Assim na terra como embaixo da terra

Assim na terra como embaixo da terra Ana Paula Maia

Resenhas - Assim na Terra Como Embaixo da Terra

Juliana2496 10/06/2024

No fim somos tds livres, pq no fim estaremos tds mortos
Me peguei torcendo pelos presos, pois é, pra qm n acredita na ressocialização isso pode ser um absurdo. A escrita da autora consegue te colocar naquele lugar de miséria, você fica angustiado. O silêncio, o vazio, o abandono do lugar só reflete o abandono de quem foi abandonado há tempos pela sociedade, governo e pra qm acredita, por Deus.
Parafraseando a autora:
O gado é abatido pra ser alimento, o homem é abatido pra deixar de existir. Isso é pra dar a ideia de q a sociedade vê o preso como inútil.

Lari Guimarães - @lendocomanatureza 06/06/2024

"- Afinal de contas, que lugar é esse?"
Não sei muito bem o quanto gostei desse livro, mas o fato é que a escrita da autora é boa e a leitura fluiu muito bem para mim. O que me deixa muito feliz, considerando que tenho lido muito pouco e aqui senti que li muito.

Esperava mais respostas sobre o passado desse lugar e mais terror também, apesar de violento, não tem praticamente nada de sobrenatural e eu esperava que tivesse bastante.

Guil 04/06/2024

Grata surpresa
Pela sinopse me pareceu uma leitura bastante interessante, então li algumas resenhas e resolvi colocar na minha lista de leitura, e confesso que foi uma grata surpresa. Talvez por nãp ter criado muitas expectativas antes de iniciar, mas a premissa é muito boa e bem contada, é possível sentir o desespero dos presos, assim como dos carcereiros que também estão presos nesse buraco sem fundo e não são os muros que os seguram ali, mas sim seus próprios pensamentos e atitudes.
As coisas se agitam nos últimos capítulos numa rápida sucessão de eventos até o seu insperado (pelo menos para mim) desfecho.

Beatriz3345 02/06/2024

Assim na terra como embaixo da terra
Tem um tempinho que não lia nada nacional nesse gênero, o que eu reconheço como erro, já que quase tudo o que eu já ouvi e li sobre a literatura nacional não deixa a desejar em nada; E com esse livro aqui não é diferente! A gente consegue sentir o drama e desespero dos personagens em quase todas as páginas, consegue entender os medos, emoções e até a falta de esperança que paira sobre os personagens. E isso é uma maravilha! É exatamente o que eu espero conseguir de um bom livro.
A escrita é intensa e as cenas da história fazem com que o coração acelere e o peito aperte em ansiedade. O livro é bom do começo ao fim, mas o fim ainda me deixou triste e um pouco frustrada por uma breve morte que eu considerei desnecessária.

Geralmente eu não costumo torcer pro "mal" vencer, mas não teve como ser diferente aqui kk Só existia o mal. Sendo maior ou menor, ainda era mal

Icaro 29/04/2024

Debaixo da terra
"Assim na Terra Como Embaixo da Terra" é um romance intenso e provocativo de Ana Paula Maia que explora a vida em uma colônia penal à beira da desativação. A narrativa é construída em torno do isolamento e da insanidade que permeiam tanto os detentos quanto os funcionários, criando uma atmosfera densa e carregada de tensão.

O livro começa com uma descrição vívida do caos que reina na penitenciária, onde serviços básicos como telefone e coleta de lixo já foram interrompidos. O primeiro personagem que conhecemos é Valdênio, o preso mais antigo, cuja vida se resume ao trabalho na cozinha e ao cuidado de um cachorro doente. Através dele, somos introduzidos à crueldade e à escassa humanidade que sobrevive na colônia.

Taborda, o agente penitenciário, é um homem medroso que deseja apenas a execução da lei, mas se encontra paralisado pela inércia. Sua interação com Melquíades, o diretor sanguinário da penitenciária, e Índio Bronco Gil, um detento marcado por uma vida de violência, revela as dinâmicas de poder e a brutalidade que definem o cotidiano da colônia.

Ana Paula Maia utiliza um narrador onisciente para descrever a realidade crua e os sentimentos dos personagens sem embelezamento, o que torna a leitura ainda mais impactante. A autora desenvolve a psiquê das personagens lentamente, permitindo que a história se desenrole de forma instigante e mantendo o leitor ansioso pelo próximo capítulo.

A obra é uma reflexão sobre a condição humana e a facilidade com que a sociedade pode desumanizar aqueles considerados fora dela. Com um número reduzido de personagens, "Assim na Terra Como Embaixo da Terra" oferece uma leitura rápida, mas que deixa uma impressão duradoura e convida à reflexão sobre temas atuais e a natureza da justiça e da liberdade.

Mariottoni 23/04/2024

Gostei da escrita, os personagens apesar de nn serem mt aprofundados (pelo tamanho tbm) são interessantes e a crítica q o livro faz ao sistema carcerário é bem legal.

babi 17/04/2024

INCRÍVEL
"No fim, somos todos livres, porque, no fim, estaremos mortos."

Assim na Terra como embaixo da Terra é um mergulho profundo nas entranhas do sistema carcerário brasileiro. Ana Paula Maia não nos poupa dos horrores e da desumanidade presentes nas prisões, mostrando como a punição muitas vezes se sobrepõe à ideia de ressocialização. A história é crua e realista, destacando a violência, o abuso de poder e a falta de esperança que permeiam esses ambientes.

Ao longo das páginas, somos confrontados com a indiferença da sociedade em relação aos presos, que entram nesses espaços para nunca mais sair. A narrativa não busca enfeitar a realidade, mas sim expô-la de forma brutal e impactante. Os personagens, mesmo diante de suas falhas e crimes, despertam em nós um misto de repulsa e compaixão, evidenciando a complexidade do ser humano mesmo em condições extremas.

O livro me fez refletir sobre a falência do sistema penitenciário e sobre a urgência de repensarmos nossas abordagens em relação à justiça e à punição. A escrita de Ana Paula Maia é direta e envolvente, nos conduzindo por um cenário sombrio e perturbador. Assim na Terra como embaixo da Terra não é apenas uma leitura, é um convite para olharmos de frente para uma realidade que muitas vezes preferimos ignorar.

andy_Pendiuk 15/04/2024

Assim na Terra como Embaixo da Terra
O livro, apesar de curto, trata de problemas profundos em nossa sociedade. As prisões, usadas como forma de punição ao invés de uma ferramenta para a reinserção do presidiário na sociedade, a violência, o abuso de poder e a decadência mental em decorrência da reclusão são alguns dos pontos mais importantes.

A constatação final, de que as pessoas fora da colônia penal sabiam que os presos entravam lá para nunca sair, é de cortar o coração, a indiferença humana é tão dolorosa quanto seu ódio e violência.

Camila.Longa 24/03/2024

Final eletrizante
Leitura rápida e fluida.
Bem escrito. Entrega suspense do início ao fim.
Final surpreendente, dando brecha pra muitas discussões e críticas sociais.

Lulugamer 23/03/2024

Em busca da liberdade
O livro "Assim na terra como debaixo da terra" conta a história de uma colônia penal isolada da sociedade que está prestes a ser cancelada, a obra escrita por Ana Paula Maia demonstra a precariedade e condições insalubridade impostas aos prisoneiros e crítica a situação atual dos mesmos no país, fazendo analogia também aos escravizados do passado que ali viviam. No decorrer da dramaturgia, o livro mostra a insanidade do local e como cada um dos 42 presos começam a "desaparecer", apesar disso, é um livro com uma grande narração, detalhamento, convencendo realmente o leitor de sua autencisade. Desse modo, recomenda-se o livro para a leitura.

Rodrigo 16/03/2024

Agreste
Uma leitura crua, nua e repleta de sensações diversas.
Sensorialmente entramos na história, ouvimos os sons, sentimos os odores, vemos as imagens descritas, tamanha é a força da narrativa da autora.
Já quero conhecer mais obras e estou na expectativa das futuras adaptações audiovisuais que, com certeza, virão.

Renato Klisman 14/03/2024

Incrível
Um livro com uma narrativa muito cativante e uma atmosfera extremamente bem feita.
Nos leva em uma viagem pela psique humana e até onde o bicho homem é capaz de ir quando seu senso de justiça é deturpado.

Mila 07/03/2024

Muito bom!
Leitura profunda, que nos faz refletir sobre a crueldade do sistema penal.

Livro curtinho com leitura fluida. Não tive dificuldade com a questão temporal mas talvez porque já estivesse preparada para isso.