Um Ano Solitário

Um Ano Solitário Alice Oseman

Resenhas - Um Ano Solitário

mari 05/08/2022

mn mano
eu adoro os livros da alice e nesse eu realmente achei que ela quis mostrar uma parte do universo dela que fica claro o quanto os personagens são mais do que um namoro fofinho. Acho que todos os livros só de escrita dela tem essa pegada mais pra realidade, mas esse realmente conseguiu mexer comigo de formas que nem eu esperava. Um ano solitário é incrível e muito sentimental mesmo tendo algumas situações meio extremas pra mostrar o quão desesperados os personagens estão, especialmente a tori (como a cena final da escola, extrema mas necessária para mostrar completamente como ela se sentia)
Enfim, amei o livro, foi uma leitura ótima e eu me apaixonei pela Tori e pelo Michael. 10/10 mitou mto
bokuto 08/08/2022minha estante
arrasou

Kekwoliver 30/08/2022

Um ano solitário
Esse livro... Eu parei para refletir várias coisas da minha vida, pois sou uma adolescente igual a Tori. Em várias partes me identifiquei com ela, pelo fato de que não gosto que as pessoas queriam me ajudar mesmo que eu precise delas.

A história é muito bem feita, as escrita é maravilhosa e fluída, amo o jeito de Alice da vida aos personagens, eu realmente consigo sentir o que eles sentem quando leio.

Enfim amei a história no geral, com certeza vai paras os favoritos!
folktarci 30/08/2022minha estante
parece ser incrível msm! ?

Roberto164 05/09/2022

Tem como se apaixonar ainda mais por essa autora?
Ler esse livro foi uma experiência inesquecível Eu já tinha lido "Heartstopper" e me apaixonado mas como a história de Nick é Charlie é uma HQ fiquei com receio de ler os livros da autora por que sabemos que não é por que um autor é bom em uma mídia que ele vai ser bom em outra nem todo mundo é um Neil Gaiman da vida.

Mas adivinhem eu me apaixonei completamente por essa história saber que esse foi o primeiro livro da autora e ainda melhor por que descobrir que logo no livro de estreia a autora fez uma obra tão boa e impressionante. A Alice Oseman na minha opinião e a voz jovem da atualidade que deve ser escutada o que essa autora faz nas suas obras e impressionante.

Os personagens são extremamente cativantes Tori a Irmã de Charlie "nossa protagonista" de primeiro momento pode parecer uma pessoa chata mas quanto mais nós entramos na cabeça da personagem mais ela nos cativa e faz nos identificar com seus problemas principalmente com os problemas familiares. Tenho que dizer que Michael Holden pra mim é o melhor personagem desde o primeiro momento que ele aparece ele ganhou meu coração e quanto mais a narrativa anda mais eu me apaixonava pelo personagem e a relação de Michael com a Tori é o ponto mais alto da trama, os momentos deles dois juntos e a dinâmica entre eles eram as melhores partes do livro.

Alice também mostra como ninguém como se escrever sobre saúde mental, elas faz de uma forma tão real e as vezes até meio crua quase que também é sensível e até meio doce que é impressionante essa autora com certeza sabe como se comunicar com os jovens e como falar para eles assuntos de extrema importância sem fazer parecer chato e impressionante.

Embora a trama as vezes possa parecer fraca co.o mais pro final que a revelação do mistério possa parecer previsível eu não consigo deixar que um ou dois pontos negativos se sobressaia sobre todos os outros positivos. Esse livro foi o primeiro que eu li mas ckm certeza é o meu preferido e pasmem polêmica agora para mim "Solitaire é melhor que Heartstopper" não me julguem por favor.
felipecosta2204 09/09/2022minha estante
É um dos meus favoritos

Øyas 11/01/2023

tori spring te amo
na primeira vez que li, provavelmente achei o pior livro do osemanverse. tive a oportunidade de reler, e eu percebi tantas coisas e detalhes diferentes da primeira vez!! senti mais afeto pelos personagens e pela história deles.
quando é sobre a alice oseman só consigo pensar elogios. ?
Øyas 11/01/2023minha estante
um dos quotes que pensei muito e até guardei nas notas é ?se não puder aceitar as coisas que não entende, vai passar a vida questionando tudo.?

