Modernidade Líquida

Modernidade Líquida Zygmunt Bauman

Resenhas - Modernidade Líquida

Bruna.Bandeira 30/06/2023

Excelente
Um livro com o qual já estamos familiarizados msm antes de ler. O sociólogo traz uma teoria que explica com propriedade a realidade em que estamos inseridos. Não foi uma leitura super fácil, o texto as vezes é um tanto truncado, mas vale muito a pena!

Cris.Aguiar 29/06/2023

Difícil
Essa foi minha segunda leitura dessa obra, a primeira vez não fui em frente, mas dessa vez terminei.

Achei difícil, embora eu tenha entendido muitas linhas de pensamento e tenha entendido o conceito principal (da liquidez), muitos dos desenvolvimentos sociais elaborados pela Bauman vão requerer de mim um pouco mais de pesquisa na internet (achar quem tenha destrinchado alguns pontos).

É um bom livro, mas não é passeio no parque.
Recomendo para os que entendem do assunto ou gostam de um desafio.

thegoldrush 26/06/2023

O livro é muito bom, mas a escrita é meio difícil e inconstante. com um pouco de dedicação consegui terminar

Fabio.Nunes 19/06/2023

Bauman, karateca 5° dan
Modernidade líquida - Zygmunt Bauman
Editora: Zahar, 2000.

"ABANDONAI TODA ESPERANÇA DE TOTALIDADE, TANTO FUTURA COMO PASSADA, VÓS QUE ENTRAIS NO MUNDO DA MODERNIDADE FLUIDA."

Segundo livro do clube de leitura do Karnal e da Gabriela Prioli e, sem dúvidas, um dos livros mais densos que já li.
Afinal, um livro de sociologia não poderia ser diferente.
E que livro! Que livro!
Bauman nos mostra sua visão do mundo atual, da contemporaneidade, que ele chama de modernidade líquida. Passando por temas como emancipação, individualidade, tempo/espaço, trabalho e comunidade, esse livro é um diagnóstico extraordinário do nosso mundo.
Um mundo onde o amor faz parte do mercado do consumo; onde a individualidade substitui a ideia de cidadania; onde a libertação pode ser uma maldição; onde a comunidade é tão somente uma fortaleza de certezas bélicas contra um mundo que se move e se transforma; onde o trabalho é privado de seu poder de barganha; onde o sentido do presente está sempre adiante; onde o Estado não pode buscar o bem comum sem se aliar às forças frias mercenárias do capital...

Provavelmente Bauman era especialista em alguma arte marcial, por que esse soco no estômago doeu.

Recomendo fortemente. Livro fantástico.

Diogo 21/05/2023

Modernidade líquida, amorfa, transitória, etc..
Primeira leitura que fiz do Z. Bauman. Apesar de não estar familiarizado com alguns conceitos, pude extrair bastante desse livro. Seus apontamentos para a realidade, onde nada é duradouro, sólido, mas líquido, transitório e frágil, é preciso e escancaram os problemas da nossa modernidade. As relações se configuram numa fragilidade imensa, descarte de pessoas como objetos de consumo e individualidade exarcebada.

Ramon 07/05/2023

...
"O Estado não exercerá seus poderes para controlar a rede. E assim a impossibilidade de exercer o controle sobre a rede enfraquecerá irreversivelmente as instituições políticas"

Carlos 05/05/2023

Uma casca de gelo
Esse foi meu primeiro livro do Bauman, já ouvi muito sobre ele na internet, mas nunca tinha criado coragem para começar a mergulhar na obra dele e para isso escolhi o Modernidade Líquida.

E acertei na escolha, pois ele introduz muito bem a temática que quer discutir e faz isso com uma maestria e clareza que muitas vezes falta para os pensadores.

Ele deixa bem evidente que é um homem culto, que está olhando com olhos de águia o que vem acontecendo com a modernidade, na verdade ele explica essa modernidade.

E antes que alguns digam que ela é boa, para Bauman as coisas não são bem assim e por isso já providencie o livro e mergulhe nessa modernidade líquida.

Laura1939 03/05/2023

Fluida, líquida e leve...
É um bom livro. Um bom livro para raciocinar e pensar novamente na modernidade, na comunidade em que vive.
Tende a ser lido com calma e atenção, e claro com um dicionário ao seu lado. Bauman utilizá palavras complexas, com bastante valor. Por ser um livro mais antigo, com uma linguagem simples, porém subjetiva, recomendo para pessoas que gostam de pensar e refletir sobre aquilo que se lê.

Patti Vieira 14/04/2023

Intenso
Foi uma leitura demorada, lenta, reflexiva

O sociólogo Bauman aborda maestralmente a transição do capitalismo pesado e a modernidade sólida para o capitalismo leve e a modernidade líquida.

Um livro que merece ser relido para conseguir extrair todas as ideias e mensagens ali contidas.

joaoggur 11/04/2023

Amores líquidos; vidas líquidas; existência líquida.
?Ameaça mais sombria atormentava o coração dos filósofos: que as pessoas pudessem simplesmente não querer ser livres e rejeitassem a perspectiva da libertação pelas dificuldades que o exercício da liberdade pode acarretar.?

?Riscos e contradições continuam a ser socialmente produzidos; são apenas o dever e a necessidade de enfrentá-los que estão sendo individualizados.?

?Como diz Jeremy Seabrook, os pobres não vivem numa cultura separada da dos ricos. Eles devem viver no mesmo mundo que foi planejado em proveito daqueles que têm dinheiro. E sua pobreza é agravada pelo crescimento econômico, da mesma forma que é intensificada pela recessão e pelo não-crescimento.?

?A nova solidão de corpo e comunidade é o resultado de um amplo conjunto de mudanças importantes subsumidas na rubrica modernidade líquida. Uma mudança no conjunto é, contudo, de particular importância: a renúncia, adiamento ou abandono, pelo Estado, de todas as suas principais responsabilidades em seu papel como maior provedor (talvez mesmo monopolístico) de certeza, segurança e garantias, seguido de sua recusa em endossar as aspirações de certeza, segurança e garantia de seus cidadãos.?

Zygmunt Bauman era a frente de seu tempo. Sua análise desta modernidade nunca esteve tão atual. Hoje tudo é passageiro, de amores ao entretenimento. Acostumem-se com paixoes de verão e vídeos de 15 segundos sendo considerados o ápice do prazer.

Geovanna 02/04/2023

Incrível. É um pouco difícil de se compreender, precisa ler com atenção para não pular nada, simplesmente Incrível, Bauman não errou em nenhum livro

Ruan Ricardo Bernardo Teodoro 10/02/2023

O conceito de sociedade líquida é de grande utilidade para compreendermos nossa sociedade, seja nas relações de consumo, no trabalho, nas relações amorosas, etc.

Vale à pena a leitura deste livro para adquirir um olhar crítico em relação à nossa sociedade atual, entretanto, cabe alertar que o conceito de sociedade líquida, apesar de explicar muita coisa, explica a sociedade em uma perspectiva SOCIAL, portanto, COLETIVA, dessa maneira, é importante também investigar o comportamento da nossa sociedade em sua esfera INDIVIDUAL, ou seja, PESSOAL, a fim de que possamos compreender todas as nuances que afetam nossa sociedade "pós-moderna", ou como gosta Bauman, líquida.

Dandara 05/02/2023

Modernidade Líquida
Bauman é incrível, o livro traz tantas reflexões atuais e discussões necessárias dentro do campo sociológico que é difícil acreditar que foi escrito a mais de 20 anos atrás.