Assim na terra como embaixo da terra Ana Paula Maia

Resenhas - Assim na Terra Como Embaixo da Terra

Debora 29/12/2020

Uma história dos fortes (e Broncos) que sobrevivem como dá
Um livro com cheiro de suor e sangue. Uma história crua, forte, de homens que cometeram crimes. E, por esses crimes, foram mandados pra Colônia, uma prisão que deveria ser modelo de recuperação. Deveria...
Porque o que acontece lá, de verdade, é desumanidade, é redução de humanos a bichos, caçados.
É preciso estômago pra ler este livro. Mas a leitura vale a pena.

Eric Rocha - Ersiro 28/12/2020

Assim na terra como embaixo da terra
Um livro com uma narrativa muito direta e crua, mas senti falta de algo mais visceral e profundo e talvez poético para condensar toda essa história e deixá-la mais aterrorizante (por exemplo, focar um pouco mais na história do terreno onde os muros do cárcere foi criado; ou explorar o antagonista Melquíades que acabou passando meio batido; ou, por exemplo, no que encontraram quando desenterraram o baú). Mas entendo que esta seja a forma de escrita da autora, que prefere contar uma história sem rodízios, imagino. Retrata de forma literária a realidade dos cárceres e dos indivíduos ali inseridos, esquecidos, largados em um sistema que os mata física ou em seu interior. É uma obra muito boa.
Nota 4

Tally 26/12/2020

Leiam Ana Paula Maia
Desde que descobri as obras da Ana Paula Maia, tive vontade de ler, pois as sinopses são extremamente interessantes. Essa foi minha primeira leitura dela e eu amei. Forte, intenso, reflexivo, doloroso, cruel. E ainda me levou a pensar muito sobre um tema que precisa ser debatido com um olhar mais humano: o sistema prisional. Ana Paula Maia merece ser lida!

Amme 19/12/2020

?RESENHA: Assim na terra como embaixo da terra
?"No fim, somos todos livres, porque, no fim estaremos mortos."

? Utilizando a ficção para questionar a realidade, este livro traz uma história voraz sobre homens que sobrevivem em condições extremas, e que tanto matam como morrem.

?Publicado pela primeira vez em 2017, este livro reconhece a Colônia Penal de Kafka em um tempo brasileiro, solar e  quente.

?O universo do livro se mantém entre a Colônia Penal do presente e o passado dos personagens; entre um passado sofrido e um futuro cheio de expectativas, ficamos presos no presente, entre a vida e a morte.

?Como sujeitos e como objetos, como caçadores e caçados, como conceito e como metáfora; os personagens tão diferentes em suas origens, se igualam ao longo da vida e, principalmente, na morte.

?A liberdade é uma opção?

??NOTA PESSOAL??

?É uma leitura intensa, se você sofre com gatilhos relacionados a violência, é bom deixá-lo guardado na estante. Em compensação é um livro bem curto, de apenas 143 páginas, então dá para ler.

?O estudo social feito no livro é sensacional, principalmente quando os conceitos de "Justiça" e "Vingança" se misturam tanto que quase se anulam.

?Como a Colônia passa a ser um universo a parte de forma tão rápida nenhum dos personagens entende, mas o fato é que estão presos ali e precisam sobreviver.

?Já leram esse livro Ou ainda pretendem ler? O que acharam da história? Me contem

Priscila 12/12/2020

Assim na terra como embaixo da terra
Leitura super rápida e fluída. Teve um rumo que eu não esperava e o final me deixou com uma sensação de que poderia ter sido melhor.

Elyene 27/11/2020

Curto e interessante
Iniciei sem sequer compreender o que estava ocorrendo e, então, a história se desvelou. Evitando adentrar em spoilers, digo que a temática suscita reflexões pertinentes na nossa sociedade que tende a classificar tudo com base em caixinhas, em títulos e simplesmente escolhe não olhar para os lados mais complexos do ser humano. Curto e efetivo.

MAY 20/11/2020

Em baixo da terra.
Excelente livro! Segundo a autora, ela se baseou em Kafka e queria aprofundar a história do Bronco Gil, então ele aparece em outros livros e depois de ler fiquei curiosa sobre eles.
É curtinho e rápido, principalmente por que é bem fluído e te prende como nunca vi, além de te fazer pensar sobre as cadeias e os presos nelas.
No final, entendi perfeitamente o título escolhido.
Acredito que a maioria dos leitores dessa ano sejam vestibulandos da UERJ, com certeza esse é um ótimo livro para citar em uma redação.

