Minha Lady Jane

Brodi Ashton
Jodi Meadows

Resenhas - Minha Lady Jane

Ana 09/12/2021

?Ah, essa história de ?verdade? é uma coisa muito relativa?
?Minha Lady Jane? faz uma releitura da história da Inglaterra, em particular de uma certa personagem que muitas vezes é ignorada: Lady Jane Grey. O livro é dividido em duas partes, sendo a primeira baseada na realidade (com algumas partes fantasiosas) e a segunda sendo uma versão alternativa da história oficial.

O livro é interessante. A premissa da história é original, a escrita é cativante e a história em si é muito divertida. Além disso, mesmo sendo escrito por três mulheres, não tem nenhum sinal de quebra de narrativa.

Gostei do conceito do livro, do fato de elas terem se baseado em uma história real e mudado de forma que ela ficasse mais interessante e feliz do que a original. A única coisa que não me agradou muito foram os capítulos muito longos, que deixaram o livro meio arrastado.

Misturando romance, história, comédia e fantasia, o livro com certeza me cativou. Recomendaria para qualquer um fã do gênero.

?Adorava o modo como os livros a faziam sair de sua vidinha mundana e sufocante e ofereciam experiências de uma centena de outras vidas. Por meio dos livros, conseguia ver o mundo?

Stela Nowakovski 02/12/2021

Minha Lady Jane tem uma mistura incrível de romance, história (às vezes duvidosa) e magia. O fato da personagem principal amar livros, com certeza é um chamariz para todos os leitores. Alguns pontos ainda poderiam serem trabalhados, algumas questões sobre a magia poderiam ser mais detalhadas e principalmente adicionado mais romance. No geral, o livro é divertido, de fácil leitura e com alguns comentários excelentes das autoras.

Geovana 31/10/2021

Inusitado
Divertido, maluquinho, num contexto bem diferente que vai te fazer rir e ficar com o coração quentinho. Amei a Jane o Gifford, minha cabeça inventou que eles são exatamente o que seria se a Hermione e o Stiles (de Teen wolf) fosse um casal kkkkkk (no caso, só as personalidades, claro).

A narrativa tem um tom muito confortável, eu me senti assistindo um filme de sessão da tarde. Vale a leitura, se você gostar de ficção-histórica-não-muito-histórica, romance levinho, quase infantojuvenil, e um sistema de magia aleatório. É uma mistura muito bacana.

Carous 27/10/2021

Tem uns livros que não são popularmente conhecidos e a injustiça disso dói.

Demorei para desencalhar este livro da minha estante, mas não foi por ter dúvidas de que era bom ou se ia gostar ou não. É porque haviam outros livros mais encalhados na frente para ler.

Finalmente a hora chegou para My Lady Jane e não me arrependo nem um segundo de tê-lo lido.

Às vezes as editoras acertam em cheio com o trabalho gráfico de um livro provando que captaram o espírito dele. E isso ocorre com My Lady Jane . Dá pra perceber toda a irreverência da história pela capa.

Dá pra perceber a irreverência da história ao ler o livro também. Se os comentários engraçadinhos das autoras que surgem entre parênteses no meio da narrativa não te atenta pra isso, não sei mais o que irá.

My Lady Jane possui um narrador onisciente que vai externar os pensamentos e sentimentos de Eduardo (o rei), Lady Jane (sua prima e sucessora do trono) e Gifford (marido de Jane), respectivamente. Essa ordem se mantém pelos 30 capítulos sem falha.

Eu gostei de todos os protagonistas e da maioria dos personagens secundários também (uns não foram escritos para que o leitor simpatizasse e eu certamente não fiz isso). Não são personagens complexos com uma enorme psicologia por trás, mas não são rasos também. Os protagonistas foram escritos de forma satisfatória para que se pudesse entender suas personalidades, falhas, inseguranças, motivações e, claro, que a gente gostasse deles e, portanto, torcesse pelo seu sucesso.

Gostei que Jane é mostrada como uma garota ""diferente das outras""", mas não tão diferente assim e não de uma maneira que você já cria ranço por não aguentar esse tipo de personagem nos livros. Ou seja, não se enaltece os hobbies favoritos dela, mas naturalmente expõe o que ela gosta mais ou menos.
Ela é ela e ninguém precisa diminuí-la nem colocá-la num pedestal por isso.

Assim como Gracie é Gracie e Bess é Bess.

Quis ser este livro porque ouvi elogios. Confesso que sem isso não teria interesse porque esse período da História da monarquia britânica que começa lá com o b*ndão do Henrique VIII e encerra na sua filha Elizabeth sempre me angustiou. É tanta decisão errada respingando em quem não tem nada a ver com a história, mas paga do mesmo jeito (às vezes com a vida) que eu fico triste. E além de tudo isso ainda tem a estúpida briga entre católicos e protestantes que sempre me fez pensar por que as pessoas simplesmente não respeitam as outras e vivem em harmonia (eu sei, é muito mais complexo que isso).

