Ponciá Vicêncio

Ponciá Vicêncio Conceição Evaristo

Resenhas -

Hanna 25/06/2022

é uma leitura boa, não cansa, mas sla, a história é legal mas muito abstrata em alguns momentos, mas vale a pena ler, nos faz refletir mto...

letAcia1172 19/06/2022

ler conceição é, sobretudo, sentir!
essa é a segunda obra da conceição evaristo que eu li. dessa vez, li praticamente "em uma sentada só", como costumam dizer por aí. a história me fisgou do início ao fim.

"a vida era um tempo misturado do antes-agora-depois-e-do-depois-ainda. a vida era a mistura de todos e de tudo. dos que foram, dos que estavam sendo e dos que viriam a ser."

essa é uma história de memórias, de perdas, de ausências, de encontros e desencontros, e a forma como a conceição trabalha essas questões é única.

Rodrigo 10/06/2022

Tocante
Que escrita linda nos apresenta Conceição Evaristo. Ponciá Vicêncio é uma personagem que tive vontade de acolher, caminhar junto, ouvir e ver seus silêncios.
Simplesmente, tocante!

Leninha 08/06/2022

Narrativa perfeita com enredo não tão perfeito
A escrita de Evaristo é revolucionária e poética mas seu enredo gira em torno de algo que acaba por tornar-se cansativo, principalmente quando temos novas perspectivas da metade pro final. Senti durante a finalização da obra, que faltava alguém avisar para autora "Ponciá é genial, mas o resto não".

Eliane 04/06/2022

Ponciá Vicêncio
Denso, marcante. História linda sobre ancestralidade, memória, família, reencontro. Tocou-me profundamente.

elisaalyz 27/05/2022

Sintam!
Esse livro é magnífico, a escrita é maravilhosa e a história é de uma delicadeza, uma sensibilidade que não consigo colocar em palavras...

Não é apenas um livro para ser lido, é para ser sentido!

Traz histórias muito tristes e traz realidades muito sofridas, você sente muito aquilo que está sendo contado e você não consegue parar de ler, pois quer saber como os fatos se concluirão.

Esse livro ainda carrega com ele a denúncia do racismo e da desigualdade, a forma como isso impede que diversas pessoas consigam viver com o mínimo de dignidade, de saúde e de oportunidades. Mostra também o quanto é necessário lutar para a mudança, para que esses tipos de situações parem de ocorrer.

Recomendo demais a leitura e o sentir de Ponciá Vicêncio.

Luiz Pereira Júnior 25/05/2022

Que livro!
Que livro!
Mais um livro que comecei a ler por causa de sua inclusão no currículo do novo Ensino Médio... E que surpresa maravilhosa (uso poucas vezes essa palavra, pois tudo agora parece que é maravilhoso, incrível, lindo ou quaisquer palavrinhas que, de tão usadas, acabaram se tornando vazias).

Uma história que se acompanha com vontade de saber o final, mas sem que para isso seja necessário olhar, desonestamente, a última página; emotiva, sim, mas sem ser piegas; crítica e reflexiva, mas sem ser panfletária; lutando por uma causa (ou melhor, por várias causas), mas respeitando as opiniões do leitor; agregando (mais uma palavrinha da moda) conhecimento, mas sem ser condescendente...

Poucos personagens, mas todos eles profundos e tão bem delineados que dão a impressão de que a autora simplesmente narrou as vidas de alguns conhecidos, tendo o mero trabalho de pôr os fatos no papel. Ledo engano!

Ao retratar a saga de uma família afro-descendente (a narrativa não se centra exclusivamente na protagonista) e de seus conflitos, de sua miséria e de sua busca por uma vida digna, a autora conseguiu me tornar mais humano. E isso, pode ter certeza, eu não digo para qualquer escritor...

E, como qualquer informação que eu possa dar, pode ser considerado um spoiler, tamanha é a força narrativa do livro, direi apenas que gostei de conhecer todos os personagens e todos me fizeram perceber um pouco do que sou e do que fui (sou negro e pobre, mas não posso dizer que tive as horríveis vivências de Ponciá).

E o que mais me tocou talvez tenha sido justamente um dos personagens menos citados nas críticas, nas resenhas, nas sinopses ou seja lá o nome que se dê a uma opinião de algum leitor: o marido de Ponciá Vicêncio. Ao bater na mulher, num ato de desespero, para que ela consiga retornar de seu mundo interior, ele se arrepende e promete jamais deixar de cuidar da esposa e fica ao lado dela até o seu destino final. E isso, a meu ver, sim, é amor – não o pieguismo meloso de mocinhas apaixonadas por lindos bilionários à beira da morte ou a busca semiesquizofrênica por condes, duques, cowboys ou CEOs com barrigas de tanquinho...

Vida longa, Ponciá Evaristo! (Quem ler, me entenderá!)

bibiana 24/05/2022

Adorei
Livro bom,
Leitura fluida.
A obra trata de forma sutil e direta questões raciais e sociais, com passagens marcantes e personagens que nunca se limitam entre a dualidade bondade e maldade
Livia790 05/06/2022minha estante
Quero ler depois!!!
Não consegui ler nada durante a viagem. ??

bibiana 06/06/2022minha estante
Quando a gente se encontrar eu te conto e te empresto.

alexander 22/05/2022

Necessita de uma revisão minuciosa urgente: várias sentenças mal construídas e erros de português que atrapalham a fluidez da leitura.

Um exemplo: "Escutou o barulho do irmão levantando, várias vezes, à noite e urinando lá fora, perto do galinheiro."

Chega a ser um desrespeito com o leitor.
Inadmissível em uma obra com várias reimpressões e cujo público leitor só aumenta.
daniele640 24/05/2022minha estante
o. O num é estilo, será?

Alê | @alexandrejjr 26/05/2022minha estante
Cara, creio que seja o estilo. É a tal ideia da "escrevivência". Algo semelhante ao que acontece com a Carolina de Jesus.

Ze Jr 21/05/2022

Um livro sensacional ,que mostra a vivencia de uma mulher negra de forma não linear,contando sua trajetória de vida de batalhas e percas,somadas ao seu contexto social ,resultaram na sua ausencia e desesperança ,buscando seu conforto mental em memórias e devaneios?amei,porem minha experiência não foi melhor pelo fato de ja saber alguns fatos ocorridos,visto que foi uma obra cobrada no vestibular de 2021 da UFRR(eu não me organizei oara ler) e tive que recorrer a resumos ?.

Alessio 17/05/2022

Obra prima
O livro Ponciá Vicêncio é simplesmente uma obra prima. A linguagem é extremamente bonita e poética, fazendo com que o leitor sinta as sensações e sentimentos dos personagens. Na narração de cada um, na escolha de palavras, podemos ver suas identidades.
Simplesmente incrível, sem palavras para descrever esse livro.

Rafa 17/05/2022

Gostei bastante, bem legalzinho e leve de ler, mas não sei se entendi ou curti o final da história.

Biblioteca Álvaro Guerra 11/05/2022

Ponciá Vicêncio é um romance brasileiro de Conceição Evaristo publicado em 2003, pela primeira vez, mas já passou por várias edições.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788534705318

Marin 06/05/2022

Sentidos
Posso afirmar: é uma obra de arte!

Se tornou meu livro preferido num estilo clássico, pós escravidão e afins. Ele é incrível, vem construído e explicado, de fácil leitura e entendimento.

Me envolvi na história, amei os personagens, odiei o destino que não os deixava juntos, acordei a referência da cobra ao decorrer do livro, fiquei encantada.

Arte, apenas arte