Ponciá Vicêncio

Ponciá Vicêncio Conceição Evaristo

Resenhas -

Margô 11/04/2021

Vida de Barro.
Fiz o histórico da leitura ( detalhes do que foi lido, deixei lá). Prefiro ocultar na resenha qualquer informação que venha a ser spoiler.
Mas algo, é impossível manter na penumbra: Amei esta leitura!

Senti uma leveza na estrutura do texto que contrasta paradoxalmente com a dureza das vidas descritas, com a crueza enxuta de adjetivos das cenas, dos dias e vidas, ida e vindas, dos que viveram nestas páginas tão bem sentidas, tão bem escritas;

Conceição Evaristo, agiu como um oleiro que dá vida ao barro, encravado no fundo do rio, e traz á tona uma obra de arte tão rica, tão singular, recheada de simbologias, de ancestralidade, e na defesa do que não deve ser esquecido, para que se tenha um melhor destino.

Linda obra!

Beto | @beto_anderson 13/04/2021

Sensível e forte
A escrita poética de Conceição Evaristo nos traz uma narrativa sensível e muito forte que nos faz pensar as relações que nós construímos ao longo da vida e o valor que damos a elas. Dá para ler em poucas horas e não é só porque é um texto curto, mas também porque nos pega de um jeito que não há como não se envolver com Ponciá e sua história.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

Suzana.Mattos 13/04/2021

Poética da memória nos sentidos
"Ponciá Vicêncio é um romance que convida a (o) leitor (a) a conhecer a protagonista pelos sentidos. Revela cheiros, sabores, paisagens e a percepção da menina que escuta tudo e todos" Maria José Somerlate Barbosa (Pósfácio).
Se essa frase (embora no posfácio) é um convite para sentir através das palavras de Conceição Evaristo a trajetória-sentido da protagonista.

Aline 16/04/2021

Poesia
Difícil descrever esse livro, enquanto lia só conseguia sentir que era uma poesia em todos os aspectos.

João Pedro 29/04/2021

Conceição, né? Tem nem o que falar...
Mais uma obra da Conceição concluída e não cabe em palavras a imensidade do que essa mulher representa... ela consegue tocar no ponto mais fundo de quem lê e como o próprio posfácio diz: ela escolhe muito bem as palavras.
Primeiro livro dela que meu coração não ficou despedaçado, muito pelo contrário... ficou bem quentinho e feliz. Obrigado @Deus pelo prazer de viver na mesma época que essa deusa!

Aisiel 05/05/2021

Ponciá Vicêncio (Conceição Evaristo, 2003).

Nessa história romanesca, Conceição foca a identidade edificada no corpo-escúpido, corpo-bailado, ainda quando bem pequena no convívio com Vicêncio, avô da personagem protagonista, que tem o mesmo nome, Ponciá Vicêncio. O tempo é o fio condutor da narração onde o passado-presente escravista brasileiro imbrica-se e sobrepõe-se. Ponciá é neta de escravos, seus pais vivem num povoado-quilombo, não tão longe da cidade, uma re-atualização dos abismos que ainda existem. O texto fala do "trabalho em regime de semiescravidão, da exploração do trabalho do campo, do coronelismo, da migração campo-cidade" e da indiferença da igreja com os sem-teto, os explorados, os mendigos, analfabetos, com as mulheres negras, brutalmente marcadas pela morte ou contínuos espancamentos e o mercado da prostituição.
No romance, a vida de Ponciá é atravessada por duas temporalidades: a Ponciá-adulta, quando ela rememora sua infância no povoado, mirando o rio da janela do casebre. Lembra as bonecas do milharal, as feitutas de barro, que sua mãe ensinara, e outras referências da cultura-raiz do lugarejo. A Ponciá-menina, quando a mãe manda o pai cortar o milharal de bonecas, momento em que ela "ausenta-se de si mesma", sofre um alheamento repentino e tenta reencontrar-se no lugar dos brancos, onde lamenta fortes dores, e acumula partidas e vazios.

Sof 18/05/2021

esse livro eu li tão rápido que nem tempo deu de marcar que eu tinha começado a ler hehehe.
Mas enfim, o livro é bom demais, é curtinho e não é uma leitura difícil, então eu amei. O livro não tem tantos fechamentos, tem bastante coisa que vai flutuar da tua imaginação e ficar por ali mesmo, mas o bom é fazer um debate sobre ele, porque vi muitaaa gente com um outro olhar sobre esse livro.

Wilderlane Oliveira 25/05/2021

E quantas Ponciás existem pelo Brasil afora?
Escrita envolvente e profunda. Retrata sensações, lembranças e sonhos demarcados pelas injustiças e desigualdades sociais.
A herança da escravidão dos negros no Brasil ainda é muito forte. Prepare-se para um.misto de sentimentos em cada página.

