Minha Lady Jane

Brodi Ashton
Jodi Meadows

Resenhas - Minha Lady Jane

Yasmim Braga 26/03/2020

esperava um pouco mais..?
As autoras pegaram a trágica história de Jane Grey e transformaram tudo em uma grande comédia. E o livro realmente tem um forte lado cômico, as vezes achei até meio forçado, pelo menos eu não consegui rir em todas as vezes que era para (suspostamente) rir. É basicamente uma aventura fantástica e tem uma mistura com mitologia, achei interessante acompanhar Jane e Gifford nessa jornada. Uma parte que me incomodou um pouco foram os comentários das autoras, que interrompiam a história para fazê-los. Há uma tensão mais para o final do livro, pra dar mais emoção, foi legal. Confesso que estou escrevendo minha opinião um mês depois que li o livro e eu não lembro de quase nada da leitura, ao contrário de outros que li na mesma semana e lembro de tudo. Isso quase nunca acontece, mas acho que o livro simplesmente não me marcou o suficiente. Paciência, né? Porém, eu recomendo sim, foi uma leitura leve, rápida, cômica e com um toque de romance! Caso seja isso que esteja procurando, se joga baby!

Michele 25/03/2020

Maçãs, couro e feno
Gentee, para tudo!

Se você nunca tinha lido um romance histórico, assim como eu, esse é o livro, Brasil.

Minha Lady Jane é um romance histórico que vai recontar e desconstruir a história de Jane Grey. Você já tinha ouvido falar dela? Eu nunca! Ela foi rainha da Inglaterra por apenas 9 dias e depois perdeu a cabeça, literalmente, numa época conturbada do reinado Tudor. Só que as sagazes autoras Cynthia Hand, Jodi Meadows e Brodi Ashton uniram suas forças para contar e acrescentar alguns pequenos detalhes - que fizeram toda a diferença - e ganhou meu coração.

Estamos no século XVI, Eduardo Tudor é o atual Rei da Inglaterra. O reino encontra-se em crise entre edianos - pessoas que conseguem se transfigurar em animais - e verdáticos - aqueles que acreditam na pureza dos humanos. Estão vendo alguma semelhança? Além disso, Eduardo está doente - ou foi isso que lhe contaram. Pois é, como um bom rei, Eduardo conta com pessoas de confiança - #sqn - para governar. Um deles é Lorde Dudley.

Para assegurar a linhagem do trono e com a saúde debilitada do Rei, Lorde Dudley - narizinho - sugere uma mudança no testamento. Assim, Eduardo coloca na linha de sucessão ninguém menos do que sua amada prima, Lady Jane Grey e seus filhos varões. Só que antes disso, ela é obrigada a casar com o filho misterioso do Lorde Dudley. Apenas esquecem de avisar a pobre menina da condição do pobre moço. Gifford Dudley é ediano, sim. Ele acha que sofre de uma maldição: cavalo de dia, homem a noite.

Jane Grey é uma menina de 16 anos que sempre viveu com a cara enfiada nos livros. Tem uma reputação impecável, foi educada junto com o Rei Eduardo e, no fundo, sempre achou que iria se casar - e ele também. Quando imposto a Jane um casamento arranjado, ela reluta, mas acaba aceitando, a pedido de Eduardo. Acredito que essa tenha sido a decisão mais sábia da personagem. É como se um véu tivesse caído e nós podemos ver com clareza a personalidade forte, inteligente e teimosa da pequena Jane.

Já Gifford, ou Gê, como prefere ser chamado, é um tímido poeta com fama de farrista - o que uma boa fofoca não faz, né. Ele não sabe como lidar com a sua "maldição" e tem uma péssima relação com a família, que não admite que seu filho é ediano. Sem falar que seu primeiro contato com Jane é no próprio casamento e totalmente desastroso, mas uma sementinha é plantada ali.

