Ponciá Vicêncio

Ponciá Vicêncio Conceição Evaristo

Resenhas -

Ingrid_mayara 21/06/2020

Minha experiência de leitura
Eu havia gostado tanto de "Olhos d'água", que resolvi ler mais de Conceição Evaristo.
Eu havia planejado uma leitura de dois ou três dias. Ledo engano. Já nas primeiras páginas, mergulhei de corpo e alma. Tanto, que nem ao menos sei qual adjetivo usar para descrever essa obra.
Ai, como eu amo a escrita dessa autora maravilhosa!
Apenas leiam.

site: Se quiser me seguir no instagram: @ingrid.allebrandt
Lidyanne.Cristina 21/06/2020minha estante
Essa mulher é incrível ???

Margô 21/04/2021minha estante
Verdade. É o primeiro romance publicado, e com certeza, abriu caminhos!

Margô 21/04/2021minha estante
Quero ler.

neide.euzebio 16/04/2023minha estante
Tô adorando a leitura, meu primeiro romance da Conceição

Daniela.Franco 08/11/2023minha estante
Excelente!! Que escrita. Eu li becos da memória gostei demais. Mas Ponciá foi numa sentada não consegui parar. Agora vou para olhos d?água

Margô 12/11/2023minha estante
Com certeza, você vai adorar Olhos D'água . São contos fortes de uma sensibilidade incrível!

Nado 31/08/2021

Esse romance de formação escrito por @conceiçãoevaristo é narrado em primeira pessoa pela protagonista que dá nome ao livro. Nele ela conta todo caminho percorrido desde a infância até a fase adulta.
Dona Conceição usa de sua peculiar maneira de escrever como a ferramenta essencial para trazer ao leitor uma história densa, mas que é lida ao mesmo tempo de forma leve. Como em outros títulos de sua autoria, ela mescla o passado e o presente para contar a história de Ponciá.
O enredo passa por toda a identidade dela, fundida com as lembranças de seu avô e de outros antepassados. O leitor acompanha a narrativa de Ponciá de uma maneira em que é possível perceber que sua lembrança está sob uma tênue linha entre o real e o imaginário.
Em meio a história da protagonista e demais personagens que foram construídos de forma tão forte e emotiva, o leitor irá se deparar com questões históricas e sociais que fazem parte do passado do país. Tais situações infelizmente não ficaram todas para trás, a crítica social embutida nos parágrafos cabe muito bem no atual cenário brasileiro.
A autora narra alguns fatos que os pretos passaram depois da ?abolição? da escravatura. É impossível de ler humilhações que Ponciá e seus antepassados passaram e não sentir revolta. Os sofrimentos que seu avô passou ainda criança e a forma com que Ponciá contou, pode mexer com os ?corações mais duros?, o que mostra que a autora consegue chegar aonde quer.
Conceição Evaristo se tornou uma das minhas autoras favoritas desde que tive contato com Olhos D?Água. Depois tive o prazer de ler ?Becos da Memória? através de uma leitura coletiva do grupo ?Lendo Mulheres Nacionais? do @eu_rafa. ?Ponciá Vicêncio? foi um mimo literário da querida Carla do @tripulante, a qual sabia do meu desejo em ler e tão carinhosamente me presenteou.

Carlinha PPinto 29/04/2023

Pesado
É forte e muito intenso. O tempo todo parece aquele nó na garganta.
Gostei muito mas fiquei mais tranquila por ser um livro curto, que a gente consegue finalizar logo. Encurtando também a agonia vivida ao ler.
Indico! Ponciá faz parte da vida de cada um de nós, principalmente daqueles que vivem nas cidades grandes, que não temos noção do drama que cada um vive.

livrosdarach 31/12/2023

Poesia sobre a vida
Eu soube que esta leitura seria uma jornada incrível quando, no primeiro parágrafo, Conceição Evaristo chamou um arco-íris de "cobra celeste bebendo água". Não tem jeito, ótimos livros se mostram ótimos logo de cara. A poesia não se esconde; ela foi bem escancarada ao longo da leitura toda.

Aqui, Conceição narra a história de Ponciá Vicêncio e de sua família. Acompanhamos a trajetória de Ponciá, de seu irmão Luandi e de sua mãe, num caminho permeado de ausências, saudades e desejos: ausência maior que eles, saudade do que já se foi e desejo de uma vida melhor. Ela, que é neta de ex-escravos, sai da roça rumo à cidade para tentar mudar a sua história, e vai descobrir que nada adianta se não estiver com os seus.

Aos poucos, intercalando o foco narrativo entre Ponciá, Luandi e Maria Vicêncio, Conceição Evaristo vai dando forma à estória como se - assim como Ponciá - trabalhasse o barro em suas mãos, de forma lenta e cuidadosa. Eu iria usar o adjetivo "delicada", mas percebi que não seria adequado: nada tem de delicado na estória; embora poético e bonito, é uma estória forte e, por vezes, violenta, que conta a realidade de muitas Ponciás Brasil a fora.

Ler "Ponciá Vicêncio" não estava previsto para esse fim de ano, mas ainda bem que o li. Talvez seja a melhor leitura de 2023, e não será tão fácil esquecida. 5 estrelas não são suficientes.
Cecelha 31/12/2023minha estante
é isso!!

