Ponciá Vicêncio

Ponciá Vicêncio Conceição Evaristo

Resenhas -

endy 24/03/2022

Ponciá Vicêncio narra a história da protagonista de mesmo nome. É uma leitura imperdível por si só por ter sido escrita por Conceição Evaristo. Em Ponciá Vicêncio assim como em outros escritos da autora podemos acompanhar um leitura fluida que é rica em neologismos que são marca da autora. Ponciá Vicêncio é uma história sobre encontros-desencontros, passado-presente, memória-esquecimento. Impossível terminar essa leitura sem uma reflexão sobre o continuum do estado de coisas da escravidão nos dias atuais, sem pensar na construção de um imaginário cruel sobre as mulheres negras, que as relagam a papéis sociais estereotipados. Mas Ponciá Vicêncio é também uma história sobre ancestralidade, laços familiares e sobre até onde um desejo-vontade pode nos levar.

26/03/2022

Resgate
A dor é tão intensa que enlouquece. O silêncio embrutece, mas o laço é tão profundo, que acolhe a dor, a loucura, e restabelece a possibilidade de amar e ser. História do povo preto, de injustiças, perversões institucionalizadas, vidas brutalizadas, sonhos roubados. Retrato dessa indecente sociedade.

Carol.Cuofano 17/04/2022

Leiam Ponciá Vivêncio
Mais uma leitura concluída! "Ponciá Vivêncio" de Conceição Evaristo. Livro lido para o Clube de Leitura "Leia, professora! Leia, professor! da @educaprefsp em comemoração aos 50 anos das salas e espaços de leitura.

Nesta narrativa acompanhamos a personagem que dá título ao livro desde sua infância trabalhando o barro, com a mãe, para construir peças de cerâmica, enquanto aguardavam os homens da família voltarem da lavoura, sua ida para a cidade em busca de uma vida melhor e os desdobramentos dessa decisão.

Ponciá também convive com a recordação do avô que morreu quando ela era muito pequena e que intriga as pessoas. Ela também escuta que esse avô lhe deixou uma herança, embora não seja dito qual é essa herança.

A narrativa de Conceição Evaristo, nesta obra, é toda pensada para o essencial tanto nas poucas descrições quanto no que o leitor vai conhecendo de cada personagem. O texto prende por sua objetividade ao mesmo tempo que instiga o leitor a querer saber mais. Impossível não sentir as dores e angústias de Ponciá.

Costumo dizer que Conceição não nos pega pela razão, mas sim pelos sentimentos. Seus textos habitam o leitor durante a leitura e continuam com ele por um longo tempo.

Já faz uma semana que terminei a leitura e ainda não consigo colocar em palavras entendíveis tudo que senti lendo esse livro. O melhor a fazer é apenas indicar: leiam Conceição Evaristo, leiam Ponciá Vivêncio!

Luany 22/04/2022

AMEI
Amei muito conhecer poncia, não entendi muito bem a tal da herança mas as diversas situações tratas no livro me fizeram ficar em choque

Manu5 23/04/2022

A escrita como sempre impecável
Não tem o que falar com a escrita da conceição, olhos d'água ainda é meu favorito, mais esse história é muito boa, a personagem passa por muita coisa, esse livro tem cenas muito sensíveis, porém não me peguei tanto aos personagens, o final foi perfeito ??

Mar 24/04/2022

Foi a minha primeira experiência com Conceição Evaristo e eu amei.
A história de Ponciá Vicêncio é contada com uma sensibilidade incrível, seus sonhos, suas lutas e suas buscas.
Vale a pena...

Lia 25/04/2022

Realista, agridoce e marcante.
É totalmente compreensível a aclamação literária de Conceição Evaristo. Uma autora de renome, negra, que parece abrir nossos peitos através de apunhaladas suaves a cada página realmente merece toda esta atenção.

Em seu livro "Ponciá Vicêncio", é narrada a jornada da protagonista de mesmo nome e, mais tarde, sua mãe e seu irmão mais novo, conforme as andanças da vida separam suas histórias.

A família, pobre e analfabeta, reflexo direto da escravidão sofrida por seus antepassados e, de certa forma, ainda refletida em suas vidas, é narrada de forma crua com seus rancores, suas desesperanças e, por vezes, suas conformidades com o sistema que os afoga.

Ponciá desde muito jovem provou-se extremamente talentosa - se alfabetizou, em maior parte, sozinha, e auxiliava a mãe na criação de vasos de barro. Quando pequena, possuía enorme curiosidade em relação ao mundo, sonhos que almejava realizar - o que acabou a levando para a cidade em busca de melhores condições de vida.

No entanto, com o passar do tempo, seu coração, antes otimista e idealista, passa a se entristecer com o peso da sua dolorosa conclusão: não havia muito o que ela pudesse fazer; estava fadada à falta, ao vazio, longe de transformar seus maiores desejos em realidade.

Luandi, seu irmão, também deixa sua casa e acaba se inspirando em um soldado negro da cidade, chamado Nestor. Atraído pela possibilidade de ordenar e não ser somente aquele forçado a obedecer de cabeça baixa, ele se torna um aprendiz desesperado (subconscientemente) em tentar fugir da opressão social.

