Superman: Entre a Foice e o Martelo

Superman: Entre a Foice e o Martelo Mark Millar...

Resenhas - Superman: Entre a Foice e o Martelo

Paulo 24/07/2020

Uma ótima história alternativa do Superman!
Imagine se a nave que transportava o Superman bebê tivesse caído na Rússia nos tempos da união soviética ao invés dos Estados Unidos capitalista, qual rumo a terra teria tomado?
Através dessa ideia simples o autor consegui entreter o leitor e conduzi-lo em um universo reimaginado de forma muito competente. Mesmo se tratado de um tema político o escritor não traz um material enviesado e não tenta nos vender um ideal político. Pelo contrário, de forma inteligente e concisa ele construiu uma história inteligente e imparcial que faz críticas a ambos os lados antagônicos dentro do enredo.
O que achei mais interessante na história foi a forma como os personagens foram apresentados, como um grande fã da DC comics foi maravilhoso ver o universo dos heróis que eu tenho muito carinho reimaginados e duelando para decidir o destino da hegemonia global. Ver por exemplo o Superman e a Mulher Maravilha comunistas, um Batman anarquista, a tropa de lanternas verdes a serviço de uma única nação e o mais icônico personagem da revista, Lex Luthor lutando pelos ideias de liberdade da América do Norte. Por causa da descomunal força e poderes do Superman, ele instaura um regime comunista sobre quase todo o planeta, somente os Estados Unidos se mantem firmes ao seus ideais de liberdade e capitalismo ao lado do seu líder maior Lex Luthor. Um confronto entre as duas nações EUA x URSS é iminente, que repercussão esses fatos trarão para a humanidade? Isso o leitor vai ter que descobrir lendo a revista, mas de uma coisa eu que li tenho certeza, o final do gibi é surpreendente!
A história também traz a tona várias questões interessantes, mas as que me chamaram mais atenção foi a indagação: Seria melhor deixar o destino das pessoas nas mão invisíveis do estado, controlando todas as suas ações ou deixa-las livres para escolher como viveram suas vidas?
A edição da Panini é dívida em três partes e ao final do último capítulo ela nos brinda com uma galeria de material extra que aborda os esboços do personagens e as ideias do desenhista principal da revista. Entre a foice e o martelo é um obra prima, com certeza entrou no meu hall de melhores histórias em quadrinhos, ela nos presenteia com um ótimo roteiro e uma arte magnifica, eu vibrei com os traço e cores dos artista por traz dos desenhos, tudo ficou muito bonito!

Nadine Hoffmann 07/07/2020

Coloquei expectativa demais
@renan.up80 07/07/2020minha estante
Eu aí

Andre.Vieira 01/06/2020

Esperava um pouco mais dessa hq
Não me entendam mal, é que ouvia tanto dessa hq que eu pensava que fosse algo nível All-Star Superman, mas é apenas uma boa hq, 3 estrelas pra ela está ótima, apesar de reconhecer que o final foi muito legal.

nazavagli 26/04/2020

O roteiro é bem a ideia estadounidense e imperialista sobre o comunismo, nenhuma surpresa até aí, no entanto, o final é surpreendente. A estética dos uniformes do Super Homem e da Mulher Maravilha ficou ótima. Vale a pena se divertir!

Ana 08/04/2020

Superman comunista: melhor Superman

Alessandro.Aguilera 01/01/2020

História Alternativa
É uma história alternativa, onde a nave do Kal-el cai na Russia de Stalin e não no Kansas nos Estados Unidos. Lá ele é encontrado e educado por uma família com os mesmos ideais de Martha e Jonathan Kent. Mas o pano de fundo é o socialismo e o proletariado russo. Aos poucos Superman vai percebendo a visão do socialismo de Stalin e tendo suas próprias convicções. Nessa história, tem todos os personagens que envolve o Superman: Lois Lane, Lex Luthor, Briniac, Lanterna Verde, Mulher Maravilha, Batman, Jimmy Olsen, Planeta Diário. Uma história alternativa muito bem escrita e com belas imagens.