Então gostei como as três autoras reinventaram à subida ao trono de Lady Jane Grey, dando ênfase em outras questões e focando nas relações entre ela e Eduardo e ela e o marido.

Este livro tem todos os elementos que gosto em histórias: romance fofo, aventura, releitura, leveza. Não tem insinuações de violência sexual contra mulher e não tem morte de personagens que conquistaram meu coração. E um elemento que nem curto muito - a monarquia. Mas já peguei livros com esses elementos que não me agradaram. Então só posso concluir que foi a condução das autoras que me fez adorar a leitura.

As autoras certamente souberam dividir bem o espaço que cada elemento ia tomar. Tem a dose certa de romance, de aventura, de intriga de modo que eu aproveitei bem tudo isso.

É uma das poucas vezes que consigo me lembrar da idade dos personagens não me incomodar. Eles têm entre 16 e 19 anos, mas não parecem novos demais para lutarem pelo trono nem velhos demais para serem ingênuos, duvidarem de tudo ou quase colocarem tudo a perder por não se comunicarem direito.

Não sei se a tradução tenha interferiu no estilo das autoras. Vi comentários de que o livro era engraçado, mas não gargalhei em nenhum momento. Mas percebi o clima leve e bem humorado da história. Aí fico na dúvida se o tradutor tentou traduzir o estilo delas ou apenas traduziu as palavras.
Mas eu entendi a história, captei as piadinhas, então tudo bem. Inclusive a revisão está muito boa.

@renatavarelaescreve 24/10/2021

Não imaginava ser tão divertido. Um pouco louco (pouco?) mas quando a gente se acostuma com a ideia, é ótimo hahaha

Lara Mélo 18/10/2021

Mais uma ótima "Jane" leitora
Até agora estou me perguntando como esse livro foi parar na lista “Quero ler” da Amazon. Nunca li nenhuma das autoras, não li resenha sobre o livro… Talvez tenha visto a capa naquela seção “Livros que você pode gostar” e me chamou a atenção só por ter “Jane” no título (por causa de “Jane Eyre”, de Charlotte Brontë).

Como o livro estava disponível no Kindle Unlimited, resolvi dar uma chance. Gostei do enredo, das personagens, da coisa lá dos ethianos, do romance entre Jane e Gê, dos desdobramentos dos coadjuvantes. Não fiz muitas associações com a família real verdadeira porque, convenhamos, não sou nenhuma especialista em História Geral, muito menos em decorar nomes de reis, rainhas e dinastias e em que época cada um viveu (e morreu).
...
Enfim, foi uma leitura bem agradável, só achei alguns trechos meio arrastados e o final meio abrupto. Explico: acho que as autoras souberam explorar bem o envolvimento cada vez maior entre os protagonistas, mas no final ficou um gostinho de quero mais em relação a uma cena mais sensual entre os dois, algo mais detalhado e intimista.

Ah, e destaque pra personagem feminina leitora e contestadora, com opinião própria e pronta pra discutir questões polêmicas e controversas.
...
Algumas frases que destaquei no livro:
“É possível a gente ajudar os outros e governar ao mesmo tempo?” (p. 137)
“economizaria se os governantes focassem suas finanças em bibliotecas em vez de gastar em guerras.” (p. 315)
“uma mulher poderia fazer um trabalho como aquele tão bem quanto qualquer homem.” (p. 347)

Dilema de Leitora: estou ficando cada vez mais com a sensação de que leio os livros rápidos demais e não consigo captar e absorver deles tudo aquilo que gostaria… Acabo lembrando do enredo geral, mas deixando passar detalhes interessantes com aquela ânsia de chegar logo no final. Tenho cada vez mais vontade de reler os livros que já li, mas são tantos livros não lidos esperando a vez deles, que acabo ficando dividida.(18/10/2021)

Marina516 04/10/2021

Divertido
Leitura divertida, leve e bastante original. As autoras fizeram uma salada doida bem criativa que, a meu ver, deu muito certo. Alguns aspectos que não gostei, como a enrolação no desenvolvimento dos romances, mas a leitura vale a pena (né, Lady Jane?).

Patrícia | @lendocomapaaty 21/09/2021

Resenha postada no perfil @lendocomapaaty

Essa é uma obra completamente hilariante e irreverente, diferente de tudo aquilo que já havia lido! Minha Lady Jane conta a estória de uma garota que foi obrigada a casar-se com um homem que ninguém realmente conhecia, a pedido do seu primo, o rei Eduardo Tudor da Inglaterra. O início da obra segue o curso da vida real de Jane Grey e Eduardo Tudor, já em sua segunda parte, a qual é a minha favorita, as autoras investe no humor e apresentam uma Inglaterra mágica e única.

Jane casa-se com Gê, que possui um dom, quando o sol nasce, ele torna-se um cavalo e só retorna a sua forma normal a noite, e Jane descobriu isso após a noite de núpcias do seu casamento, vocês conseguem imaginar a confusão que isso rendeu para a obra, não é mesmo?! A Inglaterra da obra era dividida entre seres verdádicos, os humanos normais, e os edianos, aqueles que conseguem transformar-se em animais.

A obra é narrada sob o ponto de vista de Jane, Gê e Eduardo, o qual, estava a beira da morte, devido a uma doença incurável, com a “morte” repentina e misteriosa dele, Jane torna-se rainha por nove dias, e todas as tramas, intrigas e fugas impossíveis são acompanhadas de boas risadas e referências históricas. As autoras misturaram realidade e ficção com tamanha maestria, tornando a obra realmente incrível e divertida. Se você procura uma leitura rápida, fluida, interessante e muito bem humorada, Minha Lady Jane é a dica perfeita para você.

site: https://www.instagram.com/p/CT16PeArITl/

Gigi 03/09/2021

Um livro cheio de humor e reviravoltas!
Uma releitura de Lady Jane Grey, a rainha dos nove dias, executada a mando da Rainha Mary I da Inglaterra.
Um livro de época com uma linguagem moderna e muito divertida! Fiquei impressionada em como as autoras conseguiram manter uma narrativa leve e humorada com base em uma história tão trágica...
Não nego que esse livro tem um cantinho especial no meu coração, tanto pela PAIXÃO que tenho sobre o período Tudor em geral, quanto pela fantasia, o humor e o romance nas doses certas!
Sem falar que é um livro sem cenas +18, perfeito para o público jovem! Realmente uma cura para a ressaca literária!

Ana 25/08/2021

Toc
Só conclui a leitura desse livro por conta do TOC, não aguento deixar um livro pela metade.

Não que seja um livro ruim, mas ele não me prendeu. Nenhum por personagens pareceu interessante. Talvez por eu conhecer os gatos históricos que embasam a história, não tenha rolado uma conexão.

Espero que outros tenham mais sorte com ele do que eu

Millão 25/08/2021

Os personagens e a proposta de história são bem interessantes, porém o desenrolar dos acontecimentos e a escrita são bem rasos e lentos me fazendo perder o interesse na metade do livro. Bem decepcionante

Jade 08/08/2021

Por mais livros assim.
Se você quer ler (e se não quiser vai ter que ler também kkkk) um livro jovem, divertido, com aventura, fatos históricos, personagens cativantes e um romance que aquece nossos corações então Minha Lady Jane é perfeito.

Preciso dizer que a narrativa aqui é bem diferente, inicialmente podemos estranhar e acabar se tornando uma leitura desagradável, mas o que inicialmente é desagradável se torna o grande tchan.

Pk Meu amores, as autoras conversam com nós, e preciso dizer que elas são engraçadas e que muitas vezes me deixaram doida, e durante esses altos papos que tive com elas, me fizeram debater sobre o machismo da época, além de trazer vários fatos históricos enriquecedores que nos deixam sem saber o que é fato ou fake.

Enfim LEIAM Minha Lady Jane e conheçam uma menina valente, espirituosa e devo adicionar inteligente afinal ela já leu milhares de livros, sim, ela é uma Bookstan, até cheira os livros (alguém se indentificou) um garoto que de dia é cavalo e um reizinho jovem que aparentemente está morrendo, uma raposinha danada e uma avó gambá.

PS: Não sei se já li algum livro dessas três mulheres mas quero muito ler, escrever um livro sozinha já é difícil, imagina escrever em trio, e ainda de fantasia com vários plost twist e não se perder, saibam que vocês três ganharam o meu respeito.

cantarelli 12/07/2021

O que achei?
Gostei muito do livro, um romance que me ajudou a aprender sobre a história da Inglaterra (principalmente da dinastia Tudor). As autoras conseguiram mesclar fatos históricos com fantasia, o que facilitou a leitura.

leitoraintergalactica 09/07/2021

Um Sabor!
O começo desse livro foi um pouco difícil, mas depois foi o puro sabor. Eu amei os elementos mágicos e os personagens, os casais foram tudo pra mim!! Dei altas risadas, especialmente com as notas dos autores.

Becca0 30/06/2021

Uma leitura fantástica (literalmente) e extremamente divertida

Uma narrativa ímpar.
Personagens que cativam.
Uma história rica.
Uma mistura incrível de romance histórico com fantasia.

Me diverti, surpreendi e me apaixonei.