Um Ano Solitário

Um Ano Solitário Alice Oseman

Resenhas - Um Ano Solitário

paxie 11/05/2022

um ano sem paz (n coube a resenha toda q odio)
oq falar sobre um ano solitário?? TEM MUITO A FALAR.

esse livro foi o ponto alto do meu mês, mandou a ressaca literária pra casa do krlh e ainda me fez entrar em depressão, é aql tipo de livro "me fez chorar: 5 estrelas + favorito". acho q o título deveria ser um ano sem paz pq n tem um mísero segundo de paz nessa porcaria, passa uma vibe um de nós esta mentindo pq se trata justamente sobre um blog q pega peças na glr da escola, sempre suspeitei do dono do blog e eu acertei!! a narrativa da alice é simplesmente incrivel, umas das melhores autoras, ela descrevia as cenas e eu consegui imaginar perfeitamente, oq fez melhorar a leitura (tava eu lendo bem pimposo na aula de matemática me segurando pra não gritar
Eleanor 11/05/2022minha estante
Terminei de ler faz 1 mês, ainda nn me recuperei da depressão ,,_,, kkkkk ( se eu tivesse lido durante a aula estaria chorando pra um C@R@LH00, dani se o professor Kksksskkskk)

paxie 12/05/2022minha estante
entaooo

lelê 09/06/2023

Eu acho q se eu tivesse lido em algum outro momento da minha vida eu teria gostado muito mais. eu adoro livros q abordam sobre saúde mental, mas esse me pegou de um jeito bem forte. pq a tori eh mt ferrada da cabeça e me deixou bem mal com algumas coisas. mas fora isso, o livro eh espetacular! primeiro livro da alice q nao eh HQ q eu leio, e eh tao bom quanto. eh muito fluido e te da vontade de ler (ainda mais pq os capitulos sao curtinhos). recomendo se vc tem a saude mental estavel :)
Judy 10/06/2023minha estante
afetada da cabeça kk eu sou a tori total me senti atacada ein kkkk to brincando

Judy 10/06/2023minha estante
entendo teu ponto

Raissa389 17/06/2023

Meu nome não é Tori Spring,mas um dia eu também vou morrer
Wow...como começar a falar dessa obra maravilhosa?Mais uma pra conta da Alice Oseman.Esse livro é uma mistura de diário com uma série high school,mas claro,narrado com o incrível pessimismo de Victoria Spring , prepare-se para rir e, principalmente,chorar com esse mix de limonada diet com Star Wars.
Bibliophile Cat 17/06/2023minha estante
SIM ESSE LIVRO E BOM DMS!!!

isadora.lanzillott 17/06/2023minha estante
preciso ler isso!!!

annaccg 15/01/2024minha estante
arrasou isinha

annaccg 15/01/2024minha estante
arrasou isinha

Uriel8 17/09/2023

Não sei direito o que eu achei
Na real, não sou muito de fazer resenhas mas eu preciso escrever sobre esse livro.

Eu dei a nota que eu dei mas o livro tá longe de ser ruim, mas é basicamente um livro narrado por uma pessoa depressiva e não estável mentalmente (o que é meio romantizado no livro) então não dá pra esperar algo tãoo leve, apesar de ter momentos fofinhos.

Confesso que muitas vezes me deu raiva de mim mesmo por ser o tipo de pessoa que a tori dizia que odiava e muitas vezes me dava crises existências enquanto eu lia hahaha

Gostei de ver mais sobre a briga do nick e do Charlie e ver como a tori se preocupa com o transtorno do Charlie.

O Michael é um personagem muito intenso e no começo eu achei que não ia muito com a cara dele por ele ser ?animado demais?, o que inclusive vemos que é bem o contrário. Mas eu amo ele agora.
laura2402 17/09/2023minha estante
eu tava a um tempo pensando se eu realmente iria ler esse livro. vc acha que vale a pena comprar o box ou ler só rádio silêncio e sem amor?

