minha estante
Muito boa sua resenha!!!

Lari 27/03/2021minha estante
Obrigada ????

lena 23/01/2022

todos deveriam conseguir chegar ao final.
eu me recuso a me despedir da melhor duologia que eu já li na vida. realmente incrível como em 10 dias lendo eu consegui criar uma conexão emocional tão forte com a história e com todos os personagens a ponto de chorar, rir, me sentir aflita e surpresa com a genialidade de todos principalmente a do kaz. meus crows vou amar vocês para sempre, mal posso esperar ver vocês nas telinhas
Ma 23/01/2022minha estante
Essa duologia é sensacional, não dá pra expressar a genialidade da autora (e nem da dor daquele final......)

@caixas_e_livros 27/03/2021

Crooked Kingdom
Crooked kingdom
Autora- Leigh Bardugo

Em crooked kingdom continuamos acompanhando nossos seis Corvos na sua jornada para resgatar um membro importante da equipe, enquanto tentam arquitetar uma vingança.

O ritmo continua o mesmo, capítulos alternados entre os seis personagens principais, que enquanto cumprem suas partes do plano aprendem a lidar com seus traumas do passado, tornando-os ainda mais reais.

A história vem acompanhada de muitas reviravoltas, que mesmo que prestemos muita atenção sempre somos surpreendidos. Quando achamos que nossos queridos personagens não tem mais saída, a Leigh vem e tira uma carta da manga.

O livro também é um presente pra quem sentia saudade da Trilogia Grisha, um dos meus momentos preferidos da história.

Prepare os lencinhos, esse é um aviso de uma amiga que se apegou muito a esse universo todo.

Até a próxima.
- [ ]

Brendaabarroso 08/04/2021

Caraca-
O que dizer desse livro?? Me deu todas as emoções possíveis! Eu demorei mas terminei né hahahhah na explicar mas a escrita dessa autora não me prende (mas é boa)

Os crows perfeitos como *SEMPRE* foi maravilhoso ler esse livro e vou sentir sdd-
Que bom que vai ter série na Netflix né KKKKKKK

Chorei igual uma condenada no final, sério, chorei MUITO kkkkkkk

??A partir daq tem Spoiler??

O beijo que o kuwei deu no jesper fingindo ser o wylan KKKKKKKKKK eu ri muito mas fiquei com mto ranço dele

Meu psicológico mandou beijo partir do momento que o matthias morreu, chorei igual uma condenada naql morte. Foi HORRÍVEL ver a nina daql forma e foi HORRÍVEL ver o matthias falando com ela mesmo sabendo que ia morrer-

Da morte do matthias pra frente foi só ladeira a baixo KKKKKKKKK chorei quando eles se separaram, chorei MUITO no cap da inej!!!

Gente o kaz tava SEM LUVA e ele TOCOU a inej gente ele TOCOU SEM LUVAA e ainda pediu pro nikolai achar os pais da inej-
Esse cara é perfeito, todos que falam mal do Kaz Brekker são meu inimigos!

Amei ler essa duologia e estou ansiosa pra ver a série, mesmo sendo uma história um pouco diferente que mto ver. :)

Nicolleday 22/08/2021

QUE LIVRO
perfeito sério, kaz brekker é simplesmente perfeito, a inej mds q rainha sério. todos os corvos são perfeitos e tem suas próprias dores e histórias, você emerge tanto na história que vc se sente um deles.

Duda 09/04/2021

Chorei horrores
Quem terminou o primeiro com aquela sensação de que ia dar merda acertou.
Aquele final abriu grandes oportunidades para a sequência e não fui decepcionada.
Ele aprofundou ainda mais em alguns personagens, apresentando um pouco mais do passado e algumas dificuldades que passaram.
Foi maravilhoso ter toda aquela adrenalina, agonia e desespero nas cenas dos planos mirabolantes do Kaz. Até prendia a respiração.
Ameiii tudo, as participações especiais esqueceram meu coração.
Esse livro é tão bom quanto o primeiro, mas gostei mais do outro, e teve uma coisa que aconteceu que me deixou de coração partido, fiquei muito triste, arrasada e foi por isso que tirei meia estrela, principalmente pq não esperava por aquilo e não vi motivos também, tanto que a cena em si foi rápida e sem grandes detalhes.
É possível que tal acontecimento sejam mais elaborado e desenvolvido na duologia do Nikolai, mas para essa duologia, para o desfecho dessa história, acabei achando desnecessário!
Mas recomendo muito!

