Crooked Kingdom - Vingança e Redenção

Crooked Kingdom - Vingança e Redenção Leigh Bardugo

Resenhas - Crooked Kingdom

mirella 17/06/2021minha estante
já tava ansiosa pra ler e sua resenha me deixou mais ainda, socorro

Bia Heckert 17/06/2021minha estante
aiii lê, espero que você goste! eu terminei completamente apaixonada

Bia 02/09/2021

isso aqui não é um livro não, é uma obra prima!!! queria saber qual curso que essa escritora fez pra ter evoluído tanto assim porque meu deus do céu a duologia é mil vezes melhor que sombra e ossos. vou sentir saudade dos personagens ?
Mari 05/09/2021minha estante
Acho que vou ler

Aninha 07/01/2024

Sinceramente...
Continuando a história de Six of Crows, Crooked Kingdom finaliza impecavelmente essa duologia, com muito mais desafios e problemas que fazem o leitor pensar "meu Deus, COMO eles vão sair dessa???" é gente, invadir a fortaleza Fjerdana não é "nada" comparada com as implicações nesse livro.

Disse na resenha de Six of Crows e repito nessa: é notável a habilidade da autora de escrever a personalidade e dar protagonismo para 6 personagens diferentes. O desenvolvimento deles é admirável. Fora todas as outras partes que estruturam essa história, como política, economia, religião... É tudo muito bem escrito, você se sente dentro da história, o universo é bem construído, as descrições e pontos de vista diferentes corroboram para uma leitura prazerosa (eu demorei um pouco para ler esse livro, mas quando pegava para ler, era uma parte inteira em um piscar de olhos, independente do tempo de leitura a história te encanta).

A genialidade do Kaz e a maestria que ele engana o leitor chega a ser engraçado, você está lendo o livro, desesperado tentando pensar no que pode acontecer, adivinhando e ansioso pelo desfecho, mas já está tudo maquinado e Kaz consegue te enganar também.

*NÃO* LEIA ESSA PARTE SE VOCÊ NÃO QUER UM GRANDE SPOILER DO LIVRO:
Foi aqui que tirei meia estrela do livro, tenho que falar, fiquei um pouco decepcionada com a escrita e desenvolvimento na morte do Matthias, eu já sabia que ele ia morrer, peguei esse spoiler, mas foi tão rápido. Leigh Bardugo pecou nessa parte, ela que escreveu uma morte tão bonita e humana para o Darkling.

Um personagem tão querido e tão importante como o Matthias merecia algo a mais, poderia muito bem ter mostrado a Nina em Fjerda enterrando o corpo, fazendo uma homenagem, vivendo o luto e até mostrando o início do desejo que ele tinha para ela, salvar Fjerda de todo aquele ódio aos Grilhas, mas não, ele morre, colocam ele no barco e tchau. Sabe, mostrou o destino de Jasper com o Wylan, Inej e Kaz, mas o pobre do Matthias e da Nina ficaram de lado, um desenvolvimento tão lindo do relacionamento deles, e foi assim, do nada.

Eu posso tentar até dar um significado para essa morte. Nina questiona quem matou Matthias, de todos os inimigos que eles tinham, quem matou? E foi um simples menino, com cerca de 14 anos, cheio de ódio no olhar, assim como o próprio Matthias já foi, "Eu o acuso de traição." um dos maiores pavores e questionamentos do Matthias no primeiro livro era ser um traidor do seu país e se aquilo era certo, chega ser irônico morrer dessa forma, o mais forte do grupo. Mas mesmo assim foi rápido demais.

Uma teoria agora: e se no capítulo 40, "Matthias estava sonhando outra vez. Sonhando com ela.", ele só acorda com os lobos depois que Nina enterrou seu corpo? Ele explica e pede para ser enterrado, porque é dessa forma que o deus dele o receberia, ele voltaria para a terra, enraizaria e seguiria para as águas do norte, então nessa parte, acordar depois da tempestade, seria só depois do enterro né?
Enfim, ficou um vazio com a morte dele, bem o meu favorito.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

JÁ PODE VOLTAR A LER
Eu ficaria horas escrevendo sobre cada personagem, eles são complexos demais e muito bem escritos, é realmente impressionante.

