A Pérola Que Rompeu a Concha

A Pérola Que Rompeu a Concha Nadia Hashimi

Resenhas - Arqueiro

Mori.Tudorache 06/01/2022

Triste realidade de muitos no oriente médio, onde ser mulher se torna um fardo, te limita e te sujeita a punições sem sentido

luana 04/01/2022

Surpreendente
Esse livro é incrível! Mostra uma cultura em muitos aspectos diferente da minha, em uma país que em muitos pontos é diferente do meu e de tudo que já tinha ouvido falar. Mas não são apenas as diferenças que me surpreenderam, vi semelhanças também, vi que ver um lugar no mapa e ouvir falar da economia dele nas aulas é muito muito muito diferente de conhecê-lo por meio de personagens que vivem nele.
Foi muito enriquecedor ler essa obra, conhecer uma cultura, religião e costumes diferentes. E super fluído também! Fui incapaz de parar de ler até descobrir oque aconteceu com aquelas mulheres incríveis!
Recomendo muito a obra!

Laura.Maria 03/01/2022

Realidade cruel
O livro nos possibilita mergulhar e conhecer mais de uma cultura em que as mulheres possuem o destino ditado pelos homens.

A história é contada por duas mulheres que vivem em tempos diferentes, porém nada muda na forma como são tratadas.

Um livro incrivel e envolvente, que nos faz sofrer, aprender e ansiar por um destino melhor para tantas mulheres.

Cassia.Strazzacappa 01/01/2022

Surpreendente
Demorei para finalizar essa leitura.
Tive que parar por um tempo porque pesou ler como as mulheres são tratadas no Afeganistão.
"Uma obra de ficção que é feita de mil verdades"...

Renata.Santos 15/12/2021

Um mergulho na cultura do Afeganistão
A pérola que rompeu a concha é um livro emocionante, recheado de cultura e costumes que fazem o leitor (especialmente do sexo feminino) sentir e refletir sobre a condição de ser mulher em determinadas realidades.
O livro é contado em duas histórias que se entrelaçam, vivenciadas por Rahima e Shekiba, duas meninas/mulheres que viveram em épocas distintas do Afeganistão, mas que enfrentam o mesmo problema: a cultura patriarcal, onde a mulher não tem voz nem vez, endossada por um extremismo religioso. A forma como a mulher é criada e tratada em uma sociedade extremamente machista é muito marcante em diversas passagens do livro que, apesar de fictício, conta a história real vivida por muitas mulheres.
Certamente este é um livro que reflete uma realidade distante para muitas das mulheres do mundo ocidental e que precisa ser contada e conhecida. Vale a pena a leitura!

Lívia.Beatrice 14/12/2021

Um trabalho sensível e um contexto importante de se conhecer
Nadia Hashimi é filha de afegãos, e cresceu cercada por uma família que manteve a cultura afegã como parte importante do cotidiano.

Neste livro mergulhamos nas histórias narradas em primeira pessoa, alternando histórias de duas mulheres da mesma família, Shekiba e Rahima, que viveram em épocas diferentes, mas com muitas situações parecidas.

Rahima ainda é uma criança quando ocorre a queda dos talibãs no Afeganistão e seu país está destruído após a guerra. Ela precisa se tornar uma bacha posh, um costume dos afegãos que só têm filhas mulheres, em que uma delas se veste e age como um menino.

Shekiba é a trisavó de Rahima, e viveu no Afeganistão do início do século XX, quando Habibullah Khan era o rei. Ela sofreu um acidente com óleo quente quando criança, e ficou com metade do rosto desfigurado. Como se não bastasse o preconceito que sofria por causa de sua aparência, ela perdeu toda sua família para um surto de cólera e teve que cuidar da casa sozinha até ser encontrada por parentes e começar a ser mandada de casa em casa como criada. Ela se vê em uma situação de basha posh parecida com Rahima, mesmo que não planejada.

Comecei a ler este livro antes do talibã voltar ao poder. Eu assisti as horríveis cenas de pessoas caindo de aviões numa tentativa desesperada de fuga, quando estava com 50% da leitura. A narrativa da mídia dizia que agora o Afeganistão voltaria a ser algo muito ruim, mas pela história de Rahima e Shekiba pude entender que o cenário ruim sempre esteve ali! O desespero era a triste possibilidade de piorar, possibilidade que se tornou real.

Essa obra é um trabalho sensível, com um contexto real de extrema importância para o cenário internacional atual. Se você acredita que as mulheres afegãs voltaram a sofrer apenas agora que o talibã voltou ao poder, você deve ler este livro. Se você pouco sabe sobre esta cultura, você deve ler este livro. Se você quer uma visão diferente de todo esse contexto do que as reportagens de TV nos mostram, você deve ler este livro.

Sol 02/12/2021

Uma #leitura que termino destroçada. Porque, por mais que seja ficção, tratam-se de histórias baseadas em fatos reais e atuais.
Infelizmente😓
A vida das mulheres afegãs é marcada desde sempre pela opressão, violência e terrorismo religioso, social e psicológico.

