Becos da memória

Becos da memória Conceição Evaristo

Resenhas - Becos da memória

Anna:) 31/01/2022

A escrita sensível e tocante fez com q eu me apaixonasse demais por esse livro. Acompanhar os personagens e entender oq aquela favela significava para eles é incrível. A maneira como a autora conta como o processo de desfavelização afetou a vida deles pode ser interpretada de várias maneiras.
Pra mim n se tratou apenas dessas pessoas perdendo suas casas e o local onde elas cresceram, mas sim sobre como os ricos continuam sempre se sobressaindo e oprimindo os pobres.

Jayane S 11/02/2022

Reflexivo
Vc vai lendo e se envolvendo com as história dos personagens, passa uma sensação q tudo e real. Super indico.

Vinijgc12 11/02/2022

como a própria autora diz, o livro demorou bastante pra chegar ao público, mas apesar de uma diferença de uns 20 anos se aproxima bastante da realidade de quando foi publicado, em 2006 e ainda consegue se aproximar da realidade atual, tratando de assuntos como incesto, abuso, prostituição e a vida na favela

Rosa Alencar 19/02/2022

Encontros FLIP
E Conceição nos disse: pode ser autobiográfico! Como não se emocionar com os relatos dos moradores dos Becos da Memória? Como resistir Ditinha? "Do lado de dentro do peito ", você tem todo direito!

Mah 03/03/2022

Como o tempo passa e escravidão e favela seguem tão alinhados.

Terminei com vontade de chorar.

Frase : morrer de não viver

Alanna Fernandes 11/03/2022

Narrativa surpreendente, ainda mais, por ter sido o primeiro escrito por Conceição Evaristo.
Personagens bem construídos e enredo dilacerante tornam Becos da Memória uma obra atemporal e atual.

Alexia201 18/03/2022

Preservar a memória é preservar a vida
Alguém sem memória é alguém sem história, e ter memória, ter viva a sua história é algo que por muito tempo foi negado aos meus ancestrais.
Conceição mais uma vez retrata a minha história e de tantas outras pessoas negras no Brasil. Com sua escrevivência, retrata a vida de personagens reais e profundos com maestria, personagens esses que são aqueles a quem a colonialidade tentou arrancar a força suas memórias, mas que falharam miseravelmente e que hoje seguem sendo contadas e preservadas dentro e fora dos becos, por tantas outras "Conceições" e "Marias novas" que escolheram a escrita como sua forma de luta e protesto, como sua forma de resistência.

carlos 01/04/2022

Becos da Memória e as memórias de diversos brasileiros.
Estava um bom tempo de ressaca literária, tudo que eu lia me cansava e a Conceição me salvou disso, fazia tempos que eu não lia um livro tão forte, sincero, real e de uma leitura simples como esse livro. Nesse livro Conceição narra mais do que uma história mas expõe realidades que não são distantes da época em que o livro se passa, narra as dores das pessoas pretas e faveladas que são obrigadas á se contentar com uma falsa liberdade e indo muito além narra as esperanças e as visões de futuro de cada personagem.
Foi um livro pesado pra ler, em alguns momentos eu tive que parar pra respirar fundo e não chorar por saber que os relatos dos personagens saem das páginas e estão rodeados em todo país e até perto de mim.
Esse é mais um livro que me marcou e mais uma obra perfeita da Conceição pq essa mulher é uma completa obra de arte!

João Paulo 09/04/2022

Entra para lista de favoritos ?? Histórias necessárias, fortes e humanas que precisam serem sempre contadas. Persongens carismáticos e bem desenvolvidos. Uma escrita simples, fluida, poética e humana. E o livro é repleto de trechos que da vontade de tatuar no corpo. Uma história para esquecer jamais!

Gaby 12/04/2022

Escrevivência!
Mds, que livro incrível, eu não tenho nem palavras pra expressar o quanto me tocou de diferentes formas. Primeiramente nas histórias que traz, fizeram com que eu tivesse os mais variados sentimentos, algumas me tocaram profundamente e não vou mais esquecer, outras tinham uma linda leveza e simplicidade, mas todas juntas, justamente a junção de todas, construíram um impacto imensurável. Segundo ponto é a forma como essas histórias foram dispostas, a construção da obra se seguindo em fragmentos, traz de fato a sensação de que todas aquelas histórias estão caminhando juntas e ao mesmo tempo, mesmo que muito particulares e únicas, são histórias que se interconectam, nunca li nada parecido antes. Além disso, ainda há a forma como ela permeia vários assuntos e como eles estão dentro daquele contexto, com todo o impacto que tem naquelas pessoas e como muito dos impactos são frutos da história que estruturou esse país. Enfim, recomendo a todo mundo, leiam Becos da memória!

leti 01/05/2022

impressionante
a leitura é realmente impressionante, a realidade atinge muito enquanto lemos e percebemos o desespero de todos os moradores dali. a mistura da ficção com a realidade se torna imperceptível, eu amei.

tefis 19/05/2022

Livro ótimo!
Perfeito para refletir sobre assuntos tão reais mas tão distantes de algumas pessoas. Não é muito meu estilo de livro, por conter muita realidade (prefiro fugir da nossa realidade).