Becos da memória

Becos da memória Conceição Evaristo

Resenhas - Becos da memória

marcelagaia 06/01/2024

?Do coração enorme de vó rita nascia a humanidade inteira?
Com uma prosa simples, envolvente e arrebatadora, Conceição Evaristo escreve essa obra de arte que deveria ser considerada leitura obrigatória para entender o brasil em que a gente vive. Sem duvidas entrou pros meus livros favoritos.

Lathara 03/01/2024

Dona das minhas lágrimas
Comecei a leitura com um silencioso acordo de não me derreter, mas falhei miseravelmente molhando as páginas com minhas salgadas lágrimas.
Becos da Memória é uma reunião de memórias dos becos de uma favela em desapropriação. Histórias entrelaçadas por uma menina que tudo escuta e sonha em um dia contar... O livro traz relatos de morte, dor, mudança e esperança.

kau 29/12/2023

Leitura obrigatória
"Antes de tudo, explicava que era preciso que todos aprendessem a ler a realidade, o modo de vida em que todos viviam."

Esse trecho retirado de Becos da Memória traduz a importância da leitura da obra, documento histórico que sensibiliza ao mostrar a realidade dos moradores da favela (ambiente em que falta de tudo, mas nunca falta AMOR).
É revoltante constatar que a miséria e o racismo retratados ainda estão presentes nesse país tão desigual, que tenta camuflar as questões.

Ronnayse 29/12/2023

Becos da memória é verdade e é mentira. Afinal, a ficçao é inspirada na realidade.

Como a vida das pessoas pode ser apagadas rapidamente...

Em Becos da Memoria temos a historias de moradores de uma favela que passam pelo processo de desfavelamento.
É uma população que carrega um passado de sofrimento e se vê sem espaço na sociedade, como se pudesse ser facilmente descartada.

As historias presentes no livro são narradas a partir da memória dos mais velhos que buscam nessas memorias os acontecimentos vividos nos becos da favela.

Arthur 28/12/2023

último livro do ano foi ótimo
Faz uns dias que terminei de ler, aproveitei os dias perto do Natal pra finalizar, e eu gostei muito. Esse é um livro que tem muitos personagens e consegue se aprofundar em todos e dar histórias interessantes pra todos sem ficar enrolando muito, sempre muito direto. E as histórias desse livro são todas bem tristes e injustas, certamente muito parecidas com histórias de quem viveu em lugares como o a favela retratada nele. Recomendo muito, é um livro incrível que tem poucas páginas e é rápido de ler mas tenho impressão de que o conteúdo dele é maior que muito livro longo

Bruna.Bandeira 27/12/2023

Poético
Não sei se pq li seguido de Ponciá Vicêncio, q amei mto, mas não me interessei tanto com os personagens de Becos... Vale super a leitura, a narrativa poética de Conceição se mantém presente e as histórias são boas... Mas não tive como não comparar e aí esse perdeu um pouquinho o encanto...

*Si* 26/12/2023

O poder da escrita
Uma leitura que é um mergulho nas lembranças, uma trama circular sobre personagens que fazem parte da vida. Da vida na favela que se desfaz pela ação opressiva do homem. Pela lei da sobrevivência onde o mais fraco é subjugado pelo mais forte. Nem tudo é dor e miséria, nem tudo são as fofocas, nem tudo é sofrimento. Há beleza, há poesia. A escrita é redentora. A arte é a libertação. Cada elemento guarda uma simbologia. Uma metáfora onde reconhecemos a força dos que resistem. Uma narrativa às vezes cortante, tantas outras vezes encantadora. O que mais chama a atenção é a delicadeza para descrever o que dói. É o olhar atento às belezas impossíveis do cotidiano. No fim o que fica é a certeza de que um dia Maria Nova vai contar a sua história, vai escrever sobre os dias em que os tratores foram derrubando os barracos, o tempo em que o buracão virou abismo, em que ainda existiam as lavadeiras da torneira de cima, sobre a vida daqueles que se amontoaram nas suas memórias derramadas sobre os becos da favela onde cresceu. É lindo!

Jamille Madureira 25/12/2023

?Todos aqueles que morreram se se realizar, todos os negros escravizados de ontem, os supostamente livres de hoje, se libertam na vida de cada um de nós, que consegue viver, que consegue se realizar. A sua vida, menina, não pode ser só sua. Muitos vão se libertar, vão se libertar por meio de você. Os gemidos estão sempre presentes. É preciso ter os ouvidos, os olhos e o coração abertos.? (p. 101)

eduarda 17/12/2023

"A vida parecia uma brincadeira de mau gosto."
A forma poética como Conceição Evaristo retrata acontecimentos de uma favela me lembrou um pouco de Cidade de Deus. A autora conta de forma sensível e emocionante a tristeza sentida e memórias vividas pelos moradores tendo como cenário, um processo de desfavelamento, de expulsão de seus proprios lares. Perante a tomada de direitos dos moradores, ao passear pelos becos que compõem a favela, histórias são contadas e memórias são revisitadas ao passo que somos apresentados aos incríveis personagens que compartilham vivencias, afetos, desafetos e lutas. Estou fascinada pela escrita, histórias e personagens de Conceição Evaristo.

