Stardust

Stardust Neil Gaiman...

Resenhas - O Mistério da Estrela - Stardust

Nati Gaiewski 09/09/2022

Surreal
Eu amo a escrita do Neil Gaiman e acho incrível os cenários que ele cria mas dessa vez parece que ele escreveu esse livro como se estivesse sob efeito de drogas, simplesmente louco. Eu quis ler essa história porque sou apaixonada pelo filme e, pela primeira vez, preferi a adaptação cinematográfica. No livro as bruxas são cruéis mas depois viram velhas humildes, o que não condiz com todos os atos sangrentos passados. E a rapidez com que Tristan larga tudo de uma hora para a outra, mais de uma vez, é agoniante, irreal, quem deixa a família de lado para todo o sempre com a mesma naturalidade de beber água? Senti que os personagens tiveram pouco aprofundamento. Gaiman seguiu a mesma ideia dos contos de fadas antigos: histórias fantásticas, personagens não desenvolvidos e finais malucos que nem sempre nos satisfazem.

Jessica692 06/09/2022

Já conhecia e adorava a adaptação baseada nessa obra e não me decepcionei diante desse conto de fadas do Neil Gaiman. A escrita direta do autor combinou muito com o mundo mágico criado, fazendo a leitura passar voando, mas sem perder aquele toque típico dos contos de fada. Parecia que estava sentada ouvindo alguém me contar de forma simples e casual um lenda que foi passada por gerações.

lucianaraujo 31/08/2022

Quando cheguei mais ou menos na página 100, coloquei um comentário no histórico de leitura que só naquele momento a história começou a se desenvolver, mas não desenvolveu muito até o final do livro.
Não tem como não comparar com o filme, que eu adoro, aliás. No filme vemos muitas cenas e diálogos que estão quase iguais no livro, mas o filme desenvolve a história muito melhor, na minha opinião. O romance, por exemplo, no filme dá para perceber os sentimentos do Tristan (outra melhoria do filme, aliás, soa melhor que Tristran) e da Yvaine um pelo outro mudando à medida que o enredo avança, enquanto no livro as interações entre eles não são tão sérias a ponto de me fazer torcer para que eles fiquem juntos. Se não fosse pelo filme, eu sentiria que tanto fazia se eles ficassem juntos ou não.
A questão das Lilim querendo o coração da estrela não teve uma conclusão satisfatória, criou-se sobre elas um clima de vilãs, tem todo um esforço da mais velha para conseguir o coração, para no final não ser explorado como parecia que seria.
O filme acabou corrigindo essas falhas. O que foi criado somente para o filme deixou a história bem mais interessante e empolgante. Gostei mais do filme, o que é raro.
Dei 2.5 pois é um livro "legalzinho", "razoável" (como o app descreve essa nota), que tem ideias boas que não foram muito trabalhadas/aprofundadas. A escrita é fluida, fácil e rápida de ler, mas nada de mais.
Marianna 01/09/2022minha estante
Vou ver o filme primeiro e se amar muito encaro o livro, e é isso kkkkk

lucianaraujo 01/09/2022minha estante
É exatamente isso que eu ia te aconselhar kkkkkkk se eu tivesse lido o livro primeiro, não ia animar a ver o filme e isso seria uma pena

Marianna 01/09/2022minha estante
Tá decidido!

Alana 30/08/2022

O filme é uma das minhas coisas preferidas, algo que inclusive melhora assistindo ele de novo mais velha. E mesmo tendo visto o filme várias vezes, o livro foi fresquinho de ler, mas! ele peca na evolução do romance entre os dois, acontece do nada e não parece natural (ou pera lá, será que não era pra ser?)

Hanna 30/08/2022

um clássico né ainda não assisti a adaptação em filme mas o livro é bem interessante e tem uma história boa só achei o final EXTREMAMENTE corrido literalmente só jogam na nossa cara apressadamente o que aconteceu e é isso acho que de resto não tenho o que reclamar

Sabs 28/08/2022

amor, fantasia, gnomos e piratas
Tristan é um jovem apaixonado que numa tentativa de fazer sua amada ver que que ele é o amor de sua vida, acaba lhe promentendo uma estrela mas mal sabia ele as aventuras e dificuldades que viriam! Eu simplesmente amei esse memso tendo um pouco de dificuldade em me situar na leitura porque acontece muita coisa o tempo todo, mas como eu nunca me canso de dizer: Neil Gaiman e um gênio. Uma história divertida, triste, pensativa, efusiva e apaixonante!
Luma 28/08/2022minha estante
O filme é o meu preferido da vida. Preciso ler esse livro urgente.

