Ponciá Vicêncio

Ponciá Vicêncio Conceição Evaristo




Resenhas -


471 encontrados | exibindo 271 a 286
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |


Hanna 25/06/2022

é uma leitura boa, não cansa, mas sla, a história é legal mas muito abstrata em alguns momentos, mas vale a pena ler, nos faz refletir mto...
comentários(0)comente



letAcia1172 19/06/2022

ler conceição é, sobretudo, sentir!
essa é a segunda obra da conceição evaristo que eu li. dessa vez, li praticamente "em uma sentada só", como costumam dizer por aí. a história me fisgou do início ao fim.

"a vida era um tempo misturado do antes-agora-depois-e-do-depois-ainda. a vida era a mistura de todos e de tudo. dos que foram, dos que estavam sendo e dos que viriam a ser."

essa é uma história de memórias, de perdas, de ausências, de encontros e desencontros, e a forma como a conceição trabalha essas questões é única.
comentários(0)comente



Rodrigo 10/06/2022

Tocante
Que escrita linda nos apresenta Conceição Evaristo. Ponciá Vicêncio é uma personagem que tive vontade de acolher, caminhar junto, ouvir e ver seus silêncios.
Simplesmente, tocante!
comentários(0)comente



Leninha 08/06/2022

Narrativa perfeita com enredo não tão perfeito
A escrita de Evaristo é revolucionária e poética mas seu enredo gira em torno de algo que acaba por tornar-se cansativo, principalmente quando temos novas perspectivas da metade pro final. Senti durante a finalização da obra, que faltava alguém avisar para autora "Ponciá é genial, mas o resto não".
comentários(0)comente



Eliane 04/06/2022

Ponciá Vicêncio
Denso, marcante. História linda sobre ancestralidade, memória, família, reencontro. Tocou-me profundamente.
comentários(0)comente



elisaalyz 27/05/2022

Sintam!
Esse livro é magnífico, a escrita é maravilhosa e a história é de uma delicadeza, uma sensibilidade que não consigo colocar em palavras...

Não é apenas um livro para ser lido, é para ser sentido!

Traz histórias muito tristes e traz realidades muito sofridas, você sente muito aquilo que está sendo contado e você não consegue parar de ler, pois quer saber como os fatos se concluirão.

Esse livro ainda carrega com ele a denúncia do racismo e da desigualdade, a forma como isso impede que diversas pessoas consigam viver com o mínimo de dignidade, de saúde e de oportunidades. Mostra também o quanto é necessário lutar para a mudança, para que esses tipos de situações parem de ocorrer.

Recomendo demais a leitura e o sentir de Ponciá Vicêncio.
comentários(0)comente



Luiz Pereira Júnior 25/05/2022

Que livro!
Que livro!
Mais um livro que comecei a ler por causa de sua inclusão no currículo do novo Ensino Médio... E que surpresa maravilhosa (uso poucas vezes essa palavra, pois tudo agora parece que é maravilhoso, incrível, lindo ou quaisquer palavrinhas que, de tão usadas, acabaram se tornando vazias).

Uma história que se acompanha com vontade de saber o final, mas sem que para isso seja necessário olhar, desonestamente, a última página; emotiva, sim, mas sem ser piegas; crítica e reflexiva, mas sem ser panfletária; lutando por uma causa (ou melhor, por várias causas), mas respeitando as opiniões do leitor; agregando (mais uma palavrinha da moda) conhecimento, mas sem ser condescendente...

Poucos personagens, mas todos eles profundos e tão bem delineados que dão a impressão de que a autora simplesmente narrou as vidas de alguns conhecidos, tendo o mero trabalho de pôr os fatos no papel. Ledo engano!

Ao retratar a saga de uma família afro-descendente (a narrativa não se centra exclusivamente na protagonista) e de seus conflitos, de sua miséria e de sua busca por uma vida digna, a autora conseguiu me tornar mais humano. E isso, pode ter certeza, eu não digo para qualquer escritor...

