Assim na terra como embaixo da terra

Assim na terra como embaixo da terra Ana Paula Maia

Resenhas - Assim na Terra Como Embaixo da Terra

Ana Santos 21/02/2023

ASSIM NA TERRA COMO EMBAIXO DA TERRA: UMA NARRATIVA SOMBRIA
Ana Paula Maia, escritora e roteirista com cinco romances publicados e tem vários livros traduzidos na Alemanha, Estados Unidos, Sérvia, França e Itália.
A obra “Assim na terra como embaixo da terra”, relata sobre uma Colônia que recebe apenados, tendo como oficial Melquíades que não mede esforços para que os mesmos paguem por seus delitos, seja na era emocional e psicológica. E que posteriormente, não saciado apenas com o sofrimento emocional e psicológico, ocasiona também os sofrimentos físicos, onde os mesmos são mortos a queima roupa; sem compaixão, afabilidade e empatia.
Notamos que os apenados não estão ali apenas para cumprir com suas sentenças, através da prisão, mas também pagar com a própria vida. Injusto, mas é a realidade do lugar.
O livro conta com uma narrativa curta de 143 páginas, com 12 capítulos (mesmo tendo poucas páginas, o livro não deixa de ser intenso). Ele foi publicado pela editora Record, e está na sua 5ª edição. Na contracapa, encontramos uma breve biografia da escritora e um breve resumo sobre a obra feita por Marica Tiburi.
Podemos dizer que o livro é composto por uma narrativa sombria, pois é relatado a maldade e o desprezo dos agentes em relação aos apenados; pois a higiene, os cuidados básicos, a alimentação e a própria manutenção do lugar são bem precárias.

miriamz 19/02/2023

Primeiro livro que li da autora, e como ressalta Márcia Tiburi, realmente, conseguiu me tirar de um lugar confortável. Uma obra prima, bem ao estilo kafkiano...., enredo linear mas perturbador por sua rusticidade... Uma realidade poerenta, suada, fétida... perfeito!

Ju 03/02/2023

Quando tanto mal esta enterrado num lugar que enraiza nos sobreviventes acima da terra, o final é sempre o mesmo, trágico.

Clara1924 28/01/2023

fala sobre uma colônia pra onde vão os presos mais perigosos e etc, o "chefe" da colônia é um homem amargo, cruel, doentio e 🤬 #$%!& , e têm pra si que faz a justiça de Deus matando todos os criminosos que estão ali
me surpreendeu, tem uma ótima crítica social, com personagens e cenas revoltantes. mas achei a escrita maçante e um pouco chata, ainda assim queria que fosse um livro maior, pra poder ter mais aprofundamento no enredo

dora79 25/01/2023

conto detalhado e legalzinho
eu chamei de conto pq é uma história bem curta e eu achei interessante pq é uma temática de presos fugitivos honra prisões não literais etc e tal bastante bom e leitura rápida

AleBerria 21/01/2023

O livro é incrível para alguém que gosta de coisas mais clássicas/cativantes ou mesmo com um teor meio cultural. E é cheio de revelações, mas não achei nada de mais.

MSJU10 17/01/2023

Curto mas potente, de um reflexão impar. Um livro bruto, muito bem escrito. A gente já conhece as temáticas que ele vai tratar mas mesmo assim, impressiona muito.

Vênus 13/01/2023

?Pouco havia restado, fossem homens ou animais?
Comprei o livro pra UERJ, mas não tinha lido até então porque a prova foi alterada em função da pandemia. Não tinha visto nada do livro até então.

Achei uma introdução bem interessante, situando o leitor aos poucos à insanidade e ao sadismo de Melquíades, à revolta de Pablo, resignação de Valdênio, obediência cega de Taborda e ao intrigante Bronco Gil.

?Existe algo de errado com o lugar, com a estranha quietude e a aparente falta de perigo?.

Nenhuma das informações quanto às caçadas é trazida de forma direta, portanto, a desconfiança vai se desenvolvendo até que a autora traz a ?medida socioeducativa? de Melquíades da perspectiva de Bronco Gil. Para mim, foi um dos pontos fortes pois mostra que isso ocorreu também com os prisioneiros que foram levados para a Colônia sem saber o que esperar até chegarem a realização. ?Entendeu que não foi enviado para este lugar para concluir sua pena, mas sim para ser executado.?

?O confinamento de homens assemelha-se a um curral de animais. O gado é abatido para se transformar em alimento; os homens, por sua vez, são abatidos para deixarem de existir?. Ao longo do enredo, o livro traz reflexões importantes quanto ao confinamento, ao sistema penal e aos mecanismos de poder que se perpetuam através de brutalidades que fingimos não ver ou justificamos com a culpabilização da vítima, atribuindo inferioridade à essa devido a seus delitos anteriores.

O único ponto que eu considero negativo é a falta de aprofundamento dos personagens; não ficamos sabendo o delito cometido por cada um deles que os levou para lá enquanto prisioneiros e muito pouco sobre Melquíades e Talborda.

?Não é um lugar de recuperação ou coisa que o valha, é um curral para se amontoarem os indesejados, muito semelhante aos espaços destinados às montanhas de lixo, que ninguém quer lembrar que existe, ver ou sentir seus odores?

O desfecho, embora doloroso e intrigante, embora alguns leitores o considerem apressado ou mal elaborado é extremamente real. Afinal, os poucos que saem do sistema e conseguem se reinserir no mercado de trabalho, tem a violação de seus direitos ignorados sem qualquer reparação estatal ou comoção social. A sociedade, perpetua o estigma por trás do mecanismo penal e ignora suas consequências na vida de indivíduos como Bronco Gil.

Arielstrb 07/01/2023

Até onde existe nossa humanidade?
Eu não sabia nada sobre o livro, só que ele havia sido escrito pela criadora de Desalma (o que já era um ótimo sinal pra mim). Agora eu fico impressionada como em menos de 150 páginas Ana Paula Maia conseguiu trazer reflexões profundas sobre encarceramento, liberdade, humanidade, poder e loucura. A escrita é viciante, não da vontade de parar de ler nunca, mesmo com passagens de embrulhar o estômago.
Já acho que vai virar um dos favoritos do ano!

daniela742 24/12/2022

a ficçao vive apenas no nome dos personagens, de resto tudo soa muito realistico, fiquei impressionada com a escrita complexa contrastando com os dialogos simples o que torna o livro muito mais profundo e interessante pra ler, me senti angustiada ao longo da narrativa. quando o heitor entra na historia fica perceptivel a critica acerca do conhecimento e abandono dos prisioneiros, me fez refletir sobre o sistema prisional atual e as formas de punições ineficientes. tipico livro para ser usado na redaçao do enem mas a historia prende tanto que parece uma cronica.
o final corrido foi a unica parte que o livro pecou pra mim.

Yas (@vestigiosdesolitude) 21/12/2022

Uma ótima leitura!!!!
Vale muito a pena ler, um livro que traz grandes reflexões, com uma história que prende do início ao fim!

Migueld'mac 12/12/2022

Todo mundo de fora sabia
Alguns últimos presos de uma colônia penal tentando sobreviver tentando evitar o destino que o estado ou a falta dele prometia.
Livro inteiro mt bem escrito, a forma de construção dos diálogos é sempre essencialista, deixa pouquíssimas pontas soltas e a única coisa é q o final parece apressado como se precisasse de um final rápido. Mesmo assim o livro trata extremamente bem da reflexão q se propõe acerca do encarceramento como forma de eliminação. Lerei outros da autora com ctz

Otavio Contente 05/11/2022

Obedecer o mal
Uma boa narrativa com personagens interessantes mesmo sem um grande desenvolvimento deles. Eichmann e a banalidade do mal no microcosmo brasileiro. Também podemos perceber o livro como o Experimento de Milgram somado ao Experimento da Prisão de Stanford desenvolvido em uma colônia penal brasileira. Vale a leitura e vale muito mais a reflexão sobre aquilo que pode acontecer ao concedermos o poder absoluto a autoridades armadas sem a fiscalização devida. Os muros da colônia penal servem, também, para isolar aquilo que não queremos ver. Mas nunca esqueçamos que há muros por todos os lados, inclusive aqueles que são usados para nos esconder.