Ponciá Vicêncio

Ponciá Vicêncio Conceição Evaristo

Resenhas -

CAcera3 01/10/2023

Um abraço literário
Ponciá Vicêncio conta a história de uma família que vive no profundo interior do Brasil onde suas perspectivas de vida são duramente limitadas. Nossa protagonista, que dá nome ao livro, cresce nesse lugar e em determinado momento tem desejos de buscar outros horizontes. Essa história de êxodo rural pode parecer corriqueira e banal, mas o que a autora faz aqui é nos contar histórias dolorosas através de uma escrita imensamente sensível.
Esse livro me lembrou uma leitura anterior que foi a de Torto arado, porém além dessa ter sido escrita e publicada antes do grande sucesso de Itamar Vieira Jr, aqui não temos uma narrativa épica como nesse outro livro. O ambiente é semelhante, bem como seus personagens, suas dores e até o tom místico. Porém Conceição Evaristo tem um jeito doce de contar, um ritmo manso que te envolve e traz a sensação de atravessar uma cortina que te leva para dentro de uma casa de barro com vista para o rio.
Apesar de curto, o livro não me deu vontade de lê-lo rapidamente, pois as palavras são tão bem escolhidas, tão sincronizadas que parecem te abraçar a cada linha que se lê, e eu enquanto leitora muitas vezes me vi estacionada nesse abraço literário, ora sorrindo, ora chorando e sempre torcendo por Ponciá e sua família.

?O humano não tem força para abreviar nada e quando insiste colhe o fruto verde, antes de amadurar. Tudo tem o seu tempo certo. Não vê a semente? A gente semeia e é preciso esquecer a vida guardada de debaixo da terra, até que um dia, no momento exato, independente do querer de quem espalhou a semente, ela arrebenta a terra desabrochando o viver. Nada melhor que o fruto maduro, colhido e comido no tempo exato, certo.?

Lalu 30/09/2023

Ponciá Vicêncio
Um dos melhores livros q já li na vida, sem pensar duas vezes. O livro é perfeitamente pensado, arquitetado, e traz recortes cirúrgicos de uma realidade q ignoramos. São tantos os fatores abordados nesse livro, tantas críticas sociais. Racismo estrutural, e tudo q vem com ele, machismo, violência doméstica, resquícios escravocratas na sociedade atual, hierarquias sociais, desigualdades em todos os aspectos sociais e econômicos, etc. Tudo nesse livro me encantou, mas principalmente o cuidado com q foi escrito, a atenção dada à cada personagem, a visão de q ninguém é 100% bom ou mau, e sim humano. A escrita é envolvente e leve, e em muitos momentos se assemelha a uma poesia. Esse é o tipo de livro q eu recomendaria até pra minha sombra, e q pra mim toda e qualquer pessoa deveria ler. Simplesmente sensacional.

Vanderson.Alves 22/09/2023

Poncia tem um lugar reservado no meu coração, como sua escritora, Conceição Evaristo. A história da família de Poncia é marcada por perdas e acontecimentos que fazem o que fazem com um ser humano como nossa personagem principal. A vida dura de um pobre nunca é fácil, principalmente se você não tem forças mentais para lutar. Esse livro me cativou e acredito que te cative também.

Gabriela 21/09/2023

Uma leitura profunda
?Ponciá Vicêncio? é um romance de formação em que o nome da protagonista entitula o livro.

Ponciá é uma jovem mulher negra, nascida na roça, que decide ir para a cidade em busca de uma vida melhor. A narrativa se inicia com Ponciá criança, conta alguns acontecimentos de sua infância e sua relação misteriosa com seu avô. Quando Ponciá vai para a cidade, a história intercala presente e passado, as vivências da Ponciá adulta com as da Ponciá criança, tentando descobrir qual é a herança que seu avô deixou para ela.

É uma história sobre busca da própria identidade, sobre como a história dos antepassados de Ponciá atravessa sua vida presente. A relação com a terra de origem, com a família e com a arte são alguns temas importantes, assim como a solidão.

Me emocionei do início ao fim com a trajetória de Ponciá e, também, de sua família, indispensável para a narrativa. Uma mulher negra que, mesmo liberta, ainda colhe as dores de um passado escravocrata, mas que busca um futuro verdadeiramente livre.

Aylane Nunes 20/09/2023

Muito bem escrito
O que falar dessa autora?
É um livro triste, com alguns gatilhos mas Maravilhoso.
Muito bem escrito e que envolve o leitor com uma linguagem poética e reflexiva.
Vale a pena a leitura.

Elaine209 16/09/2023

Ponciá
Que livro intenso! Forte! Inquietador!
Quantas Ponciás vivem pelo mundo afora?
Não é a toa que Conceição Evaristo denominou sua obra de escrevivências... suas personagens estão presentes na vida real e com isso percebemos a verossimilhança, pois a arte imita a vida, ou seria o contrário?
A história de Ponciá e sua família retrata bem a história do negro em nossa sociedade. Suas lutas, a travessia da zona rural para a cidade grande, as tristezas enfrentadas pelos brancos da cidade, os sofrimentos causados por todo tipo de violência... os traumas da infância, a história da família, a relação com seu avô... nossa! Essa história me tocou de um jeito... certamente, essa personagem ficará marcada para sempre em minha vida!

Fernanda 14/09/2023

Uma ótima leitura, a profundeza de cada personagem é super interessante para se ler, como cada um tem sua própria história na vida da Ponciá.

oliveiralauras 13/09/2023

Impactante. Uma leitura fluida, mesmo com os assuntos tratados ao longo do livro, embarcamos na história de Ponciá.

elli elli 08/09/2023

LEITURA OBRIGATÓRIA DA UFRGS 3/11
Lindo! Lindo em escrita, lindo em história. A escrita da autora é belissima, ela escreve com peso, com um mergulho na própria história que eu só presenciei com clarice lispector anteriormente, me conquistou e lerei outros livros dela. A história é outro tesouso, é pesada em verdade, na realidade do nosso país, a temática racial é tratada com tanto cuidado, horas de forma crua, horas sutil, mas em todas envolta com uma tentativa de resgate, a tentativa de ter os seus ao seu redor, de ter a sensação de pertencimento, mas ao mesmo tempo não podendo esquecer do que se passou pelo próprio bem e respeito ao seu mesmo povo. Um livro incrível e muito sensível.

Aylana Almeida 28/08/2023

Experiência de leitura incrível!
Ler Conceição Evaristo é sempre muito duro, ácido e angustiante. A beleza da sua escrita está em trazer à tona sentimentos tão diversos em meio à descrições tão cruas. Excelente leitura!

Gisinha 25/08/2023

Doloroso e inesquecível
Esse é o tipo de livro que, ao começar, devemos nos preparar. A grande verdade é que nossa educação, extremamente misógina, racista e preconceituosa não permite que possamos apreciar uma obra desse porte da forma adequada. Ponciá Vicêncio é uma narrativa sobre superação, apesar das dificuldades. Querendo ou não, os personagens lutam com o sofrimento imposto por um sistema injusto que não permite que as pessoas cresçam. Demorei a perceber isso, e agora que percebo, vejo que minhas palavras são pobres para descrever uma leitura inigualável.

Ju Biasuz 18/08/2023

Tive que ler para a escola e cheguei a conclusão que esse definitivamente nao é meu estilo de livro, senti falta de diálogos entre os personagens e fiquei confusa pelo fato do plot ficar mudando de presente para o passado. Apesar disso gostei de como o livro lida com questões sociais e as críticas que ele faz!

Beatriz1505 16/08/2023

Cotidiano professor
Esse livro é a perfeita amostra que o relato de um dia a dia pode contar a história de alguém.
São nos pequenos detalhes que encontramos os maiores aprendizados e histórias.

Pedro Picoli 12/08/2023

Pode virar clássico devido suas ponderações
Um livro que tem tudo para virar um clássico, de uma estória e narrativa semelhante a de torto arado, de Itamar Vieira Júnior (mesmo tendo vindo muito antes).Inegavelmente rico, com muitas questões, questionamentos e reflexões, entretanto não gostei muito da escrita em si e da organização e divisão das partes de cada um. No mais, ótimo livro e aconselho a leitura.

Buzatto1 11/08/2023

Outro que li por causa de um trabalho da escola e olha, que bom que tive a oportunidade de ler ele. É uma leitura necessária, muito boa e curta, ou seja, tu acaba em um dia o livro. Muito gostosinho discutir sobre ele.