Meu Amigo Dahmer

Meu Amigo Dahmer Derf Backderf

Resenhas - Meu Amigo Dahmer

Deise 07/01/2021

Não é difícil o entendimento, porém não é o que eu esperava. Achei meio fraco, mas gostei.

Leandro.Quilles 18/03/2022

Um livro perturbador, sobre um assassino em série real em um relato feito por um de seus amigos de escola, uma história incrível contada de uma maneira incrível, vale muito a leitura

Carol Nery 24/08/2020

O outro lado do que poderia ser empatia
Ele foi muito consciente de quem foi e o que fez. Li essa HQ que um colega escreveu com base em lembranças dele e dos amigos, corroborando com relatórios policiais e entrevistas. Estou com aquela sensação horrorosa de "será que ele seria diferente?". Ninguém ligava pra ele. Nem pais, nem colegas, nem professores... Ele tinha a sementinha do mal lá dentro, mas ninguém se interessou em retirar ela. Ficou em terra fértil e deu no que deu. ?

Wilza.Alves 21/05/2020

Muito bem escrito e ilustrado, os fatos ocorridos na infância e adolescência de Dahmer nos deixa o pensamento, que talvez, se os adultos ao seu redor tivessem prestado mais atenção, seu futuro e o de suas vítimas poderiam ter sido completamente diferentes. Causa pena, mas não empatia, como o próprio Derf Backderf sugere em sua narrativa.

camwarner 28/08/2021

Esperava ver mais coisas mas de certa forma a Hq entrega bem o que promete, que é ver a percepção de uma pessoa que conheceu Dahmer no colégio. Acredito que a Hq funcione mais com quem já conheça a história toda, mas em todo caso no final tem detalhes nas notas explicando todo o contexto por trás (eu pulei essas partes porque já assisti e ouvi bastante coisa sobre Jeffrey Dahmer) mas muito legal a hq

Leonardo 19/09/2021

Bem interessante
Achei a HQ bem legal, interessante, os traços são muito bons. É triste ler sobre uma pessoa que tinha tanto potencial se não fosse a loucura e crueldade tomarem conta, além de um ambiente familiar péssimo. Como o autor diz, dá pena mas só até ele cometer o primeiro assassinato, porque depois disso o que fica é pena das famílias que ele arrasou.

Núbia Cortinhas 15/07/2021

Impactante!
Impactada com essa HQ em todos os sentidos! Uma família adoecida que viviam num ambiente tóxico sem diálogo - "cada um no seu quadrado", uma escola que também não estava nem aí para os alunos (acho que lá não tinha reunião com os pais como tem aqui no Brasil), "amigos" que não eram amigos eram no máximo colegas, o total abandono, em fim... Ninguém reparou que essa família precisava de ajuda profissional, e, principalmente que esse adolescente precisava de ajuda profissional.... Será que teria sido diferente? Não sabemos. Mas pelo menos não teríamos essa dúvida.

Douglas.Bonin 11/05/2021

O cara estranho da escola, era realmente estranho na vida
Cara, aqueles que tiveram o prazer de concluir seus estudos em uma grande escola pública, vez ou outra, conheceram sujeitos um tanto o quanto pitoresco. Não sei se as instituições particular possuem tamanha gama de indivíduos, mas me refiro a uma seara que aterroriza os mais novos e deixa em silêncio os alunos mais velhos. Os alunos estranhos.

Dahmer, personagem principal, foi durante o período escolar este cara, e até ai tudo bem. O problema é que ele se tornou um SERIAL KILLER MUITO LOUCO QUANDO SAIU DA ESCOLA.

Enfim, está é uma HQ que pretende rememorar este período da escola e entender se o assassino se escondia no aluno, ou o aluno era atormentado pelo lado assassino.

Super recomendo está HQ para alunos de Direito (ou futuros), que tenham interesse pelas áreas criminais (Deus me dibre), e gostem de tentar compreender o modus operante e intenções destes criminosos. Mas se for alguém mais sensível, sério, evite a leitura!

Rayssa 23/09/2022

Imersão na adolescência
Muito boa. O traço é bem legal, lembra um pouco a finada MTV dos anos 2000, uma pegada Beavis and Butthead. O autor realmente traz uma imersão na infância e adolescência de Jeff Dahmer. Infelizmente a história fica só nisso, a vida de jovem adulto ou o início da vida de serial killer, detalhes dos crimes, etc, nada disso é abordado na HQ.

Gui 27/10/2021

AGONIANTE
essa leitura me deixou no fundo do poço, conhecer melhor a história dele, faz com que eu misture sentimentos de repulsa e pena. apesar, dele ser um MONSTRO, logo percebo muito nigligenciamento dos pais, onde só se importavam com eles próprios, sem se importar com jeff. talvez, eu sinta isso pena e repulsão.

NatSantosBooks 14/12/2023

Relatos de quem já esteve perto
Essa HQ conta na visão de seu "colega" de escola, como Dahmer aparentava ser na escola ou por onde o encontravam, sempre quieto, sem muitas emoções aparentes e muito, mas muito estranho.

Mesmo sendo boa, é difícil de ler pelas letras serem pequenas, foi uma grande dificuldade, fora isso, vemos a energia negativa que Dahmer trazia KKKK. E a ultima vez que conversaram com ele me deu medo.

Milena 22/09/2022

Esta foi minha primeira experiência com HQ e gostei bastante do formato. As artes são em preto e branco, mas não deixam de ser ricas em detalhes, além de ilustrarem bem os sentimentos e o peso da história. Não há uma tentativa de justificar os crimes de Jeffrey Dahmer, ainda que o autor (um antigo ?amigo?), demonstre um certo pesar pela vida ele que teve, ao criticar os adultos, professores e, principalmente, os pais, que por estarem tão absortos pelas brigas familiares, não notaram o filho gradualmente despencar no abismo de sua mente perturbada.

Nas palavras de Derf: ?Creio que Dahmer não precisava ter acabado como um monstro, que todas aquelas pessoas não deviam ter morrido horrivelmente, se os adultos que fizeram parte da vida dele não fossem tão inexplicável, incompreensível e imperdoavelmente sem noção e/ou indiferentes. Assim que ele mata uma pessoa, contudo ? e não há como deixar isso mais claro ? termina minha simpatia por Dahmer. (...) Dahmer, e só ele, decidiu tornar-se assassino em série e levar infelicidade a incontáveis pessoas. ?

O texto de Derf antecede a obra e é um lembrete de como se deve encarar a história que se segue. ?Tenha pena, não empatia?, escreve o autor. O leitor pode sentir pena do Dahmer de 16/17 anos, que convivia com pais distantes que brigavam diariamente, com pais que o abandonaram sozinho em uma casa enquanto lutavam na justiça pelo seu irmão caçula, os pais que jamais notaram o filho se embebedando diariamente e que era alvo de chacota na escola pelos denominados ?amigos?, os quais tinham por objetivo apenas usar o ?garoto estranho? para se divertir. Esse Dahmer poderia ter recebido ajuda. No entanto, nada justifica o Dahmer que matou cruelmente 17 homens e garotos entre 1978 e 1991. Nenhum pai negligente e nenhum amigo ruim pode ser uma justificativa para tanta barbaridade. Ele fez o que fez porque DECIDIU fazer.

Uma obra interessante, montada através de pesquisas e memórias daqueles que conheceram Jeffrey Dahmer pessoalmente, bem como de declarações do próprio Dahmer.

Dri 31/08/2020

Amigo??
Tive a sensação de que o autor se aproveitou muito da situação para ganhar fama, até porque tudo o que ele narra, a relação dele com o Dahmer não é de amizade de jeito nenhum.