Juuuh 07/06/2021

Completo
Um livro completo, com todo tipo de emoções. Você sofre quando da tudo errado, você vibra quando os planos dão certo (inclusive, QUE PLANOS!), você morre de amores pelos personagens, se orgulha da evolução pessoal deles, sofre e se alegra com eles. Tem romance, tem aventura, tem mistério, tem dor, tem lágrimas de tristeza e de alegria. Me apaixonei perdidamente por essa série , com certeza favoritada. Faltam até palavras pra dizer o que cada um desses 6 tem pra ensinar e o quanto eles mudaram lá daquele primeiro encontro pra invadir a corte do gelo e a despedida final. Foi um longo caminho até aqui e ainda não consigo aceitar que chegou ao fim.

Andressa79 30/01/2023

Essa é a continuação de uma duologia cujo o primeiro livro é ?Six of Crows? (maravilhoso). Nessa continuação o foco é concluir uma missão carregada desde o primeiro livro que acarretou em consequências que tentarão ser resolvidas nesse segundo livro.
Muito bem construído, a história toda com uma quantidade de personagens razoáveis e todos com aprofundamento pois cada capítulo é intercalado entre os protagonistas.
Algumas construções poderiam ser melhores no final, mas eu fiquei satisfeita. Migalhas de romance mas o foco não é esse, foram fiéis aos sentimentos dos personagens. Em resumo a gente ama e torce por pessoas não mt boas mas a gente passa pano

Vic 10/04/2021

Esse livro é a prova de como essa autora cresceu. Em comparação com sua trilogia de sombra e ossos esse livro é uma obra de arte.
A autora melhorou imensamente no desenvolvimento dos personagens e da história.
Foi uma trama muito bem escrita e arquitetada, com personagens fortes.
Eu senti que a autora tentou melhorar nessa duologia tudo oque ela errou na trilogia anterior.
Vi que ela perdeu a dó de matar personagens, isso foi bom, mesmo que eu tenha sofrido bastante com a decisão dela.
Achei muito inteligente ela usar o Mercado como sagrada em Kerch.
Eu senti a leitura um pouco parada em determinado momento mas eu entendi a necessidade disso.
Esse livro com certeza vai para os meus favoritos, e recomendo com certeza a todos.

bessagui_ 21/01/2022

Kaz
Kaz é um gênio, quando cê acha que vai dar tudo errado, no final é tudo o plano dele acontecendo perfeitamente. Matthias tbm foi essencial, e o final de Kaz e Inej foi surpreendente, van eck é um c*zao

Lena 21/09/2020

MEU CORAÇÃO SAIU DO PEITO
Quotes favoritas:

"Ou eu controlo o jogo, ou eu não jogo."

"Nós encaramos o medo. Cumprimentamos o visitante inesperado e escutamos o que ele tem para nós dizer. Quando o medo chega, algo está para acontecer."

"Confie, mas confirme."

"Sempre ataque onde o alvo não está olhando."

"A paciência deixaria todos os seus inimigos de joelhos no momento certo."

"O que você quer e o que o mundo precisa nem sempre estão de acordo. Orar e desejar são coisa diferentes."

"As vezes o truque para tirar o melhor proveiro de uma situação é simplesmente esperar."

"Eu teria ido atrás de você. E se eu não pudesse andar, rastejaria até você, e não importa o quanto estivéssemos machucados, nós lutariamos juntos para escapar, facas em punho, pistolas ardendo. Porque é isso o que fazemos. Nunca paramos de lutar."

"Não posso ser nada além do que sou, e se meus dons podem ajudar as pessoas, então é meu dever usá-los para isso.?

"Era também como um homem e qualquer um ou qualquer outra coisa: se você quisesse entendê-la, precisava desmontá-la e ver como funcionava. Se quisesse dominá-la, tinha de conhecê-la bem o suficiente a ponto de ser capaz de remontar cada parte."

"É fraco porque tem medo de que as pessoas vejam sua fraqueza. Está deixando a vergonha decidir quem você é."

"Podemos enfrentar todo tipo de dor. Mas é a vergonha que devora o homem."

"Algumas vezes um bom ladrão faz mais do que tirar. Ele deixa algo para trás."

