Assim na terra como embaixo da terra

Assim na terra como embaixo da terra Ana Paula Maia

Resenhas - Assim na Terra Como Embaixo da Terra

Clara 27/02/2022

Um livro surpreende. Uma daquelas histórias que vc só tem noção do impacto quando lê. A história é mt bem desenvolvida apesar de ser um livro mt curto, eu amei dms.

ferbrito__ 26/02/2022

Uma leitura muito reflexiva e vísceral. Carregada de metáforas. Rápida porém carregada. Gostei bastente.

lau 04/02/2022

A leitura mais rápida desse ano
Esse livro é espetacular de bom, fiquei surpresa por gostar tanto. A escrita é simples, fluida e a história é muito boa, personagens que são construídos em capítulos curtos mas que você compra toda a trajetória deles.

Li sem saber muito sobre a obra e foi uma surpresa. Foi meu primeiro contato com a autora e com certeza quero ler as outras obras dela.

Ellen.Reys 31/01/2022

Excelente surpresa
Comecei a ler sem expectativas e no primeiro contato com a escrita da autora já fiquei maravilhada, uma história daquelas que só lendo pra ter ideia do impacto que ela causa. Recomendo demais

Mariah 31/01/2022minha estante
???

Mariane 30/01/2022

Um livro cru
Não sei direito o que dizer sobre, a carga é bastante pesada. Mostra como o ser humano pode ser cruel de uma forma muito assustadora e real a partir do momento que está esquecido, à margem da sociedade.
Só aumentou minha curiosidade em ler "Na colônia penal" do Kafka.

Lory 29/01/2022

Sensacional!
Uma penitenciária longe de tudo, prestes a ser fechada, presos desaparecendo misteriosamente, o desespero tomando conta dos que sobram. Capítulos curtos, objetivos, leitura fluida. Um livro desses que você não consegue parar de ler enquanto não o acaba.

Recomendo de olhos fechados!

Felipe.Camargo 05/01/2022

Viva a literatura brasileira
Fico impressionado como existem autores de tanta qualidade e que não são tão badalados. Esse foi o primeiro livro que li da Ana Paula Maia e já quero ler outro.

O livro conta história de uma colônia penal, esquecida por Deus e pelo mundo, aonde seus presidiários e funcionários convivem com as sombras dos seus demônios e em meio a angústia de permanecerem vivos.

Tai.Sueð 29/12/2021

Muito Bom...
A Narrativa é bem objetiva e crua, gostei muito da forma como a autora co segue personificar e caracterizar os personagem de forma rápida e sem rodeios, senti falta apenas de uma maior panorâmica sobre o mundo fora da colônia, mas apesar disso o livro cumpre muito bem ao que se propõe.

Werllen.Rubio 28/12/2021

Pesado
Esse livro me surpreendeu muito, não esperava muito dele, mas q história foi essa, mds, sem palavras aqui. A aurora teve uma ideia ótima, só acho que poderia ser um livro maior mas aprofundado, queria mais dessa história. É muito pesada mas muito boa.

Dri 27/12/2021

Brutal e impactante
Esse livro faz críticas sociais muito complexas e inteligentes, mas de um jeito direto e fácil de entender, podendo levar a tipos diferentes de conclusões para cada leitor.

A história se passa em uma espécie de prisão, mas da qual os prisioneiros não podem fugir e lá dentro são feitos joguinhos sádicos pelo cara que comanda tudo e o local virou uma espécie de campo de extermínio.

O terreno da prisão já tem um histórico tenebroso de assassinato e tortura de escravos e todo esse clima deixa tudo mais opressor e incerto. Cada um dos presos tem sua história e suas motivações para querer (ou não) fugir. É muito bom!

Bruno 26/12/2021

meu deus foi questão do enem
Assim na Terra como Embaixo da Terra é um dos livros mais poéticos que eu já li. ele não é escrito em versos e estrofes, mas tem uma carga poética que torna a leitura dolorosamente única.

a autora usa de todos os recursos discursivos possíveis para criar uma história que transmite dor, sofrimento, horror e uma realidade brutal. é um livro sobre os horrores do sistema carcerário e os níveis mais assustadores da crueldade humana.

é um livro para digerir muito aos poucos, capaz de se estender na sua mente por semanas e meses depois de finalizados. não atoa, foi texto de questão do enem 2021. estou escrevendo essa resenha depois da prova, mas li o livro antes hihi (não ajudou porque a questão era dificílima).

no mais, recomendo pra TODO MUNDO. saiba que tem descrições bastante gráficas e passagens brutais mesmo, então pode (e deve, acho) ser uma leitura bem desconfortável.

Luísa 22/12/2021

Meu primeiro contato com a Ana Paula Maia
Esse é um daqueles livros que me fazem pensar: caramba, a literatura brasileira é foda.

Assim na terra como embaixo da terra narra uma história que se passa dentro de um presídio que foi basicamente abandonado pelo poder público. Existe um diretor que comanda o que acontece lá dentro e que é absolutamente sanguinário. Esse diretor faz o que bem entender com quem vive lá, submetendo os detentos a situações completamente absurdas.

Não vou falar mais do que isso sobre a história porque li sem saber de nada e achei bom fazer desse jeito, assim fui entendendo aos poucos o que estava acontecendo e absorvendo o impacto de tudo na medida em que entendia.

O livro é super curtinho e bem escrito, traz reflexões potentes, e achei realmente muito bom! Só o final que me decepcionou um pouco, por ter me parecido abrupto demais e um pouquinho inverossímil, preferiria se tivesse ficado ainda mais em aberto o final, mas sei que finais muito abertos não costumam ser apreciados rs.

Nadine 17/12/2021

(Acho que) esse livro foi minha leitura mais rápida do ano e isso por dois motivos: primeiro é uma história curta, segundo é uma história muito boa. Eu gostei da escrita direta e sem floreio da Ana Paula Maia, não é preciso explicar muita coisa além do que está acontecendo porque a situação não é complicada, é o resultado que acontece quando o ser humano deixa de ser humano. Valeu cada virar de página e foi um ótimo primeiro livro para conhecer o trabalho da autora.

Lucas.Santos 01/11/2021

A história é boa e traz muitas reflexões sobre o sistema carcerário do Brasil. O jeito que a história é construída e vamos descobrindo aos poucos como aquela colônia realmente funciona é muito chocante. Até a última página ainda vamos descobrindo mais coisas sobre como o resto da população entendem aquela colônia. Acho que a história como um todo é muito bem pensada. Eu só não me identifiquei muito com o estilo narrativo. O estilo da autora é bem cinematográfico e muitas vezes senti que faltava algum desenvolvimento pra acontecer as ações. Não que isso seja ruim, pelo contrário, só não me identifico tanto.