Anna 02/12/2022

Achei um ótimo livro, ao longo do livro não gostei muito dela, mas depois percebi que ela era daquele jeito meio que por um mecanismo de defesa, amei o livro, ele me envolveu muito.
tg.martinz 02/12/2022minha estante
O gente começa o livro achando que é só mais uma garota que não liga pra ninguém, mas com o passar do livro percebemos que ela tem aversão a sociedade exatamente porque tudo é muito superficial e as pessoas não se importam com os outros, só fingem. Tudo por aparências.

distritodoslivros 01/03/2023

Um ano chato e deprimente
Só Deus sabe a força de vontade que eu tive pra terminar esse livro.

Todo mundo fala bem dele pq é a história da Tori e não sei o que, mas gente? prefiro os 10 minutos de aparição dela em Heartstopper do que ter que ler isso!

Eu entendo que foi o primeiro livro da Alice, e acho que ela tinha uns 17 anos, então não julgo a escrita dela em si.

Mas pelo amor do bendito céu, eu nunca vi um grupo de personagens mais chatos na minha vida. Eu até entendo querer retratar as dores adolescentes e tal, até porque quando se trata do Charlie as coisas ficam bem intensas e pesadas, mas o jeito que a Tori foi retratada só fez ela parecer uma chata insuportável e cheia de autopiedade.

O plot também foi extremamente fraco, parecia só um pano de fundo. Só não dou uma estrela pq Michael Holden salvou o dia.

Esse livro é muito ?adolescente ninguém-me-entende?. Se eu tivesse lido ele com uns 14 anos teria me identificado mais, mas que bom que não li pq ele tem uns assuntos meio pesados que né gatilho tá aí.
Willianpm1 01/03/2023minha estante
Kkkkk gostei do título

alilendonada 13/12/2022

NÃO SEI DIREITO COMO EXPLICAR QUANTO ESSE LIVRO É MARAVILHOSO ENTÃO VOU USAR ALGUMAS FRASES FORA DE CONTEXTO QUW PRA MIM FAZEM SENTIDO PARA EXPLICÁ-LO
esse livro é tipo: lembre-se de que você vive em um mundo real, com pessoas reais. tudo importa, mas ninguém liga pra nada. deixe seus sentimentos te levarem e morra com as consequências. veja todos os personagens enlouquecerem e fique louco com eles ao longo da história. amizades são destruídas, amizades são criadas. não dá pra fingir ser outra pessoa pra agradar todo mundo, seja você mesmo, faça os outros te odiarem e se odeie por isso. somos todos idiotas, nós podemos mudar isso mas ninguém reage.
ninguém nunca reage.
então cabe a você fazer alguma coisa.
é engraçado porque é verdade.

(falando sério agora acho que esse é o melhor livro da alice oseman principalmente por ela ter escrito com 18 anos. tem uma escrita bem jovem e cenários realistas do mundo atual que parece que todo mundo se recusa a falar sobre, personagens com histórias humanas e comuns e cheios de dimensões, o que é super interessante saber que nem todo mundo é tão maluco e vazio ou insignificante quanto parece na visão de uma pessoa só e uma trama que te prende até o final do livro. [sim, tem migalhas de romance, mas não espere que o livro tenha isso como focok])
Donutcapi 14/12/2022minha estante
Tu só me faz sofrer com a vontade de ler esse livro!!!

Michael 03/01/2023minha estante
skoon censurou o fiofó, que tistreza

maria 24/02/2023

Ok vamo la,
eu dei 3 estrelas pq gosto da protagonista e da forma como ela expressa seus sentimentos, assim como gosto dos outros personagens tipo a Becky e o Lucas (pasmem, eu gosto do Lucas e não sei pq a Tori era tão babaca com ele)
maaassss, não dei mais que isso pq sinceramente, o livro só se desenvolve nos últimos capítulos. o romance é BEM fraco (tanto que eu acreditei fielmente que ele trairia ela ou algo do tipo) e o plot era muuuuito óbvio, antes de acontecer já tinha tantas pistas que você já sabia o final tipo na metade do livro...
apesar dos pesares eu ainda quero ler a continuação, então isso deve ser mais um ponto positivo
Angul0_. 25/02/2023minha estante
MEUDEUSSS EU TÔ QUERENDO LER ELE PQ A TORI ME CHAMOU MT A ATENÇÃO NA SÉRIE DOS GAYS LÁ