E, como qualquer informação que eu possa dar, pode ser considerado um spoiler, tamanha é a força narrativa do livro, direi apenas que gostei de conhecer todos os personagens e todos me fizeram perceber um pouco do que sou e do que fui (sou negro e pobre, mas não posso dizer que tive as horríveis vivências de Ponciá).

E o que mais me tocou talvez tenha sido justamente um dos personagens menos citados nas críticas, nas resenhas, nas sinopses ou seja lá o nome que se dê a uma opinião de algum leitor: o marido de Ponciá Vicêncio. Ao bater na mulher, num ato de desespero, para que ela consiga retornar de seu mundo interior, ele se arrepende e promete jamais deixar de cuidar da esposa e fica ao lado dela até o seu destino final. E isso, a meu ver, sim, é amor – não o pieguismo meloso de mocinhas apaixonadas por lindos bilionários à beira da morte ou a busca semiesquizofrênica por condes, duques, cowboys ou CEOs com barrigas de tanquinho...

Vida longa, Ponciá Evaristo! (Quem ler, me entenderá!)
comentários(0)comente



bibiana 24/05/2022

Adorei
Livro bom,
Leitura fluida.
A obra trata de forma sutil e direta questões raciais e sociais, com passagens marcantes e personagens que nunca se limitam entre a dualidade bondade e maldade
Livia790 05/06/2022minha estante
Quero ler depois!!!
Não consegui ler nada durante a viagem. ??


bibiana 06/06/2022minha estante
Quando a gente se encontrar eu te conto e te empresto.




alexander 22/05/2022

Necessita de uma revisão minuciosa urgente: várias sentenças mal construídas e erros de português que atrapalham a fluidez da leitura.

Um exemplo: "Escutou o barulho do irmão levantando, várias vezes, à noite e urinando lá fora, perto do galinheiro."

Chega a ser um desrespeito com o leitor.
Inadmissível em uma obra com várias reimpressões e cujo público leitor só aumenta.
daniele640 24/05/2022minha estante
o. O num é estilo, será?


Alê | @alexandrejjr 26/05/2022minha estante
Cara, creio que seja o estilo. É a tal ideia da "escrevivência". Algo semelhante ao que acontece com a Carolina de Jesus.




Ze Jr 21/05/2022

Um livro sensacional ,que mostra a vivencia de uma mulher negra de forma não linear,contando sua trajetória de vida de batalhas e percas,somadas ao seu contexto social ,resultaram na sua ausencia e desesperança ,buscando seu conforto mental em memórias e devaneios?amei,porem minha experiência não foi melhor pelo fato de ja saber alguns fatos ocorridos,visto que foi uma obra cobrada no vestibular de 2021 da UFRR(eu não me organizei oara ler) e tive que recorrer a resumos ?.
comentários(0)comente



Alessio 17/05/2022

Obra prima
O livro Ponciá Vicêncio é simplesmente uma obra prima. A linguagem é extremamente bonita e poética, fazendo com que o leitor sinta as sensações e sentimentos dos personagens. Na narração de cada um, na escolha de palavras, podemos ver suas identidades.
Simplesmente incrível, sem palavras para descrever esse livro.
comentários(0)comente



Rafa 17/05/2022

Gostei bastante, bem legalzinho e leve de ler, mas não sei se entendi ou curti o final da história.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 11/05/2022

Ponciá Vicêncio é um romance brasileiro de Conceição Evaristo publicado em 2003, pela primeira vez, mas já passou por várias edições.

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788534705318
comentários(0)comente



Marin 06/05/2022

Sentidos
Posso afirmar: é uma obra de arte!

Se tornou meu livro preferido num estilo clássico, pós escravidão e afins. Ele é incrível, vem construído e explicado, de fácil leitura e entendimento.

Me envolvi na história, amei os personagens, odiei o destino que não os deixava juntos, acordei a referência da cobra ao decorrer do livro, fiquei encantada.

Arte, apenas arte
comentários(0)comente



471 encontrados | exibindo 271 a 286
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR