Assim na terra como embaixo da terra

Assim na terra como embaixo da terra Ana Paula Maia

Resenhas - Assim na Terra Como Embaixo da Terra

Camila 07/07/2020

Gráfico e duro, mas muito importante
Apesar de ter menos de 150 páginas, ?Assim na Terra como Embaixo da Terra? é um livro de impacto. De escancarar as feridas da desumanização do encarceramento e esfregar na cara o quanto todos simplesmente escolhemos não vê-la mesmo estando na nossa frente. Tudo isso com uma prosa bem construída e personagens impactantes. Mas precisa de estômago. É leitura rápida, mas deixa de ser por tratar de temas difíceis com a crueza de mostrar o pior lado humano como ele pode ser.

FocaRafa 03/07/2020

A exceção que nos rodeia.
Assim na terra como embaixo da terra é meu primeiro contato com a prosa de Ana Paula Maia. O livro, que pode ser lido em uma sentada, apresenta uma narrativa intensa e coesa até naquilo que omite. A trama se desenvolve em um ambiente inóspito e repulsivo, é assustador quando notamos as semelhanças da colônia com nossa realidade. Feliz que essa seja uma das escolhas do vestibular UERJ para 2020.

Mariana Dal Chico 24/06/2020

“Assim na terra como embaixo da terra” de Ana Paula Maia, foi o livro escolhido para o encontro de maio do @leiamulheresjundiai.

Esse é meu segundo contato com a autora, então eu estava preparada para sua escrita crua, sem floreios, mas que causa reações sensoriais e permite que o leitor consiga imaginar perfeitamente todo o cenário e clima da história.

A escrita da autora é simples, sua escolha de palavras é precisa, os personagens são profundos e despertam reflexões que me acompanharão por muito tempo.

Há uma crítica pertinente ao sistema prisional, que pende para um abatedouro, onde a desumanização acontece com todos os que estão encarcerados na colônia, seja por uma sentença judicial ou por seu cargo de trabalho. Ela faz isso sem vitimizar nenhum dos personagens.

A Colônia é isolada da civilização e os presos que ali estão, cometeram delitos graves. Além de toda tensão causada por o que está acontecendo no presente, também há a questão do passado sanguinário escravocrata sepultado que a terra parece ter absorvido e devolvido e em forma de maldição para o local.

Leitura mais que recomendada, é ágil e reflexiva, no entanto, se você não gosta de cenas violentas, talvez essa não seja uma boa escolha para você.

site: https://www.instagram.com/p/CBnyvW_jMhn/

Victoria Vendemiatti 26/05/2020

O livro é bom, a história prende a atenção e li super rápido. Porém, acho que eu esperava mais. O livro é bom mas não achei excepcional

Compre pela capa 06/01/2018

SELVAGERIA EM ASSIM NA TERRA COMO EMBAIXO DA TERRA, DE ANA PAULA MAIA
"O confinamento de homens assemelha-se a um curral de animais. O gado é abatido para se transformar em alimento; os homens por sua vez, são abatidos para deixarem de existir [...]"

ENREDO

Localizada num local isolado e remoto, uma penitenciária é o cenário do nosso romance. Conhecida como Colônia, a prisão recebe e abriga detentos que são retirados da sociedade definitivamente, já que ninguém jamais ouvira histórias sobre fugitivos ou absolvições relacionados ao local em questão, sendo uma espécie de arquivamento.

A história começa se desenvolver a partir do momento em que a prisão é notificada de que será desativada e que para tal fato, um oficial de justiça visitará o recluso lugar a fim de transferir para outras unidades, os detentos.

Em condições subumanas, quatro prisioneiros, Bronco Gil, nosso personagem principal, acompanhado de seus colegas, Valdênio, Pablo e Jota, "vivem" na Colônia, juntos ao carcereiro Taborda e o responsável pelo local, Melquíades. Cada criminoso desempenha uma função lá dentro, designado pelo gosto sádico de Melquíades, que inclusive adora caça e possui um arsenal em seu escritório.

Esperança e desespero são sentimentos que invadem os detentos, que foram 42 quando receberam o comunicado. A Colônia está construída num terreno que é conhecido por ter sido uma fazenda com muitos escravos, cujos foram assassinados e lá jaziam, em outras palavras, é uma terra amaldiçoada. O isolamento somado a este fato, trouxe a tona sentimentos psicopáticos, insanos e selvagens, principalmente a Melquíades, que fez da angústia dos presidiários por uma chance de liberdade, um hobbie: caça humana!