lariirbkm 12/01/2023

psicopata depressiva
tá vamos lá, não achei q teria esse final em relação aos outros dois, e AMEI q o nick e o charlie apareceu, é meio óbvio q eles apareceriam pq o livro é sobre a irmã do charlie, mas não achei q eles iam aparecer tanto assim. amei o michael, ele fez bem pra tori. me acostumei com a escrita da alice, e agr não sei o q vou fazer da vida. chorei nesse livro, principalmente lá para os 75% do livro. gostei MTOO msm, acho q entre os três livros eu colocaria esse em primeiro, sem amor em segundo e rádio silêncio em terceiro. amei todos, super recomendo os livros da alice
yatamaki 12/01/2023minha estante
é uma trilogia?

Maria 22/10/2022

Decepção
Eu sou muito apaixonada por Heartstopper mas esse aqui não deu muito certo pra mim, parece realmente que foi escrito por um adolescente depressivo, mas não de uma forma positiva, tipo "Um apanhador do campo de centeio". Bem bosta KKKKKK. É engraçado porque é verdade.
Ps: pai da Tori>>>> todos os outros personagens
Maria 22/10/2022minha estante
E outra, a Tori fala o livro todo sobre ser real mas o livro passa o contrário, na tentativa se parecer TÃO real, acabou ficando falso e forçado.

Lauraa Machado 18/11/2020

Complicado e complexo como sua protagonista
Nota verdadeira: 3,5.

Eu não leio nenhum livro sem procurar antes resenhas dele, principalmente resenhas negativas. É um jeito de filtrar livros que têm problemas que me incomodam muito, mas também é um jeito de eu ajustar minhas expectativas. Tem algumas coisas que não dá para perdoar, por exemplo, coisas que o livro se propõe a fazer e não faz, mas já ajuda bem a saber o que esperar. Deste daqui, eu esperava um livro com uma protagonista que "odeia tudo", é mal humorada e difícil de agradar.

É provável que eu tenha gostado da Tori por isso mesmo, por já saber o que esperar, mas também acho que foi um pouco mais que isso. Em nenhum momento da sinopse está claro que o livro fala sobre uma garota com depressão, mas, se você entende um pouco do assunto, é bem fácil perceber sinais desde o primeiro capítulo. Eu entendia as reações da Tori, o que ela estava ou não sentindo, suas motivações e seu jeito de ver o mundo. Por isso, não me irritei com ela. Fiquei, aliás, de olho para ver se a autora a faria do nada melhorar da depressão por alguma razão mágica, mas posso garantir que ela não faz isso.

Não é um livro com enredo movimentado ou até mesmo interessante. Toda a questão do Solitaire (não sei como traduziram no Brasil) foi bem estranha, nunca importante o suficiente, de repente catastrófica, mas ainda sempre incerta. Achei que não foi desenvolvida bem o suficiente e deveriam ter tirado do livro. Simplesmente não encaixou direito, não do jeito que ficou. Mesmo assim, li em dois dias esse livro, porque me apeguei fácil à Tori e até ao Michael.

Apesar do enredo fraco, este livro é carregado pelos personagens, pela Tori principalmente. É bem fácil não gostar dela se você não quiser se colocar no seu lugar, não quiser entender pelo que ela está passando e o que significa ter depressão. É assim na vida real também. Tem muita gente que acha chato e irritante ter que lidar com alguém com depressão e não consegue entendê-los e nem se colocar no lugar deles. Faz sentido isso incomodar muitas pessoas em um livro também, mas não me incomodou.