Mesmo já tendo lido diversos #livros sobre os costumes e tradições relativas ao islamismo, nunca vou me acostumar ao cruel e desumano tratamento destinado às mulheres.
Nunca.

Ao mesmo tempo, não canso de admirar a resistência e doçura desse gênero.

Ana Clara 25/11/2021

emocionante e cruel
eu comecei essa leitura já sabendo que sofreria bastante, mas sem arrependimento nenhum. que livro incrível! a autora consegue te fazer sentir como se estivesse na pele das personagens e tem momentos que é apenas doloroso demais para continuar e você precisa dar um tempinho para se recompor.

são histórias fictícias e que de fictícias não tem nada, porque infelizmente são realidades para milhares de mulheres até hoje. é chocante saber que exista tamanha violência e crueldade com pessoas só pelo fato de não terem nascido homens.

recomendo essa leitura porque apesar do teor pesado e triste, mostra sobre o poder da união feminina e que o nasib pode sim ser mudado.

Sabrina 05/11/2021

A pérola que rompeu a concha narra as histórias de Shekiba e Rahima, duas mulheres que viveram em épocas diferentes, mas enfrentaram os mesmos problemas, em uma sociedade que não valoriza as mulheres. Mesmo diante de todas as dificuldades, elas conseguiram mudar o seu nasib, seu destino, mostrando toda a força que tinham. A leitura foi bem interessante, embora tenha sido bem difícil em alguns momentos.

"Às vezes, porém, é preciso desafiar as convenções, suponho. Às vezes, é preciso se arriscar quando se deseja muito alguma coisa."

Becca0 03/11/2021

"O gênero é de gigantesca importância no Afeganistão"

Tradições que valorizam os filhos em detrimento das filhas.

Problemáticas de um país, narrados com maestria: casamentos infantis, senhores da guerra, instabilidade política, dependência de drogas, corrupção...

E ainda sim, em meio a esse caos, duas mulheres com um ardente desejo de sobreviver. Em busca de "escapes" e mantendo suas esperanças.

Mais que uma história tocante e dolorosa, um aprendizado sobre cultura e política afegã.

Maria Luiza 29/09/2021

Que livro emocionante. A leitura nos leva de forma real até as personagens e nos faz ter a sensação de estar vivendo tudo aquilo pelo qual essas mulheres passaram e continuam passando.

Duda Nascimento 26/09/2021

Enredo forte
É muito bem escrito e, particularmente, me apresentou um Afeganistão que eu ainda não conhecia de outras obras. Tanto por incluir o século XX, que geralmente não é muito comentado, quanto a prática da Bach Posh e a situação política com a chegada dos americanos no início do século XXI.
Minha leitura só começou a engatar próximo aos 40%, mas a partir daí terminei rapidamente.

Ambas as histórias são boas, com seus altos e baixos, mas a única crítica é que, em alguns momentos a tentativa de conexão entre elas (quando uma personagem se inspirava na outra), parecia um pouco forçada.

Nay C 24/09/2021

Uma vida que seja menos amarga do que doce
O livro foi muito interessante, principalmente no aspecto cultural, em mostrar que meninas e mulheres praticamente não tinham direitos no Afeganistão e o mais absurdo é que muito disso continua presente hoje lá e com bastante força, o que é muito triste. A história pode ser fictícia, mas tem um fundo de verdade enorme. Como que podem tratar meninas da forma como Rahima foi tratada? Privar de ir à escola, permitir casamentos forçados com homens mais velhos, as forçarem a só viver a função de esposa quando não foi escolha delas, porque essas meninas não fizeram nada para merecer esse tipo de tratamento. Tanto na história de Rahima quanto de Shekiba, todos os homens acham que as mulheres são um fardo e tem que cumprir suas obrigações a qualquer custo. Ambas as personagens são mulheres fortes, mas Rahima é a mais corajosa, talvez por se inspirar na história de sua antepassada Shekiba.

Em certo ponto a história de Shekiba ficou rápida demais e eu esperava mais, terminou de modo meio abrupto e anticlimático. Chegando à reta final, já dava para vislumbrar onde a história de Rahima ia dar e gostei, apesar de discordar um pouco do modo como a autora conduziu essa parte.

Fiquei um pouco confusa no início em relação ao contexto histórico, talvez porque não seja a proposta da autora explicar essa parte, ou talvez por eu desconhecer a história mais antiga do Afeganistão, mas isso não é algo que atrapalha muito a leitura. De qualquer forma recomendo o livro, pode ser que ele abra horizontes para você.

?Esta vida é difícil. Perdemos pais, irmãos, mães, pássaros canoros e pedaços de nós mesmos. Açoites golpeiam os inocentes, honrarias são concedidas aos culpados e há muita solidão. Eu seria tola se rezasse para que meus filhos sejam poupados de tudo isso. Peça demais e as coisas podem acabar sendo piores. Mas eu posso rezar por pequenas coisas, como campos férteis, o amor de uma mãe, o sorriso de uma criança ? uma vida que seja menos amarga do que doce.?