Meia Guerra

Resenhas - Arqueiro

1 | 2 | 3 | 4

Mundo de Tinta 14/06/2018

Blog Mundo de Tinta
Após assistir ao assassinato de seu avô, o rei Fynn de Throvenlan, Skara foge para Gettland em busca de segurança e apoio para reconquistar o seu país perdido para Yilling, o Brilhante, tirano a serviço do Rei Supremo.
Apesar de sua pouca idade, Skara sabe que tem uma responsabilidade com seu povo e uma vingança a realizar por seu avô.
Com suas habilidades desenvolvidas para quando herdasse o trono associada ao seu dom natural para eloquência, ela logo consegue convencer os reis inimigos Uthil e Grom-gil-Gorm a lutarem lado a lado em seu benefício. Skara recebe um grande apoio, mas sabe que tudo tem um preço. Mais a frente cada um dos seus parceiros irá mostrar a que veio e qual o seu interesse na guerra. Afinal, quase todos ali tem juramentos e vinganças a cumprir.
Nesse enredo, encontramos o já muito experiente Pai Yarvi, nosso antigo conhecido daqui; sua mãe, a rainha Laithlin; Thorn, a heroína girlpower do livro 2; Brand e outros personagens que apareceram e cresceram durante o desenrolar da história.
A trilogia é juvenil mas não faz feio frente às adultas.
É difícil não soltar spoiler porque as tramas estão muito envolvidas por isso vou ser breve...
Gostei da protagonista Skara, personagem multifacetada, inteligente e engenhosa. Consegue envolver seus servos e também seus leitores. Tem muita desenvoltura com sua posição mas no fundo, continua uma adolescente tímida, instável, cheia de hormônios e com pouca auto-estima. Não torci muito por ela mas também não decepcionou.
Pai Yarvi continua sendo meu personagem favorito, gostei de suas reviravoltas, das justificativas e das conclusões, achei tudo muito impressionante e coerente. Senti falta da Thorn durante boa parte do livro, e isso não me agradou, principalmente pela alta expectativa (pô, já que ele escreveu um livro só pra contar a história dela, pode-se imaginar que ela será muito importante no terceiro, né?!). Pois bem, esperava muito mais ação da parte dela, principalmente nas batalhas principais.
E por falar em batalhas... Rei Uthil, Grom-gil-Gorm, Raith, a bruxa Skifr (uma das personagens mais bacanas dos três livros) e o próprio Yilling, não pouparam esforços e renderam grandes confrontos. Minhas partes favoritas!!
Esse foi de longe, o mais sangrento de todos, com combate corpo a corpo, com armas mágicas e muitas estratégias de guerra, emocionante!!
Fiquei de bem com meu querido Joe Abercrombie, apesar de não totalmente satisfeita com os finais; ainda acho que ele tem muitos ganchos na mente, mas no papel não funcionam muito bem. O destino de alguns personagens muito importantes é finalizado sem nenhum carinho com o leitor, de uma forma simplista e eu diria até descuidada.
Concluindo... Leiam a Trilogia Mar Despedaçado e leiam Joe Abercrombie. Ele arrebenta nossos corações mas é muito bom!!

site: http://blogmundodetinta.blogspot.com/2018/06/resenha-de-tinta-meia-guerra.html#more

George 31/05/2018

Surpreendente
Joe Abercrombie tem uma capacidade de criar personagens complexos, surpreendentes. Sai do convencional, suas criações sao humanas com emoções próprias e parece que dotados de vida própria, o final de cada capitulo e cheio de surpresas, quase impossível nos permitir tempo entre um exemplar e outro... nao quero parar de ler.... Maravilhoso...

DeiaMolder 13/04/2018

Meia guerra
O que possa falar a não ser que amei essa trilogia, terminou direitinho, sem nenhuma ponta solta e o melhor como pensei que os acontecimentos seguiriam. Recomendo!

Braz 11/05/2021

Enfim o último livro.
O terceiro livro é cheio de reviravoltas a todo momento, e muitas coisas me surpreendeu, os novos personagens foram colocados de um jeito bem leve, e fazendo sentido pra história, não gostei de alguma coisas que aconteceram, mas no geral o livro foi ótimo.