Malane 22/12/2019

Nunca me interessei por histórias do Superman individualmente, fui ler com dezenas de ressalvas.

Peca muito no desenvolvimento, mas é uma boa HQ, a premissa é sensacional.

Claudinei 13/11/2019

Uma versão alternativa para um dos maiores clássicos das HQs
Mark Millar caprichou nesse roteiro com essa versão do Superman Soviético, apesar de ter participado ativamente do Governo Comunista de Stallin , o autor ainda manteve a essência que faz do personagem um verdadeiro Superman, sua índole e caráter. Vilões e aliados clássicos também completam essa trama com suas versões alternativas mas sem perderem suas essências também. Trama bem desenvolvida com um final surpreendente que dá outra perspectiva a origem do Homem de Aço, ao menos nessa outra realidade.

Fabíola Costa 11/10/2019

Bebeu em águas orwellianas.
"Aqueles que sacrificam sua liberdade por segurança acabam sempre descobrindo que terminaram sem nenhuma das duas"-Benjamin Franklin.

Adriano 25/07/2019

Questões morais e políticas e determinismo humano
Nunca fui fã de Superman...devo ter lido uns 5 quadrinhos à vida inteira. Mas quando fiquei sabendo desse quadrinho em especial, fiquei com muita vontade de ler. A premissa é incrível: o que aconteceria se o homem de aço tivesse caído na União Soviética e não nos Estados Unidos? E se ele fosse treinado e ensinado a defender os valores soviéticos? O que seria do mundo? Uma premissa dessas sozinha seria suficiente pra me fazer curtir muito o quadrinho, mas a história é muito bem escrita e desenhada. Os desenhos lembram a propaganda soviética, com seus ângulos retos e abuso das cores vermelhas. Mas o que é marcante, e até me surpreendeu, foi o roteiro: questões éticas e morais, tocando em questões de dominação totalitária, de domínio de um grupo sobre outro, de se ter uma arma que coloque os outros sobre seu domínio, enfim, temas fortes não só durante a guerra fria mas que continuam a afetar nosso cotidiano.
E por fim, pra mim o que mais se pode refletir (e tema caro à filosofia e antropologia) é: o homem seria determinado pela cultura e ambiente em que nasce?

Gabriel 01/07/2019

Capacidade de subverter
Uma reflexão de que s solução está com a gente

@danielbped 21/06/2019

E se, por algumas horas de diferença, o menino Kal-El aterrissasse na União soviética, e não em solo americano?

Com essa premissa, se dá início a uma das melhores histórias do Superman.

Após aterrissar na URSS, ele é adotado e criado pelo próprio Stalin quase como um filho.

Após a morte de Stalin, ele é o maior candidato a ser seu sucessor, mas só depois de muita relutância ele aceita, e se torna o ditador da União soviética.
Então, temos um Superman comunista, totalmente convicto que está certo, em busca do socialismo utópico.

Geraldobneto 23/05/2019

Um enredo excelente
Esta sem dúvida é uma história clássica do homem de aço, que tem potencial de inspirar muitas outras obras. A ideia inicial do enredo, do inicio ao fim, é excelente. Há alguns deslizes no roteiro, os personagens por vezes se tornam caricatos demais, principalmente Luthor e Superman. Mas a ideia em si é realmente muito boa, e o final é perfeito

davidplmatias 12/05/2019

Ótima distopia, dentro da distopia. Entre a foice e o martelo é uma ótima história de realidade alternativa. E essa edição está linda junto com minha coleção de quadrinhos.

Yvan 24/03/2019

Muito interessante, além de ser um quadrinho muito bem feito, ele mescla assuntos de história, política, literatura e personagens ícones reais e heróis. Surpreendeu! Sem falar no baita final!!