Um Ano Solitário

Um Ano Solitário Alice Oseman

Resenhas - Um Ano Solitário

mimicckz 06/11/2023

Pouco previsível
Eu tive uma leve impressão de que a Alice quis quebrar um pouco dessa magia que heatstopper trás quando lemos. Ela retratou muito como a tori se sente em questão do relacionamento do nick e do charlie e o medo que ela tem de perder o charlie, uma das coisas que mais ressaltou é como a tori se rebaixa por conta de suas atitudes e nunca se vitimiza. Ela mesma reconhece que foi idiota com o Michael e assume como forma de culpa, a tori nesse livro me fez me identificar muito com a forma que ela fala dela mesma como se ela só existisse e não vivesse. Ela e o Michael é o exemplo perfeito de "gato preto" e "golden retriver" embora não seja esteriótipado, a forma que o Michael sempre é representado como um personagem sensível e que se importa verdadeiramente com as pessoas mesmo estando totalmente quebrado e ao mesmo tempo tentando concertar a tori foi o combo, não tenho palavras pro quanto eu amei esse livro, definitivamente um dos melhores desse ano.
Giovanna1784 06/11/2023minha estante
Tecnicamente ela não quis quebrar a magia já que um ano solitário foi escrito antes de heartstopper, o resto concordo ?

mimicckz 07/11/2023minha estante
amg foi uma reescrita, ou seja, foi sim uma forma de quebrar a impressão

Pedro1534 02/04/2023

Gostei
Li esse livro pra me aprofundar mais no universo da Alice Oseman, e gostei bastante! É muito interessante ver como funciona a mente da Tori, além de aprofundar mais nos traumas dela e também do Charlie. Amei ela e o Michael juntos no final, um salvou o outro é lindo!
Hevilly2 02/04/2023minha estante
todos os livros dela fazem parte do mesmo universo?

Pedro1534 02/04/2023minha estante
simm, todos são do msm, porem eu acho q tem só alguns q aparece personagens q ja apareceram

lulu 22/03/2023

? leitura muito boa, muito gostosa. a tori é uma personagem que faz cagada, faz merda com outras pessoas, é estressante e tudo mais, mas que no fim é só uma adolescente dos anos 2010-14 que tem depressão. o jeito que alice oseman descreve os sentimentos, pensamentos e até mesmo as ações de tori, é impressionante, porque por mais que para nós leitores lendo isso, parece um monte de baboseira, é exatamente o que se passa na cabeça de um adolescente nessa situação.

a trama toda da questão do movimento do solitaire eu confesso que não gostei e não me interessou, porque o livro não tem essa pegada de mistério, então eu achei que ficou um pouco deslocado.

mas gostei muito da forma que todos os personagens falham, e também o fato de a presença de michael, nao "curar" a tori, achei isso muito importante de ser retratado porque o mais comum seria mostrar como a tori fica feliz ao lado do amado e volta a ter vontade de viver, e não foi isso que aconteceu. ela mesma menciona como ela estava melhor mas que ainda sim quer ficar na cama vendo filme o dia todo, pq é isso, uma única pessoa nao vai mudar tudo na trajetória da outra.

é um livro que vale a pena, eu gostei pra caramba, todos os relacionamentos entre todos os personagens são coisas interessantes de ver, como tori com a mãe, com o pai, com becky.. eu recomendaria Solitaire para outras pessoas e sinto que será um livro que vou ter vontade de reler em algum momento.
Daniela.SR 22/03/2023minha estante
esse livro é maravilhoso

bicocasheeran 23/03/2023minha estante
voce é minha diva

Gabriel 19/09/2022minha estante
Eu não gostei muito do beijo tbm não, se não tivesse acontecido eu não teria sentido muita falta

