Ponciá Vicêncio

Ponciá Vicêncio Conceição Evaristo

Resenhas -

Luan 09/01/2022

Leitura que te leva como as águas do rio
Este livro é correnteza, a força das palavras de Conceição Evaristo te carrega pelas páginas de uma forma quase que obliterante. A dimensão psicológica das personagens se alastra de forma pouco uniforme, trata-se de um contorno próprio em que a escrita te leva e se traduz de modo claro no seu dizer, uma complexidade de forma sintética, crua e extremamente poética. O ponto mais marcante, para mim, nesse mergulho que representa essa obra, concerne ao caráter temporal que se mistura ao decorrer da leitura, a sensação é de navegar entre memória, imaginação, desejos, anseios presentes, e realizações futuras. Recomendo a leitura, mas é bom estar preparado para ser levado por ela, como as águas do rio.

Dani 09/01/2022

A escrevivência de Conceição Evaristo é belíssima. Livro sobre a solidão da mulher negra e sobre a perpetuação da escravidão na história de famílias brasileiras. Emocionante e forte. Recomendo!

Aila Cristina 09/01/2022

A menina-mulher Ponciá me ensinou...
Me apaixonei por Ponciá Vicêncio antes mesmo de conhecer sua história. Me apaixonei por Ponciá quando sua parente-criadora, a Conceição Evaristo, falava dela logo nas primeiras páginas do livro.
A menina-mulher, Ponciá Vicêncio, desde da sua infância, carregava consigo memórias que me tocaram profundamente. Me lembrei da minha própria infância, vivências e escrevivências.
As lembranças-pensamentos de Ponciá, Maria e Luandi Vicêncio me fez pensar nas trajetórias das (muitas) pessoas negras da diáspora brasileira, suas lutas e desejos de serem livres, felizes. Como as personagens, são pessoas complexas, carregadas de subjetividades e sonhos.
Conceição escreveu de forma tão linda, ao mesmo tempo triste, o desejo de ser feliz, de aprender a ler, a dor do sofrimento, do abandono e da solidão de Ponciá. Ponciá se sentia sozinha e vazia mesmo com um companheiro. Isso me fez refletir sobre a mudez dos homens negros no seio familiar. Quantas Ponciás, aos poucos, vão se perdendo dentro de si?
A menina-mulher Ponciá me ensinou sobre a vida, sobre a morte, sobre sonhos e desejos, sobre a solidão e violência, sobre o amor e os laços.
Por isso, recomendo a leitura desta obra e todos os escritos da incrível Conceição Evaristo!

Trechos que me fizeram chorar as lágrimas de Ponciá, Luandi, Maria e de todos personagens

"[...] a vida escrava continuava até os dias de hoje. Sim, ela era escrava também. Escrava de uma condição de vida que se repetia. Escrava do desespero, da falta de esperança, da impossibilidade de travar novas batalhas, de organizar novos quilombos, inventar outra e nova vida".

"[...] Descobria também que não bastava saber ler e assinar o nome. Da leitura era preciso tirar outra sabedoria. Era sabedoria. Era preciso autorizar o texto da própria vida, assim como era preciso ajudar construir a história dos seus. E que era preciso continuar decifrando nos vestígios do tempo os sentidos de tudo que ficará para trás. E perceber que por baixo da assinatura do próprio punho, outras letras e marcas havia. A vida era um tempo misturado do antes-agora-depois-e-do-depois-ainda. A vida era a mistura de todos e tudo. Dos que foram, dos que estavam sendo e dos que viriam a ser."

Belle 09/01/2022

Estou encantada com a escrita de Conceição Evaristo.
Ainda não estou preparada para fazer uma resenha. Preciso de uns dias pra digerir essa leitura kkk

Lívia 11/01/2022

Adorei
O livro é maravilhoso!!!!!!! Me fez chorar, sorrir, me revoltar e muito mais. Recomendo demais!!!!!!

Iara.Borges 16/01/2022

Livro foda! Cheio de sentimento, movimento, emoções e história. É um livro lindo e surpreendente, poético e profundo. Muito muito muito bom.

Amanda 17/01/2022

Conheci o livro por ser leitura obrigatória da UFRGS. É uma boa leitura, intensa, li todo ele hoje de tarde. A historia conta toda a trajetória de Poncia Vicencio, suas conquistas e suas decepções. É envolvente. E explora a desigualdade social.

lastshannaras 20/01/2022

Comecei o livro por recomendação buscando a herança como algo físico, no decorrer do livro a gente pensa e repensa sobre o significado dela.
Ainda não sei dizer se há algo específico na herança, uma vez que a palavra em si faz a gente pensar em coisas "de valor" ao invés de predestinadas, algo escolhido por alguém para nós.
Entretanto, em Ponciá Vicencio a gente é levado a pensar na herança de fato como algo herdado, que é ou será nosso pelas condições materiais, tornando-a inevitável de alcançar.

Joyce Adrielle 24/01/2022

Passado que é presente
Ganhei este livro de presente de aniversário, não é um livro que eu compraria ou pediria de presente... porém, valeu muito a pena sair dessa minha zona de conforto literário.

A história de Poncia é a história de várias Marias, Jose's, Silvas. É a história de alguém que vai atrás de algo, imaginando ser uma coisa e é outra. A história das diversas pessoas que saem do seu lar em busca de uma vida melhor, que vêem o passado se entrelaçar com o presente e o futuro ser sem esperança. A forma como Evaristo vai costurando os parágrafos, traçando um caminho do que vai acontecer com ela, é bem interessante.

Julia Moraes 30/01/2022

Esse foi minha primeira leitura da Conceição Evaristo, sua narrativa trás uma vivência muito nítida da vida quilombola, parece que transporta o leitor para os cenários e sentimentos da história, mesmo sendo ela tão curta.

Rafa 01/02/2022

O livro acompanha a protagonista Ponciá Vicêncio da infância a vida adulta, com suas perdas ao longo da vida, particularidades e contextos sociais.
O livro ainda aborda diferentes contextos sociais, trazendo questões de escravidão e preconceitos.
Vale muito a pena e é super rapidinho de ler.

catarinadeangola 01/02/2022

De uma vez só mergulhei em mais uma obra de Conceição Evaristo. Fiquei impactada como uma obra pode ser tão incrível, triste é linda ao mesmo tempo.

Pedro Ramos 02/02/2022

Mais uma leitura obrigatória da UFRGS. Achei bem agradável a leitura, não é um livro muuuito divertido e emocionante (quase como todos clássicos), provavelmente não leria se não fosse para o vestibular. Apesar disso consigo entender a importância da obra e acho que ela retratou bem o êxodo rural pela perspectiva de quem era forçado a sair do interior para ir pra cidade e todas as dificuldades do processo.

Karuê 02/02/2022

Forte e envolvente
Uma obra prima de Conceição Evaristo. Nós conta a história de vida de Ponciá Vicêncio, personagens psicologicamente desenvolvidos, não há dualidade entre bem e mal, conseguimos compreender a complexidade de cada personagem, espetacular. Além de ser um bom texto para se compreender o período pós escravidão no Brasil, tem um contexto histórico muito bem desenvolvido.

Nanda 03/02/2022

Ponciá Vicêncio
Esse livro é totalmente diferente do que estou acostumada. Mas eu gostei muito, é um livro sensível, que você consegue sentir as dores e angústias dos personagens. A solidão, a pobreza a vida difícil de cada um. Apesar de retratar temas tão "pesados" o livro é de uma leitura fácil e que fluiu muito bem.