Ponciá Vicêncio

Ponciá Vicêncio Conceição Evaristo

Resenhas -

Mel 08/02/2022

Perfeito!
O início da leitura me lembrou um pouco "Perto do Coração Selvagem" pela forma de escrita, intercalando entre o passado e o presente da personagem, foi simplesmente perfeito do início ao fim, tudo foi escrito na dosagem certa. A autora de forma singular uniu complexidade e suavidade, tocando assuntos sérios e ao mesmo tempo trazendo elos de carinho e ternura, fazendo com que a história seja envolvente, emocionante e poética

gigi 13/02/2022

Li pra escola
Me empolguei pra ler porque mais amigos iam ler mas não gostei de muitas partes. Achei certas partes simplesmente estranhas ou desnecessárias e o final não me agradou.

leomnds 14/02/2022

Leitura Obrigatória Vestibular da UFRGS
Depois de dedicar uma tarde de leitura a esse livro, percebi como ele é bem escrito, é uma história que fala sobre marcas profundas do passado, fala do coronelismo, fala de perdas, fala do presente e do passado. Ponciá vive uma vida de dificuldade na roça quando decide se mudar para a cidade, as dificuldades não mudam, decidiu sair da roça para não seguir o caminho dos seus antepassados que eram escravos do Coronel, mas acabou de qualquer forma em trabalhos semi escravos, tudo isso devido a desigualdade social e econômica, a extrema pobreza do lugar onde ela vivia.

Isabela 17/02/2022

Veio então a profunda ausência, o profundo apartar-se de si mesma.
Ao ler esse livro, não soube descrever as sensações que senti. Dava uma agonia no peito, uma vontade de chorar e de rir como os Vicêncio.
A escrita da Conceição Evaristo é algo singular. É uma escrevivência bonita, poética, mesmo ao retratar dores, desigualdades e partidas.
Nesse livro não é diferente. Ponciá é uma menina e depois uma mulher, repleta de vazios e ausências. Sua história é centrada na herança identitária deixada por seu avô, do qual ela não deveria lembrar, mas tão impresso nos seus gestos e memórias. Profundamente ligada aos mortos e ao barro, como não enxergar Nanã?
Vemos nessa obra a violência racista e de gênero imposta pelo colonialismo sobre corpos que além de viver tinham a missão de sobreviver em meio às agruras.
Este é mais uma obra atemporal e única que merece a sua atenção.

Lulis 19/02/2022

Ponciá Evaristo.
"Com o zelo da arte atentava para as porções das sombras, a massa excedente, assim como buscava, ainda, significar as mutilações e as ausências, que também conformam um corpo. Suas mãos seguiam reinventando sempre e sempre. E, quando quase interrompia o manuseio da arte, era como se perguisse o manuseio da vida, buscando buscando fundir tudo num ato só, igualando as faces da moeda."

Essa foi a parte do livro que chegou perto de casa. Me vi tanto nessa faceta dela, vi minha vida ali e vi um sonho, me senti acolhida. A arte já não é mais extensão da vida, ela é a vida e a ausência, às vezes até de palavras, é o que torna a arte de ser tão substancial. Enfim.

Senti o que eu quero para a minha arte ali e não poderia ter vindo em um momento mais preciso. Ler isso acalmou o temporal de medos e incertezas que eu sinto toda vez que penso sobre o que é ter a arte como paixão.

O livro não exatamente sobre isso, mas também não deixa se ser. Leiam, leiam e leiam. Aprendi muito e senti muito. Recomendo com todo o meu coração.

Juh 22/02/2022

"... a poesia de Conceição Evaristo é uma poesia de vísceras, profundamente marcada por palavras escolhidas a dedo e pelo impacto verbal e emocional que causa nos leitores."

Maria José Somelarte Barbosa

João Pedro 01/03/2022

Uma descoberta incrível
Foi leitura obrigatória da escola e eu AMEI conhecei a história de ponciá, não seria uma leitura que eu faria por conta própria e eu adorei conhecer o esse livro. Uma leitura fácil e profunda, que aborda temas importante de uma forma única

Jéssica 02/03/2022

Ponciá Evaristo, Conceição Vicêncio
Este foi uma verdadeira surpresa! Daqueles que se acaba a leitura com uma vontade de reler imediatamente, pois o livro parece que sempre vai ter algo a acrescentar.

