Ponciá Vicêncio

Ponciá Vicêncio Conceição Evaristo

Resenhas -

Ingrid_mayara 21/06/2020

Minha experiência de leitura
Eu havia gostado tanto de "Olhos d'água", que resolvi ler mais de Conceição Evaristo.
Eu havia planejado uma leitura de dois ou três dias. Ledo engano. Já nas primeiras páginas, mergulhei de corpo e alma. Tanto, que nem ao menos sei qual adjetivo usar para descrever essa obra.
Ai, como eu amo a escrita dessa autora maravilhosa!
Apenas leiam.

site: Se quiser me seguir no instagram: @ingrid.allebrandt
Lidyanne.Cristina 21/06/2020minha estante
Essa mulher é incrível ???

Margô 21/04/2021minha estante
Verdade. É o primeiro romance publicado, e com certeza, abriu caminhos!

Margô 21/04/2021minha estante
Quero ler.

neide.euzebio 16/04/2023minha estante
Tô adorando a leitura, meu primeiro romance da Conceição

Daniela.Franco 08/11/2023minha estante
Excelente!! Que escrita. Eu li becos da memória gostei demais. Mas Ponciá foi numa sentada não consegui parar. Agora vou para olhos d?água

Margô 12/11/2023minha estante
Com certeza, você vai adorar Olhos D'água . São contos fortes de uma sensibilidade incrível!

Thales 12/03/2021

Ave, palavra!
É assim que a professora Maria Barbosa encerra o posfácio da edição, e o faz após comparar a prosa de Conceição às de Clarice, Graciliano e Guimarães Rosa. Tá pouco?

E é isso. A caneta de Conceição Evaristo tem a potência de um estilete, que nos mutila pouco a pouco. O bárbaro cenário social apresentado na obra é duro sobretudo por ser profundamente real, e é impossível não nos comevermos diante da mais crua e objetiva realidade dos negros que enfrentavam e ainda enfrentam o jugo dos brancos seja na roça, seja na cidade. A cena do deslumbre de Luandi ao descobrir que existiam soldados negros é a tórrida caricatura dessa desigualdade.

E a autora não se furta em lançar mão de imagens, em muito, doentias para registrar a pútrida condição de vidas de seus personagens. O filho do senhor mijando na boca de seu pajem, o pai que lança um bebê choroso pela janela, o avô que assina a família à foice. E ela não faz isso buscando o choque pelo choque como num livro de horror; o faz porque são retratos possíveis, é o absurdo palpável de uma sociedade doente.

E além de tudo Ponciá é uma protagonista fenomenal. A mulher preta que sai de seu quilombo para a cidade não só para "mudar de vida", recuperando o chavão antropológico, mas para levar sua família pra civilidade. Não é a busca por uma melhor condição material, é a busca por viver a sociedade, participar do jogo, ser alguém - o que nenhum dos Vicêncio, sobrenome herdado dos antigos senhores, o eram; pelo menos era assim que Ponciá enxergava os habitantes forros pero no mucho de seu povoado. Ver, ano após ano, a insistência em reunir sua família ao mesmo tempo que sua mente vai virando pudim é fascinante, tal como, no inverso do jogo, a saga nada engendrada de mãe e irmão para fazer o mesmo.

É muita coisa junta acontecendo em pouco mais de cem páginas. Maestria define.

A nota seria sem dúvida maior não fosse a revisão que deixou passar alguns erros, manchando a belíssima edição da Pallas. Destaque para a introdução escrita pela própria Conceição, em que conta que ela e Ponciá se confundem tanto que por vezes a chamam pelo nome de sua personagem na rua ou em eventos.

Leiam Conceição Evaristo, pelo bem de vocês e do país.
Katia Rodrigues 12/03/2021minha estante
Que resenha maravilhosa! Acompanhei os destaques q vc fez do livro e olha... muitas emoções, olhos marejados, revolta e por aí vai. Vou ler com certeza!

Thales 12/03/2021minha estante
É bem isso, Katia! Quem tem um emocional mais aflorado vai explodir com esse livro. Você leu os trechos, então sabe que eu não preciso falar nada... ele se recomenda por si só! ?

Monique 20/03/2021minha estante
Esse livro é maravilhoso ??

Thales 20/03/2021minha estante
É muito!

Euler 16/04/2021

A paixão com que a Aline (que não consegui marcar) falou desse livro me despertou muita curiosidade, e talvez, se explique porque a narrativa tem na sua força de contar a poesia de carregar muita gente ao tempo em que se desenrola. Ponciá é uma personagem-imã e acompanhamos a trajetória de sua vida, que não se desloca da da sua mãe, do seu irmão, do seu avô. Os ancestrais neste livro completam a significação da leitura, me dando a sensação de que ninguém é sozinho. Ponciá é uma moça pobre que sai da terra dos negros para tentar a vida na cidade e após passar por tantas coisas, ela se desliga do mundo. Nesse período em que nós estamos querendo nos desconectar - eu mesmo só quero dormir- isso me bateu forte. Que poder é esse da vida que pode nos fazer murchar? Entretanto, Ponciá é muito mais, representa um país inteiro que está tentando, que segue vivo, mesmo que pareça que andando em círculos, seguimos rindo e chorando ao mesmo tempo. Arrisco a dizer que Bibiana e Belonísia do Torto Arado são desdobramentos de Ponciá, e juntas são as donas da nossa literatura atual??
Kamyla.Maciel 23/04/2021minha estante
Muito boa sua resenha. Terminei o livro agora e muitas reflexões na cabeça ainda, mas tiver muitas impressões como as suas.