RafaelM 16/07/2021

Ave, palavra!
Há tempos não lia um livro de "um só fôlego", e este meu primeiro contato com a leitura de Conceição Evaristo foi marcante.
Livro do mês, do Clube de leituras urgentes de Curitiba, narra a vida/trajetória/destino de Ponciá Vicêncio.
De uma escrita leve e fluída em contraste com a vida da protagonista, a obra causa um impacto verbal e emocional (necessário), por mostrar as heranças deixadas marcadas pelas diferenças econômicas, socias e raciais.
Vale e muito a leitura, e vale ainda muito mais a reflexão ao final do último ponto final.
dani1006 23/08/2021minha estante
Rafa!

Beto | @beto_anderson 13/04/2021

Sensível e forte
A escrita poética de Conceição Evaristo nos traz uma narrativa sensível e muito forte que nos faz pensar as relações que nós construímos ao longo da vida e o valor que damos a elas. Dá para ler em poucas horas e não é só porque é um texto curto, mas também porque nos pega de um jeito que não há como não se envolver com Ponciá e sua história.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

Gabriel.Silva 01/06/2021

SÓ LEIA!!!!
A personagem principal deste livro me fez lembrar de uma outra personagem que é a Macabéa do livro A Hora da Estrela de Clarice Lispector. Tanto no livro Ponciá Vicêncio como no livro A Hora da Estrela retratam as agruras da vida das personagens. Ponciá Vicêncio e Macabéa são personagens cativantes. Eu já tinha lido Olhos D' Água que também é da Conceição Evaristo e fiquei impactado e eu tinha que ler outro livro desta escritora. Ponciá Vicêncio é um livro encantador e traz muitos sentimentos, se tornou um livro FAVORITO. A escrita da Conceição Evaristo é impecável e poética. Recomendo demais a leitura !!! Quero ler tudo o que essa mulher escreve
dani 01/06/2021minha estante
Obrigada pela recomendação! Não conhecia esse livro.

Gabriel.Silva 02/06/2021minha estante
De nada! Você vai gostar muito desse livro :)

Anderson 02/03/2023

Excelente
Mesmo que eu já tinha tido contato com outros livros da Conceição Evaristo, cada obra dela é como se fosse a primeira vez. A cada capítulo, a escrita dela se molda conforme os temas vão sendo abordados e ela nunca se permite ficar na zona de conforto. Nesse livro, a autora aborda muitos assuntos importantes e ainda sim, consegue tratar de todos sem superficialidade e com o peso necessário. A organização da linha do tempo e a trajetória dos personagens, que se cruzam o tempo todo, é um extra que tornou o livro ainda melhor. Ponciá Vicêncio pode ser sintetizada em três palavras: negritude, ancestralidade e misticismo. Recomendo a todos, mas caso seja o seu primeiro contato com uma autora, talvez não deva começar por aqui.

Elizabeth 13/02/2024

Forte
A história é forte, senti a dor e a angústia de Ponciá, do seu irmão de sua mãe. Uma história sofrida mas necessária. O povo tem que sentir essa angústia que o povo sentiu. Nosso povo.

sordeps 30/06/2022

peguei o livro como quem não queria nada e em algumas horas eu senti tantas emoções ao mesmo tempo que ainda não consigo processar tudo. doloroso, confuso e lindo. conceição evaristo é arte.

?ponciá gastava a vida em recordar a vida. era também uma forma de viver.?

Ais 19/10/2022

Ponciá
foi de fato uma leitura muito boa! Achei incrível ler algo uma literatura e de fato gostar, comecei por obrigação, mas agora indico para todos. Ótimo livro!

13marcioricardo 24/03/2023

Vida triste
Livro que conta a história de Ponciá Vivêncio e sua família. Obra que aborda temas como pobreza, escravidão, coronelismo, falta de oportunidades, analfabetismo, solidão, alienação, etc... Penso que o posfácio sobre a obra é bem conseguido. Em alguns momentos romance é bem pesado. Senti falta de uma maior conexão com a protagonista. Não é que ela não mereça, mas penso que a autora não me conseguiu aproximar dela o suficiente. Ou então talvez tenha sido outra coisa qualquer. Faltou algo pra dar uma nota melhor.

Daniel 06/01/2021

"Naquela época Ponciá Vivêncio gostava de ser menina. Gostava de ser ela própria. Gostava de tudo. Gostava."

Acompanhar Ponciá, é acompanhar a nossa história, ou história de muitos brasileiros. É sentir a dor da frustração de algo melhor, é ter esperança nos detalhes, é ter tristeza e saber se levantar com a união da família.

A ligação forte com seu passado, antepassados, descreve os caminhos, as andanças, as marcas, os sonhos e os desencantos de Ponciá. Descrevendo sentimentos tão vívidos e empáticos.

Ponciá me ensinou que depois do arco-íris tem somente a realidade.

Viva a escrevivência de Conceição Evaristo, que nos abre os olhos para realidade nua e crua que nos cerca!

Fer Paimel 05/09/2022

Vivências...
É sempre um prazer ler Conceição. Ela tem uma capacidade diferente de escrever com singeleza e poesia sobre situações da rotina de muitas pessoas, principalmente mulheres.
Esse livro conta a história de Ponciá Vicêncio, desde sua infância à sua vida adulta, sempre mostrando a complexidade das relações que permeiam sua vida. O foco nem sempre é em Ponciá, pois também se narra a vida de sua família, focando em sua ancestralidade.
O livro é envolvente e demonstra a vivência de uma grande mulher, sua autora. Recomendo!
Parte do meu processo de conhecer toda a obra de Conceição :)