Uriel8 18/09/2023minha estante
Eu não li nem rádio silêncio e nem sem amor ent não sei na verdade mas esse livro mostra bastante do charlie ent é interessante ler pra conhecer mais sobre ele, além de umas coisinhas que acontecem que envolvem ele tbm

Vênus_Alice 05/11/2023

Solitário
Me atrevi ao livro por ter visto ele aqui no aplicativo inúmeras vezes e pelo título.
No início achei que seria mais um drama adolescente e fiquei desanimada, mas não gosto de desistir dos livros.
Ao decorrer da história, me senti mais próxima da Tori, a protagonista, entendendk que seus problemas em sentir e demonstrar são decorrentes ao seu ambiente familiar, que o seu irmão Charlie, que apresenta crises esquizofrênicas, toma muita atenção e energia da família. A Tori, então, aprende a sufocar suas opiniões, aflição e desejos.
Chega em um momento que tudo dá errado, e como ela vai interpretando e lindando com a vida interna e externa, me faz pensar que ela possui traços psicóticos assim como o irmão. Isso me fascinou, porque a autoria se propôs a escrever sobre ambos personagens de forma humana, gentil e doce, sem deixar de lado a realidade, me senti muito acolhida pela história.
Fabio 07/11/2023minha estante
Excelente resenha, Alice!
Adorei!?

Vênus_Alice 07/11/2023minha estante
Obrigada! ?

lulu 22/03/2023

? leitura muito boa, muito gostosa. a tori é uma personagem que faz cagada, faz merda com outras pessoas, é estressante e tudo mais, mas que no fim é só uma adolescente dos anos 2010-14 que tem depressão. o jeito que alice oseman descreve os sentimentos, pensamentos e até mesmo as ações de tori, é impressionante, porque por mais que para nós leitores lendo isso, parece um monte de baboseira, é exatamente o que se passa na cabeça de um adolescente nessa situação.

a trama toda da questão do movimento do solitaire eu confesso que não gostei e não me interessou, porque o livro não tem essa pegada de mistério, então eu achei que ficou um pouco deslocado.

mas gostei muito da forma que todos os personagens falham, e também o fato de a presença de michael, nao "curar" a tori, achei isso muito importante de ser retratado porque o mais comum seria mostrar como a tori fica feliz ao lado do amado e volta a ter vontade de viver, e não foi isso que aconteceu. ela mesma menciona como ela estava melhor mas que ainda sim quer ficar na cama vendo filme o dia todo, pq é isso, uma única pessoa nao vai mudar tudo na trajetória da outra.

é um livro que vale a pena, eu gostei pra caramba, todos os relacionamentos entre todos os personagens são coisas interessantes de ver, como tori com a mãe, com o pai, com becky.. eu recomendaria Solitaire para outras pessoas e sinto que será um livro que vou ter vontade de reler em algum momento.
Daniela.SR 22/03/2023minha estante
esse livro é maravilhoso

bicocasheeran 23/03/2023minha estante
voce é minha diva

gabriellamoreira 01/08/2023

Li em algum lugar que alice escreveu esse livro com 17 anos, isso explica muita coisa.

eu amava a tori como personagem secundária em heartstopper, então estava animada pra ler algo dela e a conhecer mais, me decepionei tanto com o quão chata ela é, ela é a típica sadgirl q acha o mundo um lugar horrível, e todos são horríveis e tudo que ela sabe fazer é reclamar. e tipo assim todos os personagens são igualmente chatos?? ela reclama tanto das aigas sendo q são todas iguais

outra coisa q estragou minha experiência com esse livro foi a quantidade bizarra de referências a cultura pop, eu entendo q foi escrito anos atrás, mas será q é realmente necessário citar mais de 15 séries e filmes em um único livro? e ainda mais: ter q explicar algumas dessas referências para que o leitor entenda o que o personagem quis dizer?

fora o final que pra mim... não teve construção narrativa nenhuma pra eu desconfiar de alguém e nem pra formar um mistério investigativo, eu só não me importava, nem um pouco
Kah 06/08/2023minha estante
Tô um pouco triste pq comecei a ler e senti isso, achei muito muito ruim. E isso estragou um pouco a visão que eu tinha de Heartstopper (amo muito, mas agr tô tendo um olhar diferente :( 100% arrependida de ter começado a ler esse livro )

gabriellamoreira 06/08/2023minha estante
eu vou reler heartstopper e fingir q a tori só existe lá pra manter ela como personagem fav!

eelis 10/11/2022

TE AMO TORIII
classificação: +14
??aviso de conteúdo/gatilhos: Referências a suicidio, tentativas de suicídio, auto-mutilação, depressão, distúrbios alimentares, homofobia
Nota:5/5??

Algumas pessoas que leem esse livro geralmente nn gostam logo de cara, por conta da tori( eu fui uma dessas pessoas logo de iníciokkkk
a tori no início do livro é tão real, chega a me dar raiva
pq tipo, o quão ela é pessimista e os seus pensamentos são tão?? Mas é isso q o livro quer retratar, só me toquei disso na metade
Foi aí q eu comecei a amar demais esse livro.

