Ponciá Vicêncio

Ponciá Vicêncio Conceição Evaristo

Resenhas -

carlos 28/04/2024

Ponciá Vivêncio
Sou suspeito em falar sobre essa divindade da literatura que é Conceição Evaristo mas novamente estou aqui para enaltecer essa pretona, como ela merece!
Já havia começado esse livro mas dei uma pausa e esse mês voltei e devorei ele de uma forma inexplicável?
A Conceição escreve sobre assuntos delicados e que perpassam a realidade negra brasileira de uma forma tão poética que eu fico atordoado, todos personagens escritos nesse livros são tão singelos mas tão profundos que eu fico abismado, a história de encontro, desencontro, ancestralidade de Ponciá, Luandir e Maria expõe a grandiosidade de Confeição Evaristo, e digo mais uma vez o quanto amo essa mulher!
?A vida era a mistura de todos e de tudo. Dos que foram, dos que estavam sendo e dos que viriam a ser.?
carlos 28/04/2024minha estante
Ponciá Vicêncio**

mila 28/04/2024minha estante
Queria que vc me devorasse rsrs

duda 26/04/2024

Ponciá vicêncio
Lindo! simplesmente lindo!

mais uma vez me deparo e surpreendo com a escrita poética e um pouco dolorosa de conceição evaristo.

me peguei chorando principalmente quando me veio a memória as vivências da minha vó e da minha bisa, que sei brevemente, do que elas puderam e quiseram contar, mas sei que elas tiveram momentos muito parecidos e meu deus... é doloroso até lembrar do que não sei e escrever aqui

aff queria deixar aqui uns trechos que destaquei mas daria trabalhinho kkk mas enfim, lindo lindo lindo

DAbora277 22/04/2024

A realidade do racismo e do machismo da época traz um pouco de revolta, ao mesmo tempo que nos leva a torcer o tempo todo por Pociá??

Tinthia(: 18/04/2024

É um livro interessante... Mas achei a história um pouco confusa. Senti falta da separação em capítulos ou, pelo menos, a separação entre escrita de ambientes e personagens diferentes.
Foi minha primeira leitura da autora. Pretendo ler outros. Mas, admito que se o próximo for nesse estilo confuso tbm, admito que vou abortar missão ?

clara 18/04/2024

Esse é o primeiro livro que leio da Conceição. é um dos meus livros favoritos da vida. a escrita da Conceição é inexplicável.
leiam Ponciá e todos os outros.

Nanda / Fêfê 16/04/2024

Reconheci o Ubuntu sendo representado nas palavras.
"A vida era a mistura de todos e de tudo. Dos que foram, dos que estavam sendo e dos que viriam a ser."

Essa é uma das diversas frases marcantes que tem nesse livro maravilhoso. Confesso que demorei um pouco para terminar esse livro, apesar de ter poucas páginas. Mas a dificuldade nesse e livro não é o seu tamanho, mas sim o seu peso. Você demora um pouco para entender a dinâmica dele, mas quando entende, é como nadar em um rio cristalino. Essa obra é muito interessante e narra a história de um jeito diferente.

Eu gostei bastante e pretendo ler outras obras da Conceição Evaristo!

mayra_vianna14 13/04/2024

Resolvi dar uma chance depois que li "Olhos D'água" e que leitura arrebatadora. Narra situações contemporâneas, mas que muitas vezes passas despercebidas. A complexidade dos personagens é de tirar o chapéu. Você não consegue taxar um vilão ou mocinho. Você se apaixona pelas narrativas e fica preso nelas. É uma experiência incrível, mas fiquei confusa com o final.

Gabriela4209 13/04/2024

Mais um da Conceição que eu amei
Que história linda, intensa, poética e triste. um retrato da solidão. adorei ler e me emocionei muito. marquei várias coisas.
os personagens são profundos e muito bem construídos, assim como toda a trama de encontros e desencontros da família.

a escrita é fenomenal, sempre fico encantada! fechei o livro querendo reler.

acho que ela virou uma das minhas autoras favoritas.

fortheends 06/04/2024

Talvez seja meu livro favorito dela. a construção dos personagens me surpreendeu demais e o modo em que ela une o passado, presente e futuro é tão sútil. achei que iria terminar o livro com um sentimento de tristeza, mas foi o contrario, parece que tudo se encaixou onde deveria.

Wercton 04/04/2024minha estante
Ela é gigante, a maior da nossa literatura nacional contemporânea.

dinizmel 04/04/2024minha estante
sem dúvidas! estou fascinada

Érica 03/04/2024

Baita livro!
Fui em um show no Sesc Belenzinho que teve a Conceição Evaristo como participava especial. Me interessou pq ela é ela, e também pq minha filhinha está "estudando" ela na escola. E nesse contexto uma amiga me deu esse livro.
Que livro!
Nunca tinha lido nada dela e é simplesmente primorosa a escrita, o desenvolvimento, a experiência. Viva Conceição Evaristo!

Maíra 01/04/2024

Sigo lendo Conceição Evaristo e me encantando com sua incrível capacidade de usar as palavras pra traduzir a complexidade das personagens ao mesmo tempo em que expõe tantas violências. Enquanto nos conta da dureza da história de Ponciá, ela consegue costurar também ternura e nos mostrar formas menos óbvias de resistências.

saralupion 01/04/2024

Experiência incrível
Conceição é sempre um acontecimento... Ler Conceição é sempre uma experiência indescritível. Meu primeiro contato com foi Olhos D'água, mas esse é tão bom quanto!