Meu Amigo Dahmer

Meu Amigo Dahmer Derf Backderf

Resenhas - Meu Amigo Dahmer

Mauricio (Vespeiro) 09/11/2017

Preâmbulo do “Canibal de Milwaukee” em quadrinhos
A HQ conta uma história (real) que abrange um período da vida de Jeffrey Dahmer, um dos mais violentos psicopatas dos EUA. Dahmer assassinou 17 homens entre 1978 e 1991, recorrendo a formas extremas de crueldade, chegando a praticar necrofilia e canibalismo. Em “Meu Amigo Dahmer”, Derf Backderf escreve e ilustra sobre o período em que foi seu colega na Revere High School, em Bath (Ohio), até Dahmer fazer sua primeira vítima (com 18 anos). Ou seja, o livro não traz as cenas bárbaras que aconteceriam em seguida, mas se atém no que se pode chamar de construção de um perfil criminoso. De família disfuncional, com o pai ausente e a mãe com problemas psiquiátricos, sempre foi meio estranho, dado a bizarrices. Após ter sido abandonado pela mãe, Dahmer perdeu o chão, entregando-se definitivamente ao álcool, às drogas e ao crime. A história assusta, mas até certo ponto seu desfecho não surpreende. Trata-se do reflexo de uma sociedade doente que cria monstros que a devora (literalmente!) a si própria. Dahmer foi preso em 1992 e morto na cadeia por outro detento em 1994.

Backderf foi colega eventual de Dahmer e pôde observar de perto muito mais que os próprios pais conseguiram. Remontou os fatos com textos e ilustrações que fizera na época, pesquisou profundamente em documentos da polícia e imprensa, entrevistou alunos contemporâneos da Revere, amigos e parentes e montou um dossiê. Em 2012 lançou a versão definitiva da HQ, depois de desenhar e publicar de forma independente fanzines mais curtos sobre o mesmo personagem. O trabalho ficou fabuloso, sério, profundo. O texto é excelente, cuidadoso e inteligente. As ilustrações (P&B) têm muita qualidade e um estilo peculiar, mas que me lembrou muito o mestre Al Jaffee, da época da revista MAD. Destaque também para a belíssima edição da Darkside Books, com impressão impecável e muito capricho editorial.

A HQ foi multi-premiada e ganhou em 2017 uma adaptação para o cinema, com direção de Marc Meyers e com Ross Lynch atuando como Dahmer. Estreou nos festivais americanos em abril/17 e nos cinemas no dia 03/novembro. O trailer mostra uma adaptação muito fiel aos quadrinhos e ao personagem principal. Já estou ansioso para assistir...

Nota do livro: 7,72 (4 estrelas).

Leonardo José 19/11/2017

Jeff Dahmer era um serial killer que caçava, assassinava e praticava canibalismo com pessoas.
Devido ao seu jeito diferente e estranho, as pessoas (principalmente do colégio) mantinham distancia e zuavam seu comportamento. Mas mal sabiam que aquela pessoa escondia um psicopata assassino. O quadrinho é narrado por uma pessoa que diz ter sido amigo de Dahmer no colégio, mostrando todo o seu ponto de vista da época somado a relatos de outras pessoas. Publicado pela Darkside que fez um ótimo trabalho nele, com uma boa ilustração junto á uma boa narrativa.
Meu Amigo Dahmer é um livro interessante, agradável e bizarro de uma forma sutil.
Vale a pena conferir!

Erica 18/03/2019

Um livro pra atiçar a curiosidade de tão intrigante e doentio que é o caso
Foi uma experiência bem legal ler uma graphic novel ou em outras palavras um livro contado em HQ, achei bem impactante a narração com os desenhos, a arte está muito bem feita e a edição da Dark Side está sensacional, porém se você não tem conhecimento nenhum do caso do Serial Killer “Jeffrey Dahmer” pode ser que você ache a história um pouco superficial.

Considerando que os fatos apresentado são de um “amigo” de escola do Dahmer você tem ali descrito alguns comportamentos estranhos do assassino e da família dele que moravam próximo do autor, mas aí que entra a ironia do título porque você começa a ler achando que o Derf Backderf era o melhor amigão do cara, então voce conclui que todos os segredos macabros do Serial Killer serão revelados, só que não!

Conforme eu fui lendo aí eu entendi aonde o autor queria chegar porque tem todo um drama envolvido onde o Derf acha que a sociedade ou os adultos como ele cita falhou com o Dahmer, porque todos os sinais de depressão estavam expostos ali e ninguém se importou, incluindo o próprio autor que também praticava Bullying contra ele, então pense que o Dahmer sofria sérios problemas de abandono emocional em casa e quando chegava na escola ainda tinha que aturar adolescentes imbecis enchendo o saco dele o tempo todo, claro que isso não é motivo pra sair matando por aí mas foi a sinistra válvula de escape dele, o que o tornou um dos Serial Killers mais notório da historia americana. A questão é ... Isso poderia ter sido evitado?

(Acho que não, pois o índice de psicopatia estava bem alto ali, esses fatores sem dúvidas colaboraram bastante, mas o “e se...” é uma incógnita muito grande)

No fim você conclui que o Dahmer foi só um conhecido do Derf e assim como a maioria das pessoas que tiveram contato mínimo com um Serial Killer, ele resolveu fazer um livro com as suas memorias sobre a convivência com o assassino, por isso eu achei superficial mas pelo menos o autor explica algumas fontes de informação.

Pra mim o livro foi válido porque é sempre interessante saber como era o Serial Killer antes da matança e para maioria que o conheceu, o Dahmer era um cara bobão, esquisito, tímido e que não tinha amigos de verdade, um rapaz invisível aos olhos de todos e considerado até então só mais um fracassado na sociedade.

Mandando a real, esse livro serviu só pra atiçar a minha curiosidade mórbida rs pois agora eu quero saber com base em mais pesquisas o que realmente deu errado na vida desse rapaz pra ele escolher esse caminho tão sombrio, pois não é todo mundo que tem problemas e sai estripando as pessoas por aí, vou começar pela true crime “The Shrine of Jeffrey Dahmer”.

eriksonsr 16/01/2018

Pra ser devidamente justo, antes de falar do conteúdo do HQ, a qualidade, o capricho e o ótimo acabamento do mesmo devem ser salientado. Pra variar, a DarkSide está de parabéns pela edição!

Sobre a história, ela infelizmente não é ficção, é o relato do autor sobre como foi ser colega de um futuro monstro que mataria quase 20 pessoas.

A história, independente da midia ou da forma que é contada, é interessante e tenebrosa. É a história de um aluno (Jefrey Dahmmer) problemático, doente, oriundo de uma família problemática e que toda uma estrutura educacional e familiar negligenciou, culminando numa séire de assassinatos e depravações. Tudo se passa em uma escola de uma cidadezinha do interior de Ohio (Bath), Dahmmer desde cedo apresenta sinais estranhos, disseca animais mortos, tem dificuldades de se enturmar, durante a adolescência já é um alcoolatra, não tem amigos, no colégia imita algumas convuluções que sua mãe tinha para tentar chamar e receber atenção, alguns colegas batem nele, é motivo de piada dos demais colegas (o próprio autor do hq fazia piadas com ele). Todos esses relatos, as perseguições, os porres durante a aula, as atitudes bizarras, o isolamento do mundo real e etc. Toda essa história é contada pelo autor do livro que foi colega dele no colégio.

Por fim, fica a incredulidade de como tantas pessoas conseguiram ser tão cegas e negligentes com alguém que claramente tinha enormes problemas psicológicos.

Cássia 24/01/2018

De modo geral, eu gostei de Meu Amigo Dahmer e entendo o quadrinho ter sido premiado no Festival de Angoulême, um dos mais importantes do gênero. Porém, me senti meio enganada porque a intimidade que o título evoca inexistiu na prática. Derf Backderf não foi amigo de Dahmer. Ele foi, no máximo, um colega que permitia, junto ao seu grupo de amigos, que Dahmer andasse de vez em quando em sua companhia.

Como eu imaginava que o roteiro da HQ era baseado nas vivências de Backderf com Dahmer, tive de praticamente zerar as expectativas que tinha porque o trabalho é construído com base em entrevistas que Dahmer e seus pais concederam à mídia, relatórios policiais, além, é claro, das experiências de Backderf, seus amigos e parte da administração da escola. De modo muito correto, ele deu nomes fictícios a todas essas pessoas, assim como procurou retratá-las, no desenho, de modo distanciado de sua aparência (à exceção de Dahmer e dele próprio) na realidade.

Então, fora algumas situações mostradas no quadrinho, muito do retratado vem de informações fornecidas pelo próprio Dahmer em depoimentos à polícia ou em entrevistas à TV.

No quadrinho, o notório serial killer é apresentado como um adolescente que estava no último degrau da escala social da escola. Até mesmo no grupo dos nerds (grupo do qual Backderf fazia parte), ele só era admitido ocasionalmente e porque esses jovens achavam muito engraçado as imitações crueis que Dahmer fazia do decorador de sua mãe, um homem com paralisia cerebral. Em algum momento, é levantada a hipótese de que poderia ser uma imitação também de sua própria mãe, uma mulher que teria problemas mentais, tendo inclusive sido internada algumas vezes.

O relato de Backderf mostra Dahmer como um adolescente isolado e com tendência ao alcoolismo, além da informação amplamente divulgada pela mídia de que sentia prazer em dissecar animais. Homossexual, o próprio Dahmer disse em entrevista que sua fantasia envolvia homens inconscientes (ou mortos). O quadrinho de Backderf traz uma menção em relação a isso.

Porém, o relato mais estarrecedor é o de que um dos jovens que fazia parte do grupinho de Backderf e que conviveu com Dahmer deu uma carona a ele certa noite em 1978. E, de acordo com a linha do tempo construída por Backderf, o corpo da primeira vítima de Dahmer estaria ainda na casa do jovem enquanto os dois conversavam dentro do carro, a poucos metros da residência.

O desenho de Backderf é algo a se destacar. Desde o uso de sombras e até mesmo a concepção das paisagens e demais ambientes onde se passa a narrativa, tudo remete à mente doentia de Dahmer e seu isolamento gradativo conforme os anos do Ensino Médio correm.

No mais, eu acrescentaria que a edição da Darkside está muito bonita. Repleta de textos adicionais do autor e de fotos daquela época, o livro traz algumas curiosidades que talvez a maioria das pessoas não conheça. Um exemplo é que a placa de formandos de 1978, ano em que Dahmer se formou, foi removida da escola, uma tentativa débil da instituição em desvincular sua imagem do serial killer.

site: https://buritizinho.com/2018/01/20/meu-amigo-dahmer-derf-backderf/

18/04/2018

Acho que é natural a curiosidade em saber os motivos por trás de crimes bárbaros e é inevitável tentar achar uma resposta culpando alguém ou algum fato específico. Será que a culpa foi dos pais que negligenciaram o filho? Ou seria dos que faziam bullying com ele na escola? A pessoa já nasce assim?

Nessa HQ, o autor vai contar os anos pré-serial killer de Jeff Dahmer, que viria a ser o mais cruel e doentio de todos os tempos. Apesar de o título sugerir que ele era amigo do cara, a verdade não é bem essa. Eles estudaram juntos sim e até chegaram a sair uma vez nessa época, mas como o próprio autor comenta na HQ, tinha algo de errado com o Dahmer que fazia com que eles – o autor e a sua turma – não quisessem muito contato fora da escola com o rapaz. Ele era esquisito e solitário, além disso, era imprevisível, fazendo coisas bizarras como destroçar um peixe durante uma pesca porque “queria ver como era”. Obviamente ninguém tinha ideia do que estava por vir.

A HQ termina quando ocorre o primeiro assassinato, uma vez que o autor tinha a intenção de relatar somente a sua relação com o psicopata. E boa parte da HQ você sente pena do Dahmer. Não só pela clara falta de noção de como se comportar e a angústia de saber que algo não muito normal estava acontecendo com ele ao ter os pensamentos que ele tinha, como a sua relação inexistente com os pais que simplesmente ignoravam o filho, chegando ao ponto de ser abondado sozinho em casa. Foi justamente nesse período que ele fez sua primeira vítima e não tem como não pensar se seria diferente caso ele não tivesse sido deixado para trás.

Tem uma entrevista bem famosa com o Stone Phillips, que inclusive é citada pelo autor como uma de suas fontes, na qual o Dahmer fala abertamente dos crimes e suas motivações. Ele diz que matava as suas vítimas porque queria ter controle absoluto sobre elas e mantê-las o máximo possível por perto mesmo que fosse somente parte delas. Pra mim isso tem relação direta com o fato de ter sido abandonado. Seus pais participam da entrevista também e a mãe dele chega a afirmar que o Dahmer foi criado “com todo o amor do mundo”. É aí que você percebe que tem algo de muito errado nessa família.

A conclusão que eu tiro é que o ambiente externo deve ter influenciado sim, mas a verdade é que a pessoa tem um parafuso a menos, algo deu errado na fabricação. Não é normal e ponto.