Kaz e Inej aaaaaaaaaaaaaaaagggggghhhhhhhhhh JURO, que desenvolvimento impecável! Chego a me arrepiar na parte da vingança de Kaz, em todos os momentos dele com a Inej e o que ele faz para ela no final????? MDS!!!(um mini spoiler meio óbvio, só pular esse parêntese se não quiser saber: se você não entendeu porque não teve beijo, simples, leia o livro de novo!)

Wylan e Jasper, vocês têm o meu coração todinho! Um relacionamento tão leve e divertido, a forma que a autora lida com o vício de Jasper e toda aquela cobrança, o apoio que ele dá para o Wylan e visse e versa, fora os flertes KKKKK muito bom!

Nina e Matthias, eu vendo a minha alma para vocês, não preciso falar mais nada.

É perceptível a evolução na escrita da autora, da trilogia para essa duologia (ainda defendo a trilogia com unhas e dentes, para mim está claro que são propostas de livros bemmmm diferentes, apesar de se passarem no mesmo universo).

Ficou um vazio enorme agora que acabei, é triste a vida do leitor, mas como é bom ter a oportunidade de conhecer e ler uma obra desse nível.
h_vallenn 07/01/2024minha estante
le king of scars, lá compensa sua decepção

Aninha 07/01/2024minha estante
Aaaaaaaah QUE BOM! Imaginei q poderia ter algm coisa

amy 19/04/2021

preciso, urgentemente urgente, de terapia
esse livro é perfeito em TODOS os sentidos, não teve UM personagem que não tivesse sido bem construído. cada personagem tem a sua história, e você vai se apegando demais a cada um!

eu nunca fui de ficar chorando com livros, mas esse livro eu chorei de soluçar... a Leigh vai ter que me pagar algumas seções de terapia depois disso.

esse livro me prendeu do início ao fim, mas por conta da escola, eu demorei um pouco pra terminar...

tada vez que eu achava que o plano do Kaz iria dar ruim, ele sempre estava dez passos a frente e cada vez era uma surpresa diferente.

e eu amei que os crows acabaram viraram uma família, e cada um se apegou de um jeito diferente um com o outro.

eu, simplesmente, amei os casais do livro! é impossível não shippar algum casal de lá. mas uma coisa eu digo se você quer ler esse livro pra ver os casais, já vou logo avisando pra não ir com essa ideia, porque a duologia é, meio que, focada na vingança deles... então já vá com a ideia de que se você quer ver os casais, vai ter que colher as migalhas que a Leigh vai deixando por aí, hahaha

tô de luto por um personagem muito querido, ler a duologia de soc é saber que nem tudo (leia-se nada) é um mar de rosas e personagens morrem, mas apenas um vai fazer MUITA falta.

resumindo esse livro: DOR E SOFRIMENTO!

já vou até adicionar ele nos favoritos!

enfim, ansiosa pra ver os crows na série de Shadow and Bone no dia 23! ?

manuzinha 17/06/2021

e a leigh faz tudo
sim eu sou crows supremacy?
mds que raiva esse porra do kaz é muito inteligente da muita raiva não dá não dá
chorei no capítulo 39 e 40 por meia hora tô bem????
esse livro é muito bom, pqp eu não sei se vou conseguir ler um livro com personagens tão envolventes quando esses, eles são a minha vidinha?
o pequenos mimos de kanej fazem a minha mais feliz (o final deles???)
TEVE FINAL ABERTO E AGORA NÃO VOU CONSEGUIR DORMIR
oi te amo crows sempre vou fazer tudo por vcs???
melzinha 17/06/2021minha estante
tento superar o surto daquele final de kanej até hoje

Jotape 25/06/2021

Leigh Bardugo eu me vingarei
Chorei por 2h seguidas, e toda vez que lembrei do que aconteceu eu chorei, deitei para dormir e chorei, acordei agora e chorei mais um pouco. Eu queria anexar a foto da situação que meu rosto acordou. Eu não aguento mais chorar, mas não consigo NÃO chorar toda que eu me lembro. Dói. Tudo que eu queria era um desfecho feliz pra esse casal. A gente merecia isso. ELES MERECIAM ISSO.
Steph 25/06/2021minha estante
Fiquei DEVASTADA também, eu estava tão confiante, que nem passou pela minha cabeça que alguma coisa assim iria acontecer, jamais vou aceitar.