Essa confusão toda é para impedir que o reino caia nas mãos erradas - mais exatamente nas mãos de Maria Sangrenta. Mas não é bem assim que as coisas acontecem, disso nós já sabemos, e as autoras se aproveitam de brechas para contar com muito bom humor tudo aquilo que os livros de história esqueceram de mencionar🙂

A história é contada por três pontos de vista diferentes que fazem toda a diferença. Apesar de tentar seguir os marcos temporais históricos, ele é dividido em duas partes. A primeira, tenta ao máximo ser fiel; já a segunda é pura licença poética das autoras e elas fizeram isso com maestria. Foi uma leitura que realmente valeu a pena e quem sabe não foi o pioneiro de outros romances históricos?

|Nay| 21/03/2020

Aqueles livros que você não consegue parar de ler
Leve, divertido e humor garantido, esse foi um dos livros mais diferentes que já li.
Com até mesmo as autoras batendo um papo com o leitor no meio do livro. Foi realmente hilário, recomendo muito para quem quiser distrair a mente e dar boas risadas.

Dayana @leitorareal 18/03/2020

Resenha do IG @leitorareal
Oi Leitores, quem aí gosta um pouco de história. Príncipe Eduardo, Jane Grey e Maria Sangrenta, esses nomes são familiares para você?

Baseado no fato histórico do reinado de Eduardo, as autoras usaram bem a imaginação colocando a história bem incrementada e bem legal para ler.

Eduardo estava muito doente, ele era muito novo e ainda não tinha um herdeiro, muito menos uma esposa. Após sua morte, o reino iria para sua irmã mais velha Maria, mas as causas que Maria quer lutar vão ao oposto de muitas pessoas e isso iria trazer um grande transtorno. Junto com o conselheiro do reino, Eduardo nomeia sua prima Jane para ser sua sucessora, surgindo então um casamento arranjado entre sua prima e o filho de seu conselheiro.

A trama está formada e as sequencias da histórias é surpreendentes. As autoras estavam com a mente bem aberta para caprichar na história. No livro tem os edianos que são humanos que tem o dom de transformar em algum animal, isso enfeitou muito bem a história.

As autoras algumas vezes interrompia a história e faziam alguns comentários, achei isso bem legal.

O romance é existente no livro e não tem como não torcee pelo casal Jane e o seu marido ( filho do conselheiro). Além do romance tem muitas tramas e algumas estratégias, já que a Maria Sangrenta estava com sede de governar e queria muito tomar o poder, porém nossas bravissimas autoras colocaram um rumo bem melhor na história de "Minha Lady Jane" e só tenho a dizer que adorei e fiquei super envolvida.
Recomendo

The 08/03/2020

História e diversão
Uma divertidíssima aula sobre a Inglaterra, com personagens reais cuja trajetória muda um pouco (Jane e Gifford históricos tiveram destino distinto) pra encaixar uma ótima fantasia, um belo romance, muita confusão e tramas. A forma como as autoras compuseram o livro, com tiradas cômicas maravilhosas e pausas para conversar com o leitor, trazem uma sensação de proximidade e conquistam totalmente.

Valetina Oliver 01/03/2020

Divertido
É um bom livro, divertido, engraçado e cheio de aventuras. Eu só fiquei mais empolgada com o começo quando tinha mais ar de mistério na história. Porém achei que do meio pro final tudo se resolvia muito rápido, coisas que seriam muito complicadas. Mas apesar de tudo gostei dos personagens, ainda mais que são inspirados em pessoas reais que fizeram parte da história da Inglaterra.

Sara277 12/02/2020

Fofo e engraçado
Uma leitura leve e divertida, com uma protagonista incrível e de personalidade. Com toques de fantasia.

"Não havia nada que ela apreciasse mais do que sentir o peso de um exemplar bem volumoso nas mãos e sentir que cada tomo de sabedoria daqueles era mais raro, maravilhoso e fascinante que o anterior. (...) Mas acima de tudo, adorava o modo como os livros a faziam sair de sua vidinha mundana e sufocante e ofereciam experiências de uma centena de outras vidas. Por meio dos livros, conseguia ver o mundo. "

Bruna.Schleder 11/02/2020

Segunda leitura, ainda não consigo gostar do Eduardo

Milena.Caduda 31/01/2020

Maravilhoso
Livro incrível, tem magia, história, romance, aventura, mistério, traição, estratégias, e uma Lady para se respeitar ??? super recomendo??