Por serem os últimos "alvos" na Colônia e pela demora da visita do oficial, todos ficaram aterrorizados, até mesmo Taborda, que percebe o transtorno de seu chefe e tem dúvidas sobre sua sobrevivência.

O quarteto restante ficavam horas a fio desenvolvendo planos de fuga, que deveriam ser calculados corretamente, já que o que impedia a fuga dos indivíduos era uma tornozeleira que segundo orientação, ao passar pelo perímetro da penitenciária, explodiria em trinta segundos. A caçada de Melquíades funcionava sob as seguintes regras: dois presos eram escolhidos ao acaso e a tornozeleira lhes era retirada e tinham uma vantagem de tempo para correr, após finalizado o tempo, o psicopata saía em sua procura mortal, com uma ressalva que o mesmo tinha um ótima mira e enxergava melhor a noite por conta de seu daltonismo, o que resultava em não sobreviventes. Na última noite de caçada, após a eficácia da fuga de um detento, a situação sai do controle e em paralelo, o oficial de justiça chega à Colônia e se inicia uma luta pela sobrevivência, com um assassino descontrolado a solta.

OPINIÃO

É um romance vestido de thriller que tira o fôlego da primeira a última página. A autora utilizou de um enredo pesado, unindo dois ambientes desumanos: a cadeia e a fazenda escravocrata, como uma forma de protesto ao tratamento do ser humano para com seu igual, e até onde chega a maldade e o descontrole psicológico de uma pessoa. Com certeza qualquer pessoa vê um detento com olhos desconfiados, pois certamente tem alguma ligação com um fato errado perante a justiça que o colocou lá. Por si, essa já é uma punição. O que a obra faz é mostrar que embora as pessoas tenham motivo para estarem nesta penitenciária, o sofrimento é estendido através da esperança a liberdade, unida ao medo da única chance falhar e virarem apenas mais um cadáver enterrado naquele terreno. O javali, simbolo em destaque na capa do livro, é um personagem sempre trazido a tona no enredo, em uma analogia e também fisicamente, ora sendo a caça, ora o caçador. Neste caso, a Ana Paula faz uma brincadeira com o animal, já que no inicio da trama, Melquíades pede que lhe tragam um javali, para fins decorativos, e durante a caçada é demonstrada a força e destreza do animal pela sobrevivência, e em alguns momentos do livro, essas habilidades do javali são comparadas as dos personagens, principalmente a do próprio Melquíades. Na resenha não quis citar muito o personagem principal Bronco Gil como gancho para a história, porque gostaria de deixar ela mais focada na trama, até mesmo porque o livro está dividido em fragmentos, contando a história em tempo real e ao mesmo tempo, fatos ocorridos na vida de Bronco. O que me deixou perturbado (ainda mais, mas num bom sentido) é a história se passar em lugar nenhum e ainda assim, terminar e não revelá-lo. O quesito do local ser amaldiçoado também sugere estar ligado a crendices e superstições. E além do mais, tem uma linguagem intensa e bem escrita.

A autora demonstrou não ter medo de expor a desprezo do humano pela vida alheia, e fazendo uma ressalva ao título e ao fragmento no início da resenha, Assim na Terra como Embaixo da Terra se refere a pessoa física, carne, osso, que no contexto, não fazia diferença nenhuma ao olhos de quem comandou naquele local, pois no fim das contas as pessoas eram descartáveis e só tinham um propósito: parar em uma vala, enterrada, para que a terra as engolisse e assim, deixassem de existir e não fossem lembradas.

Graficamente falando, a capa é maravilhosa e nem consigo imaginar como seria uma outra capa, senão essa, que descreve perfeitamente a proposta do livro. A escrita da capa é em alto relevo e dá a ideia de ter sido escrita por caneta hidrográfica diretamente. A tipografia do corpo do livro tem ótima legibilidade e leiturabilidade. Parabéns a Editora Record.

Se você, assim como eu, quer suar frio e ficar angustiado até a última página, recomendo!

site: comprepelacapa.wixsite.com/home

Icaro 29/04/2024

Debaixo da terra
"Assim na Terra Como Embaixo da Terra" é um romance intenso e provocativo de Ana Paula Maia que explora a vida em uma colônia penal à beira da desativação. A narrativa é construída em torno do isolamento e da insanidade que permeiam tanto os detentos quanto os funcionários, criando uma atmosfera densa e carregada de tensão.