Isabella.Alves 15/12/2023

Da prosa ao poético encantador?
De fato, Conceição Evaristo é uma das maiores escritoras que já tive o prazer de ler.

A forma como ela perpassa pelas suas memórias de forma tão poética/prosaica é de uma genialidade absurda.

As dores são retratadas de forma tão sutis e avassaladoras ao mesmo tempo. Não tem como não se emocionar com as memórias retratadas aqui.

Não tem como ser uma nota diferente. 10/10.

Gabriela 14/12/2023

Escrevivência dos Becos
Nessa narrativa memorialista, é contada a história do desfavelamento de uma comunidade, de forma que o tempo da narração e o tempo da narrativa são diferentes. A narratária é Maria-Nova, que, de um tempo futuro, recorda-se daqueles dias de sofrimento e escreve uma homenagem póstuma a Vó Rita e a tantos outros personagens que compõem os Becos da Memória.

Esses personagens se amontoam lado a lado nas páginas, como os próprios barracos da favela. A história de cada um é revelada devagar, ao passo em que a favela está sendo destruída, as histórias de todos se entrelaçando à história do lugar.

Maria-Nova, sempre atenta, acolhe em seus ouvidos-conchas as histórias dos demais personagens, majoritariamente contadas a ela por Bondade, homem de idade infinita e sem casa própria, que se hospeda na casa dos demais moradores. Além de Bondade, também Tio Totó conta-lhe muitas histórias. Diante de tudo que vê e ouve, Maria-Nova faz um compromisso consigo mesma de escrever a história de seu povo.

É um livro sensível, profundo, reflexivo, que mostra a aproximação entre senzala e favela. Através da figura de Negro Alírio, muitos costumes da ordem social hegemônica são contestados e colocados em cheque. As tantas mortes causadas pela miséria e pelo desconhecimento são dolorosas e sofridas, uma denúncia da realidade social que Conceição escolheu retratar ? em que há muito de autobiográfico.

tcs_ 03/12/2023

Becos...
Becos da memória é uma história sensível que te prende e traz vários acontecimentos sobre pessoas reais. pessoas essas que moram em becos que geralmente ninguém vê, que são excluídas da sociedade. o livro traz a voz dessas pessoas. muito interessante e reflexivo. recomendo muito

tai do jk 02/12/2023

Obra de arte
Conceição Evaristo escreveu uma obra de arte, 'Becos da Memória' escritos a anos atrás, ainda consegue descrever a nossa triste realidade. História contadas pelos Becos da favela, histórias de um povo, histórias de lutas, tristeza e amor.
Cada personagem apresentado por Evaristo trás em si memórias de seu passado sofrido. Personagens e histórias fortes, que conseguem representar ainda a nossa atualidade.
'Becos da Memória' trás a vida do povo negro, suas batalhas pela sobrevivência, a sede do querer e não poder, de desejarem tanto viver a ponto de morrer por não viver.
Um livro q nos faz pensar sobre como é a vida desse povo, como é sua forma de ver a realidade e suas histórias contadas pelos Becos das favelas.
É uma leitura que eu recomendo para todos.

@Estantedelivrosdamylla 29/11/2023

Impactante
Este é o primeiro livro que leio escrito pela Conceição Evaristo, e fico feliz em saber que conclui sua leitura no dia do aniversário da autora.

O dizer desse livro? Impactante certamente é uma palavra que descreve bem o que esse livro fez comigo. Como gosto de dizer, não saí ilesa dessa leitura.

Com o cenário de uma favela, Conceição Evaristo traz a história de vários personagens que vivem nessa localidade, e sofrem um processo chamado de "desfavelização', ou seja, são expulsos da favela.

Em um relato completamente triste, a autora fez com que eu aumentasse o alcance da minha visão e pudesse entender um pouco a vida nas favelas e a realidade de boa parte das famílias que moram ali. Famílias marginalizadas pela pobreza e invisíveis pelo racismo.

Precisamos urgentemente ler livros assim para que possamos desenvolver ainda mais uma visão humana e crítica sobre os nossos compatriotas.

Por fim, super recomendo!!

nívia 27/11/2023

Um dos melhores livros nacionais que eu já li! Conceição Evaristo é uma das melhores escritoras existentes. A escrevivência da Conceição é incrível, conta a realidade de grande parte dos brasileiros, de uma forma única e necessária, na qual,todos conseguem entender.