Gomes202 30/03/2020

Errrrr...
Eu gostei um pouco do livro, mas não gostei da personagem principal por ela ser um pouco chata e não ter conseguido me conectar com ela, fora isso o livro é bom e a leitura é bem fluída.
psfraan 02/05/2020minha estante
Poe chata nisso. rs

alilendonada 13/12/2022

NÃO SEI DIREITO COMO EXPLICAR QUANTO ESSE LIVRO É MARAVILHOSO ENTÃO VOU USAR ALGUMAS FRASES FORA DE CONTEXTO QUW PRA MIM FAZEM SENTIDO PARA EXPLICÁ-LO
esse livro é tipo: lembre-se de que você vive em um mundo real, com pessoas reais. tudo importa, mas ninguém liga pra nada. deixe seus sentimentos te levarem e morra com as consequências. veja todos os personagens enlouquecerem e fique louco com eles ao longo da história. amizades são destruídas, amizades são criadas. não dá pra fingir ser outra pessoa pra agradar todo mundo, seja você mesmo, faça os outros te odiarem e se odeie por isso. somos todos idiotas, nós podemos mudar isso mas ninguém reage.
ninguém nunca reage.
então cabe a você fazer alguma coisa.
é engraçado porque é verdade.

(falando sério agora acho que esse é o melhor livro da alice oseman principalmente por ela ter escrito com 18 anos. tem uma escrita bem jovem e cenários realistas do mundo atual que parece que todo mundo se recusa a falar sobre, personagens com histórias humanas e comuns e cheios de dimensões, o que é super interessante saber que nem todo mundo é tão maluco e vazio ou insignificante quanto parece na visão de uma pessoa só e uma trama que te prende até o final do livro. [sim, tem migalhas de romance, mas não espere que o livro tenha isso como focok])
Donutcapi 14/12/2022minha estante
Tu só me faz sofrer com a vontade de ler esse livro!!!

wikibibs 18/12/2022

eu simplesmente amei esse livro. Mas eu não vou recomendá-lo.
Foi o meu preferido da Alice até agora, acho que foi o que eu mais me identifiquei. A Tori e eu temos inúmeras coisas em comum, tanto no bom quanto (principalmente) no mau sentido.
E o motivo de eu não recomendar esse livro é que ele é uma descrição em detalhes do que é uma depressão, um pico depressivo, descreve perfeitamente alguém clinicamente deprimido, perdendo a vontade de viver, com uma forte tendência suicida. É impossível romantizar esse livro. Mas eu amei. Porque achei que retratou perfeitamente. Se levou extremamente a sério e mostrou quão difícil e perigoso é.
Além disso, eu amei ver as coisas por uma perspectiva diferente da do Charlie. Ver como ela vê os irmãos e principalmente a relação com os pais, que só têm a ?vontade? de auxiliar os filhos quando eles estão para morrer. A falta de amor paterno que existe me doeu TANTO, a falta de cuidado e percepção.
Além do que citei anteriormente, a pessoa se afunda em si próprio e ninguém quer ter que lidar com isso.
Mas enfim, não é um livro fácil de ler não, é extremamente pesado, mas não deixa de ser poético.
Julia 20/12/2022minha estante
Menina quando eu li esse livro eu literalmente precisei de duas sessões de terapia pro tanto que eu identifiquei com a tori kkkkk mas me fez bem demais ter lido e falado sobre as coisas que me fez sentir