"Aprendemos a erguer a cabeça como se vestíssemos coroas. Aprendemos a extrair mágica do ordinário. Era assim que você sobrevivia quando não tinha sido escolhida, quando não havia sangue real em suas veias. Quando o mundo não lhe dava nada, e mesmo assim você exigia alguma coisa dele."

"O mundo era feito de milagres, terremotos inesperados, tempestades que vinham do nada e podiam remodelar um continente. O garoto ao lado dela. O futuro além dela. Tudo era possível."

Não fazia ideia de como eu estava apegada a esses personagens. Meu coração pertence a cada um deles. Nesse livro existe um maior desenvolvimento personal individual e em grupo, e eu amei cada segundo. O desenvolvimento pessoal de Matthias nesse segundo livro praticamente me fez chorar toda vez que ele relacionava e articulava sua cultura com os Grishas.

O que descobri sobre o passado de Wylan e Jesper me ajudou a entender mais de suas personalidades e dificuldades no presente, foi fantástico. A faceta da Nina com o novo poder foi badass demais!!! Estou ansiosa para aprender mais sobre ele em King of Scars. O desenvolvimento de Jesper com seus problemas de jogo foi WOW esclarecedor.

Kaz e a sua dificuldade com relação ao toque e Inej com seu passado me deixaram emocional e esperançosa, o quão maravilhoso foi esse final? Eu chorei.

charlie54 22/09/2020

Sem lutos, sem funerais
Esse livro é simplesmente magnífico. Os personagens são construídos maravilhosamente bem, cada um profundo, palpável e maravilhoso do seu jeitinho. A relação dos personagens uns com os outros, a dinâmica de entre eles e a amizade que eles desenvolvem me deixou de coração quentinho.

Todo o universo Grisha é ricamente construído, com elementos fantásticos únicos e intrigantes. É sensacional!!

Acho muito bom ler a trilogia Grisha antes de ler Six of Crows porque é muito gostosinho ler referências e ver nossos personagens queridos aparecendo aqui novamente, depois de tanto tempo. Toda vez que um personagem da trilogia Grisha aparecia eu tinha um pequeno surto KKKKKKKK

Esse livro é cheio de representatividade, e é muito gratificante ler um livro que traga isso. Temos personagens com deficiências, uma personagem gorda, um personagem negro, personagens bis, é incrível. Principalmente porque a autora trata como simples características. Não é foco do livro, é como se fosse só um detalhe que por acaso o personagem tem. É perfeito!

Eu amo essa duologia, e amo cada um desses criminosos KKKKKKK. São livros fascinantes e vale muito a pena ler.
@viajantedaleitura1 22/09/2020minha estante
Um dos melhores que eu li este ano!

Natiele Soares 21/08/2021minha estante
Ah, eu amei esse livro, mas a morte desse personagem foi totalmente boba e sem sentido. Fiquei muito triste pelo destina da Nina. Gostei muito do fim da Inej e o Kaz, principalmente aquele finalzinho do Pekka.

beca 21/08/2021minha estante
amg, concordo com vc que ck não tem mt o aspecto "mágico" (acho que soc tbm n), mas eu o amo por isso KKKKKKKKK amo intriga política e que as coisas nem sempre são "100% bem × 100% mal".

sobre a morte do personagem, eu tbm não chorei imediatamente, precisei de um tempo pra processar e só chorei bem dps vendo fanart KKKKKKKKKK porém, falam mais sobre ela em "rule of wolves" (2°do nikolai). não sei se sou mt fã do desenvolvimento que deram a isso lá, mas pelo menos não foi tão jogado, sabe?

Natiele Soares 21/08/2021minha estante
Achei tão sentido o jeito que foi, se tivesse sido o comandante, ou sei lá fosse no meio de uma luta, mas foi triste porque eu fiquei apaixonada pelo personagem, e foi triste porque não fez sentido nenhum. Agora sobre Rules Of Wolves, eu quero ler ele, mas infelizmente ainda não t traduzido e eu não consigo ler em inglês :(

beca 21/08/2021minha estante
entendo, amg. tbm queria que a morte del* tivesse mais destaque... king of scars e rule of wolves são bem legais, mas tenho variaaass opiniões sobre eles KKKKKKKK (vou te chamar na dm pra falar sobre ele em pt)

Natiele Soares 22/08/2021minha estante
Me chama la então