Natalia 25/06/2021minha estante
NAO PRECISAVA, LADY BAUDUCCO, NAO PRECISAVAAAAAA

Jotape 25/06/2021minha estante
Dói demais cara.....

analu 21/04/2021

eu acho que depois desse livro eu vou precisar fazer uma terapia
gunsformonkeys 11/05/2021minha estante
vai mesmo

Sohfii 14/03/2021

PFVR LEIAM
"Ketterdam é feita de monstros. Acontece que eu tenho os dentes mais afiados."
Encantada com essa duologia. Já estou sentindo uma imensa falta desses personagens TÃO incríveis (e olha q eu terminei faz só 1h). Sem exagero, são mais q personagens, são pessoas, são bem construídos, com traumas, medos, MUITOS defeitos e ainda sim os melhores que eu tive o prazer de conhecer esse ano. Me envolvi de mais com essa historia, com esse grupo e esse universo. É difícil dizer adeus e devolve-los a estante.
Massss assim como qualquer livro favorito, visitarei as marcações (que são muitas) sempre q sentir saudade (e provavelmente vou sorrir q nem boba kkkk)
Ansiosa pela série em abril

Virginia 15/08/2021

O desfecho épico
Não recomendo esta duologia para os fracos de coração. Não, a sério. Não estou a brincar. Leigh Bardugo acabou comigo de uma forma que só ela é capaz: brutal, impiedosa e com um toque de esperança. Não existe outra palavra para descrever o livro que não épico.

Crooked Kingdom começa onde Six of Crows terminou - Inej nas mão de Van Eck e Kaz e os outros determinados a resgatá-la. Mas isso é só o primeiro ato. Há ainda o problema da jurda parem, uma droga que aumenta exponencialmente os poderes dos Grishas - mas que acarreta graves consequências para os mesmos. E todos parecem dispostos a tudo para obterem o seu segredo. É claro que Kaz e a sua equipa estão no meio disto tudo.

Neste livro vemos o aprofundar das relações entre as personagens, explorando os seus medos, as suas incertezas e as suas esperanças para o futuro.

À primeira vista, Kaz é cruel e impiedoso. Mas, neste segundo livro, nós vemos um lado mais humano de Kaz. Não, ele não ainda por aí a distribuir abraços e a dizer a toda a gente o quanto são maravilhosos. Mas depois de tudo o que já passaram, Kaz começa a demonstrar uma maior afeição pelas outras personagens, especialmente por Inej.

Inej começa o livro refém de Van Eck, escondida algures em Ketterdam. A experiência reabre-lhe feridas antigas e o seu psicológico começa a ficar deveras abalado. Inej começa a achar que o grupo (e principalmente Kaz) irá abandoná-la e deixá-la à sua sorte; que aquela sensação de conforto e de relativa segurança era tudo apenas uma cruel ilusão. Outra batalha importante da personagem é o seu desejo por liberdade - por verdadeira liberdade. Com todas as interigas políticas que vão pautando o livro, Inej compreende que o preço pela verdadeira liberdade pode ser mais alto do que ela imaginava. E, mesmo assim, ela decide partir à luta.

Nina teve uma das viagens mais atribuladas do livro. Através desta personagem, Bardugo aborda temas como a toxicodependência e o processo de reabilitação. Após ter consumido a droga, Nina passa pelo complicado processo da abstinência. Ela tenta resolver tudo sozinha, ela tenta ser a pessoa que era antes de ter tomado a jurda parem. Porém, a personagem apercebe-se que tal já não possível, uma vez que a droga parece ter interferindo com os seus poderes - tornando-os numa coisa que ela própria não compreende totalmente.

A personagem vive todo este processo numa nuvem de medo, de stress e de ansiedade. Todavia, é da sua relação com Matthias e com os restantes corvos que ela retira força e coragem para enfrentar tudo de cabeça erguida.

Falando em Matthias...Matthias tornou-se numa das personagens mais doces deste livro. A personagem demonstrou uma grande dose de coragem para rejeitar todos os ensinamentos em que fora doutrinado e aceitar ver a verdade: que, mesmo com os seus poderes, os Grishas são humanos; eles erram, amam, guardam arrependimentos e mágoas. Matthias atira-se igualmente de cabeça no seu amor por Nina, aceitando-a tal como ela é - com todos os seus defeitos e virtudes -, oferecendo-lhe uma mão sem a julgar, olhando para os seus demónios e mesmo assim dizer-lhe que ela é bonita.

Não há como deixar de lado uma outra dupla, a qual também teve um grande desenvolvimento: Jesper e Wylan.