Sabs 28/08/2022minha estante
leia Luma!!

Mey 22/08/2022

Um mundo mágico, bonito e... hostil!
Até o momento em que estou escrevendo esta resenha, me encontro embasbacada. Isso porque eu apenas tinha assistido ao filme (que, devo dizer, comparada ao escrito, é historinha de criança, um filme para a Sessão da Tarde, cheio de momentos cômicos), e ler o livro me trouxe uma interpretação completamente nova dessa história, diferente e... sombria. Sim, sombria! E quem disse que história de fadas também não podem ser para adultos? Neil Gaiman cita isso em seus agradecimentos, no próprio livro. E eu acho que essa fala se encaixa perfeitamente em Stardust. Adiciono, também, que se você que está me lendo agora procura um romance fofo e açucarado, talvez este livro não seja para você. Até mesmo porque nem sempre o romance é o ponto principal aqui.

Acompanhamos Tristran, um garoto morador do lugarejo de Muralha, que parte em uma grande aventura na Terra Encantada para capturar uma estrela e levá-la para Victoria, a garota que ele pensa amar, em troca dela fazer o que ele desejar. Porém, chegando ao local em que a estrela caiu, descobre que a estrela é uma mulher. E, sim... ele decide levar a mulher mesmo. No entanto, no decorrer do caminho de volta à Muralha, ele descobre que o sentimento que tinha por Victoria não era bem o que pensava, e descobre o amor ao lado da estrela.

Muitos falam sobre a jornada do herói, principalmente em livros de fantasia, mas eu não enxergo Tristran como um herói. A meu ver, ele é apenas um garoto vivendo sua própria aventura, ainda que seus feitos se refletissem positivamente no futuro, quando ele descobre o que lhe é de direito e assume sua posição. O que mais gostei em Tristran, acho, é como ele age de acordo a sua idade e vai amadurecendo através dos meses, mas sem perder sua criança interior, e quer explorar tudo o quanto pode. Ele é simples, sem poderes extraordinários (além de conseguir encontrar o caminho para qualquer lugar na Terra Encantada), e para sobreviver apenas conta com a ajuda de criaturas que conhece no caminho e sua incontestável coragem.

A escrita de Neil Gaiman traz o encantamento da fantasia, ao mesmo tempo, mescla com descrições gráficas de violência. O que também traz uma sensação de perigo iminente e a gente fica sempre naquela tensão do tipo "ops, esse terreno aqui não é tão fofinho de se pisar". O mundo inteiro criado pelo autor tem regras, profecias mágicas e código de conduta (até mesmo para bruxas), que, caso não sejam cumpridas, tem suas consequências (graves). É uma escrita visceral, sem enrolações, que traz detalhes sem exageros, te prende na história. Tudo se desenvolve num ritmo muito bom. As pontas principais são fechadas, algumas ficam abertas para interpretação.

O final me pegou de jeito, e a palavra que encontrei que, talvez, mais combine com Stardust, é: agridoce. A aventura de Tristran chega ao fim junto ao livro, mas o mundo da Terra Encantada continua lá, seguindo seu rumo.

Não poderia dar outra nota senão 5 estrelas para essa obra de arte!

"Eu a mandaria enfiar a cabeça na lama do chiqueiro e trataria de sair para procurar outra que quisesse me beijar sem pedir a terra em troca." - Homenzinho peludo.

Maisa @porqueleio 21/08/2022

Resenha / O Mistério da Estrela /@porqueleio
Muralha é um pequeno vilarejo na Inglaterra. Tem esse nome por conta de um muro que separa o vilarejo do outro lado – de tal forma que sempre tem alguém de vigia na abertura entre um e outro, para impedir alguém de entrar para Lá da Muralha.

Entretanto, a cada 9 anos, os habitantes de Muralha atravessavam para participar da Feira Encantada. Dunstan Thorn só quer comprar um presente para sua namorada, mas, depois de alguns meses, recebe um bebê onde se lê Tristan Thorne.

Aos dezessete anos, Tristan está apaixonado por Victoria e, para provar suas intenções, promete trazer a estrela que acabou de cair para Lá da Muralha. E ele vai atrás de sua promessa. Acontece que além de Tristan, mais dois personagens também querem a estrela: um grupo, para ter acesso à coroa da Fortaleza da Tempestade, e irmãs bruxas, para serem jovens novamente.