Com uma narrativa muito sensível, Conceição Evaristo vai se metamorfoseando em Ponciá Vicêncio, resgatando a história do povo negro e os mistérios de uma ancestralidade cíclica. As personagens constantemente demonstram essa vontade de retorno ao lar, aos seus, ao mais profundo do âmago.

Sinto que não consigo descrever o mais simples do livro, é algo que alcançamos ao ter o contato direto com o físico-espiritual, com o passado presentificado. Como um corpo pulsante, a obra permanece viva, escancarando um tempo que ainda lida com suas sequelas, e esperançando uma história-vida que nutre a mais impenetrável das almas.

Guynaciria 02/03/2022

Ponciá Vocêncio- Conceição Evaristo @conceiçaoevaristo/ @editorapallas @tocalivros/ pág. 120

Nesse livro observamo a história de vida de Ponciá sendo traçada, desde sua infância simples, ao lado de seus pais e irmão, até sua vida adulta, onde tem que reencontrar suas raízes e se redescobrir como membro pertencente de uma comunidade.

Ponciá, desde a época em que era apenas uma menina de colo, tinha os trejeitos de seu avô a muito falecido, o jeito de esconder o braço, o do velho fora cortado, e até mesmo a forma de andar, de ficar aéreo, pensando na vida. Por esse motivo, corria na localidade uma história que seu avô deixara-lhe uma herança, que mais cedo ou mais tarde ela teria que receber.

A forma como Conceição Evaristo nos apresenta essa história, nos faz perceber o descaso que o poder público e os grandes latifundiários tiveram com a população negra, que viveu em situação de completo abandono após a abolição, sofrendo por décadas as consequências da falta de amparo sócio econômico.

As pessoas negras desse livro, são todas residentes de comunidades e bairros periféricos, onde eles não dispunham de saneamento básico adequado, acesso à educação e até mesmo o ingresso em empregos intermediários era algo apenas sonhado e nunca alcançado, com exceção de um soldado negro, que tinha prestígio entre os seus, por sua posição e por sua farda.

Em outros trechos, nos deparamos com a extrema miséria, com a falta de alimentos, com famílias numerosas, com crianças doentes e por fim, com a loucura que acomete aqueles que estão cansados de lutar.

Esse é um livro emocionante, cheio de camadas a se descobrir e com as quais se deliciar. Estou amando conhecer um pouco mais da escrita dessa autora nacional incrível.

#ponciavicencio #conceiçãoevaristo #periferia #negritude #descasopublico #semiescravidão

fev 10/03/2022

Acho que o ponto forte do livro é a relação familiar. Não só sobre os laços, as saudades e os sentimentos, mas também o que deixamos de herança sentimental e de construção do passado. Aquilo que herdamos da nossa família irá nos influenciar de grande maneira. Conceição Evaristo conseguiu construir bem essa história sobre sentimentos e família. Além de incluir todos os problemas e dilemas das pessoas negras brasileiras.

sabren 16/03/2022

esse livro é lindo!
eu amo que as palavras de conceição evaristo sempre me tocam muito, as frases e a estrutura do texto é tão bem construída, é impossível não se envolver com as personagens e com a história como um todo. é emocionante, não dá pra parar de ler.

endy 24/03/2022

Ponciá Vicêncio narra a história da protagonista de mesmo nome. É uma leitura imperdível por si só por ter sido escrita por Conceição Evaristo. Em Ponciá Vicêncio assim como em outros escritos da autora podemos acompanhar um leitura fluida que é rica em neologismos que são marca da autora. Ponciá Vicêncio é uma história sobre encontros-desencontros, passado-presente, memória-esquecimento. Impossível terminar essa leitura sem uma reflexão sobre o continuum do estado de coisas da escravidão nos dias atuais, sem pensar na construção de um imaginário cruel sobre as mulheres negras, que as relagam a papéis sociais estereotipados. Mas Ponciá Vicêncio é também uma história sobre ancestralidade, laços familiares e sobre até onde um desejo-vontade pode nos levar.

26/03/2022

Resgate
A dor é tão intensa que enlouquece. O silêncio embrutece, mas o laço é tão profundo, que acolhe a dor, a loucura, e restabelece a possibilidade de amar e ser. História do povo preto, de injustiças, perversões institucionalizadas, vidas brutalizadas, sonhos roubados. Retrato dessa indecente sociedade.