Euler 23/04/2021minha estante
??

bibiana 24/05/2022

Adorei
Livro bom,
Leitura fluida.
A obra trata de forma sutil e direta questões raciais e sociais, com passagens marcantes e personagens que nunca se limitam entre a dualidade bondade e maldade
Livia790 05/06/2022minha estante
Quero ler depois!!!
Não consegui ler nada durante a viagem. ??

bibiana 06/06/2022minha estante
Quando a gente se encontrar eu te conto e te empresto.

hiniamaria 02/12/2021

"quando voltou a si, ficou atordoada."
Muito difícil dar uma nota p esse livro mas, somente p fins de avaliação vou deixar em 5 estrelas.
No geral, a história é muito interessante e os saltos temporais ajudam muito a criar as camadas dos personagens, justificando p leitor as ações de cada um, mesmo que algumas não sejam aceitáveis.
De certa forma, acabei a leitura sentindo que faltava algo que eu não faço ideia do que possa ser, talvez seja só o vazio da personagem se espelhando em mim ksksk
De resto, mt bom
Diã 02/12/2021minha estante
Estou iniciando a leitura. Vamos discutir esse livro em um grupo destinado a ler autoras, dia 19/12, vem conosco. O insta do grupo é @leiamaismulheres

hiniamaria 02/12/2021minha estante
Vou conferir, mt obrigada :)

Kamyla.Maciel 26/04/2021

Sobre o passado e o presente.
O livro conta a vida de Ponciá Vicêncio e sua família. Gostei bastante, achei muito muito sensível. Pode passar despercebido aos olhos que leem muito rápido, pela objetividade de Conceição Evaristo. Mas, aqueles atentos, parece que cada palavra foi colocada no lugar certo. Eu sou fã de Conceição, então sou suspeita.

É um livro cheio de ancestralidade, essa eh a base do romance de Conceição Evaristo. Carrega a força dos que foram escravizados, depois levados a miséria pela completa falta de política pública que os inserisse naquela sociedade agrária e recém liberta.

Ponciá foi para a cidade, em busca de um destino diferente dos seus pais, em busca de identificação, de encontrar novos caminhos, na tentativa de libertar se daquele sobrenome que não reconhecia como seu. Ponciá tinha sonhos, esperança de uma mudança de vida, ia buscar dignidade. Ela é a história de muitas mulheres, e esse é o forte no livro, saber que se trata da experiência de muitas, no passado e no presente.

Ponciá carrega a herança da escravidão, as dores do seu pai (filho da lei do ventre livre) e as cicatrizes do seu avô, o avô que, não mais aguentando, tentou saídas desesperadas que machucaram sua alma e de seus descendentes.

O livro nos mostra que não há construção para um futuro melhor dos grupos oprimidos se essa luta não for coletiva. O mérito de apenas uma pessoa significa apenas isso, não há uma mudança na estrutura social.

Conceição Evaristo é, provavelmente, a escritora brasileira viva que mais me atravessa. É através dela que tenho contato com realidades e vivências diferentes da minha, e me torno uma mulher mais consciente.
Thales 26/04/2021minha estante
Esse livro é maravilhoso! Ainda ecoa demais na minha cabeça. É quase sobrenatural o fato disso tudo caber em 100 pagininhas

Danic.Coelho 07/10/2022minha estante
Maravilhosa resenha ! Acabei de ler e concordo plenamente , realmente a escrita da Conceição Evaristo alcança o "âmago das coisas ."

Inaiara.LAbo 24/11/2020

O melhor de ler a Conceição Evaristo é reconhecer em cada trecho a Escrevivência de que fala.
A delicadeza da Conceição em trazer as desigualdades sociais na escrita é incrível. A forma como ela faz a gente mergulhar na Ponciá Vicêncio e também entender todos os outros personagens... Apesar de em muito ser uma narrativa triste, é uma coisa linda de ver.
A mulher é uma Entidade!
Silvana.Freitas 24/11/2020minha estante
Tá na minha lista!!!

Inaiara.LAbo 24/11/2020minha estante
Que bacana, espero que goste!

