Modernidade Líquida

Modernidade Líquida Zygmunt Bauman

Resenhas - Modernidade Líquida

Humberto.Martins 28/03/2022

Modernidade
Confesso que não consegui entrar de cabeça nessa leitura, pois não entendi várias partes do livro. Acho que deveria ter lido com muito mais calma. Fiquei muito mais ciente da ideia central, isso sim em alguns momentos do livro foi nítido para mim.
Contudo, volto a ressaltar que o livro deve ser lido com calma e com muita concentração.

Rafaela1002 25/03/2022

Líquido, mas não Leve
A modernidade líquida é "leve", "líquida" e "fluida". O livro é bem complicado de entender, então eu sugiro que leia com calma e sem pressa. Não consegui entender todas as partes, mas o tema central ficou claro.

Recomendo !

daniel.vasco.716 17/03/2022

A liquidez, a qual Bauman propõe vem do fato que os líquidos não têm uma forma, ou seja, são fluídos que se moldam conforme o recipiente nos quais estão contidos, diferentemente dos sólidos que são rígidos e precisam sofrer uma tensão de forças para moldar-se a novas formas.

Erika 26/12/2021

Uma leitura longa e complexa
Quando li Amor Líquido, achava que teria sido mais fácil compreender a Modernidade Líquida antes. Mas agora vejo que foi justamente ao contrário. Entender a visão do autor sobre as relações interpessoais de amor contemporâneas foi muito mais leve do que compreender toda a sociedade líquida. De toda forma, os conceitos de Bauman seguem ainda muito bem contextualizadas no mundo moderno e trazem diversas críticas e reflexões.
°°° 26/12/2021minha estante
Também senti a mesma dificuldade quando li, achei amor líquido de mais fácil compreensão.

Pedro Guimarães 10/12/2021

Tudo é fácil na vida virtual mas perdemos a arte das relações sociais e da amizade
''O nosso é um tempo de cadeados, cercas arame farpado, ronda dos bairros e vigilantes; e também de jornalistas de tabloide ''investigativos'' que pescam conspirações para povoar de fantasmas o espaço público funestamente vazio de atores, conspirações suficientemente ferozes para liberar boa parte dos medos e ódios reprimidos em nome de novas causas plausíveis para o ''pânico moral''.

Um trecho da presente obra descrita por Bauman e a modernidade liquida majoritariamente caracterizada na exemplificação contemporânea e dada as circunstâncias atuais infelizmente torna a utopia numa realidade desigual . Assim, Bauman foi citado como pessimista por alguns sociólogos no passado e apesar da discordância não posso deixar de destacar sua forma realista, objetiva e sensata ao ensinar ,escrever e chamar atenção para fatos emergentes e necessários como todo bom sociólogo busca assegurar e resguardar mas que lamentavelmente não são
precavidos .E por isso não me admira seu afastamento durante sua residência na Polônia enquanto buscava ler e se informar a respeito de artigos e livros proibidos para época antes de mudar para Inglaterra e virar professor da faculdade de Leeds.

Ora, nossa sociedade é amplamente caracterizada por um processo de individualização e egocentrismo além de uma fragilidade de relacionamentos afetivos e sexuais. De modo que essa realidade não marca a totalidade de nossa satisfação apesar de atingir certa emancipação diante de gerações anteriores - somos livres para agir conforme nossos desejos.

E nesse condão, Bauman também pormenoriza exemplos que ao meu ver são essenciais para depreender alguns entendimentos que giram em torno de seus conceitos e princípios. A titulo de exemplificação: a menção ao próprio Bill Gates, a volatilidade social, a econômica mundial , a fragmentariedade da globalização e seu próprio exemplo enquanto estava sentado no aeroporto com sua esposa e acabou observando uma pessoa que mal tirava os olhos do celular.
Essas observações contextualizam o leitor muitas vezes diante de alguns segmentos mais aprofundados pré-constituídos.

Além disso, chega ser inacreditável, até certo ponto, como vivemos numa crise de atenção em massa e consequentemente sofremos os efeitos dessa natureza que acabam nos impactando negativamente e implicitamente no dia a dia. De maneira que não percebemos, não constatamos ou simplesmente não damos importância. É o que o Zygmunt chama de ponto negativo da modernidade liquida chegando próximo da alienação ,desumanidade ou narcisismo. Logo, algo desapercebido torna-se um laço de solidariedade corrosivo.

Pretendo reler esse livro mais adiante.

Vanessa453 01/11/2021

?As relações humanas não são mais espaços de certeza, tranquilidade e conforto espiritual. Em vez disso, transformaram-se numa fonte prolífica de ansiedade. Em lugar de oferecerem o ambicionado repouso, prometem uma ansiedade perpétua e uma vida em estado de alerta. Os sinais de aflição nunca vão parar de piscar, os toques de alarme nunca vão parar de soar.?

Jéssica Silvestre 05/08/2021

Vejo muito do que o autor fala em nossa sociedade atual. As relações são cada vez mais superficiais e utilitaristas, o individualismo se tornou a ordem do dia e é utilizado como meio de propaganda de uma existência consumista. As relações de trabalho e políticas onde não existem mais líderes e sim mentores.

Elias.Fernando 28/07/2021

Segue o fluxo
De tanto ouvir sobre o Baumann e seu livro Modernidade Líquida demorei para ler porque achava que não ia acrescentar muito, sempre falavam sobre a fluidez do mundo moderno e em como as coisas mudam depressa e isso já parecia resumir o livro. Mas depois que comecei a ler foi bem mais interessante do que as coisas que ouvi sobre o livro, a forma com que ele apresenta o mundo moderno, capitalista, individualista, veloz, faz com que fique mais claro do porque a modernidade é líquida. O tom do livro é crítico do capitalismo e da forma com que levamos o mundo, não enaltece a velocidade do "progresso", mas questiona a que custo vem esse "progresso". Vale muito a pena, melhor ler do que ouvir coisas sobre ele e achar que já é o suficiente. Recomendo.

Arthur 18/07/2021

nao indicaria para um curioso, que nem eu, para ler essa obra do bauman, é um livro técnico demais, maciço, que por vezes monótono, porém para quem busca estudar sociologia e seus aspectos, livro perfeito.
Cid Espínola 23/11/2021minha estante
Sendo assim, vou pôr no final da fila.
Tem algum livro menos denso de Bauman?

Iury 23/06/2021

Bauman apresenta nessa obra uma análise crítica acerca da conjuntura atual, que passa a buscar cada vez mais vínculos efêmeros.
A lição do autor não aborda apenas a perspectiva dos relacionamentos amorosos, o panorama cultural desse novo modo de vida se estende para os mais diversos aspectos do cotidiano, sendo potencializados pela dinâmica capitalista da obsolescência.
A leitura, contudo, não é leve e por muitas vezes se torna cansativa. Recomendado para quem se dispõe a refletir calmamente sobre conceitos filosóficos densos e busca uma compreensão mais apurada sobre a realidade que nos envolve.

Livy 18/06/2021

Sobre a liquidez
Bauman destacou em sua obra um grande âmbito relacionado as críticas de uma sociedade líquida e como o capitalismo influencia nisso, trazendo assim diversas referências pra concluir sua tese. Pessoalmente achei muito interessante e me fez refletir muito, porém a leitura é um pouco repetitiva fazendo com que o livro não se torna um passatempo tão divertido.
Bem, recomendo pra quem está pensando em prestar vestibular por que tem um embasamento bom pra críticas e pra quem simplesmente gosta de filosofia.

Daniel.Lima 08/06/2021

Uma leitura bem pesada, devesse entender cada trecho com cuidado e prestar bastante atenção. A ideia base é bem trabalhada e o autor bem descreve seu entendimento. Recomendo para quem quer realmente se iniciar no assunto.

Daironne 17/05/2021

Impressões sobre a leitura de Modernidade Líquida
Um tratado sobre a sociedade global contemporânea e suas implicações psicológicas e sociais na vida do indivíduo. O foco central da obra é a "liquidez" do atual mundo em que vivemos: instantâneo, individualista e desamparador.

Uma leitura pesada, mas esclarecedora. Não ser da área (sociologia) dificulta sua digestão, mas não a impede. Esta obra nutre uma profunda reflexão sobre nossa sociedade atual e te obriga a ler lentamente.

Para quem é da Sociologia ou afins, considero obrigatória. Se não, recomendo começar a leitura e decidir se continuará ou não. O livro traz um excelente esclarecimento sobre a forma como e o mundo em que vivemos.

Dani Scheibler 03/05/2021

Legal
Gostei da leitura, mas achei que em alguns momentos ficou bem cansativa e repetitiva.
O autor faz bastante a comparação de modernidade pesada (relacionada ao passado), e modernidade liquida (presente, fluído), questionando alguns pontos muito interessantes. Valeu a leitura.