Vanessa 14/07/2019

Surpreendente!
No início da leitura, não fazia ideia de como eu iria amar essa história... Começa um pouco confusa, talvez até lenta, mas o desenrolar da trama é incrível... Entrou pra lista de favoritos! Lady Jane é acima de tudo uma garota que faz todo sentido pra mim.. Lembrando que é uma fantasia... Não só um romance como eu estava esperando! Amei muito S2 ;)

@alvorecerliterario 01/07/2019

Aprender História pode ser mais divertido | @apequenabiblioteca
"Perturbada é a cabeça que segura a coroa."

Existem duas formas de contar a história: em uma, ela reina por nove dias e morre decapitada. Trágico. A outra é um pouco melhor. Jane Gray vive pelos seus livros e seu sonho é ser uma ediana (pessoa que tem o poder de se transformar num animal). Seu primo e melhor amigo Eduardo (formalmente conhecido como Rei Edward VI) também sonhava em ter esse poder. Principalmente agora, morrendo misteriosamente. Seu conselheiro o induziu a decretar que Jane assumisse o trono após sua morte, mas para isso era necessário que ela se casasse. E quem melhor do que Gifford, filho do próprio conselheiro real, para tornar-se futuro rei da Inglaterra através de um casamento arranjado? Só que ninguém lembrou-se de avisar que ele era, literalmente, um garanhão. Um casamento arranjado, um reinado surpresa e inimigos loucos talvez não sejam as melhores coisas que podem acontecer se você tem apenas 16 anos. Qualquer um nessa situação pode perder a cabeça (ba tum tss).

O livro é inteiramente narrado em três pontos de vista: de Eduardo, Jane e Gifford. Apesar de não ser uma fã de narrativas assim, o livro é tão bom que nem eu, que sou bem chata quanto a isso, me incomodei. Além disso, as autoras souberam utilizar a fantasia para recontar a história sem omitir fatos, como a sede de sangue de Mary ou a divisão do país entre duas crenças/naturezas (recomendo ler o post que fiz sobre a história original para entender melhor o que quero dizer).

Para mim, ele se torna especial por abordar tantos pontos de uma maneira tão clara e tão conquistadora. Tem romance, aventuras, humor, magia e conflitos políticos. Os protagonistas, resistentes ao destino que lhes fora imposto, merecem seus papeis de destaque.

Mesmo tendo mais de 300 páginas, é um livro rápido e leve. Desde o começo, a linguagem e o ritmo de leitura são fluidos e tudo desenrola de uma maneira natural. Super recomendo!

site: https://www.instagram.com/p/BwUxw-8gs0t/

Ana Claudia 27/05/2019

Que bela Surpresa!
O Rei Eduardo está morrendo e precisa decidir o futuro da Inglaterra. Maria é a próxima na linha de sucessão, mas não é considerada apta ao trono por ser um tanto cruel. Impelido por seu conselheiro ganancioso, Lorde Dudley, Eduardo nomeia Jane Grey como a sua sucessora.

Jane que até então só se preocupava com seus livros é obrigada a se casar com o filho de Dudley, Gifford Dudley (Gê), um rapaz com fama de mulherengo e ainda por cima é um Ediano ou seja uma pessoa com o dom de se transformar em um animal, mais precisamente um cavalo.

Para quem não sabe, esse livro é baseado na história real da Jane Grey, uma nobre declarada rainha após a morte de Eduardo VI, governou por 9 dias e foi deposta por Maria I. Jane foi presa e mais tarde decapitada. Uma história triste que ganhou uma nova versão bem diferente.

Essa história me encantou por ter um plano de fundo histórico com fantasia inserida no contexto, por ter também mulheres tão determinadas, Jane, Grace e Bess são fortes, corajosas e independentes, até mesmo a vilã me conquistou com sua obstinação. O que mais gostei nos personagens masculinos, Eduardo e Gê, foi o fato de questionarem o papel das mulheres na sociedade e o crescimento deles através dessa reflexão.

