Assim na terra como embaixo da terra

Assim na terra como embaixo da terra Ana Paula Maia

Resenhas - Assim na Terra Como Embaixo da Terra

zhasmin 08/06/2021

Esse livro deveria ter muito mais reconhecimento
Esse livro... Nem tenho muito o que dizer.
Acho que é um livro muito necessário para compreender algumas noções de direitos humanos e etc. Eu não só indicaria para as pessoas como já indiquei, inclusive.
Além de ser breve é essencial, deveria ter mais reconhecimento!

Lia 03/06/2021

Livro com título curioso e capa intrigante. Julgando pela capa, me pareceu um livro de terror ou suspense....e acaba sendo. Trata de uma história que traz um cenário violento e cheio de desesperança, onde reina a loucura de um (diretor) sobre os outros (detentos). A história se passa numa Colônia Penal esquecida por todos e prestes a ser desativada.
Ao final surge uma esperança e isso, pra mim, salvou o livro.

Ludmila 16/05/2021

Leitura rápida mas muito profunda!
No isolamento e hostilidade de uma Colônia penal, presos e agentes penitenciários se tornam uma coisa só: algo rígido, desumano e embrutecido!

Para reflexão de nossos modelos de encarceramento em massa!!
Lais.Lagreca 18/05/2021minha estante
Coloquei na minha lista!!!

Ludmila 18/05/2021minha estante
Muito bom!! E leitura rapidinha!! Vamos discuti-lo num clube de leitura do projeto de extensão que eu coordeno da UFRRJ! Se quiser participar me avisa, será dia 14/6.

Lais.Lagreca 19/05/2021minha estante
Que bacana! Fiquei interessada! Conseguindo ler para essa data, eu falo com você. Pode ser?! Obrigada!??

Disotelo 14/04/2021

Superou Minhas Expectativas
Recebi uma mensagem de Whats do Daniel Mindu dizendo "A Ana Paula Maia escreve demais" . Vc pode perguntar e daí? Daniel Mindu é meu amigo de infância, escritor iniciante(tem página no Insta, pra quem quiser conhecer) e eu nunca tinha visto ele falar de nenhum escritor brasileiro com tanto entusiasmo.
Não tardou para que eu começasse a leitura. Esse é mais um dos raros casos deu dar cinco estrelas prum livro. Aqui a autora conseguiu fazer um livro que funciona tanto do ponto de vista mercadológico, por ser uma leitura fluída e instigante, como do ponto de vista artístico, pois é aquele livro que dificilmente poderia ser melhorado, talvez por isso tenha ganho o disputado Prêmio São Paulo de Literatura.
É uma história de sistema prisional, de barbárie, de planos de fuga, mas que não se rende aos exageros, ok, acho que só tem dois momentos onde a história deu uma forçadinha, mas nada que estrague a experiência. É um romance curto, quase uma novela, tem pegada de filme de ação, mas ao mesmo tempo serve como metáfora pra certas realidades sociais brasileiras.
Disotelo 14/04/2021minha estante
Essa citação da Tiburi na sinopse atrapalha mais do que ajuda, mas ok.

Júlia.Siqueira 11/04/2021

"A correção nos torna livres"
O livro é muito interessante e surpreende de todas formas. Muito bem escrito e traz o questionamento sobre o sistema realmente funcionar. O enredo nos faz refletir, vale muito a pena a leitura.

Beto | @beto_anderson 10/04/2021

Excelente
O livro é ágil e sua história prende a gente do início ao fim. Mesmo curta, a história é bem impactante. A narrativa fala sobre questões relacionadas à liberdade, à punição e à justiça na terra. Gosto da descrição das personagens e da trama em si, que é bem visceral. Recomendadíssimo.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

Bruna 04/04/2021

Assim na Terra Como Embaixo da Terra
O único defeito desse livro é ele ser tão curto.
Escrita maravilhosa, história de dar arrepios. Assuntos super importantes, ainda mais estando no Brasil.
Nota 10

Serivaldo 04/04/2021

Violência e opressão em cima da terra
O livro traz uma narrativa que nos prende do início ao fim, li em duas sentadas. Um livro que nos choca pela maldade, crueza de atitudes e violência. A história se dá numa colônia penal - que nos lembra um campo de extermínio - encrustada no meio de uma região desértica, assim como é a vida árida e o espírito conturbado dos apenados. Os condenados são levados para esse presídio e passam por uma “medida socioeducativa” imposta pelo agente superior do local, que se iguala aos presos que ali se encontram. A colônia havia sido no passado uma fazenda que abrigara escravos e traz em sua história um espaço assombrado pela violência e desumanização.
Esse foi o segundo livro que li de Ana Paula Maia, já havia lido “Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos”, que segue também a mesma vibe.

Adonai 04/04/2021

Um sistema de manutenção de poder
Livro vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura e uma grande provocação para nós enquanto sociedade. Uma política de exclusão, ferida e genocídio que vem dando certo, por meio das prisões, as quais mais deterioram pessoas do que as "reabilitam".

Uma colônia penal isolada, como uma fazenda murada em algum interior do Brasil, com pouca comunicação e um sistema opressivo de "cumprir" pena. Não parece ficção, já que muitas unidades prisionais possuem esse imaginário de violência e pouca qualidade de vida.

Quem julga? Quem é julgado? Qual a maioria das pessoas que de fato são encarceradas? Quem dita as regras? E por que toda essa injustiça parece tão óbvia e nada é modificado?

Bruna 30/03/2021

Para um livro tao curtinhos que li em menos de 2h tem bastante conteúdo. É uma carga emocional enorme. Em poucas páginas a autora criou uma história bem completa e abordou diversos assuntos a se refletir, por exemplo, violência, punição e justiça. A escrita da Ana Paula é sensacional, muito fluida.

levi.varjao 20/03/2021

O livro é excelente, a técnica de escrita é magnífica (a autora é roteirista então ajuda bastante).
Mas para mim ainda faltou ser mais visceral, estava esperando um teor de violência maior, não chegou a ser uma decepção, no entanto queria mais.

Eduardo Mendes 06/03/2021

Desgraçamento
Assim Na Terra Como Embaixo da Terra foi mais um dica do meu amigo Carlos; que sabe do meu apreço por temas mais pesados, ou seja: uma história com muita desventura, infortúnio e danação! Ah, que gostoso!

A linguagem de Ana Paula Maia é direta, enxuta e desprendida da moralidade. A violência paira por todos os lados. Nas primeiras páginas nos é apresentada uma colônia penal longe da civilização, onde as regras da sociedade são apenas uma pequena lembrança distante.

Nesse cenário desolado conhecemos a rotina desta colônia penal, que vive seus últimos dias de vida mas ainda abriga alguns presos desafortunados e esquecidos pelo sistema. Somos apresentados também ao sádico comandante Melquíades, que gosta de caçar javalis… e pessoas!

Uma vez por mês ele sorteia alguns detentos, e lhes oferece uma chance de fuga. Suas tornozeleiras são retiradas, e eles têm a oportunidade de escapar dali pulando o muro, enquanto são caçados pelo comandante. No dia seguinte os sobreviventes são obrigados a enterrar os ex-companheiros mortos.

Com um ritmo crescente de muito suspense e algum terror, a história vai ficando cada vez mais assustadora, e você mais angustiado acompanhando uma aula de carnificina, descrita com a mais pura crueldade pela autora.

Um livro pra não te deixar esquecer que a crueldade e maldade estão em todo lugar, mesmo que a gente finja que não. Me deixou com mais vontade de conhecer livros da literatura brasileira contemporânea.

O final é sensacional!

Vem perder a fé na humanidade você também, vem!

site: https://jornadaliteraria.com.br/assim-na-terra-como-embaixo-da-terra/