Ainda não tendo assistido ao filme de 2007, pude me deliciar com uma escrita fluida, em uma trama completa, e com momentos melancólicos e irônicos. A aventura de Tristan é muito sobre o seu amadurecimento, para entender seu caminho e suas escolhas. De um jovem pueril que parte em busca do impossível, acaba encontrando suas origens e seu lugar no mundo.

Assim que finalizei, fui assistir ao filme. Algumas modificações mais acrescentaram que modificaram a estória propriamente dita. Amei a modificação de um dos personagens, e confesso que o final do filme e deixou com o coração mais pleno.

Em um Buddy read com a Ju (@viajando_atraves_da_estante), me diverti, emocionei e me deixei levar pela vida de uma estrela. Indico para fãs de fantasia, ainda que iniciantes, porque Gaiman traz uma escrita tão gráfica, que nos vemos facilmente nesse mundo de fantasia!

site: https://www.instagram.com/p/ChQX4oBr0ql/

Carolina Tonglet Monzi 21/08/2022

Ok
Não gostei muito não.
Mas é uma história com uma ambientação muito bonita.
Mas era como um sonífero, eu lia 5 páginas e já queria dormir.

Vanessa.Carla 16/08/2022

uma delicinha
terminei essa belezinha depois de fracionar a leitura o máximo q consigui.
amo o neil e lembro nitidamente o quando eu ficava feliz quando stardust passava na sessão da tarde e por esse motivo lembrava de muitos trechos e amei ainda mais tudo isso (inclusive tenho q correr e assistir novamente).
uma fantasia delicia, com personagens e características bem simples e diretas, no geral acho algumas pessoas diriam q é uma leitura previsível mas eu considero uma leitura reconfortante ?
mais um do neil pra conta

JP_Felix 15/08/2022

Carismático
A história é bem legal, com pontos criatividade e interessantes, mas infelizmente não muito aprofundados. Os diálogos e situações são bem divertidas e lúdicas, principalmente nos breves absurdos fantásticos, mas no fim são ideias interessantes e legais que não geram situações grandes, bem exploradas ou realmente alcançando um grande potencial.

Não é ruim, nem de longe, mas as situações parecem se resolver aos poucos para não ter uma conclusão satisfatória. Tristran e a querida estrela são bons personagens, mas não há tempo ou desenvolvimento o bastante para eles ao decorrer da trama.

Sinceramente, 60% da história é carisma, 30% são ideias legais e interessantes, mas apenas 10% é uma história cativante. O clima empolga, diverte e/ou entretem bem mais que o desenrolar em si das coisas. É difícil explicar esse sentimento, mas o livro parece ser uma pequena parte da história. A trama dos irmãos, por exemplo, é bem vaga e pouco explorada, mesmo com um clima bom e ideias interessantes.

É uma história divertidinha e cativante, mas, por mais que me doa dizer, é bem dispensável para quem quiser ler por qualquer motivo que não seja curiosidade, por querer conhecer mais obras do Gaiman ou por querer simples e fácil de ler.

Mands 14/08/2022

Neil Gaiman é um rei
O cara da vez pra mim é o Neil Gaiman. Suas obras são incríveis e eu favorito muito facil. Esse livro não é diferente. Stardust é uma fantasia incrível, com tudo que tem direito e única: afinal, onde você já leu sobre a busca de uma estrela caida? No livro, vamos seguir três histórias: a de Tristan, a da bruxa e dos irmãos, todos procurando a estrela que caiu. É um livro, incriível e riquissimo, com um ótimo desenvolvimento. Sobre o final, eu já vi críticas mas eu adorei, foi perfeito.

Sandro.Menoncin 06/08/2022

O Mistério da Estrela - Stardust
O Livro se inicia um pouco arrastando e com muitas explicações e descrições sobre o vilarejo da muralha e a terra encantada, mas quando começamos a acompanhar a história o livro te prende e te entretém muito, Tristran embarca nessa aventura fantástica atrás de um objetivo para obter um desejo a ser realizado ao qual ele tanto quer, a aventura na terra encantada é incrível em toda a busca e perseguição mas ao chegar no final parece que foi feito com soluções muito apressadas mas isso não atrapalha a história no seu todo, mais uma obra muito boa desse incrível autor.
Carol 06/08/2022minha estante
GAIMAN NUNCA ERRAAAAAAA