Matilda Roald Dahl

Resenhas - Matilda

hxlxnwzy 09/03/2023

Matilda viajou pelo mundo todo, sentada em seu quartinho...
essa com certeza era uma das minhas histórias preferidas quando eu era criança. Assistir ao filme e me sentir como a Matilda no mundo dos livros era uma sensação única.

é uma história tão simples, mas com tanto significado. Mostra o lado despretensioso da vida e como os livros podem agregar na nossa realidade, mesmo que seja nos tirando dela por uma fração de tempo.

os livros mostraram a matilda que ela não estava sozinha, e matilda me mostrou que eu não estava sozinha na presença deles quando eu era pequenininha. Essa história sempre vai ter um lugar especial no meu coração.

Bia 06/03/2023

Matilda
O livro conta a história de Matilda, uma menina de apenas 5 anos, porém muito inteligente. Mesmo assim, seus pais não ligam muito pra ela. Então, quando ela começa a ir à escola, coisas surpreendentes acabam acontecendo, ela conhece srta Mel, a professora, a sra Taurino, a diretora, e descobre que tem super poderes.

Eu achei o livro bem legalzinho, bom pra sair da ressaca literária e pra ler bem sem compromisso mesmo. Achei meio ruim que não tinha um intervalo tão grande entre o final do capítulo e o começo do outro, era como se fosse só um ponto mesmo.

Pedro Petribu 05/03/2023

INCRIVELMENTE PERFEITO!!!!!!!
Adorei o livro, é realmente melhor que o filme, eu tendo apenas 9 anos estou dizendo isso porque esse livro me impressionou! A amizade da Matilda com a srta Mel, a malvadeza da Trunchbull, a ganancia dos pais de Matilda e a inteligência enorme da pequena menina que aparenta ter 6 anos de idade. O livro e incrível! Fiquei muito feliz de ler.
Mariana.Petribu 05/03/2023minha estante
E eu adorei essa resenha! O livro é mesmo melhor que o filme, que também é muito bom. Acho que os poderes da Matilda vem dos muitos livros que ela lê, será??

Janaina 05/03/2023minha estante
Tô lendo BGA dele e gostando muito. Já viu o filme?

Pedro Petribu 06/03/2023minha estante
Olá Janaina, pesquisei sobre o filme ?O bom gigante amigo? parece ser ótimo vou ver o filme e logo depois vou ler o livro!!!???

Aline 02/03/2023

Matilda
Matilda é uma criança encantadora para o leitor e para a professora Mel, diferentemente de como é vista e tratada pelos outros pernosagens "carrascos" como seus pais e a diretora da escola onde estuda, nos quais reinam a podridão dos sentimentos e das atitudes humanas. Classificado como literatura infanto juvenil, acrescentaria "para adultos", pois trata de temas tão profundos e pesados, apresentando alguns gatilhos. Leitura fluída, instigante, irritante e ao mesmo tempo reflexiva. Uma leitura forte para adultos infanto juvenis fortes.

Esther 01/03/2023

Lindo
E perfeito! achei melhor do que o filme, é muito mais mágico quando lemos tudo que acontece com a srta. Mel e a Matilda, amo essa dupla!

queria ter lido quando criança, mas ainda sou grata por ter lido por agora. o musical é lindo mas é uma adaptação, então tem muita diferença da história original (mas continua lindo, me apaixonei)

Lulubs ð 26/02/2023

Otimo livro, principalmente para crianças. No final fica meio chatinho, mas vale a pena.
Achei meio violento tambem, mas é tranquilo para as crianças lerem.

Amanda.Brisa 26/02/2023

Meu livro, meu filme, minha personagem favorita da vida ??
Matilda fala sobre problemas familiares, livros e magias. É uma história rápida, porém muito reflexiva.
É encantador, leiam!

Belquis.Rosson 25/02/2023

Matilda
Matilda é uma menina a frente de seu tempo, inteligente e curiosa. Uma obra que infelizmente retrata a realidade de muitas famílias. Pais negligentes e uma professora doce e humana fazem parte da sua vida. Esse é um daqueles livros que todo mundo deveria ler

Floriele 21/02/2023

Matilda 🧣📖
"Era gostoso levar uma bebida quente para o quarto e deixá-la a seu lado enquanto lia quietinha, durante a tarde, na casa vazia. Os livros a transportavam para mundos novos e a apresentavam a pessoas diferentes, que viviam vidas incríveis." (p. 16)

Finalmente conheci o livro que inspirou um dos meus filmes favoritos!
Matilda nos é apresentada como uma menina muito inteligente, esperta e autodidata em muitos aspectos, mas que é completamente negligenciada pelos pais, o sr. e a sra. Losna. Estes dão atenção exclusiva ao irmão de Matilda, Michael.
Também conhecemos a querida srta. Mel, a amada professora da menina e com quem ela mantém uma linda relação, ajudando-a a livrar-se de sua terrível tia e diretora da escola onde Matilda estuda, a sra. Taurino.
Este é um livro que cita alguns outros, o que deixou esta leitora que vos escreve muito feliz. E um fato interessante sobre isso é que tais livros são clássicos, visto que a bibliotecária de onde Matilda pegava livros emprestados fazia questão de escolher os melhores para a menina: "Sua primeira ideia foi pegar um romance para adolescentes, daqueles que são escritos para meninas de seus quinze anos; mas, por alguma razão, ela caminhou instintivamente para uma estante específica" (p. 9). Achei isso o máximo.
Algumas das cenas que vemos no filme são um pouco diferentes no livro, mas isso em nada deixa a desejar. Acho ambos excelentes.
Separei o livro para ler em uma tarde e a sensação que tive foi de estar mesmo assistindo a um clássico da Sessão da Tarde.
Enfim, amei muito esta leitura!
———————————————
O que me deixou um pouco reflexiva foi o modo como o autor mostrou Matilda vingando-se do pai por esse ser negligente; eu, obviamente, fiquei atenta a esse tipo de comportamento por não concordar com tais ações.
No mais, é daqueles livros que dão um quentinho no coração. Bom de mais!

Alessandra.Adams 20/02/2023

Que livro gostosinho. É uma leitura rápida e divertida.
Apesar de ser uma leitura mais infantil ou juvenil, recomendo para todas as idades.

Regina 20/02/2023

Matilda é uma garotinha esperta e inteligente, mas seus pais acham que ela não passa de uma grande chateação. Todos os dias ela fica horas na biblioteca, devorando um livro atrás do outro enquanto os pais preferem ficar assistindo à televisão.

B. França 20/02/2023

Essa livro é uma delícia de ler. Me leva de volta à infância. Algumas cena que achei pesadas e ainda bem que não tavam no filme. Vale a pena a leitura

kindle0 10/02/2023

Matilda!
Um livro levinho e super gostoso de ler em um final de semana.
É infanto-juvenil, mas todo adulto deveria ler.
Uma delícia de livro.