A mãe deles, sem nome, tem um papel apropriado na história: uma mãe que tenta reunir a família dispersa pelo mundo, pois, em sua sabedoria, entende que a família é, por vezes, nossa única garantia de apoio.

A história é rápida, mas a escrita, dura e dolorosamente realista, conta um enredo que pesa em nossas gargantas. Um enredo necessário, que me fez perguntar diversas vezes: quantas Ponciás existiram e ainda existem? E Luandis? E Nestores?

Luto para encontrar alguma forma de descrever apropriadamente esta história, mas nenhuma palavra faz jus ao que "Ponciá Vicêncio" conta e representa. Somente me impressiona como Conceição consegue dizer tanto em tão poucas páginas, em como ela consegue fazer com que pensemos em uma obra sua mesmo depois de meses após a finalização de nossa leitura (como é o meu caso).

Amei como a autora descreveu o marido de Ponciá sem vilanizá-lo completamente, mostrando que ele não é uma pessoa inteiramente ruim, mas que tornou-se quem é por influência de diversos fatores. A história do avô de Ponciá é cruel, mas tão verdadeiramente triste que nos traz lágrimas aos olhos. Particularmente, achei criativíssima a descrição de tempo, nos trazendo à reflexão e imergindo na consciência cada vez mais longínqua da protagonista. As metáforas são sensacionais, e fazem cada vez mais sentido à medida que a história se desenrola. A mensagem final é belíssima, emocionante.

Minha única ressalva, que me fez refletir sobre se deveria descontar meia estrela ou não (o que acabou não acontecendo) é a forma como a personagem Bilisa é nos apresentada e, então, "desaparece" (para não dar spoilers a ninguém) poucas páginas depois. Acredito que entendi claramente o que a mulher representa, mas gostaria de ter tido um pouco mais de tempo com ela. Minha pergunta, no entanto, é: não seria proposital? Não seria uma forma de Evaristo nos fazer sentir na pele a dor da ausência repentina e inesperada?

Conhecendo pouquíssimo autora, já posso afirmar que, certamente, nada que ela escreve é por acaso. Recomendo que leiam esta obra magnífica e tenham essa experiência sem igual o mais rápido possível.

Adeola 28/04/2022

Mais um livro da conceição que vou levar pra vida
A maneira com que a autora usa a linguagem nesse livro foi uma das características que mais me fisgou. Conceição consegue narrar em diferentes pontos de vistas e fazer com que o leitor sinta cada aspecto dos personagens de maneira poética.

Esse livro, na minha opinião, é uma história de memórias, de desencontros e reencontros, de tristezas profundas e poucos momentos de alegria.

lena 28/04/2022

li pra escola mas gostei?
Tinha que ler esse livro pra escola e acabou sendo um dos únicos livros q eu gostei.
A história não é leve, mas flui muito.
Gostei muito!

tawanamirelle 03/05/2022

LEIAM PONCIÁ! <3
Depois que li "Olhos d'água" fiquei por longos meses desejando ler esse livro. Já no meu primeiro contato com a autora me encantei por sua escrita tão singular e carregada de afeto. Este livro já se tornou o meu favorito. É intenso, doloroso e há momentos (vários, eu diria) em que é difícil conter as lágrimas. Dá vontade de dar um abraço bem forte em Ponciá e em sua família.
Vale muito a pena a leitura! São vidas marcadas pela(s) violência(s), mas que resistem, com luta, amor e esperança.

Marin 06/05/2022

Sentidos
Posso afirmar: é uma obra de arte!

Se tornou meu livro preferido num estilo clássico, pós escravidão e afins. Ele é incrível, vem construído e explicado, de fácil leitura e entendimento.

Me envolvi na história, amei os personagens, odiei o destino que não os deixava juntos, acordei a referência da cobra ao decorrer do livro, fiquei encantada.

Arte, apenas arte

Biblioteca Álvaro Guerra 11/05/2022

Ponciá Vicêncio é um romance brasileiro de Conceição Evaristo publicado em 2003, pela primeira vez, mas já passou por várias edições.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788534705318

Alessio 17/05/2022

Obra prima
O livro Ponciá Vicêncio é simplesmente uma obra prima. A linguagem é extremamente bonita e poética, fazendo com que o leitor sinta as sensações e sentimentos dos personagens. Na narração de cada um, na escolha de palavras, podemos ver suas identidades.
Simplesmente incrível, sem palavras para descrever esse livro.

Ze Jr 21/05/2022

Um livro sensacional ,que mostra a vivencia de uma mulher negra de forma não linear,contando sua trajetória de vida de batalhas e percas,somadas ao seu contexto social ,resultaram na sua ausencia e desesperança ,buscando seu conforto mental em memórias e devaneios?amei,porem minha experiência não foi melhor pelo fato de ja saber alguns fatos ocorridos,visto que foi uma obra cobrada no vestibular de 2021 da UFRR(eu não me organizei oara ler) e tive que recorrer a resumos ?.