O livro começa com uma descrição vívida do caos que reina na penitenciária, onde serviços básicos como telefone e coleta de lixo já foram interrompidos. O primeiro personagem que conhecemos é Valdênio, o preso mais antigo, cuja vida se resume ao trabalho na cozinha e ao cuidado de um cachorro doente. Através dele, somos introduzidos à crueldade e à escassa humanidade que sobrevive na colônia.

Taborda, o agente penitenciário, é um homem medroso que deseja apenas a execução da lei, mas se encontra paralisado pela inércia. Sua interação com Melquíades, o diretor sanguinário da penitenciária, e Índio Bronco Gil, um detento marcado por uma vida de violência, revela as dinâmicas de poder e a brutalidade que definem o cotidiano da colônia.

Ana Paula Maia utiliza um narrador onisciente para descrever a realidade crua e os sentimentos dos personagens sem embelezamento, o que torna a leitura ainda mais impactante. A autora desenvolve a psiquê das personagens lentamente, permitindo que a história se desenrole de forma instigante e mantendo o leitor ansioso pelo próximo capítulo.

A obra é uma reflexão sobre a condição humana e a facilidade com que a sociedade pode desumanizar aqueles considerados fora dela. Com um número reduzido de personagens, "Assim na Terra Como Embaixo da Terra" oferece uma leitura rápida, mas que deixa uma impressão duradoura e convida à reflexão sobre temas atuais e a natureza da justiça e da liberdade.

BurnBeranger 23/04/2020

Necessário
Melancolia necessária, Claro que em um contexto positivo. Ana possui o dom de penetrar na mente de seus leitores e marcar sua mensagem em fogo ardente.

Yago.CamurAa 29/03/2020

um livro rápido e impossível de largar.

Lully 19/03/2020

Com certeza um livro que lhe mantém presa à história e que te faz refletir sobre muitas situações.

Lismar 28/01/2018

Um belo livro.
Minha primeira incursão em uma obra da brasileira Ana Paula Maia, em que de início fui logo conquistado por sua bela capa: O título em relevo e um belo desenho de um Javali estilizado; acompanhado por uma sinopse instigante ao abordar a vida em uma Colônia de presidiários preste a ser fechada, cujo é de conhecimento de todos que quem entra por lá, nunca sai, pois periodicamente há sempre uma selvagem caçada humana, logo me conquistou e adquiri esse exemplar.
E não me arrependi. A escrita da autora é bastante dinâmica, visceral e com uma boa dose violência. A leitura flui muito bem, além de ser curta, 140 páginas, a ponto de completá-la tranquilamente em 1 dia. As descrições do quotidiano da prisão e a tensão do relacionamento entre os hóspedes e os carcereiros é tensa. Destaque para a história da Colônia, um horror de morte, tortura e violência no decorrer dos séculos, ganhando auras de amaldiçoada.
Espero que a escritora faça outras obras com o índio Bronco Gil, pois achei-o bastante interessante.

Ocelo.Moreira 22/11/2019

Autora Concisa de Estilo ‘Seco’ e Preciso
Há mais de um ano que eu tinha vontade de ler os livros de Ana Paula Maia, e desde o ano passado que queria ler esse, especificamente. Agora o li, após adquiri-lo aqui no skoob.

Os personagens do seu livro são pessoas comuns e consideradas escórias da sociedade. Das quais não queremos ver, fingimos que não existem ou nem sequer pretendemos nos aproximar de tais pessoas.

A autora é concisa e direta, cujo estilo é ‘seco’ e preciso, ‘nu’ e cru, tais características que admiro bastante e adoro em autores de cujo gênero.

O livro nos prende do início ao fim, queremos devorá-lo na medida em que vamos virando suas páginas. A história é construída de maneira bem criativa, de modo simples e às vezes direta, que nos fisga de forma surpreendente.

Esse foi o primeiro livro da autora que eu li e gostei, pretendo ler outros títulos de Ana Paula Maia. Recomendo esse livro a todos os skoobers. Principalmente aos amantes do bom romance nacional.

Biblioteca Álvaro Guerra 02/05/2018

Um livro tenso, onde as histórias dos presos se mesclam com as da própria Colonia Penal.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788501108234

AJ 08/09/2019

As obras de Ana Paula Maia são o Brasil invisível que a massa média só conhece via estatística.
Minha escolha mais acertada foi deixar "assim na terra como embaixo da terra" por último da bibliografia da autora.