Solitário 12/04/2022

Exausto é como mim sinto
O livro mim cansou de um jeito que tirei os livros de medievais da minha meta do ano.
O livro não teve impacto para mim, Yarvi foi quem eu mais gostei .
Acho que talvez tenha sido pela expectativa que eu tinha que ele iria no fim toma o torno. Para mim o final e morno, ou seja, foi ruim.
As crônicas do Rei Arthur, Prince of thornes, tchau só ano que vem.
Caso alguém ler essa minha resenha e desabafo! Me fala ai. P.F.Thornes é bom ?
E maçante?

emlindh 22/05/2022

Meia Guerra
A conclusão da trilogia Mar Despedaçado é simplesmente perfeita.
Cada livro apresenta novos personagens narradores contando pedaços da história, e o que a princípio me gerou um ?ah, mas eu gostava na narrativa anterior? depois só me deixava apaixonada pelos novos personagens.
A construção do mundo que acontece ao longo dos três livros só surpreende cada vez mais, o desenvolvimento de cada personagem me deixou totalmente envolvida com cada um deles e se manteve com os personagens já conhecidos.
Eu amei como o autor trabalha com os maiores clichês da fantasia e entrega algo novo.
Já sinto falta dessa leitura e queria poder ler mais sobre esse mundo e os personagens.

Elane.Magre 29/01/2022

Achei bem razoável esse último, pois mudou de novo os personagens dando um novo olhar fica um pouco confuso.

Jbaclg 25/01/2022

Apenas meia guerra se trava com espadas...
Um ótimo final para essa maravilhosa trilogia. Os personagens são muito complexos e imprevisíveis. Os acontecimentos desse livro são surpreendentes, os desdobramentos da guerra e como ela foi travada ,não apenas por espadas mas por acordos e traições. Fico querendo saber o que acontecerá depois ... se o autor escrever , com certeza lerei!

Vinicius 07/02/2023

Foi decepcionante ler meia guerra. Gostei bastante dos dois primeiros livros, mas me arrastei para terminar este. A escrita chega a ser tediosa em alguns pontos, as coisas são bem previsíveis e no final tem uma reviravolta de 360 graus (imprevisível até demais), mas ela parece ser a coisa mais simples de se fazer.
Outro ponto que não gostei é que Thorn era a personagem central do livro 2. Adorei muito ela. Mas neste livro ela tem zero importância. Parece que o autor simplesmente jogou o conteúdo do livro dois no lixo e inventou uma história nova. Achei que faltou continuidade nos livros e na evolução dos personagens.

pedrogoncalvs 07/08/2020

Nenhum homem é necessariamente bom ou ruim
O tanto que essa história cresce durante os 3 livros é absurdo, principalmente levando em consideração o tamanho dos livros, a série é uma favorita. Recomendadissimos.

DeBem 22/10/2020

Excelente
Livro emocionante, flui muito bem entre batalha e política, com um final muito criativo, perfeito.

Gian.Calixto 30/11/2023

Meia guerra
Esse foi um bom fechamento pra trilogia, ainda q algumas coisas eu não tenha gostado tanto. os novos personagens principais sendo em boa parte os responsáveis por isso. Foi uma leitura bem agradável e rápida, focando na aliança feita as pressas entre os lados opostos apresentados antes, e mostrando um 3° lado no jogo. As cenas de combates eu achei daora, assim como o clima, a ambientação, a tensão criada devido as circunstâncias, o plot final. Só a parte envolvendo o romance que eu descartaria com força, pra mim foi bem desnecessário. Alguns ganchos do passado eu gostaria q o autor tivesse focado mais, como as meninas que a Thorn acabou treinando, a conclusão da história da prima do Yarvi...Ainda assim vale muito a leitura.

Breno289 26/01/2024

"Apenas Meia Guerra é travada com espadas..."
Sinceramente, gostei muito de Meia Guerra e sinto que foi um ótimo encerramento para essa trilogia, os personagens tiveram seus arcos fechados, alguns mais felizes que outros, a participação e desenvolvimento de Yarvi ao longo dos 3 livros foi um dos pontos que mais me agradou, desde ser jogado para a morte, até se tornar um dos homens mais poderosos do mundo. Gostaria que algumas coisas tivessem sido diferentes, mas recomendo demais pra quem já leu os 2 primeiros livros e recomendo começar a trilogia pra quem ainda não leu nenhum, vale muito a pena.

Magno 31/03/2024

É um livro ok, não tem nada de espetacular. Acho que com encerramento de trilogia foi satisfatório.
Personagens que foram apresentados no volume 2 e que eram bons personagens, nesse quase não tem desenvolvimento, os novos nem de longe são tão bons quantos os outros.

1 | 2 | 3 | 4