Ponciá Vicêncio

Ponciá Vicêncio Conceição Evaristo




Resenhas -


474 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


endy 24/03/2022

Ponciá Vicêncio narra a história da protagonista de mesmo nome. É uma leitura imperdível por si só por ter sido escrita por Conceição Evaristo. Em Ponciá Vicêncio assim como em outros escritos da autora podemos acompanhar um leitura fluida que é rica em neologismos que são marca da autora. Ponciá Vicêncio é uma história sobre encontros-desencontros, passado-presente, memória-esquecimento. Impossível terminar essa leitura sem uma reflexão sobre o continuum do estado de coisas da escravidão nos dias atuais, sem pensar na construção de um imaginário cruel sobre as mulheres negras, que as relagam a papéis sociais estereotipados. Mas Ponciá Vicêncio é também uma história sobre ancestralidade, laços familiares e sobre até onde um desejo-vontade pode nos levar.
comentários(0)comente



26/03/2022

Resgate
A dor é tão intensa que enlouquece. O silêncio embrutece, mas o laço é tão profundo, que acolhe a dor, a loucura, e restabelece a possibilidade de amar e ser. História do povo preto, de injustiças, perversões institucionalizadas, vidas brutalizadas, sonhos roubados. Retrato dessa indecente sociedade.
comentários(0)comente



Carol.Cuofano 17/04/2022

Leiam Ponciá Vivêncio
Mais uma leitura concluída! "Ponciá Vivêncio" de Conceição Evaristo. Livro lido para o Clube de Leitura "Leia, professora! Leia, professor! da @educaprefsp em comemoração aos 50 anos das salas e espaços de leitura.

Nesta narrativa acompanhamos a personagem que dá título ao livro desde sua infância trabalhando o barro, com a mãe, para construir peças de cerâmica, enquanto aguardavam os homens da família voltarem da lavoura, sua ida para a cidade em busca de uma vida melhor e os desdobramentos dessa decisão.

Ponciá também convive com a recordação do avô que morreu quando ela era muito pequena e que intriga as pessoas. Ela também escuta que esse avô lhe deixou uma herança, embora não seja dito qual é essa herança.

A narrativa de Conceição Evaristo, nesta obra, é toda pensada para o essencial tanto nas poucas descrições quanto no que o leitor vai conhecendo de cada personagem. O texto prende por sua objetividade ao mesmo tempo que instiga o leitor a querer saber mais. Impossível não sentir as dores e angústias de Ponciá.

Costumo dizer que Conceição não nos pega pela razão, mas sim pelos sentimentos. Seus textos habitam o leitor durante a leitura e continuam com ele por um longo tempo.

Já faz uma semana que terminei a leitura e ainda não consigo colocar em palavras entendíveis tudo que senti lendo esse livro. O melhor a fazer é apenas indicar: leiam Conceição Evaristo, leiam Ponciá Vivêncio!
comentários(0)comente



Luany 22/04/2022

AMEI
Amei muito conhecer poncia, não entendi muito bem a tal da herança mas as diversas situações tratas no livro me fizeram ficar em choque
comentários(0)comente



Manu5 23/04/2022

A escrita como sempre impecável
Não tem o que falar com a escrita da conceição, olhos d'água ainda é meu favorito, mais esse história é muito boa, a personagem passa por muita coisa, esse livro tem cenas muito sensíveis, porém não me peguei tanto aos personagens, o final foi perfeito ??
comentários(0)comente



Mar 24/04/2022

Foi a minha primeira experiência com Conceição Evaristo e eu amei.
A história de Ponciá Vicêncio é contada com uma sensibilidade incrível, seus sonhos, suas lutas e suas buscas.
Vale a pena...
comentários(0)comente



Lia 25/04/2022

Realista, agridoce e marcante.
É totalmente compreensível a aclamação literária de Conceição Evaristo. Uma autora de renome, negra, que parece abrir nossos peitos através de apunhaladas suaves a cada página realmente merece toda esta atenção.

Em seu livro "Ponciá Vicêncio", é narrada a jornada da protagonista de mesmo nome e, mais tarde, sua mãe e seu irmão mais novo, conforme as andanças da vida separam suas histórias.

A família, pobre e analfabeta, reflexo direto da escravidão sofrida por seus antepassados e, de certa forma, ainda refletida em suas vidas, é narrada de forma crua com seus rancores, suas desesperanças e, por vezes, suas conformidades com o sistema que os afoga.

Ponciá desde muito jovem provou-se extremamente talentosa - se alfabetizou, em maior parte, sozinha, e auxiliava a mãe na criação de vasos de barro. Quando pequena, possuía enorme curiosidade em relação ao mundo, sonhos que almejava realizar - o que acabou a levando para a cidade em busca de melhores condições de vida.

No entanto, com o passar do tempo, seu coração, antes otimista e idealista, passa a se entristecer com o peso da sua dolorosa conclusão: não havia muito o que ela pudesse fazer; estava fadada à falta, ao vazio, longe de transformar seus maiores desejos em realidade.

Luandi, seu irmão, também deixa sua casa e acaba se inspirando em um soldado negro da cidade, chamado Nestor. Atraído pela possibilidade de ordenar e não ser somente aquele forçado a obedecer de cabeça baixa, ele se torna um aprendiz desesperado (subconscientemente) em tentar fugir da opressão social.