Nessa história, o clima de claustrofobia e realidade vem na potência de um coice. A abordagem do sistema carcerário brasileiro numa história de "survivor" ganha novos tons quando temos personagens que, mesmo brutalizados e desumanização no nosso cotidiano, podemos criar laços e repensar nossa forma de pensar sobre esse tema.

Simplesmente incrivel!

Rafael Mussolini 15/06/2019

Assim na Terra como Embaixo da Terra
"Assim na Terra como Embaixo da Terra" da Ana Paula Maia (Editora Record, 2017) é um livro incrível. Passei todo o meu domingo lendo e não me arrependo. A escrita de Ana Paula é muito fluida, envolvente e com um discurso direto. É um livro curto, de apenas 143 páginas e esse fato deixa claro a destreza da escrita da Ana Paula, pois a narrativa é muito bem construída, assim como personagens.

A história se passa em uma colônia penal que pode estar localizada em qualquer lugar do mundo. Sua localização exata é um mistério para todos que vivem enclausurados ali, aparentemente como uma estratégia de segurança e de evitar fugas. Além de estar em lugar desolado, a colônia também está em processo de decadência total após o anúncio de que a mesma será desativada. A partir desse ponto de partida a autora vai nos apresentando o passado dos detentos a partir de flashbacks, a personalidade violenta do responsável pela colônia e a omissão de seu principal carcereiro.

Aqui, a Colônia quase que se torna uma personagem do livro. É construído um clima de mistério, tensão e luta pela sobrevivência que vai tirando o fôlego do leitor e nos fazendo entrar em estado de espera, juntamente com cada homem vivendo ali.

É um livro cheio de metáforas e uma das mais interessantes é a que nos faz refletir sobre o homem encarcerado. E de quebra dá pra fazer muitas inferências com o sistema penitenciário brasileiro que é um dos mais violentos do mundo.

"O confinamento de homens assemelha-se a um curral de animais. O gado é abatido para se transformar em alimento; os homens, por sua vez, são abatidos para deixarem de existir. Não é um lugar de recuperação ou coisa que o valha, é um curral para se amontoarem os indesejados, muito semelhante aos espaços destinados às montanhas de lixo, que ninguém quer lembrar que existem, ver ou sentir seus odores."

#LeiaMulheres

Toni 29/04/2019

Enquanto alguns escritores são capazes de criar mundos absolutamente palpáveis diante de nossos olhos, como se o progresso da leitura acrescentasse pinceladas inexoráveis ao quadro final, outros têm um talento completamente diferente, de fazer parecer que o universo ficcional esteve sempre lá numa escuridão sem começo ou fim, e que a escrita não faz mais que acender um fósforo durante o breve instante em que se conta a história.
Ana Paula Maia é autora dessa segunda estirpe. Neste romance, somos apresentados ao espaço de uma Colônia Penal brasileira em vias de extinção, remota e precária, e à escassa fauna humana de agentes carcerários e apenados, desumanizados uns e outros. A atmosfera é de aridez e contamina não apenas suas personagens, mas a própria linguagem, a economia descritiva das cenas, o apelo cinematográfico dos diálogos. Assentados sobre um solo prenhe de violência estrutural, perversa e historicamente recalcada, os eventos de 'Assim na terra como embaixo da terra' remetem tanto ao massacre de Carandiru quanto aos campos de concentração nazistas, à medida que denunciam uma sociedade de controle que se recusa a encarar sua herança escravagista e ditatorial—presente, como sabemos, nos 80 tiros "de advertência" contra o carro de uma família negra no Rio de Janeiro ainda ontem.
O percurso empreendido pelas personagens de Maia pode ser compreendido como passagem de regressão da bíos (a vida em sociedade) à zoè (a vida comum a todos os seres vivos), método de desumanização corolário dos estados de exceção. Essa distinção, apresentada por Agamben na obra 'Homo sacer' (2004), nos ajuda a perceber a Colônia Penal como ponto de saturação de nossas políticas de segurança e do sistema penal e carcerário brasileiro. Até quando, parece perguntar o romance, em nome de um ilusório bem-estar social (que só atinge a brancos e ricos), podemos continuar anulando radicalmente o indivíduo, produzindo, dessa forma, seres inomináveis que ameaçam nossa representação mínima do que significa ser humano?