No livro anterior, eu queixei-me da inexistência de capítulos narrados a partir do ponto de vista de Wylan. Bem, este livro atendeu aos meus pedidos e entregou-me tudo o que eu queria (e mais). Finalmente, são-nos reveladas as circunstâncias que levaram Wylan até Kaz e à equipa. Wylan mostra-nos que, por vezes, as pessoas com os maiores privilégios escondem as maiores mágoas. Filho do maior inimigo de Kaz, por grande parte do livro a personagem demonstra uma certa reticência quanto a levar o seu pai à justiça. Ele ainda acalenta a esperança de que o seu pai possa mudar.

É doloroso perceber, juntamente com Wylan, que há pessoas que simplesmente não têm redenção. Ainda que ele queira levar o seu pai à justiça, Wylan não se deixa enredar pelo ódio, mostrando sempre compaixão.

Em Crooked Kingdom, somos apresentados igualmente ao passado de Jesper. Deu-me um grande gozo conhecer quem era Jesper antes de ser ter tornado num exímio pistoleiro. No fundo, Jesper é um rapaz assustado, com medo das consequências que as suas ações provocam naqueles que ama e por isso está sempre a fugir.

Uma grande fatia dos arcos de Wylan e Jesper é a relação que floresce entre os dois. O que começa por ser um namorisco, transforma-se em algo sério. Wylan influencia Jesper e Jesper influencia Wylan; os dois apoiam-se mutuamente, estão lá quando o outro precisa e, mais importante, confidenciam os seus medos e as suas esperanças.

Peguei no livro e já não o consegui pousar. Tive momentos em que ri e momentos em que sofri. Fiquei na ponta dos pés com cada surpresa e reviravolta.

Em suma, Crooked Kingdom é desfecho épico duma duologia extraordinária e surpreendente.

Lore 03/04/2021

Emocionante do início ao fim
Sinceramente esse livro não deu um minuto de paz para o meu fraco coração kkkkkk, foi incrível o desenvolvimento dos personagens, as lutas, os tramas, e a inteligência desse homem que se chama Kaz Brekker.
Impossível não se apegar mais ainda aos personagens, teve momentos do livro que eu pensei " AGORA LASCOU NÃO TEM SAÍDA" mas me aparecia cada plot twist incrível. Não tem como não se emocionar com esse final.
Kaz, Jesper, Inej, Nina, Mathias e Wylan, vou sentir falta de todos, obrigada por tornar minhas horas mais emocionantes.

aylapsb 05/05/2023

? Crooked Kingdom, 2016

simplesmente impecável, e com certeza se tornou minha duologia favorita de fantasia

em apenas dois livros, eu consegui me apegar tanto a esses personagens, eles são tão cativantes e bem escritos, eu realmente amei acompanhar todos, ainda mais na dinâmica deles quando estão juntos em um grupo, realmente impecável, eu estou completamente apaixonada por essa história, por esses personagens e por esses livros

a autora conseguiu criar um mundo incrível, com um sistema de magia muito bom, ambientação, e as dinâmicas entre os personagens, e fez tudo isso com uma escrita maravilhosa, extremamente fluida, toda vez que eu pegava para ler eu simplesmente esquecia que estava lendo e não conseguia soltar mais

no mourners, no funerals

Bela 10/06/2023

"Somos tão previsíveis assim?" Kkkkkkk
Que livro!

Fenomenal! 5/5 sem defeitos! Uma história linda emocionante com os nossos 6 protagonistas favoritos! Demorei a ler, mas acho que foi porque não queria que acabasse! O final foi lindo, o último plano foi inacreditável de bom.

Eu adorei mesmo! E sendo mais específica gostei muito do desenvolvimento do Wylan, muitas coisas que aprendemos sobre ele no segundo livro e sobre Jesper também (no âmbito familiar).

Além disso, acho que a história parou em um bom lugar! Não muito aberta e dando uma noção para o leitor sobre como as coisas se seguiram.

Estou doida para terminar de assitir a segunda temporada da série agora (tinha parado no 3? episódio pq me falaram que daria muito spoiler desse livro, e realmente é fato) amei muito o livro mesmo e tô pulando de alegria que ainda tem como ver eles na série!

Enfim! Não tenho muito a acrescentar para não dar spoiler sobre a história e não repetir grande parte que disse na resenha do livro anterior! Amei cada detalhe! Valeu Leigh Bardugo!