Leopoldo 27/10/2022

Pft, incrível, favoritado, amo a Tori S2
(Isso foi o que coloquei no histórico de leitura de 100% tbm)
Favoritado, envolvente, fluido, te faz querer saber o que vai acontecer e tentar entender os personagens que não entendem nem eles mesmos, é isso torna eles muitas vezes identificáveis.
O mistério do Solitaire não é tão forte e da pra descobrir mas ainda assim traz algo a mais a história
A história te faz sentir as coisas, tipo você se sente angustiado quando faz sentido e etc
Traz uma reflexão interessante
E eu particularmente me identifico com algumas coisas com relação a Tori que já era uma das minhas personagens favoritas do Osemanverse (ainda tava dúvida se era a favorita, agr n tô mais e é msm), justamente por isso gostei de acompanhar esse trecho da vida dela no livro
Além disso é um livro q me fazia querer vir aqui e compartilhar as coisas, marcar elas ent além dos históricos eu marquei tbm mais um monte de página no notas pra não exagerar aqui no Skoob, vou por elas nos comentários
Leopoldo 27/10/2022minha estante
109, 123, 160/161, 168, 176, 180, 188, 189, 191, 195, 202/203/204, 206, 221/222/223, 226/227/228, 231, 236, 259, 263, 274, 278, 279/280/281, 290, 296/297, 303, 305/305, 310/311, 313, 314/315/316, 320, 324/325/326/327/328, 331, 334/335/336/337/338/339, 344/345, 352, 354, 357/358/359/360/361/362/363/364/365/366/367/368/369/370/371, 376/377

Anna 02/12/2022

Achei um ótimo livro, ao longo do livro não gostei muito dela, mas depois percebi que ela era daquele jeito meio que por um mecanismo de defesa, amei o livro, ele me envolveu muito.
tg.martinz 02/12/2022minha estante
O gente começa o livro achando que é só mais uma garota que não liga pra ninguém, mas com o passar do livro percebemos que ela tem aversão a sociedade exatamente porque tudo é muito superficial e as pessoas não se importam com os outros, só fingem. Tudo por aparências.

Paula 16/09/2022

Um Ano Solitário - Alice Oseman
Eu li esse livro porque uma das minhas melhores amigas da escola é apaixonada por Heartstopper e estava lendo esse livro há algumas semanas. Então eu decidi ler e só tenho a dizer: OBRIGADA, JASMYNE!

Eu definitivamente amo este livro. Poderia dizer que é um dos meus favoritos. Para ter uma ideia, comecei a escrever um livro onde me inspirei neste.

A leitura é super fluida e, o que pode ser comprovado pelo fato de ter terminado o livro em 3 dias. E pra variar adquiri uma nova visão do clássico "Orgulho e Preconceito".

A Tori é uma personagem totalmente incrível, assim como meu amado Michael Holden (não preciso nem dizer que minha protagonista é baseada na Tori e o seu parceiro no Michel, certo?).

Uma coisa que eu adoro nesse livro são os diálogos e seus sentimentos. Eles são reais. Não tem personagens totalmente dispostos a tudo que são super felizes com a vida. Eles têm sentimentos realistas e isso é demonstrado nos diálogos.

Enfim, eu simplesmente amo que o ano solitário de Victoria Annabel Spring tornou minha vida mais feliz.
Jasmyne.Gabrieli 05/10/2022minha estante
DENADAAAAAAAA

livia.eurich 26/12/2022

q livro?
acho q todo adolescente deveria ler, amei esse livro no fundo da minha alma!!!

realmente vale a pena, um livro fácil e rápido de ler q tem muitas reflexões importantes!!!

eu te amo michael holden!!!

(me identifiquei mto mas mto mesmo em vários momentos do livro com a tori, me senti preocupada?

É ENGRAÇADO PQ É VDD?
@vivendoeuchegola 27/12/2022minha estante
Não sou mais adolescente (infelizmente agora sou adulta ?), mas lembrei de minha época de escola en muitos momentos do livro. Eu não era tão ?sombria? como a Tori, tava mais pra Becky, mas eu escondia dentro de mim uma tristeza enorme

Maria 22/10/2022

Decepção
Eu sou muito apaixonada por Heartstopper mas esse aqui não deu muito certo pra mim, parece realmente que foi escrito por um adolescente depressivo, mas não de uma forma positiva, tipo "Um apanhador do campo de centeio". Bem bosta KKKKKK. É engraçado porque é verdade.
Ps: pai da Tori>>>> todos os outros personagens
Maria 22/10/2022minha estante
E outra, a Tori fala o livro todo sobre ser real mas o livro passa o contrário, na tentativa se parecer TÃO real, acabou ficando falso e forçado.