E o melhor de tudo é que o romance não ofusca a trama política, fica tudo muito bem balanceado. Além de tudo isso, o livro abre espaço para cenas divertidíssimas e um final maravilhoso e fofo. Eu amei a experiência, me fez sorrir, me fez feliz e deixou um quentinho no coração!

site: https://www.instagram.com/desbravandomundos/?hl=pt-br

Lana 07/05/2019

Amorzinho
Não sabia o que esperar da história, qual é née?! Ela se casou com um cavalo né... Mas a história é leve e bem divertida. Ainda mais quando as autoras entravam pra explicar um ponto ou dar uma explicação.

zoni 22/04/2019

Mia efpova... eu zoooou um cavaaaau.
Esse livro é muito doido e simples, mas tão encantador, que se tornou muito importante pra mim, e eu estou completamente apaixonado por essa história inteligente. Nunca senti vontade de ler o diário da princesa que inspirou um filme da sessão da tarde, e daí caí meio que de paraquedas em Minha Lady Jane, que ironicamente tem uma pegada de filme da sessão da tarde, com aquele romance mágico, um tom de comédia, uma realeza brigando por poder e muitas intrigas políticas, e foi simplesmente perfeito.

É sério, tudo nesse livro é perfeito, e eu não sei nem o que comentar, então vou falar um pouco dos personagens que são maravilhosos, intensos e verdadeiros até certo ponto, pois o livro mistura traços que as autoras inventaram para cada um dos personagens com fatos históricos. E esses personagens magníficos juntos a diálogos super divertidos, faz do livro uma narrativa espetacular. Os três protagonistas são divinos, bem escritos e muito bem desenvolvidos, e eu me apaixonei por todos, mas Gifford ganhou meu coração de uma forma inexplicável, não tenho dúvidas que ele entrou para a lista de personagens fictícios pelos quais eu sou apaixonado e queria me casar numa cerimônia romântica ao por do sol num campo florido.

A cena mais idiota que eu já li na minha vida foi a da Maria virando uma mula cinzenta e gorducha enquanto uma senhoria ria, mas eu ri tanto disso que foi o ponto alvo do livro pra mim.

Esse é um livro YA perfeito (talvez um pouco infantil demais, mas isso que da o charme), com surpresas engraçadas e muito bom humor, então se você gosta de romances bobinhos, aventuras, livros históricos, tramas de reis e rainhas esse livro é pra você.

site: www.instagram.com/nomeiodatravessia

BrHenrique_ 03/05/2019minha estante
;)

Natália | @tracandolivros 20/04/2019

Apenas querendo mais
Resumindo Minha Lady Jane seria como simplesmente dizer que é um filme da Sessão da Tarde. Aquele romance gostoso, com um tantinho de comédia, com realeza e intrigas políticas.

Antes de explicar o enredo preciso contar um pouco sobre o mundo. As autoras pegaram elementos reais da História da Inglaterra, tendo como protagonista Lady Jane Grey, uma moça de 16 anos, que foi forçada a casar com um desconhecido, e poucos dias depois se tornou rainha e reinou por apenas nove dias e então perdeu a cabeça (literalmente). Elas mudaram alguns fatos, e escreveram como achavam que deveria ter sido sua história. E além disso, elas colocaram uma pitadinha de fantasia ali no meio, onde alguns humanos são edianos, pessoas que conseguem se transformar em algum animal, e tem outros que são verdádicos, os que odeiam os edianos.

Após a morte do Rei Henrique VIII, seu filho Eduardo tomou o trono, porém logo ele descobre que a morte dele está bem próxima, causada por uma doença chamada “Moléstia”. Por medidas de segurança, não querendo passar o trono para sua irmã mais velha Maria, que é uma verdádica, seu conselheiro lhe diz para passar o trono para o herdeiro de sua prima Jane, contudo ela nem mesmo é casada ainda, então ele lhe diz que ela poderia se casar com seu filho mais novo, que seria muito bom para o reino, já que ele é um ediano e pode se transformar belíssimo garanhão (cavalo). Se vocês bem lembram, eu comentei que Jane se casava com um estranho, e sim, essa parte não é mudada, ela conhece Gifford no dia do casamento, sem nem mesmo saber que ele é um cavalo além de humano, e preciso dizer que este fato traz muita graça, porque a forma que ele vai contar não é bem, a melhor escolhida.

Durante todo o livro eu me apaixonei demais pelos personagens, eu realmente não queria que tivesse terminado, é uma leitura tão gostosa, e leve, é um ótimo livro para descansar, sabe aquele livro para dar umas férias para a cabeça? Eu estou completamente ansiosa para o próximo, que mesmo que não sejam os mesmos personagens eu tenho certeza que vou amar novamente.

site: https://www.instagram.com/p/BcAE1XYgFsW/