Siane 03/11/2021minha estante
Até hoje doi ?
Não tô preparada pra essa cena na série

Denyaa_l 03/11/2021minha estante
Fui dormi chorando como uma criança ????

biah 18/04/2021

Eu não sei nem por onde começar, posso dizer que essa duologia foi incrível, todos os personagens foram muito bem desenvolvidos a história toda me prendeu do começo ao fim.
Durante essa leitura toda eu ficava chocada com o fato de sempre me surpreender com a forma que o Kaz pensava e planejava as coisas, quando pensava que sabia o plano dele percebia que estava enganada mais uma vez kkkk.
Enrolei muito para terminar esse livro pq sabia que ia sofrer com o fim, mas uma hora precisei terminar a leitura e nossa realmente chorei horrores.
Amei tudo e já estou com saudades dos personagens kkkkk
Indico muito a leitura dessa duologia logo após a leitura da trilogia, até pq a trilogia grisha não é tão boa assim mas não deixa de ser importante para o conhecimento desse mundo.

je.ane 24/06/2021

A perfeição em forma de duologia!
Minha gente, como que faz pra seguir em frente depois desse livro? Faz meia hora que eu tô olhando pro nada e chorando. Eu tô sem palavras. Vai ser difícil colocar para fora o que eu tô sentindo no momento, mas vou tentar. Sem dúvidas, essa duologia ficará marcada pra sempre no meu coração. Me prendeu do começo ao fim, fiquei totalmente apegada aos personagens, sério. Inclusive, é um dos motivos para eu estar sofrendo tanto agora.
Ah, preciso falar que amei como a autora pregava várias peças em nós, leitores. Quando você pensa que tá entendendo tudo, que tá por dentro de seja qual for o plano do Kaz do momento, ela vai lá e puxa teu tapete kkkkk. É uma surpresa atrás da outra. Outro destaque que quero fazer é que essa duologia tem um diferencial gigantesco de quase todos as séries, sagas, trilogias etc. E qual é? Bem, SOC simplesmente não tem nenhuma parte da leitura que seja "morna". Sabe aquela pequena parte onde nada acontece? Que chega até a ser um pouco cansativa? Pois bem, esqueça isso nessa duologia. Aqui é ação atrás de ação. É plano dando certo, plano dando errado, é luta, é golpe atrás de golpe... AAAAAAAAAAA EU AMEI ISSO.
E sobre os personagens, eles são totalmente completos e bem construídos. Um ponto que me chamou atenção nesse livro é que eu simplesmente não consigo escolher somente um ou dois personagens favoritos. A autora conseguiu fazer com que eu me apaixonasse por todos os crows. Kaz com sua esperteza e concentração, Inej com sua coragem, Nina com sua determinação e seu jeito acolhedor de ser, Jesper com sua capacidade de tirar um sorriso seu seja qual for a situação, Wylan com sua meiguice e determinação, Matthias com sua força de vontade, até o Kuwei com sua resiliência... vou sentir falta deles 😭😭😭.
Mas se por um lado eu me apaixonei por esses anti-heróis, por outro me vi quase arrancando os cabelos de tanto ódio dos vilões da história. Felizmente amei o final que eles receberam, principalmente a surpresinha que a Inej fez pro Pekka Rollins kkkkkk.
Falando em Inej, o final dela e do Kaz eu chorei igual uma criancinha. Amei a forma que a autora conseguiu lidar com a relação dos dois, tendo em vista todos os traumas que ambos passaram. Achei um final perfeito e mais que satisfatório 🥺❤️.
O único ponto negativo desse livro não é nem negativo... Considero um negativo positivo kkkkk não buguem, deixe eu explicar: aconteceu algo no livro que realmente partiu meu coração, porém eu amo quando os autores me pegam completamente de surpresa desse jeito. Acho que acaba tornando a leitura mais marcante, sabe? Por isso, apesar de ter me feito sofrer pra caramba (juro, tive que parar a leitura pra me acalmar), também conseguiu me prender mais ao livro. (Pois é, eu e minha cabeça confusa, as vezes nem eu me entendo)
Enfim, favoritei e dei cinco estrelas. Melhor duologia da vida 🤧❤️.
maria18434 24/06/2021minha estante
que legal, agora eu tô CHORANDO com a sua resenha só de lembrar do sentimento que essa duologia me trouxe ?

Ani 24/06/2021minha estante
que saudade! agr lê king of scars e rule of wolves vc vai amar