Ana Lícia 27/05/2021

Sensível e profundo.
Eu li Ponciá Vicêncio em um dia. De tão gostosa e rápida que é a leitura.
É o segundo livro que leio da autora e me apaixono cada vez mais por sua escrita forte, sensível e arrebatadora.

No romance Ponciá Vicêncio iremos conhecer a protagonista de mesmo nome e, acompanharemos desde a infância até sua vida adulta, e é incrível ver as transformações do tempo na personagem e na sua jornada. Ponciá vive na roça, com sua família, pai, mãe e seu irmão. Eles são descendentes de escravos e sempre viveram nas terras dos donos de seus avós. Depois que seu pai morre ela decide ir para cidade tentar uma vida melhor, e, depois buscar sua mãe e irmão.

"Estava de coração leve, achava que a vida tinha uma saída. Trabalharia, juntaria dinheiro, compraria uma casinha e voltaria para sua mãe e seu irmão. A vida lhe parecia possível e fácil."( Pág.39)

Esta mudança irá trazer várias mudanças para Ponciá, principalmente internas.

Um romance complexo, cheio de ternura e profundidade. A cada sentimento, presente e passado dos personagens que nos é apresentado você fica tocado. A obra traz várias questões para você refletir, marcas, questões sociais, raciais, psicológicas e de identidade, (eu nunca havia parado para pensar sobre meu nome, e agora fico me perguntando se é herança de algum "Senhor de escravo").
A exploração, a falsa liberdade que muitos vivenciaram.

Os laços familiares são fortes e lindo. Passar algumas horas com Ponciá, Luandi, Soldado Nestor, Maria Vicêncio e Vô Vicêncio foram momentos marcantes. Personagens críveis, cheio de delicadezas, medos, dor e sonhos. Desejo de um mundo melhor, com oportunidade e respeito. E, claro, justiça.

Ponciá é doce, triste, linda, pura ternura e muito forte. Também se tornou uma personagem favorita.

Vô Vicêncio foi um personagem muito marcante para mim. O seu desespero, seu riso misturado com choro. A loucura, a fuga, talvez, o descanso merecido.

" A boca ensaiava sorrisos, mas, no rosto, a expressão era de dor."

gica:) 31/05/2021

Um dos melhores livros nacionais que já li!
Comecei a ler recentemente, e infelizmente não tenho muito o habito de ler livros nacionais, fiquei sempre muito traumatizada com leituras obrigatórias da escola, mas esse livro fez eu mudar minha perspectiva! Por ser uma leitura obrigatoria da minha escola, achei que não ia gostar, porém acabou se tornando uma leitura muito prazerosa! Super recomendo o livro pois me apresentou um pouco sobre a realidade brasileira (que não é a que eu vivo) e comecei a olhar as coisas com uma visão diferente! Um dos melhores livros que já li!

Mayy Matias 13/06/2021

O livro é ótimo. Fala sobre uma moça chamada Ponciá que traz consigo a herança dos povos afro-descendentes e que ainda lutavam por sua liberdade.

Babi Novaes (@RefracaoCultural) 15/06/2021

Podcast Ponto e Vírgula: T2E1: Ponciá Vicêncio - Conceição Evaristo
No primeiro episódio da nova temporada do Desafio Literário Skoob, Ayrie, Babi e Lelê comentam a leitura de Ponciá Vicêncio, obra indicada pelo ator Ícaro Silva. Apesar de ser um livro com menos de 200 páginas, a escrita poética e sensível de Conceição Evaristo rendeu um bate-papo aprofundado sobre as minúcias do enredo e seus personagens.

Link abaixo para ouvir a discussão:

site: https://open.spotify.com/episode/5Xr4KJeD9OEUIReW5Ql84j

Ana S 16/06/2021

razoável
li só por causa da escola
o livro é bom, a história é boa
mas é muito sofrido mesmo
não me dava vontade de ler.

may 22/06/2021

Poucas páginas que dizem muito
Já é o quarto livro que leio de Conceição e nunca canso das escrevivências, das palavras que ela funde, criando novos significados sem perder os antigos, da poesia na prosa e da escrita tão significativa e poderosa.

Esse livro - tão semelhante aos outros da autora, mas ao mesmo tempo tão diferente - conta a história de Ponciá Vicêncio que, atravessada pelas histórias de outros personagens que passaram por sua trajetória, decide deixar sua vida na roça para seguir seus sonhos na cidade.

Os fatos presentes se misturam com as memórias tal como na mente de Ponciá e o leitor a acompanha em seus devaneios, assim como sente o mesmo choque quando ela acorda deles.

Com poucas páginas, a leitura é bem fluida e pode ser feita em apenas um dia. Uma leitura sobre personagens que muitas vezes passam despercebidos pela literatura, mas que dizem muito sobre a realidade em que vivemos e sobre nós mesmos.

PedroSF 28/06/2021

Surpreendente
Li por conta da escola, não esperava nada de mais. Porém, logo no início me prendeu na leitura, na sua maioria de fácil entendimento. Achei a história cativante e emociante, gostei do desfecho.