Assim na terra como embaixo da terra

Assim na terra como embaixo da terra Ana Paula Maia

Resenhas - Assim na Terra Como Embaixo da Terra

Yas<3 26/12/2023

Muito bom!
Fazia muito tempo que não lia um livro tão rápido! O tempo todo só queria saber o que ia acontecer na página seguinte. A cada virar de páginas eu me sentia chocada com as situações presenciadas pelos personagens. Esse livro é bem forte e me fez refletir bastante, ainda estou bem perplexa e tentando digerindo tudo!

Dry 24/12/2023

"Aquilo que uma pessoa foi fica gravado na pele, no cheiro no rosto."

Foi uma leitura incrivelmente rápida, pois o livro realmente consegue prender a gente pela curiosidade, do início ao fim. Achei a proposta muito interessante, cenário, acontecimentos.. que fariam desse livro, uma adaptação incrível!

fatimaria 22/12/2023

Achei uma premissa legal e uma execução ok, ainda que muito do potencial da história e da ambientação tenha ficado de canto. Os personagens são rasos e as motivações do vilão são explicadas muito brevemente; o que mais me interessei foi pela ambientação em si do presídio, mas que ficou só no mundo das ideias também. A escrita da autora é bem boa, apesar de sofrer do famoso falar ao invés de mostrar. Mas ainda gostei bastante da história e da amostra escrachada do fracasso do sistema prisional brasileiro.

Paula A. C. 03/12/2023

Uma das melhores leituras do ano
Ana Paula Maia já estava no meu radar de leituras há anos. E, após conhecer a potência de sua escrita, posso fazer coro aos que a consideram uma mestra da literatura brasileira contemporânea.

Assim na terra como embaixo da terra é uma narrativa breve, porém repleta de significados. Seus personagens são complexos, de uma profundidade ímpar, digna de uma escritora potencialmente canônica. A ambientação é primorosa, assim como o enredo. A estrutura narrativa, que se organiza principalmente a partir de diálogos entre os personagens, detentos e funcionários de um presídio de onde ninguém sai vivo, envolve o leitor desde a primeira linha.

Este é um daqueles livros que não conseguimos largar até a última palavra. E, assim que terminamos, sentimos vontade de voltar à página inicial para reiniciar a leitura.

Natieli10 22/11/2023

A realidade dói, e esse livro machuca a alma.
O livro é bem construído, escritora bem detalhista, mas nada muito maçante. A história em si, é tão bem feita, que parece que realmente aconteceu, o que não está nem um pouco longe da realidade. A escravidão, a crueldade, a monstruosidade humana, perversa, egocêntrica, tudo isso, foi tratado de maneira "leve" para ser entendido nesse livro. Como mulher preta, tenho orgulho da minha história ser contada por uma escritora mulher, que deveria ser mais reconhecida. Recomendo o livro, se desejas ver a que ponto o ser humano chega pra conquistar o que quer.

Jackson 17/11/2023

Nesse livro, conhecemos criminosos que tem de lidar com a pior situação de cárcere. O interessante é que nessa história não existe 'mocinho' e o papel de vilão troca conforme o enredo avança.

Lua 08/11/2023

Um baita suspense! Muito instigante do início ao fim, me prendeu demais. Maratonei o audiobook em 2 dias rs

arqueofarias 05/11/2023

É um livro bom. Mas a leitura é pesada e por vezes arrastada.
Temas como encarceramento em massa, justiça social e ressocialização são centrais.
A narrativa aparenta uma semelhança com a colônia penal do kafka e o último dia de um condenado do victor hugo.

Wellington.Santos 25/10/2023

Violento
Como o país é mostra a crueldade do humano, a insensibilidade do que acontece com o outro e como vamos perdendo a empatia com as coisas que acontecem em volta até chegar ao nível animalesco.

Flavinha 23/09/2023

Potente!!! Escrita super fluída e momentos de reflexão e suspense!!! Amei a experiência. Único defeito hahahaha queria mais páginas!!! Super recomendo!

Isis 22/09/2023

Visceral
Um livro doloroso como uma ferida exposta, uma leitura curta que fica marcada na sua alma. A história me lembra muito Uma Colônia Penal do Kafka, a escrita visceral e envolvente trás o horror e desesperança da colônia e seus condenados.

ElisaBrubs 21/09/2023

O livro é curto, certeiro como a flecha do personagem Bronco Gil.
Li o livro em dois tempos, e você fica em suspense diante do horror até acabar.

Wellington.Pimente 15/09/2023

Visceral
Ana Paula Maia é a escritora da literatura contemporânea brasileira que mais gosto. Ela possui uma narrativa muito visceral, direta e objetiva, como no caso dessa obra, que aborda sobre uma colônia penal, onde homens eram mandados para uma terrível reclusão, como o próprio nome da obra aponta de início, pois não há salvação, não existe algo maior para ajudá-las, fazendo um trocadilho, nesse caso, com o trecho da oração do Pai Nosso, "assim na terra como no céu". A autora de uma certa forma humaniza esses presos ao demonstrar um confinamento desumano, que praticamente todos lutam para sobreviver e evitar um processo de loucura. A colônia penal que podemos considerar atemporal, em um local muito ermo, esperam a chegada de um oficial para cuidar da tratativa de desativação desse cárcere , e assim se percebe a crítica da autora, como a indiferença do Estado e Governantes com a situação dos encarcerados podem levar as situações selvagens ou animalescas.

Além disso, Ana Paula Maia não deixa de apontar os crimes cometidos por todos que cumprem suas penas, são culpados pelos seus erros. Ao mesmo tempo se percebe como o diretor da colônia, o Melquiades, mostra seu processo de loucura por tanto tempo dedicado a esse tipo de trabalho num local insalubre e assim em seu declínio mental começa a fazer suas próprias sentenças aos apenados, que já cumprem suas penas por suas ilegalidades, fazendo dos confinados suas caças, porém, de forma surpreendente os papéis são depois investidos, levando a nos refletir, afinal quem são os verdadeiros criminosos nessa narrativa. Tanto que quando o agente público chega e descobre o horror que acontecia no local, passa muito mal e assim tenta fazer com que a legalidade prevaleça, talvez seja tarde demais!

Aline.Armond 14/09/2023

O enredo é bem intrigante, a escrita é bem fluida e gosto muito das reflexões e momentos que o livro é poético. Muitos trechos impactantes que dizem tanto? só fiquei um pouco confusa sobre detalhes logísticos (tipo achei que tinha mais gente no lugar e na verdade nao, achei que tava em determinado momento do dia, mas nao) e as vezes a escrita me remetia a um roteiro, mas não é sempre.