A mãe deles, sem nome, tem um papel apropriado na história: uma mãe que tenta reunir a família dispersa pelo mundo, pois, em sua sabedoria, entende que a família é, por vezes, nossa única garantia de apoio.

A história é rápida, mas a escrita, dura e dolorosamente realista, conta um enredo que pesa em nossas gargantas. Um enredo necessário, que me fez perguntar diversas vezes: quantas Ponciás existiram e ainda existem? E Luandis? E Nestores?

Luto para encontrar alguma forma de descrever apropriadamente esta história, mas nenhuma palavra faz jus ao que "Ponciá Vicêncio" conta e representa. Somente me impressiona como Conceição consegue dizer tanto em tão poucas páginas, em como ela consegue fazer com que pensemos em uma obra sua mesmo depois de meses após a finalização de nossa leitura (como é o meu caso).

Amei como a autora descreveu o marido de Ponciá sem vilanizá-lo completamente, mostrando que ele não é uma pessoa inteiramente ruim, mas que tornou-se quem é por influência de diversos fatores. A história do avô de Ponciá é cruel, mas tão verdadeiramente triste que nos traz lágrimas aos olhos. Particularmente, achei criativíssima a descrição de tempo, nos trazendo à reflexão e imergindo na consciência cada vez mais longínqua da protagonista. As metáforas são sensacionais, e fazem cada vez mais sentido à medida que a história se desenrola. A mensagem final é belíssima, emocionante.

Minha única ressalva, que me fez refletir sobre se deveria descontar meia estrela ou não (o que acabou não acontecendo) é a forma como a personagem Bilisa é nos apresentada e, então, "desaparece" (para não dar spoilers a ninguém) poucas páginas depois. Acredito que entendi claramente o que a mulher representa, mas gostaria de ter tido um pouco mais de tempo com ela. Minha pergunta, no entanto, é: não seria proposital? Não seria uma forma de Evaristo nos fazer sentir na pele a dor da ausência repentina e inesperada?

Conhecendo pouquíssimo autora, já posso afirmar que, certamente, nada que ela escreve é por acaso. Recomendo que leiam esta obra magnífica e tenham essa experiência sem igual o mais rápido possível.
comentários(0)comente



Adeola 28/04/2022

Mais um livro da conceição que vou levar pra vida
A maneira com que a autora usa a linguagem nesse livro foi uma das características que mais me fisgou. Conceição consegue narrar em diferentes pontos de vistas e fazer com que o leitor sinta cada aspecto dos personagens de maneira poética.

Esse livro, na minha opinião, é uma história de memórias, de desencontros e reencontros, de tristezas profundas e poucos momentos de alegria.
comentários(0)comente



lena 28/04/2022

li pra escola mas gostei?
Tinha que ler esse livro pra escola e acabou sendo um dos únicos livros q eu gostei.
A história não é leve, mas flui muito.
Gostei muito!
comentários(0)comente



tawanamirelle 03/05/2022

LEIAM PONCIÁ! <3
Depois que li "Olhos d'água" fiquei por longos meses desejando ler esse livro. Já no meu primeiro contato com a autora me encantei por sua escrita tão singular e carregada de afeto. Este livro já se tornou o meu favorito. É intenso, doloroso e há momentos (vários, eu diria) em que é difícil conter as lágrimas. Dá vontade de dar um abraço bem forte em Ponciá e em sua família.
Vale muito a pena a leitura! São vidas marcadas pela(s) violência(s), mas que resistem, com luta, amor e esperança.
comentários(0)comente



Marin 06/05/2022

Sentidos
Posso afirmar: é uma obra de arte!

Se tornou meu livro preferido num estilo clássico, pós escravidão e afins. Ele é incrível, vem construído e explicado, de fácil leitura e entendimento.

Me envolvi na história, amei os personagens, odiei o destino que não os deixava juntos, acordei a referência da cobra ao decorrer do livro, fiquei encantada.

Arte, apenas arte
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 11/05/2022

Ponciá Vicêncio é um romance brasileiro de Conceição Evaristo publicado em 2003, pela primeira vez, mas já passou por várias edições.

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788534705318
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Alessio 17/05/2022

Obra prima
O livro Ponciá Vicêncio é simplesmente uma obra prima. A linguagem é extremamente bonita e poética, fazendo com que o leitor sinta as sensações e sentimentos dos personagens. Na narração de cada um, na escolha de palavras, podemos ver suas identidades.
Simplesmente incrível, sem palavras para descrever esse livro.
comentários(0)comente



Ze Jr 21/05/2022

Um livro sensacional ,que mostra a vivencia de uma mulher negra de forma não linear,contando sua trajetória de vida de batalhas e percas,somadas ao seu contexto social ,resultaram na sua ausencia e desesperança ,buscando seu conforto mental em memórias e devaneios?amei,porem minha experiência não foi melhor pelo fato de ja saber alguns fatos ocorridos,visto que foi uma obra cobrada no vestibular de 2021 da UFRR(eu não me organizei oara ler) e tive que recorrer a resumos ?.
comentários(0)comente



474 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR