Ponciá Vicêncio

Ponciá Vicêncio Conceição Evaristo

Resenhas -

PedroSF 28/06/2021

Surpreendente
Li por conta da escola, não esperava nada de mais. Porém, logo no início me prendeu na leitura, na sua maioria de fácil entendimento. Achei a história cativante e emociante, gostei do desfecho.

esther.crisrocha 09/07/2021

Surpendida
Comecei a ler esse livro por causa de um trabalho para faculdade, por esse motivo eu cheguei a pensar que seria mais um livro chato que os professores passa para gente. Mas, o livro me surpreendeu, julgo ser um dos melhores livros que eu li ate agora. A história de Ponciá é incrível e também tão real, parece uma história que uma avó ou um parente mais antigo contaria para você.
E os capítulos dos livros são curtinhos faz com que você leia em um pouco tempo, e também não percebe a quantidade de páginas que você já leu. A escrita da autora é tão incrível, ela utiliza uma linguagem simples para contar a história.

teix 13/07/2021

Uma leitura extremamente necessária
Que experiência maravilhosa!!! Não havia lido nada da autora antes e gostei muito do que encontrei. Sem dúvidas, não é uma leitura fácil, não devido à linguagem, mas sim o peso do conteúdo, um grande choque de realidade sobre o que a "libertação dos escravos" foi para eles e seus descendentes. Creio que isso ficou bem sintetizado nesta passagem: "A vida escrava continuava até os dias de hoje. Sim, ela era escrava também. Escrava de uma condição de vida que se repetia." Vale demais a leitura, recomendo a todos.

Reinaldo Júnior 29/07/2021

Ponciá Vicêncio
É uma leitura bem objetiva e simples que aborda aspectos sobre a identidade, sobre memórias, sobre uma sociedade ainda marcada pela escravidão, sobre o preconceito e o racismo. Mesmo diante desses contextos a narrativa é bem condensada poeticamente, pois aborda (des)encontros de uma família que após perdas, no meio rural, busca oportunidades no meio urbano.

Wallace17 30/07/2021

EXUberante Conceição Evaristo
Este foi o primeiro livro que li da EXUberante Conceição Evaristo. E olha, fiquei maravilhado com a narrativa dela. ❤Ponciá Vicêncio é um livro que carrega muito Brasis, sobretudo o Brasil de injustiças contra o povo negro.
A vida no campo retratada no livro me fez recordar da minha falecida avó, que vivia na roça. Quando Ponciá e o irmão Luandi decidem tentar a vida na "cidade", isso me fez pensar na história da minha mãe e das minhas tias e tios que viveram esta condição de emigração. É um livro que alcança muitas pessoas, sob vários aspectos.
As problemáticas históricas e sociais do povo negro do Brasil, estão inseridas por toda a obra, no entanto, Conceição Evaristo expõem os fatos com muita sensibilidade, provocando boas reflexões sobre pobreza e solidariedade, laços afetivos, sabedoria e respeito aos mais velhos, desilusões, condição de trabalho, violência doméstica e sobretudo, como vidas marcadas por desenganos podem contribuir para o desequilíbrio da saúde mental. O mais bonito porém, é o senso de família e de ligação com a terra. Elos que não se rompem nesta história. É um livro com muito potencial pedagógico, pode ser utilizado em sala de aula para revelar essas questões e muitas outras

site: https://www.instagram.com/p/B13qKgvnJAv/

natalianvn 04/08/2021

uma poesia em prosa, dolorida. sobre memória, ausência e presença. sobre os legados de um passado escravista.
evaristo conseguiu me tocar profundamente com essa história, chorei e sorri, e recomendo a todos essa leitura tão linda e triste.

Lavinya28 13/08/2021

"[...] O humano não tem força para abreviar nada e quando insiste colhe o fruto verde, antes de amadurar. Tudo tem o seu tempo certo. Não vê a semente? A gente semeia e é preciso esquecer a vida guardada de debaixo da terra, até que um dia, no momento exato, independente do querer de quem espalhou a semente, ela arrebenta a terra desabrochando o viver. Nada melhor que o fruto maduro, colhido e comido no tempo exato, certo. [...]"

Dora_Vr 19/08/2021

Ponciá
Nunca teria pensando em ler esse livro, não é o estilo que eu gosto, julguei que ele seria chato, mas a vida me deu um tapa na cara.
Esse livro foi uma leitura à pedido pela minha professora de literatura, quando eu comecei a ler realmente pensei que era chato, mas conforme eu ia lendo, começava a cada vez mais a gostar da história, me emocionar. É uma história que não devemos achar que é só o que tá escrito e nada mais, levar ao pé da letra. É uma história de sentimento e conexão, tudo tem algum significado, é justamente algo para refletir. Recomendo muito.

MagnAlia.Tebaldi 20/08/2021

impressionante
Li esse livro para um trabalho do colégio, despretensiosamente e sem expectativa nenhuma, mas acabei me surpreendendo muito! O livro é ótimo, e eu tenho certeza absoluta que se não tivesse sido minha professora obrigando eu ler, eu teria dado 5 estrelas facilmente. A única coisa que me incomoda é a leitura difícil, por ser bastante poética e afins, mas a história é muito linda. Demorei 2 meses porque entrei em uma ressaca literária muito forte, e quando voltei minha mãe tinha pego emprestado pra ler.

bel 31/08/2021

????,5
Nesse belíssimo livro da Conceição Evaristo sentimos um misto de emoções ao conhecer mais sobre a vida da protagonista.

É um livro que me fez ficar muito sentimental ao ler, principalmente ao falar sobre o vô da Ponciá, de quem ela herdou muitas coisas. A história é contada desde o nascimento, mas de uma forma não linear.

É um livro que fala sobre origens  mudanças e família, muito tocante e de uma forma real, recomendo demais a leitura.

Nado 31/08/2021

Esse romance de formação escrito por @conceiçãoevaristo é narrado em primeira pessoa pela protagonista que dá nome ao livro. Nele ela conta todo caminho percorrido desde a infância até a fase adulta.
Dona Conceição usa de sua peculiar maneira de escrever como a ferramenta essencial para trazer ao leitor uma história densa, mas que é lida ao mesmo tempo de forma leve. Como em outros títulos de sua autoria, ela mescla o passado e o presente para contar a história de Ponciá.
O enredo passa por toda a identidade dela, fundida com as lembranças de seu avô e de outros antepassados. O leitor acompanha a narrativa de Ponciá de uma maneira em que é possível perceber que sua lembrança está sob uma tênue linha entre o real e o imaginário.
Em meio a história da protagonista e demais personagens que foram construídos de forma tão forte e emotiva, o leitor irá se deparar com questões históricas e sociais que fazem parte do passado do país. Tais situações infelizmente não ficaram todas para trás, a crítica social embutida nos parágrafos cabe muito bem no atual cenário brasileiro.
A autora narra alguns fatos que os pretos passaram depois da ?abolição? da escravatura. É impossível de ler humilhações que Ponciá e seus antepassados passaram e não sentir revolta. Os sofrimentos que seu avô passou ainda criança e a forma com que Ponciá contou, pode mexer com os ?corações mais duros?, o que mostra que a autora consegue chegar aonde quer.
Conceição Evaristo se tornou uma das minhas autoras favoritas desde que tive contato com Olhos D?Água. Depois tive o prazer de ler ?Becos da Memória? através de uma leitura coletiva do grupo ?Lendo Mulheres Nacionais? do @eu_rafa. ?Ponciá Vicêncio? foi um mimo literário da querida Carla do @tripulante, a qual sabia do meu desejo em ler e tão carinhosamente me presenteou.

Lucikelly.Oliveira 05/09/2021

Esplêndido
A obra narra a trajetória de Ponciá Vicêncio, uma mulher negra, desde sua infância até a idade adulta. Ponciá mora com a mãe, Maria Vicêncio, na Vila Vicêncio, no interior do Brasil, onde vive numa população de descendentes de escravos

andreaim 09/09/2021

Gostei muito da leitura. O texto, apesar de certos aspectos tristes, é mais leve que Olhos d?água, meu primeiro contato com a obra da escritora.
Há referências à mitologia africana e a busca por explicações sobre certos temas e referências permitem um enriquecimento cultural nesse aspecto.

Maitê 04/10/2021

Me perguntando como eu nunca li Conceição Evaristo antes?
Ponciá Vicêncio tem pouco mais de 90 páginas mas cada uma delas é de uma perfeição que eu não tenho habilidades suficientes para escrever uma resenha que seja capaz de explicar isso.
É um livro atemporal, daqueles que você devora em poucas horas, mas não é uma leitura fácil, é dolorida, mas impossível de deixar.