Gabriel.Silva 01/06/2021

SÓ LEIA!!!!
A personagem principal deste livro me fez lembrar de uma outra personagem que é a Macabéa do livro A Hora da Estrela de Clarice Lispector. Tanto no livro Ponciá Vicêncio como no livro A Hora da Estrela retratam as agruras da vida das personagens. Ponciá Vicêncio e Macabéa são personagens cativantes. Eu já tinha lido Olhos D' Água que também é da Conceição Evaristo e fiquei impactado e eu tinha que ler outro livro desta escritora. Ponciá Vicêncio é um livro encantador e traz muitos sentimentos, se tornou um livro FAVORITO. A escrita da Conceição Evaristo é impecável e poética. Recomendo demais a leitura !!! Quero ler tudo o que essa mulher escreve
dani 01/06/2021minha estante
Obrigada pela recomendação! Não conhecia esse livro.

Gabriel.Silva 02/06/2021minha estante
De nada! Você vai gostar muito desse livro :)

Wercton 04/04/2024minha estante
Ela é gigante, a maior da nossa literatura nacional contemporânea.

dinizmel 04/04/2024minha estante
sem dúvidas! estou fascinada

alexander 22/05/2022

Necessita de uma revisão minuciosa urgente: várias sentenças mal construídas e erros de português que atrapalham a fluidez da leitura.

Um exemplo: "Escutou o barulho do irmão levantando, várias vezes, à noite e urinando lá fora, perto do galinheiro."

Chega a ser um desrespeito com o leitor.
Inadmissível em uma obra com várias reimpressões e cujo público leitor só aumenta.
dani1006 24/05/2022minha estante
o. O num é estilo, será?

Alê | @alexandrejjr 26/05/2022minha estante
Cara, creio que seja o estilo. É a tal ideia da "escrevivência". Algo semelhante ao que acontece com a Carolina de Jesus.

carlos 28/04/2024

Ponciá Vivêncio
Sou suspeito em falar sobre essa divindade da literatura que é Conceição Evaristo mas novamente estou aqui para enaltecer essa pretona, como ela merece!
Já havia começado esse livro mas dei uma pausa e esse mês voltei e devorei ele de uma forma inexplicável?
A Conceição escreve sobre assuntos delicados e que perpassam a realidade negra brasileira de uma forma tão poética que eu fico atordoado, todos personagens escritos nesse livros são tão singelos mas tão profundos que eu fico abismado, a história de encontro, desencontro, ancestralidade de Ponciá, Luandir e Maria expõe a grandiosidade de Confeição Evaristo, e digo mais uma vez o quanto amo essa mulher!
?A vida era a mistura de todos e de tudo. Dos que foram, dos que estavam sendo e dos que viriam a ser.?
carlos 28/04/2024minha estante
Ponciá Vicêncio**

mila 28/04/2024minha estante
Queria que vc me devorasse rsrs

Dickson 24/03/2021minha estante
Olá ,
como você está? Meu nome é Vicki, vi seu perfil hoje e me interessei por você, quero que envie um e-mail para o meu endereço de e-mail privado (vdickson200@gmail.com) porque tenho um assunto importante que quero compartilhar com você

RafaelM 16/07/2021

Ave, palavra!
Há tempos não lia um livro de "um só fôlego", e este meu primeiro contato com a leitura de Conceição Evaristo foi marcante.
Livro do mês, do Clube de leituras urgentes de Curitiba, narra a vida/trajetória/destino de Ponciá Vicêncio.
De uma escrita leve e fluída em contraste com a vida da protagonista, a obra causa um impacto verbal e emocional (necessário), por mostrar as heranças deixadas marcadas pelas diferenças econômicas, socias e raciais.
Vale e muito a leitura, e vale ainda muito mais a reflexão ao final do último ponto final.
dani1006 23/08/2021minha estante
Rafa!

Poema.Portela 11/04/2021

Um livro bonito, como poucos
Resenhar um livro de Conceição Evaristo é sempre um desafio, pois sua escrita transcende minha capacidade de articular palavras. Não exagero ao dizer isso. E qualquer pessoa que já tenha lido sua obra deve concordar que há algo fluvial nos textos de Conceição que nos deixa sem condições de renarra-los. Arriscarei, de qualquer forma.

Ponciá Vivêncio é muitas mulheres em uma. Inclusive eu. Provavelmente você também, seja você mulher ou não.

As travessias física, emotiva e simbólica feitas pela personagem são bonitas e amargurantes. 'O que seria se perder de si?' eu me perguntei todo o tempo da leitura. O que nos atina é perene, mas também intermitente e, na maior parte do tempo, efêmero.

Acompanhar sua trajetória nos coloca num estado de vulnerabilidade quase real, porque é. Tantas vezes vivemos tal qual Ponciá, entre o aqui e o não aqui, num estado de flutuação da realidade. Mas também é difícil dizer o que é real e ainda mais difícil é defender a permanência nessa suposta realidade.

"Ponciá gastava a vida em recordar a vida. Era também uma forma de viver."
Kamyla.Maciel 23/04/2021minha estante
Muito boa sua resenha!

Milene 15/04/2021

Apesar de levantar vários temas problemáticos como exclusão social, emigração, violência doméstica, depressão; a narrativa é leve, poética, emocionante e forte.
Margô 02/07/2021minha estante
Gostei bastante desta obra, e é exatamente como você descreveu na sua resenha...??