Um ano solitario conta a história da tori mais aprofundada, não é uma história profunda cheias de reflexões sobre a vida( ok, mais ou menos) tá mais pra uma história de vida?? Tipo uma história sobre como a tori se sentia como ela é e td mais.

Eu tava odiando no começo, pensei encontrar um protagonista que tem problemas mas q fossem ?mais simples de entender?, não sei dizer exatamente oque eu estava esperando, acho que esperava algo profundo que eu consiga entender e sentir, mas na metade do livro quando a tori diz: ?eu não quero que as pessoas tentem entender o pq eu sou do jeito q eu sou, pq eu deveria ser a primeira pessoa a entender isso, e eu ainda não entendi.?
sei q é ?só? um personagem de um livro e não uma pessoa real mas isso me fez mudar totalmente minha visão sobre esse livro, sobre a tori e a entender que eu estava com raiva pq a tori era desse jeito, jeito q até ela nn sabia como funcionava nem pq ela era assim, isso me fez perceber q eu tb sou ?meio? assim( momentos de revelação ?)

foi pela tori representar uma pessoa real entre outros personagens q eu já tinha dado 5/5 na metade do livro. Os pensamentos, sentimentos da tori são tão profundos, mesmo q o livro trate de forma nao tão cheia de detalhes e tudo mais pra ser considerado uma história ?profunda? os sentimentos/pensamentos dela e de outros personagens verdadeiramente são.

Michael eu te amo ( meu maior kin)
as frases dele, tudo que ele fez os pensamentos dele são tão reais???
N sei explicar mas aposto q um rebanho de gnt se identificou tanto com o Michael, quanto com a tori.

Eu amei demais esse livro, E O SOLITARE FOI GENIALLLLL
eu nn tava esperando o plot twist.
Principalmente quando a Becky falou sobre a frase ?paciência mata?

Se eu pudesse eu colaria todas as frases desse livro na minha testa sério.

nao sei explicar com mais detalhes o pq eu gostei tanto, é realmente algo q eu nem sei bem como botar em palavras só sei q foi uma leitura incrível, frases de quebrar a cara.
um ano solitário não é o meu preferido da Alice mas com toda certeza é extraordinário( referências?)

?Eu entendi. Eles só queriam fazer com que tivéssemos uma impressão de fazer parte de algo importante. Deixar uma impressão no mundo. Porque, tipo, estamos todos esperando que algo mude. Paciência pode matar você. Espera? longa espera? Mas um dia vai acabar. Sempre acaba.?

ESSE LIVRO É MARAVILHOSO.

(eu achei ele tão vazio e ?raso? ao mesmo tempo q achava tão profundo e cheio de detalhes

leiam?
cecília 10/11/2022minha estante
a resenha falando tudo

eelis 10/11/2022minha estante
@cecília KAKSKSKSK MT BOM?

lelê 28/08/2022

esse livro destruiu minha saúde mental mais do que ela já tava destruída então 10/10
acho que ele deveria vir com um aviso na capa escrito: livro não recomendado para pessoas com saúde mental fragilizada
mesmo assim leiam
Bebel 28/08/2022minha estante
Comecei hoje e mdssss já marquei terapia pra semana q vem ??

Yaya 28/08/2022minha estante
Eu achei ele MUITO ruim ,mas que bom que gostou!!!

Santiagolavínia 12/12/2022

Um Ano Solitário
"- Então-diz ele, erguendo as sobrancelhas com a suavidade de sempre- Você odeia a si mesma, eu odeio a mim mesmo. Interesses em comum. Deveríamos nos unir."

Lendo esse livro e tendo lido heartstopper, você sente que essa versão é a "real", porque a história é muito mais contada e sentida, até a do Charlie mesmo.
Por heartstopper ser mais leve, quando você lê esse é uma depressão(literalmente) e você tem que estar preparado, porque pode ser um gatilho para alguns.

"Essa não é uma história de amor", por isso fique ciente que o foco principal não é em romance e em cenas fofas, e sim bem o contrário.

O "Solitarie" achei meio sem sentido. Foi algo que do nada começou a ter alguma grande importância, e no fim se tornou algo enorme e perigoso. E não teve aquele mistério de "meu deus, quero saber logo o que vai acontecer", e sim foi sendo levado.

Simplesmente amei a Tori e o Michael, e acho que foi um incentivo pra continuar lendo.
E é um livro bom pra ter mais uma perspectiva da vida deles em família.

Enfim, ao todo é um livro que não indicaria pra qualquer um, mas também não é um livro que simplesmente odiei.
xtwsantos 12/12/2022minha estante
Vou ler ele essa semana, tô ansioso!

Maria 12/12/2022minha estante
eu ameei esse livro!!

sofi5 14/05/2022

muito bom
comecei a ler pq gostei muito da tori nos livros de heartstopper e fiquei curiosa pra saber mais sobre ela. amei muito o título e as resenhas do livro. me envolvi bastante, senti raiva e me surpreendi. algumas partes eu meio que já esperava, mas msm assim eu amei e acho que merece mais reconhecimento!
isinha! 30/05/2022minha estante
linda amg lacrou!!!

sofi5 30/05/2022minha estante
amoo amg

kkclarice 17/01/2023

?Porque o mundo não é composto só por idiotas?
Com certeza não é o meu favorito da Alice Oseman, mas até que eu gostei.

Tori Spring odeia tudo e todos, menos seu blog e seu irmão Charlie, que está se recuperando de um transtorno alimentar. Ela passa as madrugadas vendo filmes e blogando no seu laptop.
Quando o recesso de fim de ano acaba, Tori chega na escola e se depara com o Solitaire, um novo blog na internet. Ela também acaba conhecendo Michael Holden, o menino esquisitão do 3º ano que insiste numa amizade com ela.
As semanas vão passando e o Solitaire começa a pregar peças no seu colégio, e Tori percebe que talvez as brincadeiras estejam relacionadas com ela.

Eu confesso que no começo eu achei a Tori bem chatinha porque parecia que o único traço de personalidade dela era odiar tudo. Mas ela teve o seu desenvolvimento e aceitou que ela pode deixar as pessoas entrarem na sua vida. Além disso, eu reli aquela parte de Heartstopper que se passa ao mesmo tempo que Um Ano Solitário e eu percebi que a Tori estava passando por uma porrada de coisa e que o comportamento dela era justificável.
O Solitaire era muito confuso pra mim no começo. Eu não entendia qual era o objetivo daquilo até acontecer a revelação do final. Aí tudo fez sentido, apesar de ter sido levemente previsível.
Na verdade, a narração toda é meio confusa. Tinha momentos que eu não entendia nada, e eu me perguntava o que diabos tava se passando na cabeça daquela guria. Porém, eu imagino que essa confusão seja um reflexo da mente depressiva da Tori.
O desenvolvimento da relação entre a Tori e o Michael é muito bom, eu amo muito eles, socorro.
E AQUELE FINAL, MEU DEUS.
Eu sabia que aquilo acontecia por causa de Rádio Silêncio, mas eu não imaginava que ia acontecer nesse livro aqui. Eu fiquei genuinamente surpresa.
É inegável que a escrita da Alice é extremamente fluida. Eu li o livro em dois dias quando eu imaginava que eu não ia conseguir terminar antes do ano novo. Era simplesmente impossível de largar.
Eu não morro de amores por este livro, mas eu acho que isso se deve à inexperiência da autora, porque Um Ano Solitário foi o seu primeiro livro publicado.

Se você leu Heartstopper, saiba que o Nick e o Charlie (e o nojento do Ben) estão nesse livro. Aqui você vais encontrar mais detalhes daquele período que é narrado pelo Nick no 4º volume. Recomendo sim, mas saibam que Rádio Silêncio é mais legal ?
Luna 17/01/2023minha estante
esse livro é muito ruim mas eu amokkkkkkk

nao.cantor 07/02/2023minha estante
Me senti atacada pq o único traço da minha personalidade é odiar tudo e todos

manu427 23/07/2023

Teoricamente
Na teoria todo mundo se indentifica com a tori nas primeiras 50 páginas, depois daí é só pra baixo pq ela é uma chata
Samuel649 24/07/2023minha estante
Se olha garota, ela é perfeita! Vá lê o apanhador no campo de centeio vá

goofrechfries 31/07/2023minha estante
pra mim ela é uma chata nas primeiras 50 páginas e só fica aceitável depois

Anne_Smiths 01/06/2022

Paciência mata
A Tori é simplesmente incrível. Vi que muita gente achou o livro chato, e ok, é uma opinião, mas a Tori é a personagem mais humana que já tive o prazer de conhecer. A gente sente a tristeza e a melancolia dela pensar várias vezes que desejava ser "normal" mas não conseguia, então o mecanismo de defesa dela era não se importar com nada de verdade.
Nico 01/06/2022minha estante
odiei a tori pq me identifico com ela ?

Eleanor 01/06/2022minha estante
Definitivamente a MAIOR, amo?