Fer 22/04/2018

Digno de pena!
A cada página eu ficava mais chocada com as pessoas ao redor do Dahmer, principalmente os adultos. Aquele menino estava se afundando cada vez mais e ninguém parecia ver! Os país deles, então, completamente negligentes.
E é claro que nada justifica os assassinatos que ele cometeu, mas esta HQ mostra que não existe isso de 'nascer ruim'. É como o autor diz: você pode sentir pena, mas não empatia.

Dai 05/09/2018

Incrível. Adorei a forma como Derf ilustra cada acontecimento da adolescência deles, nos faz pensar o que teria acontecido com algumas mudanças na vida de Dahmer, sobre a negligência e tudo o mais daquela época. Nos tras o famosos "e se ". Mostra como Dahmer era uma pessoa perturbada desde cedo e nos faz conhecer esse lado antes dele cair na total escuridão. Além da edição magnífica da Darkside que é outro ponto positivo

Marcello Becrei 04/07/2017

Que estréia heim, Darkside Books!
Palmas para a editora Darkside!
Havia lido a edição americana de My Friend Dahmer há algum tempo. Essa HQ me chamou a atenção pelos prêmios e pelas críticas positivas que recebeu nos veículos especializados. Posso dizer, essas foram mais que merecidas.
Meu Amigo Dahmer reconstrói a história da juventude de uma das figuras mais controversas e assustadoras dos anos 90. Todo o imaginário que se construiu ao redor de sua figura contribuiu, e muito, para o interesse sobre assassinos em série nos anos em que Mamonas Assassinas, bichinho virtual e o ICQ estavam por aí.
O grande trunfo da história, é assumir o ponto de vista das figuras que rodeavam Dahmer. O que vemos não é o assassino mas todo o entorno e o sofrimento psicológico deste.
Antes de recomendar a leitura, preciso dizer: se a sinopse não te chamou a atenção, a edição da Darkside tem boas chances de chamar!
Em capa dura e recheada de extras - rascunhos, entrevistas, fotos - o primeiro trabalho da Darkside Books é digna de aplausos. Completíssima, a edição chega a ser superior a publicada nos EUA.
Vá correndo comprar! E apoie esse projeto da Darskide.
Que venham mais edições como essa!

Biel 11/09/2018

Complicado
Foi a minha primeira experiência com HQ e gostei bastante. A Darkdise como sempre arrasando. Já tinha lido algumas coisas sobre o Dahmer no livro Serial Killers - Anatomia do Mal, da mesma editora.
É legal ver o ponto de vista dos amigos em relação as atitudes de Dahmer, mas será que não perceberam que ele precisava de ajuda? Qual a dificuldade de dizer pra um adulto que ele estava ficando "estranho"? E caso tivesse falado, será que o fim dele seria diferente?
É meio deprimente ler sobre como era a vida dele. Estava totalmente sozinho, mesmo cercado de pessoas ao redor.

Koala Leitora 22/10/2018

Intenso e brilhante
Minha primeira graphic novel foi bem intensa, diga-se de passagem. Jamais li um livro tão revelador e sombrio como Meu amigo Dahmer, mas esse ainda não me deu medo.
Me senti sensibilizada pela história do personagem principal, embora tenha se tornado um homem deturpado mentalmente, Dahmer teve uma infância difícil que não ajudou a diferenciar quem ele seria no futuro.
A forma como Derf trás a história retrata o período da adolescência do que veio a ser um dos grandes assassinos em série e vou dizer... É bom ver um outro lado da moeda, uma outra parte da história, um ponto de vista diferente dos outros.
Claro, esse homem não deve ser exaltado, mas ainda assim, o livro nos faz pensar no quanto somos cegos para a vida ao nosso redor, mesmo nos tempos atuais, estamos todos tão cegos que um grito mudo de socorro passa despercebido ou vira chacota e aquele ser humano necessitado de ajuda e atenção se torna um monstro de proporções gigantescas.
Somos culpados por tantas coisas e não conseguimos ver.
A forma como Derf retrata toda a situação me fez repensar muitas das minhas atitudes e de agora em diante com certeza vou mudar muitas delas.