Rodrigo 17/11/2020

Este é o primeiro livro que leio da Ana Paula Maia e fiquei realmente admirado pela sua escrita. Ana Paula Maia tem uma escrita bem fluida e simples, conta histórias que tem seu mundo próprio e que há diversos personagens muito bem desenvolvidos e descritos, além de contar o passado e o presente sem prejudicar a continuidade e a leitura do livro. É um livro bem pequeno que li em um dia, não só por ser pequeno mas porque parece que ao começar a ler já estamos preso no clímax da história e é difícil largar.
Neste livro, a autora conta a história de uma Colônia Penal, um presídio isolado da civilização, cuja terra é manchada pelo passado sangrento, e os presos já foram desumanizados há muito tempo. Ana Paula neste livro reflete sobre o sistema prisional, sabiamente colocando em cima do portão do presídio mais sangrento e desumanizado da história: "a correção nos torna livres".
Assim na terra como embaixo da terra é um livro brutal e sensacional. Recomendo bastante.

csartoretto 17/11/2020

A brutalidade, a loucura, a desolação perspassam a narrativa o tempo inteiro, vejo isso em vários livros dessa autora.
Lidar com a maldade humana mexe com a nossa alma? Nos torna menos humanos? Até que ponto fazer justiça ou fazer com ela seja cumprida corrói a alma.
Conviver com a violência transforma o homem e em pouco tempo já não há diferença entre criminoso e o agente da lei.
O que mais gosto na autora é como ela consegue criar uma atmosfera palpável, de desesperanca, desespero, desalento.
Os personagens não tem esperança e convivem com o medo, a morte e a loucura como se fosse mais um ser entre eles.
A única coisa certa e a morte e morte é libertação.
O abandono daqueles que vivem a margem da sociedade, a invisibilidade dos segregados toca em um ponto que causa desconforto.
É desconcertante ter que lidar com a nossa noção de justiça, é justo animalizar uma pessoa que cometeu um crime grave, isso é justiça ou vingança? A forma como tratamos nossa população carcerária é justa e digna? Vários questionamentos ficaram comigo.
Ana Paula Maia mais uma vez nós faz pensar nas mazelas humanas de forma magnífica.

vasilisamorozko 15/11/2020

Forte E Cruel Como Uma Paulada
❛❛Quando um homem mata um homem, ele mata a imagem de Deus; e, assim, a imagem de Deus torna-se assassina e assassinada ao mesmo tempo.❞

#29 - Essa mulher nunca para de me surpreender, com sua narrativa seca e crua ela consegue colocar o dedo na ferida de forma certeira nos fazendo parar e pensar em tudo o que está errado em nosso sistema. Posso esta me repetindo mas Ana Paula e uma das escritoras que eu particularmente acho que merece muito mais reconhecimento, se eu encontro uma oportunidade estarei indicando os livros dela.

inasantos 27/10/2020

Eu estou com dificuldades de falar do livro sem dar spoilers, então vou sódar um recado: leiam Ana Paula Maia!

Luisa 21/10/2020

Recomendo!
Minha professora de literatura nos pediu pra ler esse livro. Eu já sabia que iria gostar, porque minha professora é perfeita hahaha. Confesso que me impressionei. Um livro tão curto, mas tão forte. A leitura das 143 paginas é bem rápida, mas impactante. Me fez refletir sobre varias coisas, inclusive parei pra pensar sobre o porque de eu estar sentindo o que senti enquanto lia. Entender o porque de eu ter empatia com os personagens que não gostaria se ouvisse sobre eles no jornal. Me fez pensar sobre quantas historias parecidas devem existir que eu julguei "pela capa". Me fez inclusive questionar tudo isso e questionar se meus sentimentos vão contra meus princípios ou não... Ainda não cheguei a uma conclusão, e não sei se vou chegar, mas que o livro me fez pensar, ele fez. Só sei que me surpreendi com o que pensei e senti enquanto lia. Estou com vontade de ler mais obras de Ana Paula Maia, que vale ressaltar, é mulher brasileira. Ler "Assim na terra como embaixo da terra" foi uma ótima experiência, que recomendo a todos.

Soninha 12/10/2020

Assim na Terra como embaixo da terra, traz reflexões que tenho certeza, muitos de nós gostaríamos de não ter na nossa história contextos e situações para fazer uma analógia, como o massacre do Carandiru, o campo de Auschwitz, a escravidão. De forma seca e crua, Ana Paula Maia descreve uma história dentro de uma prisão, onde há homens que cometeram crimes hediondos. O livro nos faz pensar se no atual sistema carcerário, com todas as suas deficiências, tem a capacidade de recuperar alguém, ou ao contrário, talvez muitos que pudessem ter uma nova chance, saem de entre muros, quando saem, mais brutalizados do que quando entraram, e assim como no livro, se tornam caça e caçadores. Amei a escrita de Ana Paula Maia.

BanjoCore 25/09/2020

Ele parece estar sorrindo, percebe!?
Muito legal. Gostei bastante da história, acho que daria um excelente filme.

Claudia.Marcia 23/09/2020

Assim na terra como embaixo da terra
Primeiro livro da Ana Paula Maia que leio. Estou impresionada com história.Sem palavras! O leitor vivi junto com as personagem, a  esperança  o desafio de sair daquela Colônia penal .Teve horas que tive que parar o livro para respirar um pouco.O livro é pequeno e se brincar você terminar ele em um dia.