..Betty.. 18/09/2022

Eu achei esse livro muito bom, um tanto misterioso mas ao mesmo tempo muito óbvio. É uma leitura incrivel e muito interessante. Amo muuuuito a Torii. Super recomendo esse livro.
Ceci ð¹ 02/06/2024minha estante
Tá com problema na cabeça pra amar ela assim desse jeito ksksksksk

Roberto164 05/09/2022

Tem como se apaixonar ainda mais por essa autora?
Ler esse livro foi uma experiência inesquecível Eu já tinha lido "Heartstopper" e me apaixonado mas como a história de Nick é Charlie é uma HQ fiquei com receio de ler os livros da autora por que sabemos que não é por que um autor é bom em uma mídia que ele vai ser bom em outra nem todo mundo é um Neil Gaiman da vida.

Mas adivinhem eu me apaixonei completamente por essa história saber que esse foi o primeiro livro da autora e ainda melhor por que descobrir que logo no livro de estreia a autora fez uma obra tão boa e impressionante. A Alice Oseman na minha opinião e a voz jovem da atualidade que deve ser escutada o que essa autora faz nas suas obras e impressionante.

Os personagens são extremamente cativantes Tori a Irmã de Charlie "nossa protagonista" de primeiro momento pode parecer uma pessoa chata mas quanto mais nós entramos na cabeça da personagem mais ela nos cativa e faz nos identificar com seus problemas principalmente com os problemas familiares. Tenho que dizer que Michael Holden pra mim é o melhor personagem desde o primeiro momento que ele aparece ele ganhou meu coração e quanto mais a narrativa anda mais eu me apaixonava pelo personagem e a relação de Michael com a Tori é o ponto mais alto da trama, os momentos deles dois juntos e a dinâmica entre eles eram as melhores partes do livro.

Alice também mostra como ninguém como se escrever sobre saúde mental, elas faz de uma forma tão real e as vezes até meio crua quase que também é sensível e até meio doce que é impressionante essa autora com certeza sabe como se comunicar com os jovens e como falar para eles assuntos de extrema importância sem fazer parecer chato e impressionante.

Embora a trama as vezes possa parecer fraca co.o mais pro final que a revelação do mistério possa parecer previsível eu não consigo deixar que um ou dois pontos negativos se sobressaia sobre todos os outros positivos. Esse livro foi o primeiro que eu li mas ckm certeza é o meu preferido e pasmem polêmica agora para mim "Solitaire é melhor que Heartstopper" não me julguem por favor.
felipecosta2204 09/09/2022minha estante
É um dos meus favoritos

Alicia15 30/10/2022

um ano solitário
quem chamas tori de insuportável vai estar me ofendendo tbm pq eu sou igual a ela alice osanm me pegou de inspiração pra personagem né pq não é possível.
gostei do livro pq me identifiquei bastante com a tori! não li aquele outro lá dos viados nick e charlie pq sim

o livro mostra o cotidiano de uma adolescente depressiva e como as pessoas não levam a sério quando a depressão não está escancarada na cara da pessoa os pais da tori estavam tão preocupados com o charlie que acabaram deixando a tori de lado e não notaram que ela também precisava de ajuda

o livro é ?parado? não do jeito ruim mas não acontece quase nada foi oq eu disse é sobre a vida de tori ent se vc acha q vai ter alguma emoção vc tá enganado nem lê pq só tem no final

o michael é um pitico ele me lembrou o finch de por lugares incríveis então já amei

o solitarie é uma P0RRA achei q ia ser uma vibe gossip girl porém foi nada foi horrível não entendi oq a alice queria fazer com o solitarie mas não funciono pra mim pq se tirassem do livro não faria diferença nenhuma tanto q eu até esquecia no meio da leitura q esss bosta existia

gostei do livro ??????????
julia 30/10/2022minha estante
o heartstopper 4 mostra os problemas do Charlie e lá ele percebia q não era só ele q tava mal, a tori tbm, mas os pais não viam