Thaise @realidadeliteral 05/11/2018

O adolescente que antecedeu um dos mais famosos seriais killers de todos os tempos
"Meu amigo Dahmer" é uma grafic novel que conta a história de Jeffrey Dahmer o famoso serial Killer, antes de se tornar p famoso "Canibal de Milwaukee".
Derf Backderf foi amigo de escola de Dahmer e após receber a notícia de que seu excêntrico colega tinha se tornado um serial killer resolveu relatar os anos em que conviveu com Dahmer no colégio.
"Meu amigo Dahmer" foi minha primeira experiencia, depois de muitos anos com esse tipo de texto e, tenho que adimitir, me surpreendi, devorei o livro todo em menos de 2 horas. O traço é bem marcante e a história, contada é perturbadora. Como saber que um colega de escola com manias peculiares poderia se tornar um assassino frio? Depois dessa experiência, sem dúvida irei incluir mais HQs em minhas leituras!
Essa edição da @darksidebooks é um show a parte (Darkside né mores?), traz diversos extras, como as informações foram colhidas por Backderf, a cronologia dos fatos, fotos de Dahmer na escola, que tornam a experiência com essa leitura única e ainda mais marcante.
Recomendo fortemente essa leitura. Principalmente se você ,assim como eu, tem curiosidade em conhecer o que se passa na vida e o que, possivelmente, poderia ter sido feito, se havia como perceber algo que pudesse evitar que tantas vidas fossem tiradas.

site: https://www.instagram.com/realidadeliteral/

#PandS 11/11/2018

Essa é uma graphic novel publicada pela @darksidebooks em 2017 e nos apresenta a história do Dahmer, um serial killer dos anos 90.

Derf Blackderf foi colega de classe do Dahmer, após a descoberta dos crimes, Derf resolveu ir atrás de relatos e memórias de todos que conviveram com o assassino.
😵
Dahmer era considerado estranho e peculiar desde sua infância, pois se interessava em dissecar animais. Em sua adolescência, os conflitos familiares só pioraram a situação, e ainda, Dahmer era motivo de chacota, pois sua mãe tinha problemas psicológicos.
😵
Ele começou a se envolver com drogas e bebidas, e passou a imitar a mãe, ou era isso que todos achavam. Será que ele também não tinha distúrbios?

A única coisa que não considero muito adequada é o título, Derf não era nada amigo do Dahmer, eles conviveram ali no ambiente escolar, mas na verdade o "amigo" fazia parte dos grupos que casoavam do Dahmer.

Meu amigo Dahmer é uma graphic novel maravilhosa, o traço é limpo e de fácil distinção entre os personagens. Essa edição conta com textos de apoio e cenas extras que complementam a história, mas não tiveram espaço durante a narrativa.

O que achei mais legal é porque é uma história real, mas ao mesmo tempo inacreditável. É interessantíssimo tentar entender como funcionava a mente dele e quais foram suas motivações.

site: https://www.instagram.com/p/BloLROkHhVE/

Na Literatura Selvagem 15/12/2018

Forte e visceral
Ainda lembro da primeira vez que vi no noticiário da TV o caso do assassino Jeffrey Dahmer, que teve seu apartamento descoberto pela polícia e nele se encontravam restos de cadáveres de jovens homens desaparecidos. Eu tinha cinco ou seis anos e foi naquele momento que ouvi falar pela primeira vez sobre assassinos em série. Os anos se passaram [27 para ser exata] e cá estou falando sobre um quadrinho que conta um pouco de sua vida, pela perspectiva de um homem que conheceu o assassino e conviveu com ele em seus anos colegiais.

Derf Backderf fez um trabalho interessante através de sua própria experiência com Dahmer antes dele vir a se tornar um dos maiores criminosos na história da América, remonta a trajetória de vida de Dahmer com base nos depoimentos e documentos/inquéritos da época, a fim de apresentar ao leitor um lado do psicopata que nem todos conheciam.

Publicada numa edição em capa dura pela Ed. DarkSide books, Meu amigo Dahmer é uma história em quadrinhos que nos revela a infância e adolescência conturbada, marcada por discussões familiares e isolamento social - que - não sendo única causa - acabaram por contribuir para o desencadeamento de fatos que iria transformar Dahmer num adulto frio, sem escrúpulos e meticuloso em suas ações bizarras e perversas.

saiba o desfecho dessa resenha no link abaixo...

site: http://naliteraturaselvagem.blogspot.com/2018/08/hq-meu-amigo-dahmer.html

Joao.Miguel 18/05/2024

Meu Amigo Dahmer, é uma graphic novel escrita e ilustrada por Derf Backderf. A obra narra a adolescência de Jeffrey Dahmer, um notório serial killer, através dos olhos de Backderf, que foi seu colega de escola. Focando nos anos antes de Dahmer cometer seus crimes, a história explora temas de negligência e alienação, mostrando como seus comportamentos perturbadores foram ignorados. É uma leitura poderosa e inquietante, essencial para quem se interessa por histórias reais e a complexidade da mente humana.