Gostei bastante do Michael também, de todas suas camadas e como ele nunca é só o que parece. Gostei das situações em que a autora os colocou, como a relação deles seguia os problemas da Tori, como nada era completamente bom ou incrível e mágico, curativo. Gostei bastante do final, apesar de que queria ver mais. Ver Charlie e seus problemas também me fez gostar bastante do livro, mas isso nem é justo. É bem fácil gostar de qualquer coisa se o Charlie aparecer.

Mas o livro também me deixou ansiosa para ler os próximos volumes de Heartstopper, porque quero ver como o Charlie chegou ali e como vai se desenrolar depois!

Eu gostei do livro, mas não recomendo para todo mundo. Não é fácil, leve e divertido ler sobre alguém com depressão assim. Acho a capa super fofa, mas não é do tipo de livro que agrada fácil. Se você chegou até o final da minha resenha, se já sabe que Tori é difícil, complicada, pessimista e mal humorada e ainda assim você quer ler, vai na fé. Suas expectativas já devem ter sido ajustadas!
Carous 01/12/2020minha estante
Eu achei no sebo este livro, mas preferi ficar com o ebook porque li resenhas negativas e fiquei com receio demais do que encontraria aqui. Faço a mesma coisa que você comentou no primeiro parágrafo e fiquei indecisa justamente porque as resenhas reclamavam muito da protagonista. Mas após ler a sua, acho que darei uma chance ao livro.

Leopoldo 27/10/2022

Pft, incrível, favoritado, amo a Tori S2
(Isso foi o que coloquei no histórico de leitura de 100% tbm)
Favoritado, envolvente, fluido, te faz querer saber o que vai acontecer e tentar entender os personagens que não entendem nem eles mesmos, é isso torna eles muitas vezes identificáveis.
O mistério do Solitaire não é tão forte e da pra descobrir mas ainda assim traz algo a mais a história
A história te faz sentir as coisas, tipo você se sente angustiado quando faz sentido e etc
Traz uma reflexão interessante
E eu particularmente me identifico com algumas coisas com relação a Tori que já era uma das minhas personagens favoritas do Osemanverse (ainda tava dúvida se era a favorita, agr n tô mais e é msm), justamente por isso gostei de acompanhar esse trecho da vida dela no livro
Além disso é um livro q me fazia querer vir aqui e compartilhar as coisas, marcar elas ent além dos históricos eu marquei tbm mais um monte de página no notas pra não exagerar aqui no Skoob, vou por elas nos comentários
Leopoldo 27/10/2022minha estante
109, 123, 160/161, 168, 176, 180, 188, 189, 191, 195, 202/203/204, 206, 221/222/223, 226/227/228, 231, 236, 259, 263, 274, 278, 279/280/281, 290, 296/297, 303, 305/305, 310/311, 313, 314/315/316, 320, 324/325/326/327/328, 331, 334/335/336/337/338/339, 344/345, 352, 354, 357/358/359/360/361/362/363/364/365/366/367/368/369/370/371, 376/377

livia.eurich 26/12/2022

q livro?
acho q todo adolescente deveria ler, amei esse livro no fundo da minha alma!!!

realmente vale a pena, um livro fácil e rápido de ler q tem muitas reflexões importantes!!!

eu te amo michael holden!!!

(me identifiquei mto mas mto mesmo em vários momentos do livro com a tori, me senti preocupada?

É ENGRAÇADO PQ É VDD?
@vivendoeuchegola 27/12/2022minha estante
Não sou mais adolescente (infelizmente agora sou adulta ?), mas lembrei de minha época de escola en muitos momentos do livro. Eu não era tão ?sombria? como a Tori, tava mais pra Becky, mas eu escondia dentro de mim uma tristeza enorme

louistamour 09/02/2023

04/? ?
meu deus como eu amo os livros da alice . . esse livro mexeu muito comigo e me fez refletir muito sobre a minha adolescencia. me identifiquei com a tori em alguns momentos e me emocionei muito com a trajetoria dela.

um ano solitario é um livro muito bom mas tem alguns gatilhos e se voce tem sensibilidade com algo que é exposto no livro recomendo nao ler ou ver antes de ler :)
Garota book 11/04/2023minha estante
Eu quero muito ter um tempo para ler esse livro ?